Ouvidoria e seus elementos de maturidade: análise do plano de integridade das organizações públicas e sua relação com a maturidade das ouvidorias.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/35902 |
Resumo: | Objetivo - A presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo comparado de três ouvidorias públicas da administração direta federal – Ministério da Educação, Ministério da Cidadania e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - no que diz respeito ao grau de maturidade de suas unidades no Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública e ao regramento institucional presente nos planos de integridades desses órgãos que se relacionam às atividades de ouvidoria, em específico ao recebimento e tratamento de denúncias, a fim de identificar aspectos comuns de maturidade e de normatização. Metodologia - Este trabalho é um estudo teórico empírico, qualitativo-descritivo, com dados provenientes de pesquisa documental e bibliográfica a partir de buscas realizadas via internet em sites dos órgãos analisados e em outras publicações institucionais. Resultados - Por resultados dessa pesquisa, tem-se o levantamento de características que contribuem para o amadurecimento das ouvidorias. Os resultados indicaram a existência de aspectos comuns ao desempenho nas atribuições das ouvidorias, em especial no tema relacionado a denúncias. Limitações do estudo - Esta pesquisa analisou apenas três órgãos da administração direta, não sendo uma conclusão estendida a todas as ouvidorias que compõem o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal, ao mesmo tempo que não há histórico das mesmas iniciativas das ações identificadas a fim de estabelecer uma comparação de suas próprias evoluções. Outra limitação refere-se aos parâmetros estabelecidos para seleção das unidades, tendo em vista que a materialidade em relação ao volume de denúncias recebidas pelas unidades não contempladas no estudo representa políticas públicas primordiais à sociedade. Aplicabilidade - Este trabalho aplica-se na ampliação de estudos sobre a evolução das atribuições das Ouvidorias enquanto unidade de integridade de organizações públicas e a associação ao grau de maturidade de suas dimensões, utilizando um instrumento gerencial capaz de identificar suas principais forças e fraquezas, e atuar de maneira efetiva para ampliação de suas capacidades. Dessa forma, acredita-se que o trabalho possa fornecer subsídios para novas pesquisas e análises críticas sobre a mensuração das capacidades das Ouvidorias e verificar outros fatores que contribuem para promoção de uma relação virtuosa entre Estado e sociedade, e que sejam capazes, também, de promover processos de melhoria, sejam eles estruturais ou sistêmicos. Originalidade - Ressalta-se o ineditismo da abordagem por ser inconcebível um estudo que permitisse identificar standards de integridade e sua relação com a maturidade das ouvidorias uma vez que o Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública foi lançado em 16/03/2021, com prazo para autodiagnóstico pelas mais de 300 ouvidorias do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo federal (SisOuv) até setembro de 2021, além de envolver fases posteriores que têm previsão para conclusão em março/2023, nos termos do seu Guia de Implementação (CGU, 2021). Assim, é uma a oportunidade de coletar relevantes insumos ainda pouco explorados no campo teórico-prático aplicado ao contexto das ouvidorias e sua relação com as ações de integridade nos órgãos públicos. |
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Marcelino, LuanaEscolas::EBAPEBarbosa, Luiz Gustavo MedeirosRiche, Cristina AyoubFrare, Irineu Rodrigues2024-09-27T19:58:28Z2024-09-27T19:58:28Z2022-12-27https://hdl.handle.net/10438/35902Objetivo - A presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo comparado de três ouvidorias públicas da administração direta federal – Ministério da Educação, Ministério da Cidadania e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - no que diz respeito ao grau de maturidade de suas unidades no Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública e ao regramento institucional presente nos planos de integridades desses órgãos que se relacionam às atividades de ouvidoria, em específico ao recebimento e tratamento de denúncias, a fim de identificar aspectos comuns de maturidade e de normatização. Metodologia - Este trabalho é um estudo teórico empírico, qualitativo-descritivo, com dados provenientes de pesquisa documental e bibliográfica a partir de buscas realizadas via internet em sites dos órgãos analisados e em outras publicações institucionais. Resultados - Por resultados dessa pesquisa, tem-se o levantamento de características que contribuem para o amadurecimento das ouvidorias. Os resultados indicaram a existência de aspectos comuns ao desempenho nas atribuições das ouvidorias, em especial no tema relacionado a denúncias. Limitações do estudo - Esta pesquisa analisou apenas três órgãos da administração direta, não sendo uma conclusão estendida a todas as ouvidorias que compõem o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal, ao mesmo tempo que não há histórico das mesmas iniciativas das ações identificadas a fim de estabelecer uma comparação de suas próprias evoluções. Outra limitação refere-se aos parâmetros estabelecidos para seleção das unidades, tendo em vista que a materialidade em relação ao volume de denúncias recebidas pelas unidades não contempladas no estudo representa políticas públicas primordiais à sociedade. Aplicabilidade - Este trabalho aplica-se na ampliação de estudos sobre a evolução das atribuições das Ouvidorias enquanto unidade de integridade de organizações públicas e a associação ao grau de maturidade de suas dimensões, utilizando um instrumento gerencial capaz de identificar suas principais forças e fraquezas, e atuar de maneira efetiva para ampliação de suas capacidades. Dessa forma, acredita-se que o trabalho possa fornecer subsídios para novas pesquisas e análises críticas sobre a mensuração das capacidades das Ouvidorias e verificar outros fatores que contribuem para promoção de uma relação virtuosa entre Estado e sociedade, e que sejam capazes, também, de promover processos de melhoria, sejam eles estruturais ou sistêmicos. Originalidade - Ressalta-se o ineditismo da abordagem por ser inconcebível um estudo que permitisse identificar standards de integridade e sua relação com a maturidade das ouvidorias uma vez que o Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública foi lançado em 16/03/2021, com prazo para autodiagnóstico pelas mais de 300 ouvidorias do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo federal (SisOuv) até setembro de 2021, além de envolver fases posteriores que têm previsão para conclusão em março/2023, nos termos do seu Guia de Implementação (CGU, 2021). Assim, é uma a oportunidade de coletar relevantes insumos ainda pouco explorados no campo teórico-prático aplicado ao contexto das ouvidorias e sua relação com as ações de integridade nos órgãos públicos.Objective - This research aims to conduct a comparative study of three public ombudsman offices of the federal direct administration - Ministry of Education, Ministry of Citizenship and Ministry of Agriculture, Livestock and Supply - with regard to the degree of maturity of their units in the Maturity Model in Public Ombudsman and the institutional rule present in the integrity plans of these bodies that relate to ombudsman activities, in particular to the receipt and treatment of complaints, in order to identify common aspects of maturity and standardization. Methodology - This work is an empirical theoretical study, qualitative-descriptive, with data from documentary and bibliographic research from internet searches on websites of the analyzed agencies and other institutional publications. Findings – For the results of this research, there is a survey of characteristics that contribute to the maturation of the ombudsman's. The results indicated the existence of aspects common to the performance of the units in the promotion of social participation and in other duties of the ombudsman' s, especially in the subject related to complaints. Limitations - This research analyzed only three organs of direct administration, not being a conclusion extended to all the ombudsman's office that make up the Ombudsman's System of the Federal Executive Power, while there is no history of the same initiatives of the actions identified in order to establish a comparison of their own evolutions. Another limitation refers to the parameters established for the selection of units, considering that the materiality in relation to the volume of complaints received by the units not included in the study represents primary public policies to society. Applicability - This work applies in the expansion of studies on the evolution of the ombudsman's attributions as a unit of integrity of public organizations and the association with the degree of maturity of their dimensions, using a management instrument capable of identifying their main strengths and weaknesses, and acting effectively to expand their capacities. Thus, it is believed that the work can provide subsidies for new research and critical analyses on the measurement of the ombudsman's capacities and verify other factors that contribute to the promotion of a virtuous relationship between the State and society, and that are also capable of promoting improvement processes, whether structural or systemic. Originality - The novelty of the approach is emphasized because it is inconceivable a study that would allow the identification of standards of integrity and their relationship with the maturity of the ombudsman's office once the Model of Maturity in public ombudsman was launched on 03/16/2021, with a deadline for self-diagnosis by the more than 300 ombudsman's office of the Federal Executive Branch (SisOuv) until September 2021, in addition to involving later phases that are expected to be completed in March/2023, pursuant to its Implementation Guide (CGU, 2021). Moreover, there are no studies on citizen satisfaction in the treatment of complaints by the organs of the Federal Executive Branch, and there is, therefore, the opportunity to collect relevant research materials, still little explored in the academic field.porOuvidoriaMaturidadeGovernançaIntegridadeDenúnciaGovernanceIntegrityOmbudsmanMaturityWhistleblowingAdministração públicaOuvidorias - BrasilOrganizações públicas - BrasilTransparência na administração pública - BrasilGovernança públicaOuvidoria e seus elementos de maturidade: análise do plano de integridade das organizações públicas e sua relação com a maturidade das ouvidorias.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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Administração pública |
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Ouvidorias - Brasil Organizações públicas - Brasil Transparência na administração pública - Brasil Governança pública |
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Objetivo - A presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo comparado de três ouvidorias públicas da administração direta federal – Ministério da Educação, Ministério da Cidadania e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - no que diz respeito ao grau de maturidade de suas unidades no Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública e ao regramento institucional presente nos planos de integridades desses órgãos que se relacionam às atividades de ouvidoria, em específico ao recebimento e tratamento de denúncias, a fim de identificar aspectos comuns de maturidade e de normatização. Metodologia - Este trabalho é um estudo teórico empírico, qualitativo-descritivo, com dados provenientes de pesquisa documental e bibliográfica a partir de buscas realizadas via internet em sites dos órgãos analisados e em outras publicações institucionais. Resultados - Por resultados dessa pesquisa, tem-se o levantamento de características que contribuem para o amadurecimento das ouvidorias. Os resultados indicaram a existência de aspectos comuns ao desempenho nas atribuições das ouvidorias, em especial no tema relacionado a denúncias. Limitações do estudo - Esta pesquisa analisou apenas três órgãos da administração direta, não sendo uma conclusão estendida a todas as ouvidorias que compõem o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal, ao mesmo tempo que não há histórico das mesmas iniciativas das ações identificadas a fim de estabelecer uma comparação de suas próprias evoluções. Outra limitação refere-se aos parâmetros estabelecidos para seleção das unidades, tendo em vista que a materialidade em relação ao volume de denúncias recebidas pelas unidades não contempladas no estudo representa políticas públicas primordiais à sociedade. Aplicabilidade - Este trabalho aplica-se na ampliação de estudos sobre a evolução das atribuições das Ouvidorias enquanto unidade de integridade de organizações públicas e a associação ao grau de maturidade de suas dimensões, utilizando um instrumento gerencial capaz de identificar suas principais forças e fraquezas, e atuar de maneira efetiva para ampliação de suas capacidades. Dessa forma, acredita-se que o trabalho possa fornecer subsídios para novas pesquisas e análises críticas sobre a mensuração das capacidades das Ouvidorias e verificar outros fatores que contribuem para promoção de uma relação virtuosa entre Estado e sociedade, e que sejam capazes, também, de promover processos de melhoria, sejam eles estruturais ou sistêmicos. Originalidade - Ressalta-se o ineditismo da abordagem por ser inconcebível um estudo que permitisse identificar standards de integridade e sua relação com a maturidade das ouvidorias uma vez que o Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública foi lançado em 16/03/2021, com prazo para autodiagnóstico pelas mais de 300 ouvidorias do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo federal (SisOuv) até setembro de 2021, além de envolver fases posteriores que têm previsão para conclusão em março/2023, nos termos do seu Guia de Implementação (CGU, 2021). Assim, é uma a oportunidade de coletar relevantes insumos ainda pouco explorados no campo teórico-prático aplicado ao contexto das ouvidorias e sua relação com as ações de integridade nos órgãos públicos. |
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