O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4734 |
Resumo: | O congestionamento é um problema muito comum em cidades muito populosas como Mumbai, Istanbul, Bogotá, Kiev, Cairo e Recife. A cidade de São Paulo, Brasil, é um grande centro econômico da América Latina e do mundo, e comporta mais de 12 milhões de pessoas apresentando níveis elevados de engarrafamento, sendo atualmente a 3ª cidade com maior nível de congestionamento do Brasil. O alto nível de tráfego lento pode gerar elevados custos para a sociedade devido a externalidade negativa que este gera, entretanto, por este ser um custo de difícil visibilidade é muitas vezes ignorado. Considerando estes fatos, o propósito deste trabalho é estimar o impacto econômico que o tráfego lento traz para a cidade de São Paulo. Os resultados mostram que os custos externos significam aproximadamente 2,37% do PIB da cidade, sendo mais de 16 bilhões de reais que são perdidos na economia anualmente. O custo econômico social chega a 77,7 bilhões de reais. |
id |
INSP_2a83e040d921ddbcea422d44c2dfc14a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/4734 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
O custo econômico social do congestionamento na cidade de São PauloCusto Total SocialExternalidade NegativaCongestionamentoSão PauloTotal Social CostNegative ExternalityPrivate CostCongestionSão PauloO congestionamento é um problema muito comum em cidades muito populosas como Mumbai, Istanbul, Bogotá, Kiev, Cairo e Recife. A cidade de São Paulo, Brasil, é um grande centro econômico da América Latina e do mundo, e comporta mais de 12 milhões de pessoas apresentando níveis elevados de engarrafamento, sendo atualmente a 3ª cidade com maior nível de congestionamento do Brasil. O alto nível de tráfego lento pode gerar elevados custos para a sociedade devido a externalidade negativa que este gera, entretanto, por este ser um custo de difícil visibilidade é muitas vezes ignorado. Considerando estes fatos, o propósito deste trabalho é estimar o impacto econômico que o tráfego lento traz para a cidade de São Paulo. Os resultados mostram que os custos externos significam aproximadamente 2,37% do PIB da cidade, sendo mais de 16 bilhões de reais que são perdidos na economia anualmente. O custo econômico social chega a 77,7 bilhões de reais.Traffic jams are a very common problem in populous cities around the world, such as Mumbai, Istanbul, Bogota, Kiev, Cairo e Recife. São Paulo, Brazil, is a big economic center of Latin America and the world, it holds more than 12 million people and presents high levels of traffic, being the 3rd city with the highest level of congestion in its country. This high level of traffic can generate raised costs for society, due to the negative externality that this problem causes. However, it is not an easily visible issue, and, because of that, it is sometimes ignored. Considering this, the purpose of this paperwork is to estimate the economic impact that traffic jams brings to São Paulo’s activity. Results show that external costs express approximately 2,37% of the city´s GDP, which means over 16 billion reais are lost every year. The social economic cost reach 77,7 billion reais.GraduaçãoCampos, Camila de Freitas SouzaKalaf, Carolina Toledo de MagalhãesKalaf, Carolina Toledo de Magalhães2022-11-16T23:37:51Z2022-11-16T23:37:51Z2020bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion50 p.Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4734BrasilSão PauloO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:11:57Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/4734Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo |
title |
O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo |
spellingShingle |
O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo Kalaf, Carolina Toledo de Magalhães Custo Total Social Externalidade Negativa Congestionamento São Paulo Total Social Cost Negative Externality Private Cost Congestion São Paulo |
title_short |
O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo |
title_full |
O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo |
title_fullStr |
O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo |
title_sort |
O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo |
author |
Kalaf, Carolina Toledo de Magalhães |
author_facet |
Kalaf, Carolina Toledo de Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Camila de Freitas Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kalaf, Carolina Toledo de Magalhães Kalaf, Carolina Toledo de Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Custo Total Social Externalidade Negativa Congestionamento São Paulo Total Social Cost Negative Externality Private Cost Congestion São Paulo |
topic |
Custo Total Social Externalidade Negativa Congestionamento São Paulo Total Social Cost Negative Externality Private Cost Congestion São Paulo |
description |
O congestionamento é um problema muito comum em cidades muito populosas como Mumbai, Istanbul, Bogotá, Kiev, Cairo e Recife. A cidade de São Paulo, Brasil, é um grande centro econômico da América Latina e do mundo, e comporta mais de 12 milhões de pessoas apresentando níveis elevados de engarrafamento, sendo atualmente a 3ª cidade com maior nível de congestionamento do Brasil. O alto nível de tráfego lento pode gerar elevados custos para a sociedade devido a externalidade negativa que este gera, entretanto, por este ser um custo de difícil visibilidade é muitas vezes ignorado. Considerando estes fatos, o propósito deste trabalho é estimar o impacto econômico que o tráfego lento traz para a cidade de São Paulo. Os resultados mostram que os custos externos significam aproximadamente 2,37% do PIB da cidade, sendo mais de 16 bilhões de reais que são perdidos na economia anualmente. O custo econômico social chega a 77,7 bilhões de reais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-11-16T23:37:51Z 2022-11-16T23:37:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
bachelor thesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4734 |
url |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
50 p. Digital application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986252531793920 |