Previsão de vendas no varejo de moda com modelos de redes neurais
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/23890 |
Resumo: | A previsão de vendas é um aspecto crítico para maior parte das organizações, já que permite tornar o processo de planejamento mais eficiente, impactando assim nos resultados a serem obtidos pelas empresas. Entre as diversas técnicas de previsão, temos o grupo de métodos estatísticos clássicos e os métodos avançados, que trazem uma contribuição no tratamento das não linearidades. É neste contexto, que surge o problema desta dissertação: Quais são as técnicas que apresentam maior acurácia quando aplicadas para previsão de vendas no varejo de moda? Para responder a esta questão, esse trabalho avaliou dez métodos de previsão: Naive, SARIMA, SARIMA com exógenas, SARIMA GARCH, SARIMA GARCH com exógenas, método atual utilizado pela empresa estudada, rede neural MLP, rede neural MLP com exógenas, rede neural recorrente LSTM e rede neural recorrente LSTM com exógenas para quatro séries de quantidades vendidas de categorias de produtos distintas de uma empresa varejista do setor de moda. É fundamental destacar, que de forma casual, a pesquisa identificou que as quatro séries semanais de vendas dos produtos analisados são estacionárias, considerando um período longo de dez anos, o que por si só já é um resultado relevante. A análise dos diversos métodos de previsão para cada série de produto mostrou que os métodos avançados superaram os métodos estatísticos clássicos e, mais especificamente, a rede neural recorrente LSTM foi a que apresentou a maior precisão. Sendo assim, não há dúvidas que adoção dos métodos avançados para as empresas, que atuam no varejo de moda, pode trazer melhorias significativas em termos de gestão de estoque, de gestão da cadeia de abastecimento e de gestão de caixa, garantindo um aumento de eficiência e dos resultados das mesmas. De forma prática, para a empresa estudada foi obtido um incremento de acuracidade de 54,32%. |
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Bessa, Adriana BezerraEscolas::EESPRochman, Ricardo RatnerMatsumoto, Élia YathiePinto, Afonso de Campos2018-05-11T12:30:08Z2018-05-11T12:30:08Z2018-04-24http://hdl.handle.net/10438/23890A previsão de vendas é um aspecto crítico para maior parte das organizações, já que permite tornar o processo de planejamento mais eficiente, impactando assim nos resultados a serem obtidos pelas empresas. Entre as diversas técnicas de previsão, temos o grupo de métodos estatísticos clássicos e os métodos avançados, que trazem uma contribuição no tratamento das não linearidades. É neste contexto, que surge o problema desta dissertação: Quais são as técnicas que apresentam maior acurácia quando aplicadas para previsão de vendas no varejo de moda? Para responder a esta questão, esse trabalho avaliou dez métodos de previsão: Naive, SARIMA, SARIMA com exógenas, SARIMA GARCH, SARIMA GARCH com exógenas, método atual utilizado pela empresa estudada, rede neural MLP, rede neural MLP com exógenas, rede neural recorrente LSTM e rede neural recorrente LSTM com exógenas para quatro séries de quantidades vendidas de categorias de produtos distintas de uma empresa varejista do setor de moda. É fundamental destacar, que de forma casual, a pesquisa identificou que as quatro séries semanais de vendas dos produtos analisados são estacionárias, considerando um período longo de dez anos, o que por si só já é um resultado relevante. A análise dos diversos métodos de previsão para cada série de produto mostrou que os métodos avançados superaram os métodos estatísticos clássicos e, mais especificamente, a rede neural recorrente LSTM foi a que apresentou a maior precisão. Sendo assim, não há dúvidas que adoção dos métodos avançados para as empresas, que atuam no varejo de moda, pode trazer melhorias significativas em termos de gestão de estoque, de gestão da cadeia de abastecimento e de gestão de caixa, garantindo um aumento de eficiência e dos resultados das mesmas. De forma prática, para a empresa estudada foi obtido um incremento de acuracidade de 54,32%.The sales forecasting is a critical aspect for most organizations, since it allows to make the planning process more efficient, thus impacting the results to be obtained by the companies. Among the various forecasting techniques, we have the group of classical statistical methods and the advanced methods, which make a contribution in the treatment of nonlinearities. It is in this context, that the problem of this dissertation arises: What are the techniques that present the greatest accuracy when applied to forecast sales in fashion retail? In order to answer this question, this study evaluated ten predictive methods: Naive, SARIMA, SARIMA with exogenous, SARIMA GARCH, SARIMA GARCH with exogenous, current method used by the studied company, MLP neural network, MLP neural network with exogenous, recurrent neural network LSTM and LSTM recurrent neural network with exogenous for four series of quantities sold from product categories distinct from a retailer in the fashion industry. It is important to highlight that, on a casual basis, the research identified that the four weekly series of sales of the analyzed products are stationary, considering a long period of ten years, which in itself is already a relevant result. The analysis of the various prediction methods for each product series showed that the advanced methods overcame the classic statistical methods and, more specifically, the recurrent neural network LSTM was the one that presented the highest precision. Therefore, there is no doubt that adoption of the advanced methods for companies that operate in fashion retail can bring significant improvements in terms of inventory management, supply chain management and cash management, ensuring an increase in efficiency and in its results. In practice, for the company studied, an accuracy increase of 54.32% was obtained.porSales forecastNeural networksSARIMASARIMA GARCHRecurrents neural networksLSTMPrevisão de vendasMétodos quantitativos de previsãoRedes neuraisRedes neurais recorrentesEconomiaPrevisão de vendas - Modelos estatísticosRedes neurais (Computação)Previsão comercialPlanejamento estratégicoPrevisão de vendas no varejo de moda com modelos de redes neuraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTTese_AdrianaBessa_versaofinal.pdf.txtTese_AdrianaBessa_versaofinal.pdf.txtExtracted 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A previsão de vendas é um aspecto crítico para maior parte das organizações, já que permite tornar o processo de planejamento mais eficiente, impactando assim nos resultados a serem obtidos pelas empresas. Entre as diversas técnicas de previsão, temos o grupo de métodos estatísticos clássicos e os métodos avançados, que trazem uma contribuição no tratamento das não linearidades. É neste contexto, que surge o problema desta dissertação: Quais são as técnicas que apresentam maior acurácia quando aplicadas para previsão de vendas no varejo de moda? Para responder a esta questão, esse trabalho avaliou dez métodos de previsão: Naive, SARIMA, SARIMA com exógenas, SARIMA GARCH, SARIMA GARCH com exógenas, método atual utilizado pela empresa estudada, rede neural MLP, rede neural MLP com exógenas, rede neural recorrente LSTM e rede neural recorrente LSTM com exógenas para quatro séries de quantidades vendidas de categorias de produtos distintas de uma empresa varejista do setor de moda. É fundamental destacar, que de forma casual, a pesquisa identificou que as quatro séries semanais de vendas dos produtos analisados são estacionárias, considerando um período longo de dez anos, o que por si só já é um resultado relevante. A análise dos diversos métodos de previsão para cada série de produto mostrou que os métodos avançados superaram os métodos estatísticos clássicos e, mais especificamente, a rede neural recorrente LSTM foi a que apresentou a maior precisão. Sendo assim, não há dúvidas que adoção dos métodos avançados para as empresas, que atuam no varejo de moda, pode trazer melhorias significativas em termos de gestão de estoque, de gestão da cadeia de abastecimento e de gestão de caixa, garantindo um aumento de eficiência e dos resultados das mesmas. De forma prática, para a empresa estudada foi obtido um incremento de acuracidade de 54,32%. |
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