O campo organizacional e a adoção de práticas estratégicas: revisitando o modelo de Whittington

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Walter,Silvana Anita
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Augusto,Paulo Otávio Mussi, Fonseca,Valéria Silva da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512011000200005
Resumo: Neste ensaio teórico, tem-se como objetivo desenvolver um modelo conceitual que possibilite relacionar os diferentes níveis de estratégia de forma a promover a integração entre as perspectivas institucional e de estratégia como prática, com mediação da teoria da estruturação. Para tal, adapta-se o modelo de Whittington (2006) por meio dos conceitos de isomorfismo; recursividade entre agência e estrutura; e propriedades estruturais. Assim, discute-se a relação existente entre mecanismos isomórficos institucionais e as práticas estratégicas adotadas pelos estrategistas de uma organização. Também se utiliza a concepção de que a ação dos estrategistas de uma organização é influenciada e influencia o campo organizacional, bem como é orientada pelas regras e recursos existentes no campo organizacional. Com base no modelo proposto, apresentam-se diferentes possibilidades de pesquisa que podem ser exploradas em estudos futuros. Conclui-se que as abordagens institucional e da estratégia como prática podem ser integradas como forma de ampliar seu enfoque. Isso poderá contribuir para que os estudos realizados sob essas perspectivas não se limitem a um nível de análise, mas busquem relacionar os fenômenos analisados em seus diferentes âmbitos e influências. Assim, tais abordagens poderão alcançar maior grau de conhecimento acumulado e de amadurecimento. Com o modelo proposto é possível contribuir igualmente para uma visão mais abrangente da estratégia, uma vez que abarca diferentes níveis que a integram.
id FGV-9_bf705493837d2aa9c69add8508069d8d
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512011000200005
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling O campo organizacional e a adoção de práticas estratégicas: revisitando o modelo de Whittingtonteoria institucionalestratégia como práticaisomorfismo institucionalpráticas estratégicaspropriedades estruturaisrecursividade entre agência e estruturaNeste ensaio teórico, tem-se como objetivo desenvolver um modelo conceitual que possibilite relacionar os diferentes níveis de estratégia de forma a promover a integração entre as perspectivas institucional e de estratégia como prática, com mediação da teoria da estruturação. Para tal, adapta-se o modelo de Whittington (2006) por meio dos conceitos de isomorfismo; recursividade entre agência e estrutura; e propriedades estruturais. Assim, discute-se a relação existente entre mecanismos isomórficos institucionais e as práticas estratégicas adotadas pelos estrategistas de uma organização. Também se utiliza a concepção de que a ação dos estrategistas de uma organização é influenciada e influencia o campo organizacional, bem como é orientada pelas regras e recursos existentes no campo organizacional. Com base no modelo proposto, apresentam-se diferentes possibilidades de pesquisa que podem ser exploradas em estudos futuros. Conclui-se que as abordagens institucional e da estratégia como prática podem ser integradas como forma de ampliar seu enfoque. Isso poderá contribuir para que os estudos realizados sob essas perspectivas não se limitem a um nível de análise, mas busquem relacionar os fenômenos analisados em seus diferentes âmbitos e influências. Assim, tais abordagens poderão alcançar maior grau de conhecimento acumulado e de amadurecimento. Com o modelo proposto é possível contribuir igualmente para uma visão mais abrangente da estratégia, uma vez que abarca diferentes níveis que a integram.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512011000200005Cadernos EBAPE.BR v.9 n.2 2011reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512011000200005info:eu-repo/semantics/openAccessWalter,Silvana AnitaAugusto,Paulo Otávio MussiFonseca,Valéria Silva dapor2011-07-25T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512011000200005Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2011-07-25T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv O campo organizacional e a adoção de práticas estratégicas: revisitando o modelo de Whittington
title O campo organizacional e a adoção de práticas estratégicas: revisitando o modelo de Whittington
spellingShingle O campo organizacional e a adoção de práticas estratégicas: revisitando o modelo de Whittington
Walter,Silvana Anita
teoria institucional
estratégia como prática
isomorfismo institucional
práticas estratégicas
propriedades estruturais
recursividade entre agência e estrutura
title_short O campo organizacional e a adoção de práticas estratégicas: revisitando o modelo de Whittington
title_full O campo organizacional e a adoção de práticas estratégicas: revisitando o modelo de Whittington
title_fullStr O campo organizacional e a adoção de práticas estratégicas: revisitando o modelo de Whittington
title_full_unstemmed O campo organizacional e a adoção de práticas estratégicas: revisitando o modelo de Whittington
title_sort O campo organizacional e a adoção de práticas estratégicas: revisitando o modelo de Whittington
author Walter,Silvana Anita
author_facet Walter,Silvana Anita
Augusto,Paulo Otávio Mussi
Fonseca,Valéria Silva da
author_role author
author2 Augusto,Paulo Otávio Mussi
Fonseca,Valéria Silva da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Walter,Silvana Anita
Augusto,Paulo Otávio Mussi
Fonseca,Valéria Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv teoria institucional
estratégia como prática
isomorfismo institucional
práticas estratégicas
propriedades estruturais
recursividade entre agência e estrutura
topic teoria institucional
estratégia como prática
isomorfismo institucional
práticas estratégicas
propriedades estruturais
recursividade entre agência e estrutura
description Neste ensaio teórico, tem-se como objetivo desenvolver um modelo conceitual que possibilite relacionar os diferentes níveis de estratégia de forma a promover a integração entre as perspectivas institucional e de estratégia como prática, com mediação da teoria da estruturação. Para tal, adapta-se o modelo de Whittington (2006) por meio dos conceitos de isomorfismo; recursividade entre agência e estrutura; e propriedades estruturais. Assim, discute-se a relação existente entre mecanismos isomórficos institucionais e as práticas estratégicas adotadas pelos estrategistas de uma organização. Também se utiliza a concepção de que a ação dos estrategistas de uma organização é influenciada e influencia o campo organizacional, bem como é orientada pelas regras e recursos existentes no campo organizacional. Com base no modelo proposto, apresentam-se diferentes possibilidades de pesquisa que podem ser exploradas em estudos futuros. Conclui-se que as abordagens institucional e da estratégia como prática podem ser integradas como forma de ampliar seu enfoque. Isso poderá contribuir para que os estudos realizados sob essas perspectivas não se limitem a um nível de análise, mas busquem relacionar os fenômenos analisados em seus diferentes âmbitos e influências. Assim, tais abordagens poderão alcançar maior grau de conhecimento acumulado e de amadurecimento. Com o modelo proposto é possível contribuir igualmente para uma visão mais abrangente da estratégia, uma vez que abarca diferentes níveis que a integram.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512011000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512011000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-39512011000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.9 n.2 2011
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115884660555776