Previsão de vendas no varejo por meio de redes neurais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44404 |
Resumo: | Neste trabalho, explora-se o uso de redes neurais na previsão de vendas no varejo. Com essa técnica foram elaboradas previsões a partir de dados históricos de vendas de produtos de uma empresa do varejo. Foram gerados modelos com o uso de dados de venda de cada um dos produtos da base de dados, semana a semana. Os resultados sugerem que a modelagem por meio de redes neurais artificiais pode ser considerada adequada para a previsão de demanda de produtos no nível individual (produto a produto). Os modelos obtidos com o uso da metodologia proposta podem prever as vendas de produtos no curto prazo com maior precisão do que as técnicas naïve não-ajustada e de regressão linear, mais freqüentemente utilizadas. |
id |
USP-27_3aef30c68f0eadc6eef2b1147cd8e966 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/44404 |
network_acronym_str |
USP-27 |
network_name_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Previsão de vendas no varejo por meio de redes neuraisUsing neural networks for sales forecast in retail industryPrevisión de ventas en el comercio minorista por medio de redes neuralessales forecastretailing industryartificial neural networksprevisión de ventascomercio minoristaredes neuralesprevisão de vendasvarejoredes neuraisNeste trabalho, explora-se o uso de redes neurais na previsão de vendas no varejo. Com essa técnica foram elaboradas previsões a partir de dados históricos de vendas de produtos de uma empresa do varejo. Foram gerados modelos com o uso de dados de venda de cada um dos produtos da base de dados, semana a semana. Os resultados sugerem que a modelagem por meio de redes neurais artificiais pode ser considerada adequada para a previsão de demanda de produtos no nível individual (produto a produto). Os modelos obtidos com o uso da metodologia proposta podem prever as vendas de produtos no curto prazo com maior precisão do que as técnicas naïve não-ajustada e de regressão linear, mais freqüentemente utilizadas.En este trabajo, se investiga el uso de redes neurales en la previsión de ventas al por menor. Con esa técnica se elaboraron previsiones a partir de datos históricos de ventas de productos de una empresa minorista. Se generaron modelos con el uso de datos de venta de cada uno de los productos de la base de datos, semana a semana. Los resultados sugieren que el modelado por medio de redes neurales artificiales puede ser considerado adecuado para la previsión de demanda de productos considerados individualmente (producto por producto). Los modelos obtenidos con el uso de la metodología propuesta pueden prever las ventas de productos a corto plazo con mayor precisión que las técnicas naïve no ajustada y de regresión lineal, más frecuentemente utilizadas.This paper explores the use of artificial neural networks in sales forecasts in retailing industry. Historical data is used to make forecasts of product sales in the retailing industry. Weekly sales data from individual products were used to generate models. Results sugest that models based upon neural networks can be adequate to individual product sales forecast. Models obtained with the proposed methodology are able to predict product sales in the short term more accurately then non adjusted naïve techniques and linear regression, more frequently used.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4440410.1590/S0080-21072006000300004Revista de Administração; v. 41 n. 3 (2006); 257-272Revista de Administração; Vol. 41 No. 3 (2006); 257-272Revista de Administração; Vol. 41 Núm. 3 (2006); 257-2721984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44404/48024Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Fernando Carvalho dePassari, Antônio Fabrizio Lima2012-09-21T12:21:12Zoai:revistas.usp.br:article/44404Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2012-09-21T12:21:12Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Previsão de vendas no varejo por meio de redes neurais Using neural networks for sales forecast in retail industry Previsión de ventas en el comercio minorista por medio de redes neurales |
title |
Previsão de vendas no varejo por meio de redes neurais |
spellingShingle |
Previsão de vendas no varejo por meio de redes neurais Almeida, Fernando Carvalho de sales forecast retailing industry artificial neural networks previsión de ventas comercio minorista redes neurales previsão de vendas varejo redes neurais |
title_short |
Previsão de vendas no varejo por meio de redes neurais |
title_full |
Previsão de vendas no varejo por meio de redes neurais |
title_fullStr |
Previsão de vendas no varejo por meio de redes neurais |
title_full_unstemmed |
Previsão de vendas no varejo por meio de redes neurais |
title_sort |
Previsão de vendas no varejo por meio de redes neurais |
author |
Almeida, Fernando Carvalho de |
author_facet |
Almeida, Fernando Carvalho de Passari, Antônio Fabrizio Lima |
author_role |
author |
author2 |
Passari, Antônio Fabrizio Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Fernando Carvalho de Passari, Antônio Fabrizio Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sales forecast retailing industry artificial neural networks previsión de ventas comercio minorista redes neurales previsão de vendas varejo redes neurais |
topic |
sales forecast retailing industry artificial neural networks previsión de ventas comercio minorista redes neurales previsão de vendas varejo redes neurais |
description |
Neste trabalho, explora-se o uso de redes neurais na previsão de vendas no varejo. Com essa técnica foram elaboradas previsões a partir de dados históricos de vendas de produtos de uma empresa do varejo. Foram gerados modelos com o uso de dados de venda de cada um dos produtos da base de dados, semana a semana. Os resultados sugerem que a modelagem por meio de redes neurais artificiais pode ser considerada adequada para a previsão de demanda de produtos no nível individual (produto a produto). Os modelos obtidos com o uso da metodologia proposta podem prever as vendas de produtos no curto prazo com maior precisão do que as técnicas naïve não-ajustada e de regressão linear, mais freqüentemente utilizadas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44404 10.1590/S0080-21072006000300004 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44404 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-21072006000300004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44404/48024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Administração info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Administração |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração; v. 41 n. 3 (2006); 257-272 Revista de Administração; Vol. 41 No. 3 (2006); 257-272 Revista de Administração; Vol. 41 Núm. 3 (2006); 257-272 1984-6142 0080-2107 reponame:Revista de Administração (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
collection |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rausp@usp.br||reinhard@usp.br |
_version_ |
1800222888169570304 |