Doação: uma figura estratégica para o marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, João Baptista de Paula Vilhena
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3356
Resumo: Este trabalho analisa diversas correntes de pensamento acerca do tema estratégia e apresenta o modelo de análise estratégica originalmente desenvolvido pelo professor Luciano Zajdsznajder - ex-professor da cadeira Pensamento Estratégico na Escola Brasileira de Administração Pública. As doutrinas estratégicas aqui abordadas pertencem a duas áreas de atuação: militar e empresarial. Na área militar, analisamos os principais elementos das obras de Sun Tzu, Carl von Clausewitz e B.H. Liddell Hart. Na esfera empresarial, são analisados os seguintes autores: Michael Porter, H. Igor Ansoff e Francisco Gracioso. O modelo do professor Zajdsznajder é, então, apresentado e analisado. Este modelo fundamenta-se na análise das cinco principais possibilidades de orientação estratégica - ou seja, o pensamento, os modelos mentais que determinam as ações e decisões estratégicas -, que são: o conflito, a coerção, a competição, a negociação e a doação. São fornecidos diversos exemplos de empresas cujas estratégias fundamentam-se em cada uma das cinco orientações e são observadas, inferidas e analisadas as conseqüências dessas opções. Finalmente, concluímos que a orientação da doação apresenta, no atual ambiente de mercado, vantagens sobre as demais orientações como fundamento para a formulação de estratégias de marketing.
id FGV_2ff9fc00b41eeebacdd0a40b4374a06f
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/3356
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Soares, João Baptista de Paula VilhenaEscolas::EBAPEThiery-Cherques, Hermano RobertoPenteado, José Roberto WhitakerSaravia, Enrique J.2009-11-18T18:56:21Z2009-11-18T18:56:21Z2000SOARES, João Batista De Paula V.. Doação : uma figura estratégica para o marketing. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2000.http://hdl.handle.net/10438/3356Este trabalho analisa diversas correntes de pensamento acerca do tema estratégia e apresenta o modelo de análise estratégica originalmente desenvolvido pelo professor Luciano Zajdsznajder - ex-professor da cadeira Pensamento Estratégico na Escola Brasileira de Administração Pública. As doutrinas estratégicas aqui abordadas pertencem a duas áreas de atuação: militar e empresarial. Na área militar, analisamos os principais elementos das obras de Sun Tzu, Carl von Clausewitz e B.H. Liddell Hart. Na esfera empresarial, são analisados os seguintes autores: Michael Porter, H. Igor Ansoff e Francisco Gracioso. O modelo do professor Zajdsznajder é, então, apresentado e analisado. Este modelo fundamenta-se na análise das cinco principais possibilidades de orientação estratégica - ou seja, o pensamento, os modelos mentais que determinam as ações e decisões estratégicas -, que são: o conflito, a coerção, a competição, a negociação e a doação. São fornecidos diversos exemplos de empresas cujas estratégias fundamentam-se em cada uma das cinco orientações e são observadas, inferidas e analisadas as conseqüências dessas opções. Finalmente, concluímos que a orientação da doação apresenta, no atual ambiente de mercado, vantagens sobre as demais orientações como fundamento para a formulação de estratégias de marketing.This work analyses the various streams of opinions concerning the theme strategy and introduces the pattern of strategic analysis originally developed by Professor Luciano Zajdsznajder - former teacher of the Pensamento Estratégico subject in the Escola Brasileira de Administração Pública. The strategic doctrines hereby approached belong to two areas of performance: military and entrepreneurial. In the military tield, the main elements in the works of Sun Tzu, Carl von Clausewitz e B. H. Liddelll Hart are examined. In the entrepreneurial sphere, the following authors are analyzed: Michael Porte r, H. Igor Ansoff and Francisco Gracioso. Professor Zajdsznajder's pattern is then presented and discussed. It is based in the study of the tive main possibilities on strategic orientation - in other words, thought, mental models which are determinant for the actions and strategic decisions - which are: conflict, coercion, com petition , negotiation and donation. Several examples are given from companies whose strategies have their fundaments in each one of the tive orientations and consequences of these options are observed, inferred and studied accurately . Finally, it is concluded that orientation of the donation produces, in the actual market environment, advantages over the other directions as foundation to formulate marketing strategies.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessPolíticas & EstratégiasAdministração de empresasPlanejamento empresarialEstratégiaDoaçõesMarketing de relacionamentoDoação: uma figura estratégica para o marketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000307281.pdf000307281.pdfPDFapplication/pdf8261249https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ca4ae88f-3065-42ba-baf8-8295bd239d5b/download64d1229f4c6b5487297aed9a55efa76bMD51TEXT000307281.pdf.txt000307281.pdf.txtExtracted texttext/plain102810https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b0f7bd7b-2de6-4c56-8b9a-4d0f0ccbafb5/downloadf6a081b0072aa994b10662cb7ceadee7MD54THUMBNAIL000307281.pdf.jpg000307281.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3231https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bea53e54-e5b2-4bbe-b05c-2e0778a531b3/download5083fdabc7f2c5d5e0d1ddfbcf49867bMD5510438/33562023-11-27 14:31:37.079open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3356https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-27T14:31:37Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Doação: uma figura estratégica para o marketing
title Doação: uma figura estratégica para o marketing
spellingShingle Doação: uma figura estratégica para o marketing
Soares, João Baptista de Paula Vilhena
Políticas & Estratégias
Administração de empresas
Planejamento empresarial
Estratégia
Doações
Marketing de relacionamento
title_short Doação: uma figura estratégica para o marketing
title_full Doação: uma figura estratégica para o marketing
title_fullStr Doação: uma figura estratégica para o marketing
title_full_unstemmed Doação: uma figura estratégica para o marketing
title_sort Doação: uma figura estratégica para o marketing
author Soares, João Baptista de Paula Vilhena
author_facet Soares, João Baptista de Paula Vilhena
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Thiery-Cherques, Hermano Roberto
Penteado, José Roberto Whitaker
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, João Baptista de Paula Vilhena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saravia, Enrique J.
contributor_str_mv Saravia, Enrique J.
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas & Estratégias
topic Políticas & Estratégias
Administração de empresas
Planejamento empresarial
Estratégia
Doações
Marketing de relacionamento
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Planejamento empresarial
Estratégia
Doações
Marketing de relacionamento
description Este trabalho analisa diversas correntes de pensamento acerca do tema estratégia e apresenta o modelo de análise estratégica originalmente desenvolvido pelo professor Luciano Zajdsznajder - ex-professor da cadeira Pensamento Estratégico na Escola Brasileira de Administração Pública. As doutrinas estratégicas aqui abordadas pertencem a duas áreas de atuação: militar e empresarial. Na área militar, analisamos os principais elementos das obras de Sun Tzu, Carl von Clausewitz e B.H. Liddell Hart. Na esfera empresarial, são analisados os seguintes autores: Michael Porter, H. Igor Ansoff e Francisco Gracioso. O modelo do professor Zajdsznajder é, então, apresentado e analisado. Este modelo fundamenta-se na análise das cinco principais possibilidades de orientação estratégica - ou seja, o pensamento, os modelos mentais que determinam as ações e decisões estratégicas -, que são: o conflito, a coerção, a competição, a negociação e a doação. São fornecidos diversos exemplos de empresas cujas estratégias fundamentam-se em cada uma das cinco orientações e são observadas, inferidas e analisadas as conseqüências dessas opções. Finalmente, concluímos que a orientação da doação apresenta, no atual ambiente de mercado, vantagens sobre as demais orientações como fundamento para a formulação de estratégias de marketing.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-18T18:56:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-18T18:56:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES, João Batista De Paula V.. Doação : uma figura estratégica para o marketing. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2000.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/3356
identifier_str_mv SOARES, João Batista De Paula V.. Doação : uma figura estratégica para o marketing. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2000.
url http://hdl.handle.net/10438/3356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ca4ae88f-3065-42ba-baf8-8295bd239d5b/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b0f7bd7b-2de6-4c56-8b9a-4d0f0ccbafb5/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bea53e54-e5b2-4bbe-b05c-2e0778a531b3/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 64d1229f4c6b5487297aed9a55efa76b
f6a081b0072aa994b10662cb7ceadee7
5083fdabc7f2c5d5e0d1ddfbcf49867b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797625574457344