Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Economia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402021000400442 |
Resumo: | Resumo Há na literatura uma divergência considerável sobre os impactos do aumento de recursos sobre o desempenho dos alunos. Este artigo avalia o impacto do aumento de recursos financeiros, realizado por meio do Programa de Transferência de Renda Financeira (PTRF), sobre o desempenho na Prova Brasil 2007 das escolas públicas de ensino básico da cidade de São Paulo. O desenho do programa, com diferenciais por faixas nos valores transferidos, possibilita a utilização do método de regressão descontinua (RD) para identificar o impacto na vizinhança dos pontos de corte. Os resultados mostram impactos positivos e significantes para a 8ª série tanto em matemática e em português para as escolas menores, em torno de 800 matrículas. Não foram identificados impactos significantes para 4ª série, mesmo para as escolas menores, e tão pouco para as escolas maiores, em torno de 1500 matrículas. |
id |
FGV-8_b010ba228a3647dc62e2a88c2d2a0e40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71402021000400442 |
network_acronym_str |
FGV-8 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulodesempenho escolargastos públicosdescentralizaçãoregressão descontínuaautonomiaResumo Há na literatura uma divergência considerável sobre os impactos do aumento de recursos sobre o desempenho dos alunos. Este artigo avalia o impacto do aumento de recursos financeiros, realizado por meio do Programa de Transferência de Renda Financeira (PTRF), sobre o desempenho na Prova Brasil 2007 das escolas públicas de ensino básico da cidade de São Paulo. O desenho do programa, com diferenciais por faixas nos valores transferidos, possibilita a utilização do método de regressão descontinua (RD) para identificar o impacto na vizinhança dos pontos de corte. Os resultados mostram impactos positivos e significantes para a 8ª série tanto em matemática e em português para as escolas menores, em torno de 800 matrículas. Não foram identificados impactos significantes para 4ª série, mesmo para as escolas menores, e tão pouco para as escolas maiores, em torno de 1500 matrículas.Fundação Getúlio Vargas2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402021000400442Revista Brasileira de Economia v.75 n.4 2021reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.5935/0034-7140.20210019info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Vanderson Amadeu daBelluzzo,WalterNicolella,Alexandre Cpor2022-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71402021000400442Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbe/issue/archivehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2022-03-03T00:00Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo |
title |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo |
spellingShingle |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo Rocha,Vanderson Amadeu da desempenho escolar gastos públicos descentralização regressão descontínua autonomia |
title_short |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo |
title_full |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo |
title_fullStr |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo |
title_sort |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo |
author |
Rocha,Vanderson Amadeu da |
author_facet |
Rocha,Vanderson Amadeu da Belluzzo,Walter Nicolella,Alexandre C |
author_role |
author |
author2 |
Belluzzo,Walter Nicolella,Alexandre C |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha,Vanderson Amadeu da Belluzzo,Walter Nicolella,Alexandre C |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desempenho escolar gastos públicos descentralização regressão descontínua autonomia |
topic |
desempenho escolar gastos públicos descentralização regressão descontínua autonomia |
description |
Resumo Há na literatura uma divergência considerável sobre os impactos do aumento de recursos sobre o desempenho dos alunos. Este artigo avalia o impacto do aumento de recursos financeiros, realizado por meio do Programa de Transferência de Renda Financeira (PTRF), sobre o desempenho na Prova Brasil 2007 das escolas públicas de ensino básico da cidade de São Paulo. O desenho do programa, com diferenciais por faixas nos valores transferidos, possibilita a utilização do método de regressão descontinua (RD) para identificar o impacto na vizinhança dos pontos de corte. Os resultados mostram impactos positivos e significantes para a 8ª série tanto em matemática e em português para as escolas menores, em torno de 800 matrículas. Não foram identificados impactos significantes para 4ª série, mesmo para as escolas menores, e tão pouco para as escolas maiores, em torno de 1500 matrículas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402021000400442 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402021000400442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/0034-7140.20210019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getúlio Vargas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getúlio Vargas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia v.75 n.4 2021 reponame:Revista Brasileira de Economia (Online) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@fgv.br |
_version_ |
1754115906176286720 |