O discurso político sobre a qualificação profissional de mulheres desfavorecidas: emancipação ou hegemonia?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos EBAPE.BR |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200364 |
Resumo: | Resumo O objetivo do artigo é analisar as lógicas, os pressupostos e as crenças presentes no contexto do Programa Mulheres Mil, verificando sua contribuição para a construção social dos papéis profissionais atribuídos às mulheres desfavorecidas. Para tanto, foi analisado o projeto do Programa Mulheres Mil, desenvolvido pelos idealizadores do programa, em 2006. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se na proposta transdisciplinar, que dialoga com os princípios epistemológicos dos estudos discursivos críticos de Fairclough, Chouliaraki e Fairclough, conjugados com a teoria da construção social de populações-alvo e com referenciais dos estudos feministas. Os resultados evidenciaram que o discurso político e os elementos do policy design do Programa Mulheres Mil, pautados em construções sociais e culturas institucionais, promovem qualificações em áreas tradicionalmente femininas, com limitada emancipação das mulheres. Conclui-se que há uma contradição entre o discurso do programa e sua prática concreta, pois se reitera a lógica que mantém a hegemonia e a polarização de gênero. |
id |
FGV-9_680480ff8d1e0d93f9ece8cb6fbec81d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1679-39512017000200364 |
network_acronym_str |
FGV-9 |
network_name_str |
Cadernos EBAPE.BR |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso político sobre a qualificação profissional de mulheres desfavorecidas: emancipação ou hegemonia?Política públicaConstrução socialGêneroAnálise de discurso críticaResumo O objetivo do artigo é analisar as lógicas, os pressupostos e as crenças presentes no contexto do Programa Mulheres Mil, verificando sua contribuição para a construção social dos papéis profissionais atribuídos às mulheres desfavorecidas. Para tanto, foi analisado o projeto do Programa Mulheres Mil, desenvolvido pelos idealizadores do programa, em 2006. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se na proposta transdisciplinar, que dialoga com os princípios epistemológicos dos estudos discursivos críticos de Fairclough, Chouliaraki e Fairclough, conjugados com a teoria da construção social de populações-alvo e com referenciais dos estudos feministas. Os resultados evidenciaram que o discurso político e os elementos do policy design do Programa Mulheres Mil, pautados em construções sociais e culturas institucionais, promovem qualificações em áreas tradicionalmente femininas, com limitada emancipação das mulheres. Conclui-se que há uma contradição entre o discurso do programa e sua prática concreta, pois se reitera a lógica que mantém a hegemonia e a polarização de gênero.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200364Cadernos EBAPE.BR v.15 n.2 2017reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395162208info:eu-repo/semantics/openAccessCorcetti,ElisabeteLoreto,Maria das Dores Saraiva depor2017-07-17T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512017000200364Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2017-07-17T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso político sobre a qualificação profissional de mulheres desfavorecidas: emancipação ou hegemonia? |
title |
O discurso político sobre a qualificação profissional de mulheres desfavorecidas: emancipação ou hegemonia? |
spellingShingle |
O discurso político sobre a qualificação profissional de mulheres desfavorecidas: emancipação ou hegemonia? Corcetti,Elisabete Política pública Construção social Gênero Análise de discurso crítica |
title_short |
O discurso político sobre a qualificação profissional de mulheres desfavorecidas: emancipação ou hegemonia? |
title_full |
O discurso político sobre a qualificação profissional de mulheres desfavorecidas: emancipação ou hegemonia? |
title_fullStr |
O discurso político sobre a qualificação profissional de mulheres desfavorecidas: emancipação ou hegemonia? |
title_full_unstemmed |
O discurso político sobre a qualificação profissional de mulheres desfavorecidas: emancipação ou hegemonia? |
title_sort |
O discurso político sobre a qualificação profissional de mulheres desfavorecidas: emancipação ou hegemonia? |
author |
Corcetti,Elisabete |
author_facet |
Corcetti,Elisabete Loreto,Maria das Dores Saraiva de |
author_role |
author |
author2 |
Loreto,Maria das Dores Saraiva de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corcetti,Elisabete Loreto,Maria das Dores Saraiva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política pública Construção social Gênero Análise de discurso crítica |
topic |
Política pública Construção social Gênero Análise de discurso crítica |
description |
Resumo O objetivo do artigo é analisar as lógicas, os pressupostos e as crenças presentes no contexto do Programa Mulheres Mil, verificando sua contribuição para a construção social dos papéis profissionais atribuídos às mulheres desfavorecidas. Para tanto, foi analisado o projeto do Programa Mulheres Mil, desenvolvido pelos idealizadores do programa, em 2006. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se na proposta transdisciplinar, que dialoga com os princípios epistemológicos dos estudos discursivos críticos de Fairclough, Chouliaraki e Fairclough, conjugados com a teoria da construção social de populações-alvo e com referenciais dos estudos feministas. Os resultados evidenciaram que o discurso político e os elementos do policy design do Programa Mulheres Mil, pautados em construções sociais e culturas institucionais, promovem qualificações em áreas tradicionalmente femininas, com limitada emancipação das mulheres. Conclui-se que há uma contradição entre o discurso do programa e sua prática concreta, pois se reitera a lógica que mantém a hegemonia e a polarização de gênero. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200364 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1679-395162208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR v.15 n.2 2017 reponame:Cadernos EBAPE.BR instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Cadernos EBAPE.BR |
collection |
Cadernos EBAPE.BR |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br |
_version_ |
1754115885906264064 |