Gestão da qualidade na cadeia de suprimentos automotiva: uma perspectiva centrada no cliente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/32074 |
Resumo: | A indústria automotiva, com cadeias globalizadas complexas e centradas no produto, tem passado por uma ruptura em seu modelo de negócio, seja pela evolução da tecnologia de mobilidade, seja pela mudança do consumidor. Se as tecnologias de eletrificação e automação dependem de regulamentação, a mudança do mercado consumidor é uma realidade, exemplificada pelos aplicativos digitais de transporte e por novas montadoras, como a Tesla. Essa mudança de comportamento do consumidor, buscando a mobilidade e não mais a propriedade, transforma o automóvel em uma plataforma de oferta de serviços, provocando a reinvenção dos sistemas operativos da supply chain para permitir a centralidade no cliente. Nesse contexto, a gestão da qualidade e sua busca por atender aos clientes por meio de requisitos de engenharia e da eficiência da cadeia também precisam evoluir da centralidade no produto para a centralidade no cliente, para gerar vantagem competitiva. Assim, este trabalho teve como objetivo central investigar de que forma a cadeia automotiva utiliza os conceitos de centralidade no cliente, buscando compreender as principais características e implicações de um sistema de gestão da qualidade que utiliza esse conceito. Para isso, foi realizado um estudo de caso único, com base em um veículo comercial leve que vem se consolidando como líder em qualidade do produto em seu segmento no mercado brasileiro. Com base na teoria, foi desenvolvido um questionário aplicado a funcionários da empresa focal, fornecedores e distribuidores, permitindo inferir que a transição do sistema operativo da qualidade para a centralidade no cliente, embora almejada, ainda está distante de ser conquistada, principalmente na integração com os distribuidores e no uso dos dados dos veículos conectados, de forma sistêmica e alinhada, pela gestão da qualidade. O resultado deste estudo apresenta uma perspectiva da teoria da centralidade no cliente, suas sinergias e interfaces com a gestão da qualidade do produto, e as principais oportunidades encontradas na pesquisa realizada, sumarizadas em oito principais recomendações para a transição para a centralidade no cliente, destacando-se a necessidade de maior integração com distribuidores e o uso da tecnologia da conectividade para melhorar a experiência do cliente. |
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Ribeiro, Daniel DupasEscolas::EAESPTescari, Fábio Viard de Campos da SilvaFerreira, Fernando Coelho MartinsVasconcellos, Luís Henrique Rigato2022-06-09T12:59:04Z2022-06-09T12:59:04Z2022-04-14https://hdl.handle.net/10438/32074A indústria automotiva, com cadeias globalizadas complexas e centradas no produto, tem passado por uma ruptura em seu modelo de negócio, seja pela evolução da tecnologia de mobilidade, seja pela mudança do consumidor. Se as tecnologias de eletrificação e automação dependem de regulamentação, a mudança do mercado consumidor é uma realidade, exemplificada pelos aplicativos digitais de transporte e por novas montadoras, como a Tesla. Essa mudança de comportamento do consumidor, buscando a mobilidade e não mais a propriedade, transforma o automóvel em uma plataforma de oferta de serviços, provocando a reinvenção dos sistemas operativos da supply chain para permitir a centralidade no cliente. Nesse contexto, a gestão da qualidade e sua busca por atender aos clientes por meio de requisitos de engenharia e da eficiência da cadeia também precisam evoluir da centralidade no produto para a centralidade no cliente, para gerar vantagem competitiva. Assim, este trabalho teve como objetivo central investigar de que forma a cadeia automotiva utiliza os conceitos de centralidade no cliente, buscando compreender as principais características e implicações de um sistema de gestão da qualidade que utiliza esse conceito. Para isso, foi realizado um estudo de caso único, com base em um veículo comercial leve que vem se consolidando como líder em qualidade do produto em seu segmento no mercado brasileiro. Com base na teoria, foi desenvolvido um questionário aplicado a funcionários da empresa focal, fornecedores e distribuidores, permitindo inferir que a transição do sistema operativo da qualidade para a centralidade no cliente, embora almejada, ainda está distante de ser conquistada, principalmente na integração com os distribuidores e no uso dos dados dos veículos conectados, de forma sistêmica e alinhada, pela gestão da qualidade. O resultado deste estudo apresenta uma perspectiva da teoria da centralidade no cliente, suas sinergias e interfaces com a gestão da qualidade do produto, e as principais oportunidades encontradas na pesquisa realizada, sumarizadas em oito principais recomendações para a transição para a centralidade no cliente, destacando-se a necessidade de maior integração com distribuidores e o uso da tecnologia da conectividade para melhorar a experiência do cliente.The automotive industry, with its high complexity, product-centric globalized chains, has been going through a disruption of its business model, either by the evolution of mobility technology, or by consumer behavior change. If electrification and automation technology still rely on regulation, the change in consumer behavior has already caused disruptions in the business model, exemplified by digital transportation applications or new electric vehicle companies, like Tesla. Consumers seek mobility and no longer a vehicle’s ownership, which turnss the car into a service offering platform, generating the need to reinvent the supply chain operating systems, based on a customer centricity approach. In this connection, the automotive chain quality management, and its search to serve customers through engineering requirements and chain efficiency, also needs to evolve, from product centricity to customer centricity, aiming to achieve competitive advantage. The main objective of this study was investigating if this chain uses the concepts of customer centricity, seeking to understand the main characteristics and implications of a quality management system for the automotive chain that adopts these concepts. To do this, we carried out a single case study on a light commercial vehicle that has consolidated as a quality leader product in its segment of the Brazilian market. Based on the theory, we developed a questionnaire and applied it to employees of the focal company, suppliers, and dealers. This allowed us to perceive that the transition of the quality operating system towards customer centricity, although desired, is still far from achievement, especially regarding the integration with dealers, and the use of connected vehicles’ data in a systemic and aligned way, by the quality management system. The study’s result provides managers of the automotive industry with a perspective of the customer centricity theory, its synergies, and interfaces with product quality management, in addition to showing eight main opportunities for the transition to customer centricity, applied to quality management of the automotive chain, highlighting the need of integration with dealers and development of vehicle connectivity technology to improve customer experience.porSupply chain managementQuality management systemSupply chain quality managementCustomer centricityCustomer satisfactionGestão da cadeia de suprimentosSistema de gestão da qualidadeGestão da qualidade da cadeia de suprimentosCentralidade no clienteSatisfação do clienteAdministração de empresasLogística empresarialIndústria automobilística - Controle de qualidadeSatisfação do consumidorGestão da qualidade na cadeia de suprimentos automotiva: uma perspectiva centrada no clienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTA_Daniel Dupas_Final_2.pdfTA_Daniel Dupas_Final_2.pdfPDFapplication/pdf3390205https://repositorio.fgv.br/bitstreams/76229870-bc26-45b7-a98b-e0aeeece707e/download9939f83ea0a261e0bb6a482a24ad482cMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/747a1576-ed0a-4b28-9d3b-e9ce95581d39/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD56TEXTTA_Daniel Dupas_Final_2.pdf.txtTA_Daniel Dupas_Final_2.pdf.txtExtracted texttext/plain102415https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dc20809a-7de6-48c3-afab-4cd903ce978a/downloadfcd8f8b66be7c805ec7e59485354fbbdMD59THUMBNAILTA_Daniel Dupas_Final_2.pdf.jpgTA_Daniel Dupas_Final_2.pdf.jpgGenerated 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A indústria automotiva, com cadeias globalizadas complexas e centradas no produto, tem passado por uma ruptura em seu modelo de negócio, seja pela evolução da tecnologia de mobilidade, seja pela mudança do consumidor. Se as tecnologias de eletrificação e automação dependem de regulamentação, a mudança do mercado consumidor é uma realidade, exemplificada pelos aplicativos digitais de transporte e por novas montadoras, como a Tesla. Essa mudança de comportamento do consumidor, buscando a mobilidade e não mais a propriedade, transforma o automóvel em uma plataforma de oferta de serviços, provocando a reinvenção dos sistemas operativos da supply chain para permitir a centralidade no cliente. Nesse contexto, a gestão da qualidade e sua busca por atender aos clientes por meio de requisitos de engenharia e da eficiência da cadeia também precisam evoluir da centralidade no produto para a centralidade no cliente, para gerar vantagem competitiva. Assim, este trabalho teve como objetivo central investigar de que forma a cadeia automotiva utiliza os conceitos de centralidade no cliente, buscando compreender as principais características e implicações de um sistema de gestão da qualidade que utiliza esse conceito. Para isso, foi realizado um estudo de caso único, com base em um veículo comercial leve que vem se consolidando como líder em qualidade do produto em seu segmento no mercado brasileiro. Com base na teoria, foi desenvolvido um questionário aplicado a funcionários da empresa focal, fornecedores e distribuidores, permitindo inferir que a transição do sistema operativo da qualidade para a centralidade no cliente, embora almejada, ainda está distante de ser conquistada, principalmente na integração com os distribuidores e no uso dos dados dos veículos conectados, de forma sistêmica e alinhada, pela gestão da qualidade. O resultado deste estudo apresenta uma perspectiva da teoria da centralidade no cliente, suas sinergias e interfaces com a gestão da qualidade do produto, e as principais oportunidades encontradas na pesquisa realizada, sumarizadas em oito principais recomendações para a transição para a centralidade no cliente, destacando-se a necessidade de maior integração com distribuidores e o uso da tecnologia da conectividade para melhorar a experiência do cliente. |
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