Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Maísa Mendes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/28371
Resumo: Impulsionadas pela globalização, as empresas globais buscam o crescimento em mercados emergentes, ganhando a atenção dos fabricantes de bens de consumo globais. Entretanto, ao contrário dos mercados maduros, esses mercados possuem especificidades no ambiente que geram a necessidade de repensar a gestão de marketing das suas marcas em mercados já estabelecidos. Nesse sentido, além do interesse existente nos mercados emergentes e a definição da forma de entrada, torna-se necessário identificar a estratégia de mix de marketing que deve ser utilizada, com especial atenção para a gestão da linha de produto, pois geram impactos significativos e de maiores magnitudes nas vendas, superando propaganda, preço e promoção. Aliado as estratégias de mix de marketing, torna-se relevante salientar a necessidade de adequação da companhia, moldada conforme sua matriz, as características do mercado almejado de modo a viabilizar a atuação sob a realidade do mercado local, ou seja, considerando suas capacidades e estruturas de marketing. Nesse contexto, esta pesquisa investiga de que maneira as especificidades dos mercados emergentes podem direcionar as decisões de produto para uma empresa multinacional. A metodologia seguida é do tipo exploratória qualitativa e a companhia multinacional estudada foi a Johnson & Johnson, caracterizando assim um estudo de caso único. Como principais resultados e contribuições do estudo destacam-se a identificação dos fatores decisórios de entrada em mercados emergentes, definições e relevância do elemento produto no mix de marketing e relevância das capacidades de marketing nesse processo.
id FGV_145ff58d12711d6ded6ce5efdc0bc47f
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/28371
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Braz, Maísa MendesEscolas::EAESPCampos Junior, Henrique deCrescitelli, EdsonGuissoni, Leandro Angotti2019-10-21T15:58:10Z2019-10-21T15:58:10Z2019https://hdl.handle.net/10438/28371Impulsionadas pela globalização, as empresas globais buscam o crescimento em mercados emergentes, ganhando a atenção dos fabricantes de bens de consumo globais. Entretanto, ao contrário dos mercados maduros, esses mercados possuem especificidades no ambiente que geram a necessidade de repensar a gestão de marketing das suas marcas em mercados já estabelecidos. Nesse sentido, além do interesse existente nos mercados emergentes e a definição da forma de entrada, torna-se necessário identificar a estratégia de mix de marketing que deve ser utilizada, com especial atenção para a gestão da linha de produto, pois geram impactos significativos e de maiores magnitudes nas vendas, superando propaganda, preço e promoção. Aliado as estratégias de mix de marketing, torna-se relevante salientar a necessidade de adequação da companhia, moldada conforme sua matriz, as características do mercado almejado de modo a viabilizar a atuação sob a realidade do mercado local, ou seja, considerando suas capacidades e estruturas de marketing. Nesse contexto, esta pesquisa investiga de que maneira as especificidades dos mercados emergentes podem direcionar as decisões de produto para uma empresa multinacional. A metodologia seguida é do tipo exploratória qualitativa e a companhia multinacional estudada foi a Johnson & Johnson, caracterizando assim um estudo de caso único. Como principais resultados e contribuições do estudo destacam-se a identificação dos fatores decisórios de entrada em mercados emergentes, definições e relevância do elemento produto no mix de marketing e relevância das capacidades de marketing nesse processo.Driven by globalization, multinational corporations seek growth in emerging markets, gaining the attention of global consumer goods manufacturers. However, unlike mature markets, these markets have specifics in the environment that create the necessity to rethink the marketing management of their brands in established markets. In this sense, in addition to the existing interest in emerging markets and the definition of the input, it is necessary to identify the marketing mix strategy that should be used, with special attention to product line management, as they generate significant impacts and greater magnitudes in sales, surpassing advertising, price and promotion. Allied to the marketing mix strategies, it becomes relevant to emphasize the need for the company's adaptation, molded according to its headquarter, the characteristics of the desired market in order to make it possible to operate under the local market reality, that is, considering its capabilities and marketing structures. In this context, this research investigates how emerging market specificities can drive product decisions for a multinational company. The methodology used was qualitative exploratory and the multinational company studied was Johnson & Johnson, thus characterizing a unique case study. The main results and contributions of the study include the identification of emerging market entry decision-making factors, definitions and relevance of the product element in the marketing mix and the relevance of marketing capabilities in this process.porMarketing mixProductEmerging marketsMarketing capabilitiesMix de marketingProdutoPaíses emergentesCapacidades de marketingAdministração de empresasCosméticos - IndústriaJohnson & Johnson S/A. Indústria e ComércioMarca de produtos - AdministraçãoMarketingDecisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALMaisa Mendes Braz_MPGC_FGV_Versão Final_V2.pdfMaisa Mendes Braz_MPGC_FGV_Versão Final_V2.pdfPDFapplication/pdf1721389https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f02022fa-d66d-4c42-98b5-d395d3de7e6a/download95dfc69d8e97bb16f560388a67c85aa3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0d39e3c6-2dfc-4dd8-92d3-b982e9d18b63/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTMaisa Mendes Braz_MPGC_FGV_Versão Final_V2.pdf.txtMaisa Mendes Braz_MPGC_FGV_Versão Final_V2.pdf.txtExtracted texttext/plain102461https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1cca98fd-5c11-492d-8331-cdf3a3fb1541/downloade4932836a90d2bdfa8bd6f769eb9de46MD55THUMBNAILMaisa Mendes Braz_MPGC_FGV_Versão Final_V2.pdf.jpgMaisa Mendes Braz_MPGC_FGV_Versão Final_V2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2477https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6620dafd-a9d7-4d66-8c88-9e1b04af0a72/download96cc9ced82aae096a46c2f46d7105e98MD5610438/283712023-11-25 05:50:15.671open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/28371https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T05:50:15Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)falseVEVSTU9TIExJQ0VOQ0lBTUVOVE8gUEFSQSBBUlFVSVZBTUVOVE8sIFJFUFJPRFXDh8ODTyBFIERJVlVMR0HDh8ODTwpQw5pCTElDQSBERSBDT05URcOaRE8gw4AgQklCTElPVEVDQSBWSVJUVUFMIEZHViAodmVyc8OjbyAxLjIpCgoxLiBWb2PDqiwgdXN1w6FyaW8tZGVwb3NpdGFudGUgZGEgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgYXNzZWd1cmEsIG5vCnByZXNlbnRlIGF0bywgcXVlIMOpIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhdHJpbW9uaWFpcyBlL291CmRpcmVpdG9zIGNvbmV4b3MgcmVmZXJlbnRlcyDDoCB0b3RhbGlkYWRlIGRhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBiZW0gY29tbyBkZSBzZXVzIGNvbXBvbmVudGVzIG1lbm9yZXMsIGVtIHNlIHRyYXRhbmRvCmRlIG9icmEgY29sZXRpdmEsIGNvbmZvcm1lIG8gcHJlY2VpdHVhZG8gcGVsYSBMZWkgOS42MTAvOTggZS9vdSBMZWkKOS42MDkvOTguIE7Do28gc2VuZG8gZXN0ZSBvIGNhc28sIHZvY8OqIGFzc2VndXJhIHRlciBvYnRpZG8sIGRpcmV0YW1lbnRlCmRvcyBkZXZpZG9zIHRpdHVsYXJlcywgYXV0b3JpemHDp8OjbyBwcsOpdmlhIGUgZXhwcmVzc2EgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBPYnJhLCBhYnJhbmdlbmRvIHRvZG9zIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGUgY29uZXhvcwphZmV0YWRvcyBwZWxhIGFzc2luYXR1cmEgZG9zIHByZXNlbnRlcyB0ZXJtb3MgZGUgbGljZW5jaWFtZW50bywgZGUKbW9kbyBhIGVmZXRpdmFtZW50ZSBpc2VudGFyIGEgRnVuZGHDp8OjbyBHZXR1bGlvIFZhcmdhcyBlIHNldXMKZnVuY2lvbsOhcmlvcyBkZSBxdWFscXVlciByZXNwb25zYWJpbGlkYWRlIHBlbG8gdXNvIG7Do28tYXV0b3JpemFkbyBkbwptYXRlcmlhbCBkZXBvc2l0YWRvLCBzZWphIGVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLCBzZWphCmVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyBhIHF1YWlzcXVlciBzZXJ2acOnb3MgZGUgYnVzY2EgZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBkZSBjb250ZcO6ZG8KcXVlIGZhw6dhbSB1c28gZGFzIGludGVyZmFjZXMgZSBlc3Bhw6dvIGRlIGFybWF6ZW5hbWVudG8gcHJvdmlkZW5jaWFkb3MKcGVsYSBGdW5kYcOnw6NvIEdldHVsaW8gVmFyZ2FzIHBvciBtZWlvIGRlIHNldXMgc2lzdGVtYXMgaW5mb3JtYXRpemFkb3MuCgoyLiBBIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGEgbGljZW7Dp2EgdGVtIGNvbW8gY29uc2Vxw7zDqm5jaWEgYSB0cmFuc2ZlcsOqbmNpYSwgYQp0w610dWxvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGUgbsOjby1vbmVyb3NvLCBpc2VudGEgZG8gcGFnYW1lbnRvIGRlIHJveWFsdGllcwpvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBjb250cmFwcmVzdGHDp8OjbywgcGVjdW5pw6FyaWEgb3UgbsOjbywgw6AgRnVuZGHDp8OjbwpHZXR1bGlvIFZhcmdhcywgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGFybWF6ZW5hciBkaWdpdGFsbWVudGUsIHJlcHJvZHV6aXIgZQpkaXN0cmlidWlyIG5hY2lvbmFsIGUgaW50ZXJuYWNpb25hbG1lbnRlIGEgT2JyYSwgaW5jbHVpbmRvLXNlIG8gc2V1CnJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCwgcG9yIG1laW9zIGVsZXRyw7RuaWNvcywgbm8gc2l0ZSBkYSBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwKRkdWLCBhbyBww7pibGljbyBlbSBnZXJhbCwgZW0gcmVnaW1lIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCgozLiBBIHByZXNlbnRlIGxpY2Vuw6dhIHRhbWLDqW0gYWJyYW5nZSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcwpubyBpdGVtIDIsIHN1cHJhLCBxdWFscXVlciBkaXJlaXRvIGRlIGNvbXVuaWNhw6fDo28gYW8gcMO6YmxpY28gY2Fiw612ZWwKZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEsIGluY2x1aW5kby1zZSBvcyB1c29zIHJlZmVyZW50ZXMgw6AKcmVwcmVzZW50YcOnw6NvIHDDumJsaWNhIGUvb3UgZXhlY3XDp8OjbyBww7pibGljYSwgYmVtIGNvbW8gcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEKbW9kYWxpZGFkZSBkZSBjb211bmljYcOnw6NvIGFvIHDDumJsaWNvIHF1ZSBleGlzdGEgb3UgdmVuaGEgYSBleGlzdGlyLApub3MgdGVybW9zIGRvIGFydGlnbyA2OCBlIHNlZ3VpbnRlcyBkYSBMZWkgOS42MTAvOTgsIG5hIGV4dGVuc8OjbyBxdWUKZm9yIGFwbGljw6F2ZWwgYW9zIHNlcnZpw6dvcyBwcmVzdGFkb3MgYW8gcMO6YmxpY28gcGVsYSBCaWJsaW90ZWNhClZpcnR1YWwgRkdWLgoKNC4gRXN0YSBsaWNlbsOnYSBhYnJhbmdlLCBhaW5kYSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcyBubwppdGVtIDIsIHN1cHJhLCB0b2RvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb25leG9zIGRlIGFydGlzdGFzIGludMOpcnByZXRlcyBvdQpleGVjdXRhbnRlcywgcHJvZHV0b3JlcyBmb25vZ3LDoWZpY29zIG91IGVtcHJlc2FzIGRlIHJhZGlvZGlmdXPDo28gcXVlCmV2ZW50dWFsbWVudGUgc2VqYW0gYXBsaWPDoXZlaXMgZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIG9icmEgZGVwb3NpdGFkYSwgZW0KY29uZm9ybWlkYWRlIGNvbSBvIHJlZ2ltZSBmaXhhZG8gbm8gVMOtdHVsbyBWIGRhIExlaSA5LjYxMC85OC4KCjUuIFNlIGEgT2JyYSBkZXBvc2l0YWRhIGZvaSBvdSDDqSBvYmpldG8gZGUgZmluYW5jaWFtZW50byBwb3IKaW5zdGl0dWnDp8O1ZXMgZGUgZm9tZW50byDDoCBwZXNxdWlzYSBvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBzZW1lbGhhbnRlLCB2b2PDqgpvdSBvIHRpdHVsYXIgYXNzZWd1cmEgcXVlIGN1bXByaXUgdG9kYXMgYXMgb2JyaWdhw6fDtWVzIHF1ZSBsaGUgZm9yYW0KaW1wb3N0YXMgcGVsYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIGZpbmFuY2lhZG9yYSBlbSByYXrDo28gZG8gZmluYW5jaWFtZW50bywgZQpxdWUgbsOjbyBlc3TDoSBjb250cmFyaWFuZG8gcXVhbHF1ZXIgZGlzcG9zacOnw6NvIGNvbnRyYXR1YWwgcmVmZXJlbnRlIMOgCnB1YmxpY2HDp8OjbyBkbyBjb250ZcO6ZG8gb3JhIHN1Ym1ldGlkbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLgoKNi4gQ2FzbyBhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW5jb250cmUtc2UgbGljZW5jaWFkYSBzb2IgdW1hIGxpY2Vuw6dhCkNyZWF0aXZlIENvbW1vbnMgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBzb2IgYSBsaWNlbsOnYSBHTlUgRnJlZQpEb2N1bWVudGF0aW9uIExpY2Vuc2UgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBvdSBvdXRyYSBsaWNlbsOnYSBxdWFsaWZpY2FkYQpjb21vIGxpdnJlIHNlZ3VuZG8gb3MgY3JpdMOpcmlvcyBkYSBEZWZpbml0aW9uIG9mIEZyZWUgQ3VsdHVyYWwgV29ya3MKKGRpc3BvbsOtdmVsIGVtOiBodHRwOi8vZnJlZWRvbWRlZmluZWQub3JnL0RlZmluaXRpb24pIG91IEZyZWUgU29mdHdhcmUKRGVmaW5pdGlvbiAoZGlzcG9uw612ZWwgZW06IGh0dHA6Ly93d3cuZ251Lm9yZy9waGlsb3NvcGh5L2ZyZWUtc3cuaHRtbCksIApvIGFycXVpdm8gcmVmZXJlbnRlIMOgIE9icmEgZGV2ZSBpbmRpY2FyIGEgbGljZW7Dp2EgYXBsaWPDoXZlbCBlbQpjb250ZcO6ZG8gbGVnw612ZWwgcG9yIHNlcmVzIGh1bWFub3MgZSwgc2UgcG9zc8OtdmVsLCB0YW1iw6ltIGVtIG1ldGFkYWRvcwpsZWfDrXZlaXMgcG9yIG3DoXF1aW5hLiBBIGluZGljYcOnw6NvIGRhIGxpY2Vuw6dhIGFwbGljw6F2ZWwgZGV2ZSBzZXIKYWNvbXBhbmhhZGEgZGUgdW0gbGluayBwYXJhIG9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIG91IHN1YSBjw7NwaWEKaW50ZWdyYWwuCgoKQW8gY29uY2x1aXIgYSBwcmVzZW50ZSBldGFwYSBlIGFzIGV0YXBhcyBzdWJzZXHDvGVudGVzIGRvIHByb2Nlc3NvIGRlCnN1Ym1pc3PDo28gZGUgYXJxdWl2b3Mgw6AgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgdm9jw6ogYXRlc3RhIHF1ZSBsZXUgZQpjb25jb3JkYSBpbnRlZ3JhbG1lbnRlIGNvbSBvcyB0ZXJtb3MgYWNpbWEgZGVsaW1pdGFkb3MsIGFzc2luYW5kby1vcwpzZW0gZmF6ZXIgcXVhbHF1ZXIgcmVzZXJ2YSBlIG5vdmFtZW50ZSBjb25maXJtYW5kbyBxdWUgY3VtcHJlIG9zCnJlcXVpc2l0b3MgaW5kaWNhZG9zIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEuCgpIYXZlbmRvIHF1YWxxdWVyIGRpc2NvcmTDom5jaWEgZW0gcmVsYcOnw6NvIGFvcyBwcmVzZW50ZXMgdGVybW9zIG91IG7Do28Kc2UgdmVyaWZpY2FuZG8gbyBleGlnaWRvIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEsIHZvY8OqIGRldmUgaW50ZXJyb21wZXIKaW1lZGlhdGFtZW50ZSBvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3PDo28uIEEgY29udGludWlkYWRlIGRvIHByb2Nlc3NvCmVxdWl2YWxlIMOgIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGUgZG9jdW1lbnRvLCBjb20gdG9kYXMgYXMgY29uc2Vxw7zDqm5jaWFzIG5lbGUKcHJldmlzdGFzLCBzdWplaXRhbmRvLXNlIG8gc2lnbmF0w6FyaW8gYSBzYW7Dp8O1ZXMgY2l2aXMgZSBjcmltaW5haXMgY2Fzbwpuw6NvIHNlamEgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGF0cmltb25pYWlzIGUvb3UgY29uZXhvcwphcGxpY8OhdmVpcyDDoCBPYnJhIGRlcG9zaXRhZGEgZHVyYW50ZSBlc3RlIHByb2Nlc3NvLCBvdSBjYXNvIG7Do28gdGVuaGEKb2J0aWRvIHByw6l2aWEgZSBleHByZXNzYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIHRpdHVsYXIgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCnRvZG9zIG9zIHVzb3MgZGEgT2JyYSBlbnZvbHZpZG9zLgoKClBhcmEgYSBzb2x1w6fDo28gZGUgcXVhbHF1ZXIgZMO6dmlkYSBxdWFudG8gYW9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIGUKbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvLCBjbGlxdWUgbm8gbGluayAiRmFsZSBjb25vc2NvIi4K
dc.title.por.fl_str_mv Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional
title Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional
spellingShingle Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional
Braz, Maísa Mendes
Marketing mix
Product
Emerging markets
Marketing capabilities
Mix de marketing
Produto
Países emergentes
Capacidades de marketing
Administração de empresas
Cosméticos - Indústria
Johnson & Johnson S/A. Indústria e Comércio
Marca de produtos - Administração
Marketing
title_short Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional
title_full Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional
title_fullStr Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional
title_full_unstemmed Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional
title_sort Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional
author Braz, Maísa Mendes
author_facet Braz, Maísa Mendes
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Campos Junior, Henrique de
Crescitelli, Edson
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Maísa Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guissoni, Leandro Angotti
contributor_str_mv Guissoni, Leandro Angotti
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing mix
Product
Emerging markets
Marketing capabilities
topic Marketing mix
Product
Emerging markets
Marketing capabilities
Mix de marketing
Produto
Países emergentes
Capacidades de marketing
Administração de empresas
Cosméticos - Indústria
Johnson & Johnson S/A. Indústria e Comércio
Marca de produtos - Administração
Marketing
dc.subject.por.fl_str_mv Mix de marketing
Produto
Países emergentes
Capacidades de marketing
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Cosméticos - Indústria
Johnson & Johnson S/A. Indústria e Comércio
Marca de produtos - Administração
Marketing
description Impulsionadas pela globalização, as empresas globais buscam o crescimento em mercados emergentes, ganhando a atenção dos fabricantes de bens de consumo globais. Entretanto, ao contrário dos mercados maduros, esses mercados possuem especificidades no ambiente que geram a necessidade de repensar a gestão de marketing das suas marcas em mercados já estabelecidos. Nesse sentido, além do interesse existente nos mercados emergentes e a definição da forma de entrada, torna-se necessário identificar a estratégia de mix de marketing que deve ser utilizada, com especial atenção para a gestão da linha de produto, pois geram impactos significativos e de maiores magnitudes nas vendas, superando propaganda, preço e promoção. Aliado as estratégias de mix de marketing, torna-se relevante salientar a necessidade de adequação da companhia, moldada conforme sua matriz, as características do mercado almejado de modo a viabilizar a atuação sob a realidade do mercado local, ou seja, considerando suas capacidades e estruturas de marketing. Nesse contexto, esta pesquisa investiga de que maneira as especificidades dos mercados emergentes podem direcionar as decisões de produto para uma empresa multinacional. A metodologia seguida é do tipo exploratória qualitativa e a companhia multinacional estudada foi a Johnson & Johnson, caracterizando assim um estudo de caso único. Como principais resultados e contribuições do estudo destacam-se a identificação dos fatores decisórios de entrada em mercados emergentes, definições e relevância do elemento produto no mix de marketing e relevância das capacidades de marketing nesse processo.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-21T15:58:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-21T15:58:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/28371
url https://hdl.handle.net/10438/28371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f02022fa-d66d-4c42-98b5-d395d3de7e6a/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0d39e3c6-2dfc-4dd8-92d3-b982e9d18b63/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1cca98fd-5c11-492d-8331-cdf3a3fb1541/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6620dafd-a9d7-4d66-8c88-9e1b04af0a72/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 95dfc69d8e97bb16f560388a67c85aa3
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
e4932836a90d2bdfa8bd6f769eb9de46
96cc9ced82aae096a46c2f46d7105e98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749856702267392