Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Paolo, Beatriz Candido
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35554
Resumo: O setor do agronegócio tem registrado um notável desenvolvimento econômico nas últimas duas décadas, com estimativas apontando para uma contribuição de cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Apesar desses indicadores positivos na economia, o setor é muito criticado especialmente por impactos ambientais e sociais associados às atividades realizadas por seus membros. Para combater essas críticas e promover uma compreensão mais positiva do setor, empresas e organizações representativas associadas ao agronegócio têm apostado em campanhas de comunicação. Este estudo se concentra em compreender as estratégias de hegemonia e a formação de consenso adotadas pelo agronegócio através da lente da Teoria Política do Discurso e a partir de uma análise discursiva da campanha “Agro: de gente pra gente”, lançada pela Rede Globo em 2022. Este trabalho visa ainda contribuir para o debate sobre a hegemonia corporativa, especialmente dentro do contexto dos estudos neo-gramscianos em Estudos Organizacionais. Os principais resultados apontam que a busca da hegemonia do agronegócio está na agregação de grupos que são historicamente marginalizados pelo setor.
id FGV_4c64aa0f8aaf4fd1f22e523b5251d90f
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/35554
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Di Paolo, Beatriz CandidoEscolas::EAESPAlves, Mário AquinoChristopoulos, Tania PereiraFontenelle, Isleide Arruda2024-07-12T14:04:22Z2024-07-12T14:04:22Z2024-05-20https://hdl.handle.net/10438/35554O setor do agronegócio tem registrado um notável desenvolvimento econômico nas últimas duas décadas, com estimativas apontando para uma contribuição de cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Apesar desses indicadores positivos na economia, o setor é muito criticado especialmente por impactos ambientais e sociais associados às atividades realizadas por seus membros. Para combater essas críticas e promover uma compreensão mais positiva do setor, empresas e organizações representativas associadas ao agronegócio têm apostado em campanhas de comunicação. Este estudo se concentra em compreender as estratégias de hegemonia e a formação de consenso adotadas pelo agronegócio através da lente da Teoria Política do Discurso e a partir de uma análise discursiva da campanha “Agro: de gente pra gente”, lançada pela Rede Globo em 2022. Este trabalho visa ainda contribuir para o debate sobre a hegemonia corporativa, especialmente dentro do contexto dos estudos neo-gramscianos em Estudos Organizacionais. Os principais resultados apontam que a busca da hegemonia do agronegócio está na agregação de grupos que são historicamente marginalizados pelo setor.The agribusiness sector has exhibited significant economic growth over the past two decades, with estimations indicating a contribution of approximately 30% to the national Gross Domestic Product (GDP). Despite these posite economic indicators, the sector faces substantial criticism, particularly regarding environmental and social impacts attributed to its activities. In response to these criticisms and to foster a more favorable perception of the sector, companies and representative organizations within agribusiness have undertaken communication campaigns. This research aims to comprehend the hegemonic strategies and consensus-building processes employed by agribusiness, utilizing the Political Discourse Theory as a theoretical framework and conducting a discursive analysis of the "Agro: de gente pra gente" campaign, launched by Rede Globo in 2022. The study seeks to contribute to the debate regarding corporate hegemony, particularly within neo-Gramscian studies in organizational studies. This work aims to contribute to the debate on corporate hegemony, especially within the context of neo-Gramscian studies in organizational studies. The main results indicate that the search for agribusiness hegemony is in the aggregation of groups that are historically marginalized by the sector.porAgronegócioHegemoniaConsensoTeoria política do discursoComunicação corporativaAgribusinessHegemonyConsensus theoryPolitical discourse theoryCorporate communicationAdministração de empresasAgroindústriaHegemoniaConsenso (Ciências sociais)Comunicação nas organizaçõesRelações públicasAgro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discursoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertacao_Beatriz Candido Di Paolo (Revisão Final).pdfDissertacao_Beatriz Candido Di Paolo (Revisão Final).pdfPDFapplication/pdf734981https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1e2c315c-42f4-4c8a-a384-1a0aceb152d5/downloadee9edaa8270586fef1f1ebc2cfa401bdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e094ce71-c7e4-4106-9ac7-e462d79f0a88/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD52TEXTDissertacao_Beatriz Candido Di Paolo (Revisão Final).pdf.txtDissertacao_Beatriz Candido Di Paolo (Revisão Final).pdf.txtExtracted texttext/plain103976https://repositorio.fgv.br/bitstreams/47ed5264-6036-40ad-9022-44f89b69db29/downloada75b054f7bcc120a1de0e812696dd5d9MD53THUMBNAILDissertacao_Beatriz Candido Di Paolo (Revisão Final).pdf.jpgDissertacao_Beatriz Candido Di Paolo (Revisão Final).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2697https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c8586e83-cbac-4fc1-866c-e3e3a5baec77/download7d92e1308d1b01dd6e2448454b6796f9MD5410438/355542024-07-13 03:01:25.083open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/35554https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-07-13T03:01:25Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)falseVGVybW8gZGUgTGljZW5jaWFtZW50bwpIw6EgdW0gw7psdGltbyBwYXNzbzogcGFyYSByZXByb2R1emlyLCB0cmFkdXppciBlIGRpc3RyaWJ1aXIgc3VhIHN1Ym1pc3PDo28gZW0gdG9kbyBvIG11bmRvLCB2b2PDqiBkZXZlIGNvbmNvcmRhciBjb20gb3MgdGVybW9zIGEgc2VndWlyLgoKQ29uY29yZGFyIGNvbSBvIFRlcm1vIGRlIExpY2VuY2lhbWVudG8sIHNlbGVjaW9uYW5kbyAiRXUgY29uY29yZG8gY29tIG8gVGVybW8gZGUgTGljZW5jaWFtZW50byIgZSBjbGlxdWUgZW0gIkZpbmFsaXphciBzdWJtaXNzw6NvIi4KClRFUk1PUyBMSUNFTkNJQU1FTlRPIFBBUkEgQVJRVUlWQU1FTlRPLCBSRVBST0RVw4fDg08gRSBESVZVTEdBw4fDg08gUMOaQkxJQ0EgREUgQ09OVEXDmkRPIMOAIEJJQkxJT1RFQ0EgVklSVFVBTCBGR1YgKHZlcnPDo28gMS4yKQoKMS4gVm9jw6osIHVzdcOhcmlvLWRlcG9zaXRhbnRlIGRhIEJpYmxpb3RlY2EgVmlydHVhbCBGR1YsIGFzc2VndXJhLCBubyBwcmVzZW50ZSBhdG8sIHF1ZSDDqSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXRyaW1vbmlhaXMgZS9vdSBkaXJlaXRvcyBjb25leG9zIHJlZmVyZW50ZXMgw6AgdG90YWxpZGFkZSBkYSBPYnJhIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhIGVtIGZvcm1hdG8gZGlnaXRhbCwgYmVtIGNvbW8gZGUgc2V1cyBjb21wb25lbnRlcyBtZW5vcmVzLCBlbSBzZSB0cmF0YW5kbyBkZSBvYnJhIGNvbGV0aXZhLCBjb25mb3JtZSBvIHByZWNlaXR1YWRvIHBlbGEgTGVpIDkuNjEwLzk4IGUvb3UgTGVpIDkuNjA5Lzk4LiBOw6NvIHNlbmRvIGVzdGUgbyBjYXNvLCB2b2PDqiBhc3NlZ3VyYSB0ZXIgb2J0aWRvLCBkaXJldGFtZW50ZSBkb3MgZGV2aWRvcyB0aXR1bGFyZXMsIGF1dG9yaXphw6fDo28gcHLDqXZpYSBlIGV4cHJlc3NhIHBhcmEgbyBkZXDDs3NpdG8gZSBkaXZ1bGdhw6fDo28gZGEgT2JyYSwgYWJyYW5nZW5kbyB0b2RvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmV4b3MgYWZldGFkb3MgcGVsYSBhc3NpbmF0dXJhIGRvcyBwcmVzZW50ZXMgdGVybW9zIGRlIGxpY2VuY2lhbWVudG8sIGRlIG1vZG8gYSBlZmV0aXZhbWVudGUgaXNlbnRhciBhIEZ1bmRhw6fDo28gR2V0dWxpbyBWYXJnYXMgZSBzZXVzIGZ1bmNpb27DoXJpb3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgcmVzcG9uc2FiaWxpZGFkZSBwZWxvIHVzbyBuw6NvLWF1dG9yaXphZG8gZG8gbWF0ZXJpYWwgZGVwb3NpdGFkbywgc2VqYSBlbSB2aW5jdWxhw6fDo28gw6AgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgc2VqYSBlbSB2aW5jdWxhw6fDo28gYSBxdWFpc3F1ZXIgc2VydmnDp29zIGRlIGJ1c2NhIGUgZGlzdHJpYnVpw6fDo28gZGUgY29udGXDumRvIHF1ZSBmYcOnYW0gdXNvIGRhcyBpbnRlcmZhY2VzIGUgZXNwYcOnbyBkZSBhcm1hemVuYW1lbnRvIHByb3ZpZGVuY2lhZG9zIHBlbGEgRnVuZGHDp8OjbyBHZXR1bGlvIFZhcmdhcyBwb3IgbWVpbyBkZSBzZXVzIHNpc3RlbWFzIGluZm9ybWF0aXphZG9zLgoKMi4gQSBhc3NpbmF0dXJhIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIHRlbSBjb21vIGNvbnNlccO8w6puY2lhIGEgdHJhbnNmZXLDqm5jaWEsIGEgdMOtdHVsbyBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBlIG7Do28tb25lcm9zbywgaXNlbnRhIGRvIHBhZ2FtZW50byBkZSByb3lhbHRpZXMgb3UgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgY29udHJhcHJlc3Rhw6fDo28sIHBlY3VuacOhcmlhIG91IG7Do28sIMOgIEZ1bmRhw6fDo28gR2V0dWxpbyBWYXJnYXMsIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhcm1hemVuYXIgZGlnaXRhbG1lbnRlLCByZXByb2R1emlyIGUgZGlzdHJpYnVpciBuYWNpb25hbCBlIGludGVybmFjaW9uYWxtZW50ZSBhIE9icmEsIGluY2x1aW5kby1zZSBvIHNldSByZXN1bW8vYWJzdHJhY3QsIHBvciBtZWlvcyBlbGV0csO0bmljb3MsIG5vIHNpdGUgZGEgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgYW8gcMO6YmxpY28gZW0gZ2VyYWwsIGVtIHJlZ2ltZSBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgoKMy4gQSBwcmVzZW50ZSBsaWNlbsOnYSB0YW1iw6ltIGFicmFuZ2UsIG5vcyBtZXNtb3MgdGVybW9zIGVzdGFiZWxlY2lkb3Mgbm8gaXRlbSAyLCBzdXByYSwgcXVhbHF1ZXIgZGlyZWl0byBkZSBjb211bmljYcOnw6NvIGFvIHDDumJsaWNvIGNhYsOtdmVsIGVtIHJlbGHDp8OjbyDDoCBPYnJhIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLCBpbmNsdWluZG8tc2Ugb3MgdXNvcyByZWZlcmVudGVzIMOgIHJlcHJlc2VudGHDp8OjbyBww7pibGljYSBlL291IGV4ZWN1w6fDo28gcMO6YmxpY2EsIGJlbSBjb21vIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIG1vZGFsaWRhZGUgZGUgY29tdW5pY2HDp8OjbyBhbyBww7pibGljbyBxdWUgZXhpc3RhIG91IHZlbmhhIGEgZXhpc3Rpciwgbm9zIHRlcm1vcyBkbyBhcnRpZ28gNjggZSBzZWd1aW50ZXMgZGEgTGVpIDkuNjEwLzk4LCBuYSBleHRlbnPDo28gcXVlIGZvciBhcGxpY8OhdmVsIGFvcyBzZXJ2acOnb3MgcHJlc3RhZG9zIGFvIHDDumJsaWNvIHBlbGEgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHVi4KCjQuIEVzdGEgbGljZW7Dp2EgYWJyYW5nZSwgYWluZGEsIG5vcyBtZXNtb3MgdGVybW9zIGVzdGFiZWxlY2lkb3Mgbm8gaXRlbSAyLCBzdXByYSwgdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgY29uZXhvcyBkZSBhcnRpc3RhcyBpbnTDqXJwcmV0ZXMgb3UgZXhlY3V0YW50ZXMsIHByb2R1dG9yZXMgZm9ub2dyw6FmaWNvcyBvdSBlbXByZXNhcyBkZSByYWRpb2RpZnVzw6NvIHF1ZSBldmVudHVhbG1lbnRlIHNlamFtIGFwbGljw6F2ZWlzIGVtIHJlbGHDp8OjbyDDoCBvYnJhIGRlcG9zaXRhZGEsIGVtIGNvbmZvcm1pZGFkZSBjb20gbyByZWdpbWUgZml4YWRvIG5vIFTDrXR1bG8gViBkYSBMZWkgOS42MTAvOTguCgo1LiBTZSBhIE9icmEgZGVwb3NpdGFkYSBmb2kgb3Ugw6kgb2JqZXRvIGRlIGZpbmFuY2lhbWVudG8gcG9yIGluc3RpdHVpw6fDtWVzIGRlIGZvbWVudG8gw6AgcGVzcXVpc2Egb3UgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgc2VtZWxoYW50ZSwgdm9jw6ogb3UgbyB0aXR1bGFyIGFzc2VndXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHRvZGFzIGFzIG9icmlnYcOnw7VlcyBxdWUgbGhlIGZvcmFtIGltcG9zdGFzIHBlbGEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBmaW5hbmNpYWRvcmEgZW0gcmF6w6NvIGRvIGZpbmFuY2lhbWVudG8sIGUgcXVlIG7Do28gZXN0w6EgY29udHJhcmlhbmRvIHF1YWxxdWVyIGRpc3Bvc2nDp8OjbyBjb250cmF0dWFsIHJlZmVyZW50ZSDDoCBwdWJsaWNhw6fDo28gZG8gY29udGXDumRvIG9yYSBzdWJtZXRpZG8gw6AgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHVi4KCjYuIENhc28gYSBPYnJhIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhIGVuY29udHJlLXNlIGxpY2VuY2lhZGEgc29iIHVtYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zIChxdWFscXVlciB2ZXJzw6NvKSwgc29iIGEgbGljZW7Dp2EgR05VIEZyZWUgRG9jdW1lbnRhdGlvbiBMaWNlbnNlIChxdWFscXVlciB2ZXJzw6NvKSwgb3Ugb3V0cmEgbGljZW7Dp2EgcXVhbGlmaWNhZGEgY29tbyBsaXZyZSBzZWd1bmRvIG9zIGNyaXTDqXJpb3MgZGEgRGVmaW5pdGlvbiBvZiBGcmVlIEN1bHR1cmFsIFdvcmtzIChkaXNwb27DrXZlbCBlbTogaHR0cDovL2ZyZWVkb21kZWZpbmVkLm9yZy9EZWZpbml0aW9uKSBvdSBGcmVlIFNvZnR3YXJlIERlZmluaXRpb24gKGRpc3BvbsOtdmVsIGVtOiBodHRwOi8vd3d3LmdudS5vcmcvcGhpbG9zb3BoeS9mcmVlLXN3Lmh0bWwpLCBvIGFycXVpdm8gcmVmZXJlbnRlIMOgIE9icmEgZGV2ZSBpbmRpY2FyIGEgbGljZW7Dp2EgYXBsaWPDoXZlbCBlbSBjb250ZcO6ZG8gbGVnw612ZWwgcG9yIHNlcmVzIGh1bWFub3MgZSwgc2UgcG9zc8OtdmVsLCB0YW1iw6ltIGVtIG1ldGFkYWRvcyBsZWfDrXZlaXMgcG9yIG3DoXF1aW5hLiBBIGluZGljYcOnw6NvIGRhIGxpY2Vuw6dhIGFwbGljw6F2ZWwgZGV2ZSBzZXIgYWNvbXBhbmhhZGEgZGUgdW0gbGluayBwYXJhIG9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIG91IHN1YSBjw7NwaWEgaW50ZWdyYWwuCgpBbyBjb25jbHVpciBhIHByZXNlbnRlIGV0YXBhIGUgYXMgZXRhcGFzIHN1YnNlccO8ZW50ZXMgZG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc8OjbyBkZSBhcnF1aXZvcyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLCB2b2PDqiBhdGVzdGEgcXVlIGxldSBlIGNvbmNvcmRhIGludGVncmFsbWVudGUgY29tIG9zIHRlcm1vcyBhY2ltYSBkZWxpbWl0YWRvcywgYXNzaW5hbmRvLW9zIHNlbSBmYXplciBxdWFscXVlciByZXNlcnZhIGUgbm92YW1lbnRlIGNvbmZpcm1hbmRvIHF1ZSBjdW1wcmUgb3MgcmVxdWlzaXRvcyBpbmRpY2Fkb3Mgbm8gaXRlbSAxLCBzdXByYS4KCkhhdmVuZG8gcXVhbHF1ZXIgZGlzY29yZMOibmNpYSBlbSByZWxhw6fDo28gYW9zIHByZXNlbnRlcyB0ZXJtb3Mgb3UgbsOjbyBzZSB2ZXJpZmljYW5kbyBvIGV4aWdpZG8gbm8gaXRlbSAxLCBzdXByYSwgdm9jw6ogZGV2ZSBpbnRlcnJvbXBlciBpbWVkaWF0YW1lbnRlIG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc8Ojby4gQSBjb250aW51aWRhZGUgZG8gcHJvY2Vzc28gZXF1aXZhbGUgw6AgYXNzaW5hdHVyYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8sIGNvbSB0b2RhcyBhcyBjb25zZXHDvMOqbmNpYXMgbmVsZSBwcmV2aXN0YXMsIHN1amVpdGFuZG8tc2UgbyBzaWduYXTDoXJpbyBhIHNhbsOnw7VlcyBjaXZpcyBlIGNyaW1pbmFpcyBjYXNvIG7Do28gc2VqYSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXRyaW1vbmlhaXMgZS9vdSBjb25leG9zIGFwbGljw6F2ZWlzIMOgIE9icmEgZGVwb3NpdGFkYSBkdXJhbnRlIGVzdGUgcHJvY2Vzc28sIG91IGNhc28gbsOjbyB0ZW5oYSBvYnRpZG8gcHLDqXZpYSBlIGV4cHJlc3NhIGF1dG9yaXphw6fDo28gZG8gdGl0dWxhciBwYXJhIG8gZGVww7NzaXRvIGUgdG9kb3Mgb3MgdXNvcyBkYSBPYnJhIGVudm9sdmlkb3MuCgpQYXJhIGEgc29sdcOnw6NvIGRlIHF1YWxxdWVyIGTDunZpZGEgcXVhbnRvIGFvcyB0ZXJtb3MgZGUgbGljZW5jaWFtZW50byBlIG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc8OjbywgY2xpcXVlIG5vIGxpbmsgIkZhbGUgY29ub3NjbyIuCgpTZSB2b2PDqiB0aXZlciBkw7p2aWRhcyBzb2JyZSBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBwb3IgZmF2b3IgZW50cmUgZW0gY29udGF0byBjb20gb3MgYWRtaW5pc3RyYWRvcmVzIGRvIFJlcG9zaXTDs3Jpby4K
dc.title.por.fl_str_mv Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso
title Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso
spellingShingle Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso
Di Paolo, Beatriz Candido
Agronegócio
Hegemonia
Consenso
Teoria política do discurso
Comunicação corporativa
Agribusiness
Hegemony
Consensus theory
Political discourse theory
Corporate communication
Administração de empresas
Agroindústria
Hegemonia
Consenso (Ciências sociais)
Comunicação nas organizações
Relações públicas
title_short Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso
title_full Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso
title_fullStr Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso
title_full_unstemmed Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso
title_sort Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso
author Di Paolo, Beatriz Candido
author_facet Di Paolo, Beatriz Candido
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Alves, Mário Aquino
Christopoulos, Tania Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Paolo, Beatriz Candido
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fontenelle, Isleide Arruda
contributor_str_mv Fontenelle, Isleide Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Agronegócio
Hegemonia
Consenso
Teoria política do discurso
Comunicação corporativa
topic Agronegócio
Hegemonia
Consenso
Teoria política do discurso
Comunicação corporativa
Agribusiness
Hegemony
Consensus theory
Political discourse theory
Corporate communication
Administração de empresas
Agroindústria
Hegemonia
Consenso (Ciências sociais)
Comunicação nas organizações
Relações públicas
dc.subject.eng.fl_str_mv Agribusiness
Hegemony
Consensus theory
Political discourse theory
Corporate communication
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Agroindústria
Hegemonia
Consenso (Ciências sociais)
Comunicação nas organizações
Relações públicas
description O setor do agronegócio tem registrado um notável desenvolvimento econômico nas últimas duas décadas, com estimativas apontando para uma contribuição de cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Apesar desses indicadores positivos na economia, o setor é muito criticado especialmente por impactos ambientais e sociais associados às atividades realizadas por seus membros. Para combater essas críticas e promover uma compreensão mais positiva do setor, empresas e organizações representativas associadas ao agronegócio têm apostado em campanhas de comunicação. Este estudo se concentra em compreender as estratégias de hegemonia e a formação de consenso adotadas pelo agronegócio através da lente da Teoria Política do Discurso e a partir de uma análise discursiva da campanha “Agro: de gente pra gente”, lançada pela Rede Globo em 2022. Este trabalho visa ainda contribuir para o debate sobre a hegemonia corporativa, especialmente dentro do contexto dos estudos neo-gramscianos em Estudos Organizacionais. Os principais resultados apontam que a busca da hegemonia do agronegócio está na agregação de grupos que são historicamente marginalizados pelo setor.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-12T14:04:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-07-12T14:04:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/35554
url https://hdl.handle.net/10438/35554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1e2c315c-42f4-4c8a-a384-1a0aceb152d5/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e094ce71-c7e4-4106-9ac7-e462d79f0a88/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/47ed5264-6036-40ad-9022-44f89b69db29/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c8586e83-cbac-4fc1-866c-e3e3a5baec77/download
bitstream.checksum.fl_str_mv ee9edaa8270586fef1f1ebc2cfa401bd
2a4b67231f701c416a809246e7a10077
a75b054f7bcc120a1de0e812696dd5d9
7d92e1308d1b01dd6e2448454b6796f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023621940215808