A disponibilidade de acesso como componente da qualidade percebida do serviço de internet banking e seu tratamento por um banco brasileiro de varejo: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Socolowski, Jorge Carlos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/5475
Resumo: O Internet Banking assume um papel cada vez mais importante para os bancos, estando relacionado com estratégias de redução de custos, ampliação e retenção da base de usuários, possibilidade de novos negócios, inovação, entre outras. Este estudo procura avaliar em que medida os processos de gestão de TI aplicados ao serviço de Internet Banking em um banco de varejo estão alinhados com sua estratégia de negócios e se são eficazes em atender a expectativa de qualidade de seus usuários. Neste trabalho foi utilizada uma abordagem qualitativa através do estudo de caso em uma grande instituição financeira nacional, a partir da análise de seus processos e indicadores de gestão de infra-estrutura de TI e de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a gerentes e analistas da área de tecnologia. Os resultados sugerem que a utilização da variável disponibilidade de acesso do serviço de Internet Banking como métrica diretora do alinhamento estratégico entre as áreas de TI e as áreas de negócio pode acarretar melhorias na satisfação dos usuários, representadas pela evolução do índice mensal de reclamações do serviço.
id FGV_39a6f5dbbbbaceef07ec25fb7487b947
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/5475
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Socolowski, Jorge CarlosEscolas::EAESPLeite, Jaci Corrêa2010-04-20T20:19:47Z2008-04-29SOCOLOWSKI, Jorge Carlos. A disponibilidade de acesso como componente da qualidade percebida do serviço de internet banking e seu tratamento por um banco brasileiro de varejo: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.http://hdl.handle.net/10438/5475O Internet Banking assume um papel cada vez mais importante para os bancos, estando relacionado com estratégias de redução de custos, ampliação e retenção da base de usuários, possibilidade de novos negócios, inovação, entre outras. Este estudo procura avaliar em que medida os processos de gestão de TI aplicados ao serviço de Internet Banking em um banco de varejo estão alinhados com sua estratégia de negócios e se são eficazes em atender a expectativa de qualidade de seus usuários. Neste trabalho foi utilizada uma abordagem qualitativa através do estudo de caso em uma grande instituição financeira nacional, a partir da análise de seus processos e indicadores de gestão de infra-estrutura de TI e de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a gerentes e analistas da área de tecnologia. Os resultados sugerem que a utilização da variável disponibilidade de acesso do serviço de Internet Banking como métrica diretora do alinhamento estratégico entre as áreas de TI e as áreas de negócio pode acarretar melhorias na satisfação dos usuários, representadas pela evolução do índice mensal de reclamações do serviço.Internet Banking has an increasingly role for banks and its related strategies for reducing costs, expansion and retention of user base, new business, innovation, among others. This study seeks to assess to what extent the IT management processes applied to the Internet Banking service in a retail bank are aligned with its business strategy and are effective to meet users’ quality expectations. A qualitative approach was used, through a case study on a major Brazilian financial bank. Its IT infrastructure management processes and metrics have been studied, and interviews applied to managers and analysts in the IT area. Findings suggest that the use of Internet Banking service availability as the driver of strategic alignment between IT and business areas can result in improvements in users’ satisfaction, represented by the evolution of complaints related to the Internet Banking service.porAnálise e tecnologia da informaçãoBancosQualidade de serviçosGestão de serviços em TIAlinhamento estratégicoInternet bankingIT service managementService qualityStrategic alignmentBanksAdministração de empresasBancos virtuaisTecnologia da informação - AvaliaçãoBancos - Automação - AvaliaçãoA disponibilidade de acesso como componente da qualidade percebida do serviço de internet banking e seu tratamento por um banco brasileiro de varejo: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisforever10000-01-01reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL176599.pdfapplication/pdf876932https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b7efc9a2-cf97-44a2-a4d8-5942e9e15236/downloadef8000a8886de223bc1442221f883479MD51TEXT176599.pdf.txt176599.pdf.txtExtracted texttext/plain102976https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dea514d2-7507-43c7-bb0d-a1dcf0f38cec/download2071b55f5bea90fe20e0c63e2331233fMD56THUMBNAIL176599.pdf.jpg176599.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2762https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0cbbbda6-cdb6-4991-ba69-7ccd41b1c6d8/downloadec43419345c0a938686e153a52f24942MD5710438/54752023-11-09 14:08:09.164embargooai:repositorio.fgv.br:10438/5475https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T14:08:09Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv A disponibilidade de acesso como componente da qualidade percebida do serviço de internet banking e seu tratamento por um banco brasileiro de varejo: um estudo de caso
title A disponibilidade de acesso como componente da qualidade percebida do serviço de internet banking e seu tratamento por um banco brasileiro de varejo: um estudo de caso
spellingShingle A disponibilidade de acesso como componente da qualidade percebida do serviço de internet banking e seu tratamento por um banco brasileiro de varejo: um estudo de caso
Socolowski, Jorge Carlos
Análise e tecnologia da informação
Bancos
Qualidade de serviços
Gestão de serviços em TI
Alinhamento estratégico
Internet banking
IT service management
Service quality
Strategic alignment
Banks
Administração de empresas
Bancos virtuais
Tecnologia da informação - Avaliação
Bancos - Automação - Avaliação
title_short A disponibilidade de acesso como componente da qualidade percebida do serviço de internet banking e seu tratamento por um banco brasileiro de varejo: um estudo de caso
title_full A disponibilidade de acesso como componente da qualidade percebida do serviço de internet banking e seu tratamento por um banco brasileiro de varejo: um estudo de caso
title_fullStr A disponibilidade de acesso como componente da qualidade percebida do serviço de internet banking e seu tratamento por um banco brasileiro de varejo: um estudo de caso
title_full_unstemmed A disponibilidade de acesso como componente da qualidade percebida do serviço de internet banking e seu tratamento por um banco brasileiro de varejo: um estudo de caso
title_sort A disponibilidade de acesso como componente da qualidade percebida do serviço de internet banking e seu tratamento por um banco brasileiro de varejo: um estudo de caso
author Socolowski, Jorge Carlos
author_facet Socolowski, Jorge Carlos
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Socolowski, Jorge Carlos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, Jaci Corrêa
contributor_str_mv Leite, Jaci Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Análise e tecnologia da informação
Bancos
Qualidade de serviços
Gestão de serviços em TI
Alinhamento estratégico
topic Análise e tecnologia da informação
Bancos
Qualidade de serviços
Gestão de serviços em TI
Alinhamento estratégico
Internet banking
IT service management
Service quality
Strategic alignment
Banks
Administração de empresas
Bancos virtuais
Tecnologia da informação - Avaliação
Bancos - Automação - Avaliação
dc.subject.eng.fl_str_mv Internet banking
IT service management
Service quality
Strategic alignment
Banks
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Bancos virtuais
Tecnologia da informação - Avaliação
Bancos - Automação - Avaliação
description O Internet Banking assume um papel cada vez mais importante para os bancos, estando relacionado com estratégias de redução de custos, ampliação e retenção da base de usuários, possibilidade de novos negócios, inovação, entre outras. Este estudo procura avaliar em que medida os processos de gestão de TI aplicados ao serviço de Internet Banking em um banco de varejo estão alinhados com sua estratégia de negócios e se são eficazes em atender a expectativa de qualidade de seus usuários. Neste trabalho foi utilizada uma abordagem qualitativa através do estudo de caso em uma grande instituição financeira nacional, a partir da análise de seus processos e indicadores de gestão de infra-estrutura de TI e de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a gerentes e analistas da área de tecnologia. Os resultados sugerem que a utilização da variável disponibilidade de acesso do serviço de Internet Banking como métrica diretora do alinhamento estratégico entre as áreas de TI e as áreas de negócio pode acarretar melhorias na satisfação dos usuários, representadas pela evolução do índice mensal de reclamações do serviço.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:19:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOCOLOWSKI, Jorge Carlos. A disponibilidade de acesso como componente da qualidade percebida do serviço de internet banking e seu tratamento por um banco brasileiro de varejo: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/5475
identifier_str_mv SOCOLOWSKI, Jorge Carlos. A disponibilidade de acesso como componente da qualidade percebida do serviço de internet banking e seu tratamento por um banco brasileiro de varejo: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.
url http://hdl.handle.net/10438/5475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b7efc9a2-cf97-44a2-a4d8-5942e9e15236/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dea514d2-7507-43c7-bb0d-a1dcf0f38cec/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0cbbbda6-cdb6-4991-ba69-7ccd41b1c6d8/download
bitstream.checksum.fl_str_mv ef8000a8886de223bc1442221f883479
2071b55f5bea90fe20e0c63e2331233f
ec43419345c0a938686e153a52f24942
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023743645286400