As "artes do fazer" gestão na escola pública: uma proposta de estudo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos EBAPE.BR |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512012000200006 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta teórico-epistemológica de estudo das "artes do fazer" gestão na escola pública, contemplando o nível meso de análise. A ideia é compreender como se (re)constroem as "artes do fazer" gestão no cotidiano das práticas sociais do diretor escolar e sua comunidade escolar. Para tanto, é sugerida a abordagem de Certeau (2008), a partir da ideia de cotidiano, nele inseridos seus conceitos de "lugar", "espaço", "próprio", "outro", "estratégias" e "táticas". Como proposta metodológica, optou-se pela pesquisa "no/do/com o" cotidiano (ALVES e GARCIA, 2002; FERRAÇO, 2007; GARCIA, 2003), baseada nos trabalho de Certeau (2008) e que ressalta um necessário "mergulho" no cotidiano estudado pelo pesquisador. Essa concepção epistemológica busca romper com o distanciamento sujeito-objeto na relação de pesquisa, bem como contribuir para um avanço da estratégia etnográfica, para além da descrição densa "sobre" o outro, mas, sim, elaborando uma descrição "com" o outro, neste caso também sujeito e não só objeto de pesquisa. Espera-se como resultado contribuir para o avanço dos estudos sobre a gestão como prática, aqui tratada como "artes dos fazer" na vida cotidiana das organizações. |
id |
FGV-9_4143f14e45ac88a2556a768643b98b7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1679-39512012000200006 |
network_acronym_str |
FGV-9 |
network_name_str |
Cadernos EBAPE.BR |
repository_id_str |
|
spelling |
As "artes do fazer" gestão na escola pública: uma proposta de estudoGestão escolar como práticaEscola públicaDiretor escolarEste artigo tem como objetivo apresentar uma proposta teórico-epistemológica de estudo das "artes do fazer" gestão na escola pública, contemplando o nível meso de análise. A ideia é compreender como se (re)constroem as "artes do fazer" gestão no cotidiano das práticas sociais do diretor escolar e sua comunidade escolar. Para tanto, é sugerida a abordagem de Certeau (2008), a partir da ideia de cotidiano, nele inseridos seus conceitos de "lugar", "espaço", "próprio", "outro", "estratégias" e "táticas". Como proposta metodológica, optou-se pela pesquisa "no/do/com o" cotidiano (ALVES e GARCIA, 2002; FERRAÇO, 2007; GARCIA, 2003), baseada nos trabalho de Certeau (2008) e que ressalta um necessário "mergulho" no cotidiano estudado pelo pesquisador. Essa concepção epistemológica busca romper com o distanciamento sujeito-objeto na relação de pesquisa, bem como contribuir para um avanço da estratégia etnográfica, para além da descrição densa "sobre" o outro, mas, sim, elaborando uma descrição "com" o outro, neste caso também sujeito e não só objeto de pesquisa. Espera-se como resultado contribuir para o avanço dos estudos sobre a gestão como prática, aqui tratada como "artes dos fazer" na vida cotidiana das organizações.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512012000200006Cadernos EBAPE.BR v.10 n.2 2012reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512012000200006info:eu-repo/semantics/openAccessJunquilho,Gelson SilvaAlmeida,Roberta Alvarenga deSilva,Alfredo Rodrigues Leite dapor2012-07-17T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512012000200006Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2012-07-17T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As "artes do fazer" gestão na escola pública: uma proposta de estudo |
title |
As "artes do fazer" gestão na escola pública: uma proposta de estudo |
spellingShingle |
As "artes do fazer" gestão na escola pública: uma proposta de estudo Junquilho,Gelson Silva Gestão escolar como prática Escola pública Diretor escolar |
title_short |
As "artes do fazer" gestão na escola pública: uma proposta de estudo |
title_full |
As "artes do fazer" gestão na escola pública: uma proposta de estudo |
title_fullStr |
As "artes do fazer" gestão na escola pública: uma proposta de estudo |
title_full_unstemmed |
As "artes do fazer" gestão na escola pública: uma proposta de estudo |
title_sort |
As "artes do fazer" gestão na escola pública: uma proposta de estudo |
author |
Junquilho,Gelson Silva |
author_facet |
Junquilho,Gelson Silva Almeida,Roberta Alvarenga de Silva,Alfredo Rodrigues Leite da |
author_role |
author |
author2 |
Almeida,Roberta Alvarenga de Silva,Alfredo Rodrigues Leite da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junquilho,Gelson Silva Almeida,Roberta Alvarenga de Silva,Alfredo Rodrigues Leite da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar como prática Escola pública Diretor escolar |
topic |
Gestão escolar como prática Escola pública Diretor escolar |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta teórico-epistemológica de estudo das "artes do fazer" gestão na escola pública, contemplando o nível meso de análise. A ideia é compreender como se (re)constroem as "artes do fazer" gestão no cotidiano das práticas sociais do diretor escolar e sua comunidade escolar. Para tanto, é sugerida a abordagem de Certeau (2008), a partir da ideia de cotidiano, nele inseridos seus conceitos de "lugar", "espaço", "próprio", "outro", "estratégias" e "táticas". Como proposta metodológica, optou-se pela pesquisa "no/do/com o" cotidiano (ALVES e GARCIA, 2002; FERRAÇO, 2007; GARCIA, 2003), baseada nos trabalho de Certeau (2008) e que ressalta um necessário "mergulho" no cotidiano estudado pelo pesquisador. Essa concepção epistemológica busca romper com o distanciamento sujeito-objeto na relação de pesquisa, bem como contribuir para um avanço da estratégia etnográfica, para além da descrição densa "sobre" o outro, mas, sim, elaborando uma descrição "com" o outro, neste caso também sujeito e não só objeto de pesquisa. Espera-se como resultado contribuir para o avanço dos estudos sobre a gestão como prática, aqui tratada como "artes dos fazer" na vida cotidiana das organizações. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512012000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512012000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1679-39512012000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR v.10 n.2 2012 reponame:Cadernos EBAPE.BR instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Cadernos EBAPE.BR |
collection |
Cadernos EBAPE.BR |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br |
_version_ |
1754115885021265920 |