Mapeamento do Employee Value Proposition (EVP) numa empresa do setor de desenvolvimento imobiliário: uma pesquisa-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Camila Lombardi de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/30818
Resumo: O objetivo desta pesquisa-ação foi mapear o Employee Value Proposition (EVP) percebido pelos colaboradores da empresa em estudo, de forma a identificar o que a torna única, ou seja, o que a diferencia do mercado em geral e de seus concorrentes. Como resultado dessa construção, foram mapeadas as principais bases do EVP percebido pelo colaborador, assim como suas expectativas não atendidas. O método de pesquisa escolhido foi o da pesquisa-ação, tendo como guias os modelos de Coghlan e Brannick (2005), sobre como realizar uma pesquisaação em minha própria organização, o de Mosley e Schmidt (2017) para o mapeamento do EVP e o da Universum, que ofereceu à pesquisa o framework de atributos do EVP. Foi possível observar que os colaboradores da empresa em estudo gostam de trabalhar nela e que os aspectos relacionados às dimensões do EVP – Status, Propósito, Performance e Ambiente de trabalho – foram os que mais se destacaram em todas as análises. Ainda que em um recorte ou outro pudesse haver destaques diferentes, esses quatro aspectos prioritariamente figuram entre os mais relevantes e importantes pelos colaboradores, constituindo, portanto, a base do EVP percebido pelos colaboradores – aquilo que torna a empresa em estudo única e que justifica a escolha diária em pertencer a ela. Os resultados da pesquisa-ação realizada não poderão ser reaproveitados, uma vez que são únicos da empresa estudada e, portanto, exclusivos desta; no entanto, o processo realizado pode ser aproveitado em empresas que desejam mapear o EVP do ponto de vista do colaborador ou mesmo da liderança, para a construção do seu próprio EVP e estratégia de Employer Branding (EB), constituindo um guia prático para qualquer empresa que deseje obter esse resultado para maior engajamento, retenção e atração de talentos.
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Foi possível observar que os colaboradores da empresa em estudo gostam de trabalhar nela e que os aspectos relacionados às dimensões do EVP – Status, Propósito, Performance e Ambiente de trabalho – foram os que mais se destacaram em todas as análises. Ainda que em um recorte ou outro pudesse haver destaques diferentes, esses quatro aspectos prioritariamente figuram entre os mais relevantes e importantes pelos colaboradores, constituindo, portanto, a base do EVP percebido pelos colaboradores – aquilo que torna a empresa em estudo única e que justifica a escolha diária em pertencer a ela. Os resultados da pesquisa-ação realizada não poderão ser reaproveitados, uma vez que são únicos da empresa estudada e, portanto, exclusivos desta; no entanto, o processo realizado pode ser aproveitado em empresas que desejam mapear o EVP do ponto de vista do colaborador ou mesmo da liderança, para a construção do seu próprio EVP e estratégia de Employer Branding (EB), constituindo um guia prático para qualquer empresa que deseje obter esse resultado para maior engajamento, retenção e atração de talentos.The objective of this action research is to map the Employee Value Proposition (EVP) as perceived by the employees of the company under study, in order to identify what makes it unique, that is, what differentiates it from the market in general and its competitors. As a result of this construction, the main characteristics, the bases of the EVP as perceived by the employee, as well as their unmet expectations, have been mapped. The research method chosen was action research and it was guided by the Coghlan and Brannick models on how to carry out an action research within my own organization, by Mosley and Schmidt for mapping the EVP and Universum consultancy, which offered the research the EVP attribute framework. It was possible to observe that the employees of the company under study like to work in it, and that the aspects related to the dimensions of the EVP Status, Purpose, Performance and Work Environment were the ones which stood out in all analyses. Although there could be different highlights, these four aspects are primarily among the most relevant and important by employees, thus constituting the basis of the EVP perceived by employees. In this fashion, we can configure these dimensions of the EVP as the ones perceived by the employees, which means in their perspective, what the company does in a singular way and what justifies their daily choice to belong to it. The results of the action research which was carried cannot be reused because they are unique to the company which was studied. However, the process can be used in companies that wish to map the EVP from the point of view of the employee or even the leadership, for the construction of their own EVP and Employer Branding strategy, thus being a practical guide for any company that wants to achieve this result for greater engagement, retention and attraction of talents.porEmployee Value PropositionEmployer brandingTurnoverTalent attractionEngagementEmployee retentionAtração de talentosEngajamentoRetenção de colaboradoresAdministração de empresasImagem corporativaRecursos humanosPessoal - PermanênciaMercado imobiliário - Estudo de casosMapeamento do Employee Value Proposition (EVP) numa empresa do setor de desenvolvimento imobiliário: uma pesquisa-açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTA versão final pos 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description O objetivo desta pesquisa-ação foi mapear o Employee Value Proposition (EVP) percebido pelos colaboradores da empresa em estudo, de forma a identificar o que a torna única, ou seja, o que a diferencia do mercado em geral e de seus concorrentes. Como resultado dessa construção, foram mapeadas as principais bases do EVP percebido pelo colaborador, assim como suas expectativas não atendidas. O método de pesquisa escolhido foi o da pesquisa-ação, tendo como guias os modelos de Coghlan e Brannick (2005), sobre como realizar uma pesquisaação em minha própria organização, o de Mosley e Schmidt (2017) para o mapeamento do EVP e o da Universum, que ofereceu à pesquisa o framework de atributos do EVP. Foi possível observar que os colaboradores da empresa em estudo gostam de trabalhar nela e que os aspectos relacionados às dimensões do EVP – Status, Propósito, Performance e Ambiente de trabalho – foram os que mais se destacaram em todas as análises. Ainda que em um recorte ou outro pudesse haver destaques diferentes, esses quatro aspectos prioritariamente figuram entre os mais relevantes e importantes pelos colaboradores, constituindo, portanto, a base do EVP percebido pelos colaboradores – aquilo que torna a empresa em estudo única e que justifica a escolha diária em pertencer a ela. Os resultados da pesquisa-ação realizada não poderão ser reaproveitados, uma vez que são únicos da empresa estudada e, portanto, exclusivos desta; no entanto, o processo realizado pode ser aproveitado em empresas que desejam mapear o EVP do ponto de vista do colaborador ou mesmo da liderança, para a construção do seu próprio EVP e estratégia de Employer Branding (EB), constituindo um guia prático para qualquer empresa que deseje obter esse resultado para maior engajamento, retenção e atração de talentos.
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