O design como diferencial competitivo dos negócios e sua influência no processo de decisão de compra dos consumidores: uma visão de designers e empresários brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Daniel Ribeiro Cardoso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/34785
Resumo: Objetivo - Esta pesquisa destinou seu foco em compreender como o design pode ser utilizado como diferencial competitivo pelas empresas, de como estas implantam uma cultura de design em suas estratégias, e como o design conecta os consumidores às organizações. Metodologia – Para isto, em primeiro lugar, uma revisão teórica da literatura sobre os temas Design e Estratégia de Negócios. Em segundo lugar, uma pesquisa qualitativa foi escolhida pelo autor, a partir da realização de 10 (dez) entrevistas em profundidade com atores formadores de opinião no campo do Design brasileiro. Os dados coletados pelas entrevistas foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados - Como resultado, chegou-se à conclusão de que o design tem grande influência no sucesso das empresas, que seus atributos estão relacionados a emoções, inteligência, projeto e pensamento. Também foi possível estabelecer uma relação direta quanto a visão de uma cultura de design na estratégia das empresas, quando estas têm a capacidade de diferenciação, promoção de soluções e foco centrado no ser humano. Foi possível observar também, a partir da ótica dos entrevistados, que o design possuí a capacidade de influenciar consumidores, conectá-los e fidelizá-los às marcas. Contribuições práticas – Sobre o aspecto da contribuição no campo da gestão empresarial, esta pesquisa tem a capacidade de orientar empreendedores e empresas a respeito dos benefícios que podem ser colhidos a partir da implantação de uma cultura de design nos negócios.
id FGV_6177cfbecbf917af2e376d128e822124
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/34785
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Rocha, Daniel Ribeiro CardosoEscolas::EBAPESales, Augusto Cesar SilvaPatrocinio, Gabriel Henrique Torres doNunes, José Mauro Gonçalves2024-01-29T16:45:36Z2024-01-29T16:45:36Z2023-09-06https://hdl.handle.net/10438/34785Objetivo - Esta pesquisa destinou seu foco em compreender como o design pode ser utilizado como diferencial competitivo pelas empresas, de como estas implantam uma cultura de design em suas estratégias, e como o design conecta os consumidores às organizações. Metodologia – Para isto, em primeiro lugar, uma revisão teórica da literatura sobre os temas Design e Estratégia de Negócios. Em segundo lugar, uma pesquisa qualitativa foi escolhida pelo autor, a partir da realização de 10 (dez) entrevistas em profundidade com atores formadores de opinião no campo do Design brasileiro. Os dados coletados pelas entrevistas foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados - Como resultado, chegou-se à conclusão de que o design tem grande influência no sucesso das empresas, que seus atributos estão relacionados a emoções, inteligência, projeto e pensamento. Também foi possível estabelecer uma relação direta quanto a visão de uma cultura de design na estratégia das empresas, quando estas têm a capacidade de diferenciação, promoção de soluções e foco centrado no ser humano. Foi possível observar também, a partir da ótica dos entrevistados, que o design possuí a capacidade de influenciar consumidores, conectá-los e fidelizá-los às marcas. Contribuições práticas – Sobre o aspecto da contribuição no campo da gestão empresarial, esta pesquisa tem a capacidade de orientar empreendedores e empresas a respeito dos benefícios que podem ser colhidos a partir da implantação de uma cultura de design nos negócios.Purpose – This research focused on understanding how design can be used as a competitive advantage by companies, how they implement a design culture in their strategies, and how design connects consumers to organizations. Design/Methodology- For this, firstly, a theoretical review of the literature on design and business strategy. Secondly, a qualitative research was chosen by the author, based on 10 in-depth interviews with experts in the field of Brazilian design. The data collected through the interviews were analyzed using the content analysis technique. Findings – As a result, it was concluded that design has a great influence on the success of companies, that its attributes are related to emotions, intelligence, design and thought. It was also possible to establish a direct relationship between the vision of a design culture and the companies' strategy, when they have the ability to differentiate, promote solutions and focus on human beings. It was also possible to observe, from the perspective of the interviewees, that design has the ability to influence consumers, connect them and make them loyal to brands. Practical implications - Regarding the contribution to the field of business management, this research has the ability to guide entrepreneurs and companies regarding the benefits that can be reaped from the implementation of a design culture in business.porDesignEstratégiaNegóciosEmpresasConsumoConsumidorDesignEstratégiaNegóciosEmpresasConsumo (Economia)ConsumidoresO design como diferencial competitivo dos negócios e sua influência no processo de decisão de compra dos consumidores: uma visão de designers e empresários brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9d48ca1e-af33-4f4a-a66c-83f11b6d549a/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD52ORIGINALDissertação_Design_Negócios_Consumo.pdfDissertação_Design_Negócios_Consumo.pdfapplication/pdf1351444https://repositorio.fgv.br/bitstreams/520c106e-d026-464b-ab1e-498d2754ee34/download8da5ce6534c7046d9342c59433b454d5MD53TEXTDissertação_Design_Negócios_Consumo.pdf.txtDissertação_Design_Negócios_Consumo.pdf.txtExtracted texttext/plain102829https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bace9793-7ca5-4289-ae3d-8d8a44a64a38/download90839ad41b6397276b7247ed261b0859MD54THUMBNAILDissertação_Design_Negócios_Consumo.pdf.jpgDissertação_Design_Negócios_Consumo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2815https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7d576060-c494-4ebe-a5eb-fffdf3534ccc/download2a16009821e994bbe1074605a0801004MD5510438/347852024-01-30 12:46:41.639open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/34785https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-01-30T12:46:41Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv O design como diferencial competitivo dos negócios e sua influência no processo de decisão de compra dos consumidores: uma visão de designers e empresários brasileiros
title O design como diferencial competitivo dos negócios e sua influência no processo de decisão de compra dos consumidores: uma visão de designers e empresários brasileiros
spellingShingle O design como diferencial competitivo dos negócios e sua influência no processo de decisão de compra dos consumidores: uma visão de designers e empresários brasileiros
Rocha, Daniel Ribeiro Cardoso
Design
Estratégia
Negócios
Empresas
Consumo
Consumidor
Design
Estratégia
Negócios
Empresas
Consumo (Economia)
Consumidores
title_short O design como diferencial competitivo dos negócios e sua influência no processo de decisão de compra dos consumidores: uma visão de designers e empresários brasileiros
title_full O design como diferencial competitivo dos negócios e sua influência no processo de decisão de compra dos consumidores: uma visão de designers e empresários brasileiros
title_fullStr O design como diferencial competitivo dos negócios e sua influência no processo de decisão de compra dos consumidores: uma visão de designers e empresários brasileiros
title_full_unstemmed O design como diferencial competitivo dos negócios e sua influência no processo de decisão de compra dos consumidores: uma visão de designers e empresários brasileiros
title_sort O design como diferencial competitivo dos negócios e sua influência no processo de decisão de compra dos consumidores: uma visão de designers e empresários brasileiros
author Rocha, Daniel Ribeiro Cardoso
author_facet Rocha, Daniel Ribeiro Cardoso
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.none.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Sales, Augusto Cesar Silva
Patrocinio, Gabriel Henrique Torres do
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Daniel Ribeiro Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, José Mauro Gonçalves
contributor_str_mv Nunes, José Mauro Gonçalves
dc.subject.eng.fl_str_mv Design
topic Design
Estratégia
Negócios
Empresas
Consumo
Consumidor
Design
Estratégia
Negócios
Empresas
Consumo (Economia)
Consumidores
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Negócios
Empresas
Consumo
Consumidor
dc.subject.bibliodata.eng.fl_str_mv Design
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Estratégia
Negócios
Empresas
Consumo (Economia)
Consumidores
description Objetivo - Esta pesquisa destinou seu foco em compreender como o design pode ser utilizado como diferencial competitivo pelas empresas, de como estas implantam uma cultura de design em suas estratégias, e como o design conecta os consumidores às organizações. Metodologia – Para isto, em primeiro lugar, uma revisão teórica da literatura sobre os temas Design e Estratégia de Negócios. Em segundo lugar, uma pesquisa qualitativa foi escolhida pelo autor, a partir da realização de 10 (dez) entrevistas em profundidade com atores formadores de opinião no campo do Design brasileiro. Os dados coletados pelas entrevistas foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados - Como resultado, chegou-se à conclusão de que o design tem grande influência no sucesso das empresas, que seus atributos estão relacionados a emoções, inteligência, projeto e pensamento. Também foi possível estabelecer uma relação direta quanto a visão de uma cultura de design na estratégia das empresas, quando estas têm a capacidade de diferenciação, promoção de soluções e foco centrado no ser humano. Foi possível observar também, a partir da ótica dos entrevistados, que o design possuí a capacidade de influenciar consumidores, conectá-los e fidelizá-los às marcas. Contribuições práticas – Sobre o aspecto da contribuição no campo da gestão empresarial, esta pesquisa tem a capacidade de orientar empreendedores e empresas a respeito dos benefícios que podem ser colhidos a partir da implantação de uma cultura de design nos negócios.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-29T16:45:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-29T16:45:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/34785
url https://hdl.handle.net/10438/34785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9d48ca1e-af33-4f4a-a66c-83f11b6d549a/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/520c106e-d026-464b-ab1e-498d2754ee34/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bace9793-7ca5-4289-ae3d-8d8a44a64a38/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7d576060-c494-4ebe-a5eb-fffdf3534ccc/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a4b67231f701c416a809246e7a10077
8da5ce6534c7046d9342c59433b454d5
90839ad41b6397276b7247ed261b0859
2a16009821e994bbe1074605a0801004
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023750345687040