Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/28371 |
Resumo: | Impulsionadas pela globalização, as empresas globais buscam o crescimento em mercados emergentes, ganhando a atenção dos fabricantes de bens de consumo globais. Entretanto, ao contrário dos mercados maduros, esses mercados possuem especificidades no ambiente que geram a necessidade de repensar a gestão de marketing das suas marcas em mercados já estabelecidos. Nesse sentido, além do interesse existente nos mercados emergentes e a definição da forma de entrada, torna-se necessário identificar a estratégia de mix de marketing que deve ser utilizada, com especial atenção para a gestão da linha de produto, pois geram impactos significativos e de maiores magnitudes nas vendas, superando propaganda, preço e promoção. Aliado as estratégias de mix de marketing, torna-se relevante salientar a necessidade de adequação da companhia, moldada conforme sua matriz, as características do mercado almejado de modo a viabilizar a atuação sob a realidade do mercado local, ou seja, considerando suas capacidades e estruturas de marketing. Nesse contexto, esta pesquisa investiga de que maneira as especificidades dos mercados emergentes podem direcionar as decisões de produto para uma empresa multinacional. A metodologia seguida é do tipo exploratória qualitativa e a companhia multinacional estudada foi a Johnson & Johnson, caracterizando assim um estudo de caso único. Como principais resultados e contribuições do estudo destacam-se a identificação dos fatores decisórios de entrada em mercados emergentes, definições e relevância do elemento produto no mix de marketing e relevância das capacidades de marketing nesse processo. |
id |
FGV_145ff58d12711d6ded6ce5efdc0bc47f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/28371 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Braz, Maísa MendesEscolas::EAESPCampos Junior, Henrique deCrescitelli, EdsonGuissoni, Leandro Angotti2019-10-21T15:58:10Z2019-10-21T15:58:10Z2019https://hdl.handle.net/10438/28371Impulsionadas pela globalização, as empresas globais buscam o crescimento em mercados emergentes, ganhando a atenção dos fabricantes de bens de consumo globais. Entretanto, ao contrário dos mercados maduros, esses mercados possuem especificidades no ambiente que geram a necessidade de repensar a gestão de marketing das suas marcas em mercados já estabelecidos. Nesse sentido, além do interesse existente nos mercados emergentes e a definição da forma de entrada, torna-se necessário identificar a estratégia de mix de marketing que deve ser utilizada, com especial atenção para a gestão da linha de produto, pois geram impactos significativos e de maiores magnitudes nas vendas, superando propaganda, preço e promoção. Aliado as estratégias de mix de marketing, torna-se relevante salientar a necessidade de adequação da companhia, moldada conforme sua matriz, as características do mercado almejado de modo a viabilizar a atuação sob a realidade do mercado local, ou seja, considerando suas capacidades e estruturas de marketing. Nesse contexto, esta pesquisa investiga de que maneira as especificidades dos mercados emergentes podem direcionar as decisões de produto para uma empresa multinacional. A metodologia seguida é do tipo exploratória qualitativa e a companhia multinacional estudada foi a Johnson & Johnson, caracterizando assim um estudo de caso único. Como principais resultados e contribuições do estudo destacam-se a identificação dos fatores decisórios de entrada em mercados emergentes, definições e relevância do elemento produto no mix de marketing e relevância das capacidades de marketing nesse processo.Driven by globalization, multinational corporations seek growth in emerging markets, gaining the attention of global consumer goods manufacturers. However, unlike mature markets, these markets have specifics in the environment that create the necessity to rethink the marketing management of their brands in established markets. In this sense, in addition to the existing interest in emerging markets and the definition of the input, it is necessary to identify the marketing mix strategy that should be used, with special attention to product line management, as they generate significant impacts and greater magnitudes in sales, surpassing advertising, price and promotion. Allied to the marketing mix strategies, it becomes relevant to emphasize the need for the company's adaptation, molded according to its headquarter, the characteristics of the desired market in order to make it possible to operate under the local market reality, that is, considering its capabilities and marketing structures. In this context, this research investigates how emerging market specificities can drive product decisions for a multinational company. The methodology used was qualitative exploratory and the multinational company studied was Johnson & Johnson, thus characterizing a unique case study. The main results and contributions of the study include the identification of emerging market entry decision-making factors, definitions and relevance of the product element in the marketing mix and the relevance of marketing capabilities in this process.porMarketing mixProductEmerging marketsMarketing capabilitiesMix de marketingProdutoPaíses emergentesCapacidades de marketingAdministração de empresasCosméticos - IndústriaJohnson & Johnson S/A. Indústria e ComércioMarca de produtos - AdministraçãoMarketingDecisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALMaisa Mendes Braz_MPGC_FGV_Versão Final_V2.pdfMaisa Mendes Braz_MPGC_FGV_Versão Final_V2.pdfPDFapplication/pdf1721389https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f02022fa-d66d-4c42-98b5-d395d3de7e6a/download95dfc69d8e97bb16f560388a67c85aa3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0d39e3c6-2dfc-4dd8-92d3-b982e9d18b63/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTMaisa Mendes Braz_MPGC_FGV_Versão Final_V2.pdf.txtMaisa Mendes Braz_MPGC_FGV_Versão Final_V2.pdf.txtExtracted texttext/plain102461https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1cca98fd-5c11-492d-8331-cdf3a3fb1541/downloade4932836a90d2bdfa8bd6f769eb9de46MD55THUMBNAILMaisa Mendes Braz_MPGC_FGV_Versão Final_V2.pdf.jpgMaisa Mendes Braz_MPGC_FGV_Versão Final_V2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2477https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6620dafd-a9d7-4d66-8c88-9e1b04af0a72/download96cc9ced82aae096a46c2f46d7105e98MD5610438/283712023-11-25 05:50:15.671open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/28371https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T05:50:15Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional |
title |
Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional |
spellingShingle |
Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional Braz, Maísa Mendes Marketing mix Product Emerging markets Marketing capabilities Mix de marketing Produto Países emergentes Capacidades de marketing Administração de empresas Cosméticos - Indústria Johnson & Johnson S/A. Indústria e Comércio Marca de produtos - Administração Marketing |
title_short |
Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional |
title_full |
Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional |
title_fullStr |
Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional |
title_full_unstemmed |
Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional |
title_sort |
Decisão de produto em um mercado emergente sob a perspectiva de uma multinacional |
author |
Braz, Maísa Mendes |
author_facet |
Braz, Maísa Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Campos Junior, Henrique de Crescitelli, Edson |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braz, Maísa Mendes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guissoni, Leandro Angotti |
contributor_str_mv |
Guissoni, Leandro Angotti |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Marketing mix Product Emerging markets Marketing capabilities |
topic |
Marketing mix Product Emerging markets Marketing capabilities Mix de marketing Produto Países emergentes Capacidades de marketing Administração de empresas Cosméticos - Indústria Johnson & Johnson S/A. Indústria e Comércio Marca de produtos - Administração Marketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mix de marketing Produto Países emergentes Capacidades de marketing |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Cosméticos - Indústria Johnson & Johnson S/A. Indústria e Comércio Marca de produtos - Administração Marketing |
description |
Impulsionadas pela globalização, as empresas globais buscam o crescimento em mercados emergentes, ganhando a atenção dos fabricantes de bens de consumo globais. Entretanto, ao contrário dos mercados maduros, esses mercados possuem especificidades no ambiente que geram a necessidade de repensar a gestão de marketing das suas marcas em mercados já estabelecidos. Nesse sentido, além do interesse existente nos mercados emergentes e a definição da forma de entrada, torna-se necessário identificar a estratégia de mix de marketing que deve ser utilizada, com especial atenção para a gestão da linha de produto, pois geram impactos significativos e de maiores magnitudes nas vendas, superando propaganda, preço e promoção. Aliado as estratégias de mix de marketing, torna-se relevante salientar a necessidade de adequação da companhia, moldada conforme sua matriz, as características do mercado almejado de modo a viabilizar a atuação sob a realidade do mercado local, ou seja, considerando suas capacidades e estruturas de marketing. Nesse contexto, esta pesquisa investiga de que maneira as especificidades dos mercados emergentes podem direcionar as decisões de produto para uma empresa multinacional. A metodologia seguida é do tipo exploratória qualitativa e a companhia multinacional estudada foi a Johnson & Johnson, caracterizando assim um estudo de caso único. Como principais resultados e contribuições do estudo destacam-se a identificação dos fatores decisórios de entrada em mercados emergentes, definições e relevância do elemento produto no mix de marketing e relevância das capacidades de marketing nesse processo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-21T15:58:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-21T15:58:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/28371 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/28371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f02022fa-d66d-4c42-98b5-d395d3de7e6a/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0d39e3c6-2dfc-4dd8-92d3-b982e9d18b63/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1cca98fd-5c11-492d-8331-cdf3a3fb1541/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6620dafd-a9d7-4d66-8c88-9e1b04af0a72/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95dfc69d8e97bb16f560388a67c85aa3 dfb340242cced38a6cca06c627998fa1 e4932836a90d2bdfa8bd6f769eb9de46 96cc9ced82aae096a46c2f46d7105e98 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1819893546605346816 |