Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/35554 |
Resumo: | O setor do agronegócio tem registrado um notável desenvolvimento econômico nas últimas duas décadas, com estimativas apontando para uma contribuição de cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Apesar desses indicadores positivos na economia, o setor é muito criticado especialmente por impactos ambientais e sociais associados às atividades realizadas por seus membros. Para combater essas críticas e promover uma compreensão mais positiva do setor, empresas e organizações representativas associadas ao agronegócio têm apostado em campanhas de comunicação. Este estudo se concentra em compreender as estratégias de hegemonia e a formação de consenso adotadas pelo agronegócio através da lente da Teoria Política do Discurso e a partir de uma análise discursiva da campanha “Agro: de gente pra gente”, lançada pela Rede Globo em 2022. Este trabalho visa ainda contribuir para o debate sobre a hegemonia corporativa, especialmente dentro do contexto dos estudos neo-gramscianos em Estudos Organizacionais. Os principais resultados apontam que a busca da hegemonia do agronegócio está na agregação de grupos que são historicamente marginalizados pelo setor. |
id |
FGV_4c64aa0f8aaf4fd1f22e523b5251d90f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/35554 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Di Paolo, Beatriz CandidoEscolas::EAESPAlves, Mário AquinoChristopoulos, Tania PereiraFontenelle, Isleide Arruda2024-07-12T14:04:22Z2024-07-12T14:04:22Z2024-05-20https://hdl.handle.net/10438/35554O setor do agronegócio tem registrado um notável desenvolvimento econômico nas últimas duas décadas, com estimativas apontando para uma contribuição de cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Apesar desses indicadores positivos na economia, o setor é muito criticado especialmente por impactos ambientais e sociais associados às atividades realizadas por seus membros. Para combater essas críticas e promover uma compreensão mais positiva do setor, empresas e organizações representativas associadas ao agronegócio têm apostado em campanhas de comunicação. Este estudo se concentra em compreender as estratégias de hegemonia e a formação de consenso adotadas pelo agronegócio através da lente da Teoria Política do Discurso e a partir de uma análise discursiva da campanha “Agro: de gente pra gente”, lançada pela Rede Globo em 2022. Este trabalho visa ainda contribuir para o debate sobre a hegemonia corporativa, especialmente dentro do contexto dos estudos neo-gramscianos em Estudos Organizacionais. Os principais resultados apontam que a busca da hegemonia do agronegócio está na agregação de grupos que são historicamente marginalizados pelo setor.The agribusiness sector has exhibited significant economic growth over the past two decades, with estimations indicating a contribution of approximately 30% to the national Gross Domestic Product (GDP). Despite these posite economic indicators, the sector faces substantial criticism, particularly regarding environmental and social impacts attributed to its activities. In response to these criticisms and to foster a more favorable perception of the sector, companies and representative organizations within agribusiness have undertaken communication campaigns. This research aims to comprehend the hegemonic strategies and consensus-building processes employed by agribusiness, utilizing the Political Discourse Theory as a theoretical framework and conducting a discursive analysis of the "Agro: de gente pra gente" campaign, launched by Rede Globo in 2022. The study seeks to contribute to the debate regarding corporate hegemony, particularly within neo-Gramscian studies in organizational studies. This work aims to contribute to the debate on corporate hegemony, especially within the context of neo-Gramscian studies in organizational studies. The main results indicate that the search for agribusiness hegemony is in the aggregation of groups that are historically marginalized by the sector.porAgronegócioHegemoniaConsensoTeoria política do discursoComunicação corporativaAgribusinessHegemonyConsensus theoryPolitical discourse theoryCorporate communicationAdministração de empresasAgroindústriaHegemoniaConsenso (Ciências sociais)Comunicação nas organizaçõesRelações públicasAgro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discursoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertacao_Beatriz Candido Di Paolo (Revisão Final).pdfDissertacao_Beatriz Candido Di Paolo (Revisão Final).pdfPDFapplication/pdf734981https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1e2c315c-42f4-4c8a-a384-1a0aceb152d5/downloadee9edaa8270586fef1f1ebc2cfa401bdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e094ce71-c7e4-4106-9ac7-e462d79f0a88/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD52TEXTDissertacao_Beatriz Candido Di Paolo (Revisão Final).pdf.txtDissertacao_Beatriz Candido Di Paolo (Revisão Final).pdf.txtExtracted texttext/plain103976https://repositorio.fgv.br/bitstreams/47ed5264-6036-40ad-9022-44f89b69db29/downloada75b054f7bcc120a1de0e812696dd5d9MD53THUMBNAILDissertacao_Beatriz Candido Di Paolo (Revisão Final).pdf.jpgDissertacao_Beatriz Candido Di Paolo (Revisão Final).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2697https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c8586e83-cbac-4fc1-866c-e3e3a5baec77/download7d92e1308d1b01dd6e2448454b6796f9MD5410438/355542024-07-13 03:01:25.083open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/35554https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-07-13T03:01:25Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso |
title |
Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso |
spellingShingle |
Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso Di Paolo, Beatriz Candido Agronegócio Hegemonia Consenso Teoria política do discurso Comunicação corporativa Agribusiness Hegemony Consensus theory Political discourse theory Corporate communication Administração de empresas Agroindústria Hegemonia Consenso (Ciências sociais) Comunicação nas organizações Relações públicas |
title_short |
Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso |
title_full |
Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso |
title_fullStr |
Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso |
title_full_unstemmed |
Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso |
title_sort |
Agro é gente?: a construção de consensos na comunicação do agronegócio à luz da teoria política do discurso |
author |
Di Paolo, Beatriz Candido |
author_facet |
Di Paolo, Beatriz Candido |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Alves, Mário Aquino Christopoulos, Tania Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Di Paolo, Beatriz Candido |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fontenelle, Isleide Arruda |
contributor_str_mv |
Fontenelle, Isleide Arruda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agronegócio Hegemonia Consenso Teoria política do discurso Comunicação corporativa |
topic |
Agronegócio Hegemonia Consenso Teoria política do discurso Comunicação corporativa Agribusiness Hegemony Consensus theory Political discourse theory Corporate communication Administração de empresas Agroindústria Hegemonia Consenso (Ciências sociais) Comunicação nas organizações Relações públicas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Agribusiness Hegemony Consensus theory Political discourse theory Corporate communication |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Agroindústria Hegemonia Consenso (Ciências sociais) Comunicação nas organizações Relações públicas |
description |
O setor do agronegócio tem registrado um notável desenvolvimento econômico nas últimas duas décadas, com estimativas apontando para uma contribuição de cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Apesar desses indicadores positivos na economia, o setor é muito criticado especialmente por impactos ambientais e sociais associados às atividades realizadas por seus membros. Para combater essas críticas e promover uma compreensão mais positiva do setor, empresas e organizações representativas associadas ao agronegócio têm apostado em campanhas de comunicação. Este estudo se concentra em compreender as estratégias de hegemonia e a formação de consenso adotadas pelo agronegócio através da lente da Teoria Política do Discurso e a partir de uma análise discursiva da campanha “Agro: de gente pra gente”, lançada pela Rede Globo em 2022. Este trabalho visa ainda contribuir para o debate sobre a hegemonia corporativa, especialmente dentro do contexto dos estudos neo-gramscianos em Estudos Organizacionais. Os principais resultados apontam que a busca da hegemonia do agronegócio está na agregação de grupos que são historicamente marginalizados pelo setor. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-12T14:04:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-07-12T14:04:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-05-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/35554 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/35554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1e2c315c-42f4-4c8a-a384-1a0aceb152d5/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e094ce71-c7e4-4106-9ac7-e462d79f0a88/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/47ed5264-6036-40ad-9022-44f89b69db29/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c8586e83-cbac-4fc1-866c-e3e3a5baec77/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee9edaa8270586fef1f1ebc2cfa401bd 2a4b67231f701c416a809246e7a10077 a75b054f7bcc120a1de0e812696dd5d9 7d92e1308d1b01dd6e2448454b6796f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797725493264384 |