Propagação Assimétrica de Choques Monetários na Economia Brasileira: Evidências com base em um modelo vetorial não-linear de transição suave.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Vinícius Dos Santos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ribeiro, Márcio Bruno, Martinez, Thiago Sevilhano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Economia (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/3590
Resumo: O trabalho busca aprofundar as investigações empíricas relacionadas aos efeitos assimétricos de choques monetários na economia brasileira. Como instrumental de análise, utiliza-se um modelo vetorial não-linear de transição suave para variáveis relacionadas ao produto, ao nível de preços, à taxa de câmbio e ao indicador de política monetária. As funções de resposta a impulso estimadas evidenciaram que choques monetários positivos e negativos têm efeitos assimétricos sobre o crescimento do produto e a inflação. Quanto ao ciclo econômico, choques monetários contracionistas mostraram maior impacto em regimes de baixo crescimento, enquanto os choques expansionistas predominaram em períodos de maior crescimento. Ademais, evidencia-se a rigidez da inflação e do crescimento do produto aos choques contra-cíclicos. 
id FGV-8_b3653cc495dc7ee32e66fe96123c5d14
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/3590
network_acronym_str FGV-8
network_name_str Revista Brasileira de Economia (Online)
repository_id_str
spelling Propagação Assimétrica de Choques Monetários na Economia Brasileira: Evidências com base em um modelo vetorial não-linear de transição suave.AssimetriaPolítica MonetáriaModelos Autoregressivos de Transição Suave.O trabalho busca aprofundar as investigações empíricas relacionadas aos efeitos assimétricos de choques monetários na economia brasileira. Como instrumental de análise, utiliza-se um modelo vetorial não-linear de transição suave para variáveis relacionadas ao produto, ao nível de preços, à taxa de câmbio e ao indicador de política monetária. As funções de resposta a impulso estimadas evidenciaram que choques monetários positivos e negativos têm efeitos assimétricos sobre o crescimento do produto e a inflação. Quanto ao ciclo econômico, choques monetários contracionistas mostraram maior impacto em regimes de baixo crescimento, enquanto os choques expansionistas predominaram em períodos de maior crescimento. Ademais, evidencia-se a rigidez da inflação e do crescimento do produto aos choques contra-cíclicos.  EGV EPGE2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArticlesArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/3590Revista Brasileira de Economia; Vol. 68 No. 1 (2014): Jan-Mar; 19-47Revista Brasileira de Economia; v. 68 n. 1 (2014): Jan-Mar; 19-471806-91340034-7140reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/3590/16649Cerqueira, Vinícius Dos SantosRibeiro, Márcio BrunoMartinez, Thiago Sevilhanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-16T12:23:48Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/3590Revistahttps://periodicos.fgv.br/rbe/https://periodicos.fgv.br/rbe/oai||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2024-03-06T13:03:30.036654Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)true
dc.title.none.fl_str_mv Propagação Assimétrica de Choques Monetários na Economia Brasileira: Evidências com base em um modelo vetorial não-linear de transição suave.
title Propagação Assimétrica de Choques Monetários na Economia Brasileira: Evidências com base em um modelo vetorial não-linear de transição suave.
spellingShingle Propagação Assimétrica de Choques Monetários na Economia Brasileira: Evidências com base em um modelo vetorial não-linear de transição suave.
Cerqueira, Vinícius Dos Santos
Assimetria
Política Monetária
Modelos Autoregressivos de Transição Suave.
title_short Propagação Assimétrica de Choques Monetários na Economia Brasileira: Evidências com base em um modelo vetorial não-linear de transição suave.
title_full Propagação Assimétrica de Choques Monetários na Economia Brasileira: Evidências com base em um modelo vetorial não-linear de transição suave.
title_fullStr Propagação Assimétrica de Choques Monetários na Economia Brasileira: Evidências com base em um modelo vetorial não-linear de transição suave.
title_full_unstemmed Propagação Assimétrica de Choques Monetários na Economia Brasileira: Evidências com base em um modelo vetorial não-linear de transição suave.
title_sort Propagação Assimétrica de Choques Monetários na Economia Brasileira: Evidências com base em um modelo vetorial não-linear de transição suave.
author Cerqueira, Vinícius Dos Santos
author_facet Cerqueira, Vinícius Dos Santos
Ribeiro, Márcio Bruno
Martinez, Thiago Sevilhano
author_role author
author2 Ribeiro, Márcio Bruno
Martinez, Thiago Sevilhano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Vinícius Dos Santos
Ribeiro, Márcio Bruno
Martinez, Thiago Sevilhano
dc.subject.por.fl_str_mv Assimetria
Política Monetária
Modelos Autoregressivos de Transição Suave.
topic Assimetria
Política Monetária
Modelos Autoregressivos de Transição Suave.
description O trabalho busca aprofundar as investigações empíricas relacionadas aos efeitos assimétricos de choques monetários na economia brasileira. Como instrumental de análise, utiliza-se um modelo vetorial não-linear de transição suave para variáveis relacionadas ao produto, ao nível de preços, à taxa de câmbio e ao indicador de política monetária. As funções de resposta a impulso estimadas evidenciaram que choques monetários positivos e negativos têm efeitos assimétricos sobre o crescimento do produto e a inflação. Quanto ao ciclo econômico, choques monetários contracionistas mostraram maior impacto em regimes de baixo crescimento, enquanto os choques expansionistas predominaram em períodos de maior crescimento. Ademais, evidencia-se a rigidez da inflação e do crescimento do produto aos choques contra-cíclicos. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Articles
Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/3590
url https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/3590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/3590/16649
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EGV EPGE
publisher.none.fl_str_mv EGV EPGE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia; Vol. 68 No. 1 (2014): Jan-Mar; 19-47
Revista Brasileira de Economia; v. 68 n. 1 (2014): Jan-Mar; 19-47
1806-9134
0034-7140
reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista Brasileira de Economia (Online)
collection Revista Brasileira de Economia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@fgv.br
_version_ 1798943114400890880