A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79303 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de pesquisa que tem como foco a percepção das direções escolares sobre as mudanças ocorridas nos últimos anos na gestão e na organização da escola. Nas últimas décadas, as políticas públicas em educação no Brasil vêm sofrendo importante mudança de paradigma, que busca reorientar os objetivos, os processos de trabalho e as finalidades das escolas públicas. Essas políticas têm imposto uma regulação centrada na avaliação externa como parâmetro para medir a eficiência da gestão escolar, da qual depende seu financiamento. Essa regulação encontra seu fundamento na Nova Gestão Pública (NGP). |
id |
UFRGS-22_dd0faf0a5c879eaed6c9c20b5cd8ca15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/79303 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as)Gestão EscolarDiretor EscolarNova Gestão PúblicaO artigo apresenta resultados de pesquisa que tem como foco a percepção das direções escolares sobre as mudanças ocorridas nos últimos anos na gestão e na organização da escola. Nas últimas décadas, as políticas públicas em educação no Brasil vêm sofrendo importante mudança de paradigma, que busca reorientar os objetivos, os processos de trabalho e as finalidades das escolas públicas. Essas políticas têm imposto uma regulação centrada na avaliação externa como parâmetro para medir a eficiência da gestão escolar, da qual depende seu financiamento. Essa regulação encontra seu fundamento na Nova Gestão Pública (NGP).ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/7930310.21573/vol33n32017.79303REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 707 - 726Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 707 - 726Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 707 - 7262447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79303/46239Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Dalila AndradeDuarte, Alexandre William BarbosaClementino, Ana Maria2017-12-31T16:26:35Zoai:seer.ufrgs.br:article/79303Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-12-31T16:26:35Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as) |
title |
A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as) |
spellingShingle |
A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as) Oliveira, Dalila Andrade Gestão Escolar Diretor Escolar Nova Gestão Pública |
title_short |
A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as) |
title_full |
A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as) |
title_fullStr |
A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as) |
title_full_unstemmed |
A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as) |
title_sort |
A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as) |
author |
Oliveira, Dalila Andrade |
author_facet |
Oliveira, Dalila Andrade Duarte, Alexandre William Barbosa Clementino, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Alexandre William Barbosa Clementino, Ana Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Dalila Andrade Duarte, Alexandre William Barbosa Clementino, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Escolar Diretor Escolar Nova Gestão Pública |
topic |
Gestão Escolar Diretor Escolar Nova Gestão Pública |
description |
O artigo apresenta resultados de pesquisa que tem como foco a percepção das direções escolares sobre as mudanças ocorridas nos últimos anos na gestão e na organização da escola. Nas últimas décadas, as políticas públicas em educação no Brasil vêm sofrendo importante mudança de paradigma, que busca reorientar os objetivos, os processos de trabalho e as finalidades das escolas públicas. Essas políticas têm imposto uma regulação centrada na avaliação externa como parâmetro para medir a eficiência da gestão escolar, da qual depende seu financiamento. Essa regulação encontra seu fundamento na Nova Gestão Pública (NGP). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79303 10.21573/vol33n32017.79303 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79303 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol33n32017.79303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79303/46239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 707 - 726 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 707 - 726 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 707 - 726 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371667542016 |