Oferta de valor em ensino superior sob a perspectiva de gestores: um estudo de caso sobre a graduação em Administração de uma instituição seletiva e de excelência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Fabiana Braga
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/28828
Resumo: Objetivo - Esta pesquisa visa contribuir com as discussões sobre as ofertas de valor no âmbito das Instituições de Ensino Superior no Brasil, com foco sobre uma instituição seletiva e de excelência. O estudo se dirige aos profissionais que atuam como gestores de um curso de graduação, pertencente a uma organização de natureza privada, sem fins lucrativos, com reputação em âmbito nacional. Para quem o curso é concebido e de que maneira se posiciona? Qual é o perfil de estudantes que esse curso tanto atrai quanto deseja atrair? De que maneira os gestores acreditam que são percebidos por esse público? Quais são as ofertas de valor dessa graduação? Metodologia – Foi realizado um estudo de caso sobre a Graduação em Administração ofertada por uma instituição privada sem fins lucrativos. O estudo se baseou em entrevistas semi-estruturadas com 4 gestores atuantes em posições estratégicas, responsáveis pelas áreas de gestão e coordenação; operação de marketing institucional e acreditações internacionais. Os roteiros das entrevistas foram customizados de acordo com o perfil e o cargo de atuação dos entrevistados. Utilizou-se como método de tratamento dos dados qualitativos, a análise de conteúdo, tendo-se buscado categorizar, descrever e interpretar os principais depoimentos coletados. Resultados – Os resultados coletados se organizam em 3 categorias de análise principais. Com relação a “Perfil do público e percepção de valor”, os gestores classificam o público como de condições socioeconômicas muito boas, provenientes de famílias preocupadas com uma formação global e internacional para os filhos. Seriam alunos aplicados, com inglês fluente e boas notas. Com relação ao “Posicionamento do curso”, os gestores relatam estar enfrentando desafios em “atacar o nicho Premium” e que alcançar uma porção de mercado maior seria, portanto, um imperativo. As escolas internacionais e bilíngues são então locais estratégicos para a prospecção de novos alunos. No que tange aos diferenciais competitivos, estes podem ser divididos em 4 tipos: excelência acadêmica; internacionalização; oportunidades sociais e profissionais; e conveniências. Contribuições Práticas – A pesquisa propõe atenção especial, na gestão das instituições de ensino, sobre a categoria de “valor”, assim como suas variações, próprias do campo de estratégia de gestão: “construção de valor”, “proposta de valor”, “valor ofertado”, “valor percebido”, etc. Incorporar esses conceitos à atuação do gestor contribui para a melhor compreensão dos aspectos de natureza “intangível” no posicionamento estratégico das organizações desse tipo.
id FGV_4af445ed9cd839263b087cfb69145dac
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/28828
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Leal, Fabiana BragaEscolas::EBAPEFontoura, Yuna Souza dos Reis daTeixeira, Ana Christina CelanoGoia, Marisol Rodriguez2020-02-20T13:56:12Z2020-02-20T13:56:12Z2019-12-11https://hdl.handle.net/10438/28828Objetivo - Esta pesquisa visa contribuir com as discussões sobre as ofertas de valor no âmbito das Instituições de Ensino Superior no Brasil, com foco sobre uma instituição seletiva e de excelência. O estudo se dirige aos profissionais que atuam como gestores de um curso de graduação, pertencente a uma organização de natureza privada, sem fins lucrativos, com reputação em âmbito nacional. Para quem o curso é concebido e de que maneira se posiciona? Qual é o perfil de estudantes que esse curso tanto atrai quanto deseja atrair? De que maneira os gestores acreditam que são percebidos por esse público? Quais são as ofertas de valor dessa graduação? Metodologia – Foi realizado um estudo de caso sobre a Graduação em Administração ofertada por uma instituição privada sem fins lucrativos. O estudo se baseou em entrevistas semi-estruturadas com 4 gestores atuantes em posições estratégicas, responsáveis pelas áreas de gestão e coordenação; operação de marketing institucional e acreditações internacionais. Os roteiros das entrevistas foram customizados de acordo com o perfil e o cargo de atuação dos entrevistados. Utilizou-se como método de tratamento dos dados qualitativos, a análise de conteúdo, tendo-se buscado categorizar, descrever e interpretar os principais depoimentos coletados. Resultados – Os resultados coletados se organizam em 3 categorias de análise principais. Com relação a “Perfil do público e percepção de valor”, os gestores classificam o público como de condições socioeconômicas muito boas, provenientes de famílias preocupadas com uma formação global e internacional para os filhos. Seriam alunos aplicados, com inglês fluente e boas notas. Com relação ao “Posicionamento do curso”, os gestores relatam estar enfrentando desafios em “atacar o nicho Premium” e que alcançar uma porção de mercado maior seria, portanto, um imperativo. As escolas internacionais e bilíngues são então locais estratégicos para a prospecção de novos alunos. No que tange aos diferenciais competitivos, estes podem ser divididos em 4 tipos: excelência acadêmica; internacionalização; oportunidades sociais e profissionais; e conveniências. Contribuições Práticas – A pesquisa propõe atenção especial, na gestão das instituições de ensino, sobre a categoria de “valor”, assim como suas variações, próprias do campo de estratégia de gestão: “construção de valor”, “proposta de valor”, “valor ofertado”, “valor percebido”, etc. Incorporar esses conceitos à atuação do gestor contribui para a melhor compreensão dos aspectos de natureza “intangível” no posicionamento estratégico das organizações desse tipo.Objective - This research aims to contribute to the discussion on Brazilian Higher Education Institutions’ (HEI) value offer, focusing on a selective and top-class institution. The study interviews managers of an undergraduate program held in a private, non-profit HEI with a nationwide reputation to identify who the program is designed for and how it is positioned, the profile of students the program intends to attract, and who it indeed attracts, how managers believe this audience perceives them, and the undergraduate program’s value offer. Methodology – The research was based on a case study of an undergraduate program in administration offered by a private non-profit HEI. The study conducted semi-structured and customized (according to the interviewees’ profile and role) interviews with four managers in strategic positions at the institution. They were responsible for the areas of management and coordination, institutional marketing operation, and international accreditation. Content analysis was used as a method of processing qualitative data, categorizing, describing, and interpreting the information collected through the interviews. Results - The collected results are organized into three main categories of analysis. As for “Public profile and perception of value,” managers classify the target public as a group in high socioeconomic conditions, coming from families concerned with global and international education. They are hard-working students, with fluent English, and good grades. Regarding the “Positioning of the program,” managers’ report the challenges in “attacking the Premium niche” and indicate that reaching a larger market share would, therefore, be imperative. International and bilingual schools are strategic locations for prospecting new students. Competitive advantages were divided into four types: academic excellence, internationalization; social and professional opportunities; and amenities. Practical Contributions - The research focuses on the management of educational institutions, particularly the category of “value” and its variations in the field of management strategy, such as: “building value,” “value proposition,” “value offered,”and “perceived value.” Incorporating these concepts into the managers contributes to a better understanding of aspects of an “intangible” nature in the strategic positioning of organizations of this type.Ensino SuperiorCriação de valorElitesInternacionalizaçãoHigher educationValue creationElitesInternationalizationEducaçãoEnsino superior - BrasilUniversidades e faculdades - AdministraçãoValor adicionadoOferta de valor em ensino superior sob a perspectiva de gestores: um estudo de caso sobre a graduação em Administração de uma instituição seletiva e de excelênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFabiana Braga Leal_Dissertação_MEX 2018.pdfFabiana Braga Leal_Dissertação_MEX 2018.pdfPDFapplication/pdf1041637https://repositorio.fgv.br/bitstreams/060f65be-dff4-4168-b3fb-15b82a4a24ed/download4b064e8d55f4e0ef5736e13dcc72bbbeMD51TEXTFabiana Braga Leal_Dissertação_MEX 2018.pdf.txtFabiana Braga Leal_Dissertação_MEX 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain103575https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7b22612c-2239-4f40-aa8c-ac7d77e4f809/download319e9d60cf0f6b64f7c60036928f0654MD55THUMBNAILFabiana Braga Leal_Dissertação_MEX 2018.pdf.jpgFabiana Braga Leal_Dissertação_MEX 2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3347https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f1b6cb07-a460-4b86-b44e-599379754e79/downloadd3d03cd705b62b18383c77788eaf34b5MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bb9adbf9-aa16-4855-8a93-2b0b8e18287c/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD5210438/288282023-11-25 09:43:50.165open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/28828https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T09:43:50Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Oferta de valor em ensino superior sob a perspectiva de gestores: um estudo de caso sobre a graduação em Administração de uma instituição seletiva e de excelência
title Oferta de valor em ensino superior sob a perspectiva de gestores: um estudo de caso sobre a graduação em Administração de uma instituição seletiva e de excelência
spellingShingle Oferta de valor em ensino superior sob a perspectiva de gestores: um estudo de caso sobre a graduação em Administração de uma instituição seletiva e de excelência
Leal, Fabiana Braga
Ensino Superior
Criação de valor
Elites
Internacionalização
Higher education
Value creation
Elites
Internationalization
Educação
Ensino superior - Brasil
Universidades e faculdades - Administração
Valor adicionado
title_short Oferta de valor em ensino superior sob a perspectiva de gestores: um estudo de caso sobre a graduação em Administração de uma instituição seletiva e de excelência
title_full Oferta de valor em ensino superior sob a perspectiva de gestores: um estudo de caso sobre a graduação em Administração de uma instituição seletiva e de excelência
title_fullStr Oferta de valor em ensino superior sob a perspectiva de gestores: um estudo de caso sobre a graduação em Administração de uma instituição seletiva e de excelência
title_full_unstemmed Oferta de valor em ensino superior sob a perspectiva de gestores: um estudo de caso sobre a graduação em Administração de uma instituição seletiva e de excelência
title_sort Oferta de valor em ensino superior sob a perspectiva de gestores: um estudo de caso sobre a graduação em Administração de uma instituição seletiva e de excelência
author Leal, Fabiana Braga
author_facet Leal, Fabiana Braga
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Fontoura, Yuna Souza dos Reis da
Teixeira, Ana Christina Celano
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Fabiana Braga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Goia, Marisol Rodriguez
contributor_str_mv Goia, Marisol Rodriguez
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Criação de valor
Elites
Internacionalização
topic Ensino Superior
Criação de valor
Elites
Internacionalização
Higher education
Value creation
Elites
Internationalization
Educação
Ensino superior - Brasil
Universidades e faculdades - Administração
Valor adicionado
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Value creation
Elites
Internationalization
dc.subject.area.por.fl_str_mv Educação
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Ensino superior - Brasil
Universidades e faculdades - Administração
Valor adicionado
description Objetivo - Esta pesquisa visa contribuir com as discussões sobre as ofertas de valor no âmbito das Instituições de Ensino Superior no Brasil, com foco sobre uma instituição seletiva e de excelência. O estudo se dirige aos profissionais que atuam como gestores de um curso de graduação, pertencente a uma organização de natureza privada, sem fins lucrativos, com reputação em âmbito nacional. Para quem o curso é concebido e de que maneira se posiciona? Qual é o perfil de estudantes que esse curso tanto atrai quanto deseja atrair? De que maneira os gestores acreditam que são percebidos por esse público? Quais são as ofertas de valor dessa graduação? Metodologia – Foi realizado um estudo de caso sobre a Graduação em Administração ofertada por uma instituição privada sem fins lucrativos. O estudo se baseou em entrevistas semi-estruturadas com 4 gestores atuantes em posições estratégicas, responsáveis pelas áreas de gestão e coordenação; operação de marketing institucional e acreditações internacionais. Os roteiros das entrevistas foram customizados de acordo com o perfil e o cargo de atuação dos entrevistados. Utilizou-se como método de tratamento dos dados qualitativos, a análise de conteúdo, tendo-se buscado categorizar, descrever e interpretar os principais depoimentos coletados. Resultados – Os resultados coletados se organizam em 3 categorias de análise principais. Com relação a “Perfil do público e percepção de valor”, os gestores classificam o público como de condições socioeconômicas muito boas, provenientes de famílias preocupadas com uma formação global e internacional para os filhos. Seriam alunos aplicados, com inglês fluente e boas notas. Com relação ao “Posicionamento do curso”, os gestores relatam estar enfrentando desafios em “atacar o nicho Premium” e que alcançar uma porção de mercado maior seria, portanto, um imperativo. As escolas internacionais e bilíngues são então locais estratégicos para a prospecção de novos alunos. No que tange aos diferenciais competitivos, estes podem ser divididos em 4 tipos: excelência acadêmica; internacionalização; oportunidades sociais e profissionais; e conveniências. Contribuições Práticas – A pesquisa propõe atenção especial, na gestão das instituições de ensino, sobre a categoria de “valor”, assim como suas variações, próprias do campo de estratégia de gestão: “construção de valor”, “proposta de valor”, “valor ofertado”, “valor percebido”, etc. Incorporar esses conceitos à atuação do gestor contribui para a melhor compreensão dos aspectos de natureza “intangível” no posicionamento estratégico das organizações desse tipo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-20T13:56:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-20T13:56:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/28828
url https://hdl.handle.net/10438/28828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/060f65be-dff4-4168-b3fb-15b82a4a24ed/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7b22612c-2239-4f40-aa8c-ac7d77e4f809/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f1b6cb07-a460-4b86-b44e-599379754e79/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bb9adbf9-aa16-4855-8a93-2b0b8e18287c/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b064e8d55f4e0ef5736e13dcc72bbbe
319e9d60cf0f6b64f7c60036928f0654
d3d03cd705b62b18383c77788eaf34b5
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749867831853056