Características da colaboração científica entre grupos de pesquisa de áreas de exatas, vida e humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Odelius,Catarina Cecília
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ono,Rafael Nishino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000100009
Resumo: Resumo Este estudo caracteriza a colaboração científica (CC) entre grupos de pesquisa (GP), atuantes nas áreas de exatas, vidas e humanas, abordando motivos da colaboração; dinâmica de interação; facilitadores, desafios, problemas e dificuldades enfrentados; principais resultados alcançados; e conteúdo aprendido. A pesquisa, de natureza teórico-empírica, descritiva e qualitativa, pautou-se em revisão bibliográfica para situar o panorama de estudos acerca dessa temática. Os dados coletados com base em roteiro de entrevista semiestruturado foram organizados em categorias definidas a priori e submetidos a análise de conteúdo. Os resultados indicam a necessidade de parcerias para atender a editais de fomento ou visando principalmente: 1) à ampliação de estudos e pesquisas, com diversificação de perspectivas teóricas e metodológicas, com o objetivo de obter maior conhecimento a respeito do tema, além do aproveitamento e troca de conhecimentos e experiência de outros integrantes da CC; e 2) ao compartilhamento de recursos financeiros e equipamentos. Contribuem para a formação de parcerias a proximidade entre as linhas de pesquisa e o conhecimento prévio dos pesquisadores, decorrente de situações de formação ou interação em eventos. Há sobreposição entre desafios, problemas, aspectos dificultadores e facilitadores, sendo a presença ou ausência de algumas condições determinante de como aquele aspecto é percebido. Entre os principais resultados estão o melhor aproveitamento de recursos, a melhoria da qualidade e a ampliação da produção e da disseminação do conhecimento. Além de focar o tema em contexto de GP brasileiros de diferentes áreas do conhecimento, o estudo contribui com a identificação de conteúdos aprendidos na atuação em CC.
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