Um estudo sobre o valor e a reatância nas reações dos consumidores brasileiros frente ao recall de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rubens da Costa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/2962
Resumo: Responses of Brazilian consumers to product recall, both in terms of consumer satisfaction with the decision process and in terms of subsequent product choice behavior, are explored. A literature review on product recall and the consumer decision process was made as well as explored the theory of reactancy theory, a proposition which considers the psychological freedom in terms of its broad applicability to consumer behavior. From this base it is planned to develop the protocols of a n exploratory research among Brazilian consumers in order to access their reactions and responses to product recall. Based on the results to be obtained with these efforts it is intended to map the consumer responses allowing recommendations to consumer, producers and government regulators.
id FGV_25b9084c817047fd1f233c5a1182dae7
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/2962
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Santos, Rubens da CostaEscolas::EAESP2009-10-27T17:28:35Z2009-10-27T17:28:35Z2008-01-01T00:00:00Z20082008;3http://hdl.handle.net/10438/2962Responses of Brazilian consumers to product recall, both in terms of consumer satisfaction with the decision process and in terms of subsequent product choice behavior, are explored. A literature review on product recall and the consumer decision process was made as well as explored the theory of reactancy theory, a proposition which considers the psychological freedom in terms of its broad applicability to consumer behavior. From this base it is planned to develop the protocols of a n exploratory research among Brazilian consumers in order to access their reactions and responses to product recall. Based on the results to be obtained with these efforts it is intended to map the consumer responses allowing recommendations to consumer, producers and government regulators.Neste projeto busca-se identificar as reações dos consumidores brasileiros ao recall de produtos. No exterior recall é prática mais antiga enquanto que no Brasil é um procedimento recente, mas que vem ganhando crescente importância nos últimos anos. De fato, esse alerta, que um determinado lote da produção não saiu de fábrica como o planejado, feito pelos fabricantes a um grupo de compradores de seus produtos, vem ocorrendo com mais freqüência e particularmente no setor automobilístico. Todavia, é bem possível que muitos consumidores ainda não conheçam esse procedimento e nem saibam que estão sujeitos a imprevistos como o de adquirir um produto que, mesmo tendo passado pelos testes de qualidade do fabricante, possa estar sendo objeto de um chamado desse tipo, pois algo diferente do que era esperado foi encontrado no produto: ele não passou por alguma sabatina posterior de testes do fabricante ou até mesmo de sua matriz no exterior! O objetivo do estudo é o de identificar as reações do consumidor frente ao recall de produtos e os impactos que possa estar criando para ele.porRelatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.3Consumer behaviorConsumer decision processRecall de produtoReatância psicológicaAdministração de empresasComportamento do consumidorProcesso decisórioUm estudo sobre o valor e a reatância nas reações dos consumidores brasileiros frente ao recall de produtosValue and reactancy among Brazilian consumer and their reactions to product recallinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRel032008.pdfapplication/pdf188937https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2f28550b-84de-4d83-b228-efd91eb93a9e/download905cbbe61513062b2cd225be6eba12c4MD51TEXTRel032008.pdf.txtRel032008.pdf.txtExtracted texttext/plain102561https://repositorio.fgv.br/bitstreams/cad8d82d-6641-4718-8e3b-aa3e4a7402ea/download2abab632def34100a5cb5822ed34ce5dMD56THUMBNAILRel032008.pdf.jpgRel032008.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3813https://repositorio.fgv.br/bitstreams/34a84db9-b551-42cd-a5d6-e014043e35a3/downloade3d617261348a4d0480a8b1402681379MD5710438/29622023-11-09 21:59:40.901open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2962https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T21:59:40Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Um estudo sobre o valor e a reatância nas reações dos consumidores brasileiros frente ao recall de produtos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Value and reactancy among Brazilian consumer and their reactions to product recall
title Um estudo sobre o valor e a reatância nas reações dos consumidores brasileiros frente ao recall de produtos
spellingShingle Um estudo sobre o valor e a reatância nas reações dos consumidores brasileiros frente ao recall de produtos
Santos, Rubens da Costa
Consumer behavior
Consumer decision process
Recall de produto
Reatância psicológica
Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Processo decisório
title_short Um estudo sobre o valor e a reatância nas reações dos consumidores brasileiros frente ao recall de produtos
title_full Um estudo sobre o valor e a reatância nas reações dos consumidores brasileiros frente ao recall de produtos
title_fullStr Um estudo sobre o valor e a reatância nas reações dos consumidores brasileiros frente ao recall de produtos
title_full_unstemmed Um estudo sobre o valor e a reatância nas reações dos consumidores brasileiros frente ao recall de produtos
title_sort Um estudo sobre o valor e a reatância nas reações dos consumidores brasileiros frente ao recall de produtos
author Santos, Rubens da Costa
author_facet Santos, Rubens da Costa
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rubens da Costa
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Consumer decision process
topic Consumer behavior
Consumer decision process
Recall de produto
Reatância psicológica
Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Processo decisório
dc.subject.por.fl_str_mv Recall de produto
Reatância psicológica
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Processo decisório
description Responses of Brazilian consumers to product recall, both in terms of consumer satisfaction with the decision process and in terms of subsequent product choice behavior, are explored. A literature review on product recall and the consumer decision process was made as well as explored the theory of reactancy theory, a proposition which considers the psychological freedom in terms of its broad applicability to consumer behavior. From this base it is planned to develop the protocols of a n exploratory research among Brazilian consumers in order to access their reactions and responses to product recall. Based on the results to be obtained with these efforts it is intended to map the consumer responses allowing recommendations to consumer, producers and government regulators.
publishDate 2008
dc.date.created.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-10-27T17:28:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-10-27T17:28:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/2962
dc.identifier.sici.none.fl_str_mv 2008;3
identifier_str_mv 2008;3
url http://hdl.handle.net/10438/2962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.por.fl_str_mv Relatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2f28550b-84de-4d83-b228-efd91eb93a9e/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/cad8d82d-6641-4718-8e3b-aa3e4a7402ea/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/34a84db9-b551-42cd-a5d6-e014043e35a3/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 905cbbe61513062b2cd225be6eba12c4
2abab632def34100a5cb5822ed34ce5d
e3d617261348a4d0480a8b1402681379
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023866571948032