Os custos dos congestionamentos na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra, Marcos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/11576
Resumo: Em apenas dez anos, entre 2002 e 2012, 1,6 milhão de carros passaram a circular na cidade de São Paulo. Isso equivale a uma média de 13 mil automóveis a mais todo mês nas ruas do município. Por outro lado, os investimentos em infraestrutura viária e no transporte coletivo de alta capacidade foram insuficientes para atender o aumento da demanda por locomoção na cidade. Esse descompasso tornou inevitável a crise de mobilidade no município, causando congestionamentos e implicando em perdas bilionárias de dois tipos: o tempo ocioso das pessoas no trânsito e os gastos pecuniários impostos à sociedade. A crise de mobilidade em São Paulo custa por ano mais de R$ 40 bilhões, valor equivalente a 1% do PIB brasileiro e 7,5% do PIB paulistano. Reduzir esse desperdício é um desafio aos gestores públicos.
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Reduzir esse desperdício é um desafio aos gestores públicos.porEESP - Textos para Discussão/ Working Paper Series;TD 356TrânsitoCustosMobilidadeCidade de São PauloEconomiaTrânsito - Congestionamento - São PauloOs custos dos congestionamentos na cidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTD 356 - Marcos Cintra.pdfTD 356 - Marcos Cintra.pdfapplication/pdf856890https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9a9d929f-ebdd-408d-8b58-840ad255e9b9/downloade1022943b8ea2d4e6062f323bc3e3844MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bc8bca96-b6a9-4946-a8d6-9fa9b0799315/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTTD 356 - Marcos Cintra.pdf.txtTD 356 - Marcos Cintra.pdf.txtExtracted 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