O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kalaf, Carolina Toledo de Magalhães
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4734
Resumo: O congestionamento é um problema muito comum em cidades muito populosas como Mumbai, Istanbul, Bogotá, Kiev, Cairo e Recife. A cidade de São Paulo, Brasil, é um grande centro econômico da América Latina e do mundo, e comporta mais de 12 milhões de pessoas apresentando níveis elevados de engarrafamento, sendo atualmente a 3ª cidade com maior nível de congestionamento do Brasil. O alto nível de tráfego lento pode gerar elevados custos para a sociedade devido a externalidade negativa que este gera, entretanto, por este ser um custo de difícil visibilidade é muitas vezes ignorado. Considerando estes fatos, o propósito deste trabalho é estimar o impacto econômico que o tráfego lento traz para a cidade de São Paulo. Os resultados mostram que os custos externos significam aproximadamente 2,37% do PIB da cidade, sendo mais de 16 bilhões de reais que são perdidos na economia anualmente. O custo econômico social chega a 77,7 bilhões de reais.
id INSP_2a83e040d921ddbcea422d44c2dfc14a
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/4734
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling O custo econômico social do congestionamento na cidade de São PauloCusto Total SocialExternalidade NegativaCongestionamentoSão PauloTotal Social CostNegative ExternalityPrivate CostCongestionSão PauloO congestionamento é um problema muito comum em cidades muito populosas como Mumbai, Istanbul, Bogotá, Kiev, Cairo e Recife. A cidade de São Paulo, Brasil, é um grande centro econômico da América Latina e do mundo, e comporta mais de 12 milhões de pessoas apresentando níveis elevados de engarrafamento, sendo atualmente a 3ª cidade com maior nível de congestionamento do Brasil. O alto nível de tráfego lento pode gerar elevados custos para a sociedade devido a externalidade negativa que este gera, entretanto, por este ser um custo de difícil visibilidade é muitas vezes ignorado. Considerando estes fatos, o propósito deste trabalho é estimar o impacto econômico que o tráfego lento traz para a cidade de São Paulo. Os resultados mostram que os custos externos significam aproximadamente 2,37% do PIB da cidade, sendo mais de 16 bilhões de reais que são perdidos na economia anualmente. O custo econômico social chega a 77,7 bilhões de reais.Traffic jams are a very common problem in populous cities around the world, such as Mumbai, Istanbul, Bogota, Kiev, Cairo e Recife. São Paulo, Brazil, is a big economic center of Latin America and the world, it holds more than 12 million people and presents high levels of traffic, being the 3rd city with the highest level of congestion in its country. This high level of traffic can generate raised costs for society, due to the negative externality that this problem causes. However, it is not an easily visible issue, and, because of that, it is sometimes ignored. Considering this, the purpose of this paperwork is to estimate the economic impact that traffic jams brings to São Paulo’s activity. Results show that external costs express approximately 2,37% of the city´s GDP, which means over 16 billion reais are lost every year. The social economic cost reach 77,7 billion reais.GraduaçãoCampos, Camila de Freitas SouzaKalaf, Carolina Toledo de MagalhãesKalaf, Carolina Toledo de Magalhães2022-11-16T23:37:51Z2022-11-16T23:37:51Z2020bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion50 p.Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4734BrasilSão PauloO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:11:57Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/4734Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo
title O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo
spellingShingle O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo
Kalaf, Carolina Toledo de Magalhães
Custo Total Social
Externalidade Negativa
Congestionamento
São Paulo
Total Social Cost
Negative Externality
Private Cost
Congestion
São Paulo
title_short O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo
title_full O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo
title_fullStr O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo
title_full_unstemmed O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo
title_sort O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo
author Kalaf, Carolina Toledo de Magalhães
author_facet Kalaf, Carolina Toledo de Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Camila de Freitas Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Kalaf, Carolina Toledo de Magalhães
Kalaf, Carolina Toledo de Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Custo Total Social
Externalidade Negativa
Congestionamento
São Paulo
Total Social Cost
Negative Externality
Private Cost
Congestion
São Paulo
topic Custo Total Social
Externalidade Negativa
Congestionamento
São Paulo
Total Social Cost
Negative Externality
Private Cost
Congestion
São Paulo
description O congestionamento é um problema muito comum em cidades muito populosas como Mumbai, Istanbul, Bogotá, Kiev, Cairo e Recife. A cidade de São Paulo, Brasil, é um grande centro econômico da América Latina e do mundo, e comporta mais de 12 milhões de pessoas apresentando níveis elevados de engarrafamento, sendo atualmente a 3ª cidade com maior nível de congestionamento do Brasil. O alto nível de tráfego lento pode gerar elevados custos para a sociedade devido a externalidade negativa que este gera, entretanto, por este ser um custo de difícil visibilidade é muitas vezes ignorado. Considerando estes fatos, o propósito deste trabalho é estimar o impacto econômico que o tráfego lento traz para a cidade de São Paulo. Os resultados mostram que os custos externos significam aproximadamente 2,37% do PIB da cidade, sendo mais de 16 bilhões de reais que são perdidos na economia anualmente. O custo econômico social chega a 77,7 bilhões de reais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-11-16T23:37:51Z
2022-11-16T23:37:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4734
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50 p.
Digital
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986252531793920