Marketing teaching and research: The red pill alternative
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Empresas |
Texto Completo: | https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/80359 |
Resumo: | Meu primeiro artigo apresentado em congresso foi um ensaio teórico, embora tenha sido advertida de que só trabalhos empíricos eram selecionados. Não sei quem foram os revisores, mas com certeza eram professores que gostaram ou entenderam minhas aflições sobre os desafios de pensar e ensinar Marketing (Casotti, 1995). Tenho aqui a oportunidade de refletir novamente sobre quão desafiante e instigante continuam sendo o ensino e a pesquisa de Marketing. A disciplina tem ampliado a importância do seu papel, que já foi visto como predominantemente instrumental. O consumo de bens, serviços, ideias e tudo mais envolve, além da organização de empresas produtivas de naturezas diversas, complexas relações de mercado e muitos acordos sociais. |
id |
FGV-7_e867395f3cd9655470aefac8b60d1358 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.fgv.br:article/80359 |
network_acronym_str |
FGV-7 |
network_name_str |
Revista de Administração de Empresas |
repository_id_str |
|
spelling |
Marketing teaching and research: The red pill alternativeEnsino e pesquisa de marketing: A pílula vermelha como alternativaMeu primeiro artigo apresentado em congresso foi um ensaio teórico, embora tenha sido advertida de que só trabalhos empíricos eram selecionados. Não sei quem foram os revisores, mas com certeza eram professores que gostaram ou entenderam minhas aflições sobre os desafios de pensar e ensinar Marketing (Casotti, 1995). Tenho aqui a oportunidade de refletir novamente sobre quão desafiante e instigante continuam sendo o ensino e a pesquisa de Marketing. A disciplina tem ampliado a importância do seu papel, que já foi visto como predominantemente instrumental. O consumo de bens, serviços, ideias e tudo mais envolve, além da organização de empresas produtivas de naturezas diversas, complexas relações de mercado e muitos acordos sociais.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/8035910.1590/S0034-759020190506RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 59 No. 5 (2019): setembro-outubro; 365-369RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 59 Núm. 5 (2019): setembro-outubro; 365-369RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 59 n. 5 (2019): setembro-outubro; 365-3692178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVengporhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/80359/76764https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/80359/76765Copyright (c) 2019 RAE-Revista de Administração de Empresasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCasotti, Letícia Moreira2020-02-28T19:24:05Zoai:bibliotecadigital.fgv.br:article/80359Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2020-02-28T19:24:05Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing teaching and research: The red pill alternative Ensino e pesquisa de marketing: A pílula vermelha como alternativa |
title |
Marketing teaching and research: The red pill alternative |
spellingShingle |
Marketing teaching and research: The red pill alternative Casotti, Letícia Moreira |
title_short |
Marketing teaching and research: The red pill alternative |
title_full |
Marketing teaching and research: The red pill alternative |
title_fullStr |
Marketing teaching and research: The red pill alternative |
title_full_unstemmed |
Marketing teaching and research: The red pill alternative |
title_sort |
Marketing teaching and research: The red pill alternative |
author |
Casotti, Letícia Moreira |
author_facet |
Casotti, Letícia Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casotti, Letícia Moreira |
description |
Meu primeiro artigo apresentado em congresso foi um ensaio teórico, embora tenha sido advertida de que só trabalhos empíricos eram selecionados. Não sei quem foram os revisores, mas com certeza eram professores que gostaram ou entenderam minhas aflições sobre os desafios de pensar e ensinar Marketing (Casotti, 1995). Tenho aqui a oportunidade de refletir novamente sobre quão desafiante e instigante continuam sendo o ensino e a pesquisa de Marketing. A disciplina tem ampliado a importância do seu papel, que já foi visto como predominantemente instrumental. O consumo de bens, serviços, ideias e tudo mais envolve, além da organização de empresas produtivas de naturezas diversas, complexas relações de mercado e muitos acordos sociais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/80359 10.1590/S0034-759020190506 |
url |
https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/80359 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0034-759020190506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/80359/76764 https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/80359/76765 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 RAE-Revista de Administração de Empresas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 RAE-Revista de Administração de Empresas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de Empresas RAE-Revista de Administração de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de Empresas RAE-Revista de Administração de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 59 No. 5 (2019): setembro-outubro; 365-369 RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 59 Núm. 5 (2019): setembro-outubro; 365-369 RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 59 n. 5 (2019): setembro-outubro; 365-369 2178-938X 0034-7590 reponame:Revista de Administração de Empresas instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista de Administração de Empresas |
collection |
Revista de Administração de Empresas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br |
_version_ |
1766160830374608896 |