Estratégias de preço no mercado turístico: análise hoteleira por localidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3160 |
Resumo: | Objectivos: O objectivo deste estudo é compreender a temática do preço, do turismo e a relação entre ambos, é também pretendido analisar o comportamento das entidades hoteleiras no que confere à fixação dos preços nas diferentes épocas (alta e baixa) e em diferentes categorias (single e doble). Pretendeu-se também verificar as diferenças na fixação de preços nos diferentes locais analisados e as diferenças entre a fixação de preços dos hotéis perante o ciclo de vida do serviço. Relevância: Analisar a forma como é efectuada a prática da fixação de preços no mercado turístico, em particular na vertente hoteleira, de forma a perceber se há padrões comuns entre os diferentes hotéis. Amostra: Para realizar este estudo foi utilizada uma amostra de conveniência, com 34 hotéis. Material e Métodos: Foram recolhidos os preços dos quartos single e doble em época alta e baixa dos hotéis, através dos sites oficiais dos hotéis. Análise Estatística: Para testar as diferentes hipóteses propostas para este estudo foi utilizada a análise estatística de forma diferenciada para cada uma delas, assim foi utilizada a classificação por clusters hierárquicos, correlação entre distâncias e tabelas de cruzamento de dados. Resultados: Os resultados obtidos apresentam significância estatística, mostrando que existem diferenças entre os hotéis estudados e os preços por eles praticados. Os parâmetros estudados demonstram que há uma grande diversidade no processo de fixação de preços, quer dentro de cada hotel (pelas épocas e categorias) quer mesmo em comparação com os outros hotéis estudados, mostrando que há uma ausência de um padrão na fixação de preços. Conclusões: Das hipóteses testadas neste estudo pode dizer-se que os resultados obtidos não podem ser extrapolados para a totalidade dos hotéis de 5 estrelas em Portugal pelo facto de apenas terem sido analisados 34 hotéis. Assim os resultados obtidos são apenas referentes a este grupo de teste. No entanto na amostra foi perceptível através dos resultados que existem 5 grupos de hotéis em existem semelhanças entre os preços praticados, mesmo existindo diferenças dos mesmos dentro de cada grupo, desta forma neste estudo consegue-se verificar as diferenças na fixação de preços de hotel para hotel e as possibilidades que existem à escolha dos mesmos. |
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Material e Métodos: Foram recolhidos os preços dos quartos single e doble em época alta e baixa dos hotéis, através dos sites oficiais dos hotéis. Análise Estatística: Para testar as diferentes hipóteses propostas para este estudo foi utilizada a análise estatística de forma diferenciada para cada uma delas, assim foi utilizada a classificação por clusters hierárquicos, correlação entre distâncias e tabelas de cruzamento de dados. Resultados: Os resultados obtidos apresentam significância estatística, mostrando que existem diferenças entre os hotéis estudados e os preços por eles praticados. Os parâmetros estudados demonstram que há uma grande diversidade no processo de fixação de preços, quer dentro de cada hotel (pelas épocas e categorias) quer mesmo em comparação com os outros hotéis estudados, mostrando que há uma ausência de um padrão na fixação de preços. Conclusões: Das hipóteses testadas neste estudo pode dizer-se que os resultados obtidos não podem ser extrapolados para a totalidade dos hotéis de 5 estrelas em Portugal pelo facto de apenas terem sido analisados 34 hotéis. Assim os resultados obtidos são apenas referentes a este grupo de teste. No entanto na amostra foi perceptível através dos resultados que existem 5 grupos de hotéis em existem semelhanças entre os preços praticados, mesmo existindo diferenças dos mesmos dentro de cada grupo, desta forma neste estudo consegue-se verificar as diferenças na fixação de preços de hotel para hotel e as possibilidades que existem à escolha dos mesmos.Goals: The goal of this study is to understand the subject of price of tourism and the relationship between them. it is also intended to analyze the behavior of the hotels about the pricing decision in the different seasons and in the different categories. It also is intended to verify the differences between the analyzed locals and the differences between the pricing decisions about the service life cycle. Relevance: To analyze the method used to make the pricing decision on the tourism market, in particularly the hotel business, to understand the common patterns between the different hotels. Sample: To do this study a convenience sample with 34 hotels was used. Materials and methods: A search for the prices of the single and double rooms and in the high and low season was made; this search has been made in the official hotel websites. Statistical analysis: To test the different hypotheses proposed to this study the statistical analysis in the different ways was used for each one, therefore the hierarchical cluster classification, the correlation between distances and the data cross tables were used. Results: The obtained results show the statistical significance, showing that there are differences between the studied hotels and the prices used for them. The studied parameters show that there is a big diversity in the pricing decisions processes, inside each hotel and also when a comparison between the studied hotels is made, showing that there is an absence of patterns in the price decisions. Conclusions: From the tested hypothesis of this study we can say that the obtained results cannot be extended to the totality of the five star hotels in Portugal because only 34 different hotels have been studied. Therefore the obtained results are only referent to the test group. Nevertheless through the results in the sample it was possible to see that there are 5 different hotel groups with similarities between the used prices, although there are differences among hotels belonging to each single group, this way on this study we can see the differences in the prices decisions from one hotel to another and that there are many possibilities to choose.Pinheiro, Paulo GonçalvesuBibliorumRoseta, Ricardo2015-03-24T12:26:52Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:28Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:39.694030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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