Microtransações em jogos eletrônicos: um estudo sobre percepção dos usuários sobre os itens funcionais e ornamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takahara, Victor Massashi
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/29536
Resumo: Os jogos conhecidos como free-to-play possuem grande relevância atualmente para indústria dos jogos eletrônicos, principalmente os jogos produzidos para a plataforma mobile, em decorrência de sua grande disseminação e popularização entre usuários, além das altas arrecadações financeiras provenientes de tais jogos. Uma das formas de monetização desses jogos se dá através das microtransações, vendendo itens funcionais, que possuem como propósito a alteração de mecânicas do jogo, e itens ornamentais, destinados apenas a mudanças estéticas. Motivado por esse cenário e pelas diversas discussões sobre o serviço oferecido, esse trabalho se propôs a verificar se os itens funcionais são vistos de forma mais negativas que os itens ornamentais por parte dos usuários. Foi utilizado como base para a pesquisa o jogo mobile Clash Royale, que é free-to-play e que possui situações tanto competitivas quanto cooperativas entre os jogadores. A pesquisa foi feita através da internet entre os usuários do jogo utilizando um questionário com perguntas sobre temas e situações que permeiam o assunto de microtransações. Já a divulgação ocorreu através do aplicativo de celular WhatsApp e por grupos do jogo na rede social Facebook. Como resultado foi obtido que, de forma geral, há uma rejeição maior dos itens funcionais se comparado com os ornamentais, porém, quando utilizado o item “passe de temporada” como proxy para um item funcional, não foi possível verificar tal rejeição, mesmo que os usuários considerem que o benefício tenha fortes características funcionais. Esse resultado indica que há uma percepção diferenciada para as microtransações conhecidas como “passe de temporada” e que corrobora com um maior aparecimento de tal mecanismo em jogos eletrônicos e sua boa aceitação por parte da comunidade.
id FGV_072721c6497dd748f3e1db44e03debb9
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/29536
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Takahara, Victor MassashiEscolas::EESPChecon, Bianca QuirantesSampaio, Joelson OliveiraCastro Júnior, Francisco Henrique Figueiredo de2020-08-06T15:03:46Z2020-08-06T15:03:46Z2020-07-15https://hdl.handle.net/10438/29536Os jogos conhecidos como free-to-play possuem grande relevância atualmente para indústria dos jogos eletrônicos, principalmente os jogos produzidos para a plataforma mobile, em decorrência de sua grande disseminação e popularização entre usuários, além das altas arrecadações financeiras provenientes de tais jogos. Uma das formas de monetização desses jogos se dá através das microtransações, vendendo itens funcionais, que possuem como propósito a alteração de mecânicas do jogo, e itens ornamentais, destinados apenas a mudanças estéticas. Motivado por esse cenário e pelas diversas discussões sobre o serviço oferecido, esse trabalho se propôs a verificar se os itens funcionais são vistos de forma mais negativas que os itens ornamentais por parte dos usuários. Foi utilizado como base para a pesquisa o jogo mobile Clash Royale, que é free-to-play e que possui situações tanto competitivas quanto cooperativas entre os jogadores. A pesquisa foi feita através da internet entre os usuários do jogo utilizando um questionário com perguntas sobre temas e situações que permeiam o assunto de microtransações. Já a divulgação ocorreu através do aplicativo de celular WhatsApp e por grupos do jogo na rede social Facebook. Como resultado foi obtido que, de forma geral, há uma rejeição maior dos itens funcionais se comparado com os ornamentais, porém, quando utilizado o item “passe de temporada” como proxy para um item funcional, não foi possível verificar tal rejeição, mesmo que os usuários considerem que o benefício tenha fortes características funcionais. Esse resultado indica que há uma percepção diferenciada para as microtransações conhecidas como “passe de temporada” e que corrobora com um maior aparecimento de tal mecanismo em jogos eletrônicos e sua boa aceitação por parte da comunidade.Nowadays, the games known as free-to-play have great relevance for the electronic game industry, mainly the games produced for the mobile platform, due to its great dissemination and popularization among users, in addition to the high financial revenues from such games. One of the forms of monetization of these games is through microtransactions, selling functional items, whose purpose is to change the mechanics of the game, and ornamental items, intended only for aesthetic changes. Motivated by this scenario and several discussions about the service offered, this work aimed to verify whether the functional items are seen in a more negative way than the ornamental items by the users. The mobile game Clash Royale, which is free-to-play and has both competitive and cooperative situations among players, was used as the source for the research. The research was carried out through the internet among game users using a survey with topics and situations allow permeate the subject of microtransactions. Apart from that the disclosure occurred through the mobile application WhatsApp and by groups of the game on the social network Facebook. As a result, it was obtained that, in general, there is a greater rejection of functional items compared to ornamental items, however, when the item “season pass” was used as a proxy for a functional item, it was not possible to verify such rejection, even if users consider that the benefit has strong functional characteristics. This result indicates that there is a different perception for the microtransactions known as “season pass” and that corroborates with a greater emergence of such mechanism in electronic games and its good acceptance by the community.porFree-to-playMicrotransactionElectronic gamesSocial comparisonMicrotransaçãoJogos eletrônicosComparação socialEconomiaJogos eletrônicos - IndústriaJogos eletrônicos - Aspectos econômicosNegociaçãoJogadores de videogamesComparação socialMicrotransações em jogos eletrônicos: um estudo sobre percepção dos usuários sobre os itens funcionais e ornamentaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação Mestrado Victor Massashi Takahara.pdfDissertação Mestrado Victor Massashi Takahara.pdfPDFapplication/pdf1016346https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b425cf0d-6378-4fef-8424-7258d28932fe/download266c9f0b70e1d5726b5db5e7062bc113MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/337b4198-3998-441a-977e-d776466db4f8/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD54TEXTDissertação Mestrado Victor Massashi Takahara.pdf.txtDissertação Mestrado Victor Massashi Takahara.pdf.txtExtracted texttext/plain102937https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8330f373-f539-4bde-b2b2-7b983ea85a46/downloaded2abc2128866fb34484c045942f3608MD57THUMBNAILDissertação Mestrado Victor Massashi Takahara.pdf.jpgDissertação Mestrado Victor Massashi Takahara.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2549https://repositorio.fgv.br/bitstreams/06aec40a-7091-4b3d-86b2-32474ac60c73/download23b8585ed11161726629efac36d6a2d3MD5810438/295362023-11-25 11:27:54.769open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/29536https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T11:27:54Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Microtransações em jogos eletrônicos: um estudo sobre percepção dos usuários sobre os itens funcionais e ornamentais
title Microtransações em jogos eletrônicos: um estudo sobre percepção dos usuários sobre os itens funcionais e ornamentais
spellingShingle Microtransações em jogos eletrônicos: um estudo sobre percepção dos usuários sobre os itens funcionais e ornamentais
Takahara, Victor Massashi
Free-to-play
Microtransaction
Electronic games
Social comparison
Microtransação
Jogos eletrônicos
Comparação social
Economia
Jogos eletrônicos - Indústria
Jogos eletrônicos - Aspectos econômicos
Negociação
Jogadores de videogames
Comparação social
title_short Microtransações em jogos eletrônicos: um estudo sobre percepção dos usuários sobre os itens funcionais e ornamentais
title_full Microtransações em jogos eletrônicos: um estudo sobre percepção dos usuários sobre os itens funcionais e ornamentais
title_fullStr Microtransações em jogos eletrônicos: um estudo sobre percepção dos usuários sobre os itens funcionais e ornamentais
title_full_unstemmed Microtransações em jogos eletrônicos: um estudo sobre percepção dos usuários sobre os itens funcionais e ornamentais
title_sort Microtransações em jogos eletrônicos: um estudo sobre percepção dos usuários sobre os itens funcionais e ornamentais
author Takahara, Victor Massashi
author_facet Takahara, Victor Massashi
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Checon, Bianca Quirantes
Sampaio, Joelson Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Takahara, Victor Massashi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro Júnior, Francisco Henrique Figueiredo de
contributor_str_mv Castro Júnior, Francisco Henrique Figueiredo de
dc.subject.eng.fl_str_mv Free-to-play
Microtransaction
Electronic games
Social comparison
topic Free-to-play
Microtransaction
Electronic games
Social comparison
Microtransação
Jogos eletrônicos
Comparação social
Economia
Jogos eletrônicos - Indústria
Jogos eletrônicos - Aspectos econômicos
Negociação
Jogadores de videogames
Comparação social
dc.subject.por.fl_str_mv Microtransação
Jogos eletrônicos
Comparação social
dc.subject.area.por.fl_str_mv Economia
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos - Indústria
Jogos eletrônicos - Aspectos econômicos
Negociação
Jogadores de videogames
Comparação social
description Os jogos conhecidos como free-to-play possuem grande relevância atualmente para indústria dos jogos eletrônicos, principalmente os jogos produzidos para a plataforma mobile, em decorrência de sua grande disseminação e popularização entre usuários, além das altas arrecadações financeiras provenientes de tais jogos. Uma das formas de monetização desses jogos se dá através das microtransações, vendendo itens funcionais, que possuem como propósito a alteração de mecânicas do jogo, e itens ornamentais, destinados apenas a mudanças estéticas. Motivado por esse cenário e pelas diversas discussões sobre o serviço oferecido, esse trabalho se propôs a verificar se os itens funcionais são vistos de forma mais negativas que os itens ornamentais por parte dos usuários. Foi utilizado como base para a pesquisa o jogo mobile Clash Royale, que é free-to-play e que possui situações tanto competitivas quanto cooperativas entre os jogadores. A pesquisa foi feita através da internet entre os usuários do jogo utilizando um questionário com perguntas sobre temas e situações que permeiam o assunto de microtransações. Já a divulgação ocorreu através do aplicativo de celular WhatsApp e por grupos do jogo na rede social Facebook. Como resultado foi obtido que, de forma geral, há uma rejeição maior dos itens funcionais se comparado com os ornamentais, porém, quando utilizado o item “passe de temporada” como proxy para um item funcional, não foi possível verificar tal rejeição, mesmo que os usuários considerem que o benefício tenha fortes características funcionais. Esse resultado indica que há uma percepção diferenciada para as microtransações conhecidas como “passe de temporada” e que corrobora com um maior aparecimento de tal mecanismo em jogos eletrônicos e sua boa aceitação por parte da comunidade.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-06T15:03:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-06T15:03:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/29536
url https://hdl.handle.net/10438/29536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b425cf0d-6378-4fef-8424-7258d28932fe/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/337b4198-3998-441a-977e-d776466db4f8/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8330f373-f539-4bde-b2b2-7b983ea85a46/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/06aec40a-7091-4b3d-86b2-32474ac60c73/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 266c9f0b70e1d5726b5db5e7062bc113
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
ed2abc2128866fb34484c045942f3608
23b8585ed11161726629efac36d6a2d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810024018297749504