Estratégia de canais de marketing na indústria de software: estudo de caso sobre a Microsoft no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/5727 |
Resumo: | Mercados com dinâmica competitiva baseada na inovaçâo são incertos e sujeitos a rupturas dos negócios envolvidos. Isto é bastante diferente dos mercados maduros, nos quais o equilíbrio de forças estabelece uma estrutura industrial relativamente estável. Mercados de inovação, ou high-tech, e em especial os de tecnologia da informação também estão sujeitos a outros fenômenos ou características que os distinguem dos mercados maduros. Trabalhamos com alguns destes fenômenos como: a difusão tecnológica, a qual está ligada a fatores psicológicos que motivam ou inibem a adoção da tecnologia por parte do cliente; o aprisionamento; a externalidades de rede; a disputas por padrões e a concorrência entre cadeias de valor distintas. Estas características demandam serviços, orientação do cliente quanto ao uso da tecnologia e casos de sucesso exemplares para vencer os fatores inibidores e estimular os fatores motivadores do cliente no seu processo de adoção da tecnologia. A teoria explica que os canais de marketing podem oferecer vantagem competitiva às empresas que bem se utilizam deles, e as características de demanda por serviços e orientação de uso pelos clientes podem ser bem atendidas pelos canais de marketing. Esta pesquisa testa esta teoria através de um estudo de caso sobre a Microsoft, empresa do ramo de software que tem sua atividade fortemente baseada em canais de marketing. Verificamos a teoria, isto é, o canal sendo um elemento diferencial e gerador de vantagem competitiva para a empresa |
id |
FGV_66dae74dbe71ee0861d38283a64db7b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/5727 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Koreivo Junior, CarlosEscolas::EAESPLimeira, Tânia Maria Vidigal2010-04-20T20:20:31Z2010-04-20T20:20:31Z2004-07-27KOREIVO JUNIOR, Carlos. Estratégia de canais de marketing na indústria de software: estudo de caso sobre a Microsoft no Brasil. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.http://hdl.handle.net/10438/5727Mercados com dinâmica competitiva baseada na inovaçâo são incertos e sujeitos a rupturas dos negócios envolvidos. Isto é bastante diferente dos mercados maduros, nos quais o equilíbrio de forças estabelece uma estrutura industrial relativamente estável. Mercados de inovação, ou high-tech, e em especial os de tecnologia da informação também estão sujeitos a outros fenômenos ou características que os distinguem dos mercados maduros. Trabalhamos com alguns destes fenômenos como: a difusão tecnológica, a qual está ligada a fatores psicológicos que motivam ou inibem a adoção da tecnologia por parte do cliente; o aprisionamento; a externalidades de rede; a disputas por padrões e a concorrência entre cadeias de valor distintas. Estas características demandam serviços, orientação do cliente quanto ao uso da tecnologia e casos de sucesso exemplares para vencer os fatores inibidores e estimular os fatores motivadores do cliente no seu processo de adoção da tecnologia. A teoria explica que os canais de marketing podem oferecer vantagem competitiva às empresas que bem se utilizam deles, e as características de demanda por serviços e orientação de uso pelos clientes podem ser bem atendidas pelos canais de marketing. Esta pesquisa testa esta teoria através de um estudo de caso sobre a Microsoft, empresa do ramo de software que tem sua atividade fortemente baseada em canais de marketing. Verificamos a teoria, isto é, o canal sendo um elemento diferencial e gerador de vantagem competitiva para a empresaporAdministração mercadológicaAdministração de empresasMicrosoft CorporationMarketingCanais de distribuição - Estudo de casosConcorrênciaPlanejamento estratégicoIndústria de software - Estudo de casosTecnologia da informação - Indústria - Estudo de casosEstratégia de canais de marketing na indústria de software: estudo de caso sobre a Microsoft no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL1200500826.pdf1200500826.pdfapplication/pdf81761157https://repositorio.fgv.br/bitstreams/231052c9-44a8-4f14-a973-db98bf161eb4/downloadbead9f865db4e7ac966d763cf63e1f1cMD51TEXT1200500826.pdf.txt1200500826.pdf.txtExtracted texttext/plain102863https://repositorio.fgv.br/bitstreams/aab59854-ccab-4708-92ee-be480d3204f8/downloadfbd82c7884f3c18196653cb2aa3f9768MD55THUMBNAIL10438/57272023-11-09 15:26:20.622open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/5727https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T15:26:20Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Estratégia de canais de marketing na indústria de software: estudo de caso sobre a Microsoft no Brasil |
title |
Estratégia de canais de marketing na indústria de software: estudo de caso sobre a Microsoft no Brasil |
spellingShingle |
Estratégia de canais de marketing na indústria de software: estudo de caso sobre a Microsoft no Brasil Koreivo Junior, Carlos Administração mercadológica Administração de empresas Microsoft Corporation Marketing Canais de distribuição - Estudo de casos Concorrência Planejamento estratégico Indústria de software - Estudo de casos Tecnologia da informação - Indústria - Estudo de casos |
title_short |
Estratégia de canais de marketing na indústria de software: estudo de caso sobre a Microsoft no Brasil |
title_full |
Estratégia de canais de marketing na indústria de software: estudo de caso sobre a Microsoft no Brasil |
title_fullStr |
Estratégia de canais de marketing na indústria de software: estudo de caso sobre a Microsoft no Brasil |
title_full_unstemmed |
Estratégia de canais de marketing na indústria de software: estudo de caso sobre a Microsoft no Brasil |
title_sort |
Estratégia de canais de marketing na indústria de software: estudo de caso sobre a Microsoft no Brasil |
author |
Koreivo Junior, Carlos |
author_facet |
Koreivo Junior, Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koreivo Junior, Carlos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Limeira, Tânia Maria Vidigal |
contributor_str_mv |
Limeira, Tânia Maria Vidigal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração mercadológica |
topic |
Administração mercadológica Administração de empresas Microsoft Corporation Marketing Canais de distribuição - Estudo de casos Concorrência Planejamento estratégico Indústria de software - Estudo de casos Tecnologia da informação - Indústria - Estudo de casos |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Microsoft Corporation Marketing Canais de distribuição - Estudo de casos Concorrência Planejamento estratégico Indústria de software - Estudo de casos Tecnologia da informação - Indústria - Estudo de casos |
description |
Mercados com dinâmica competitiva baseada na inovaçâo são incertos e sujeitos a rupturas dos negócios envolvidos. Isto é bastante diferente dos mercados maduros, nos quais o equilíbrio de forças estabelece uma estrutura industrial relativamente estável. Mercados de inovação, ou high-tech, e em especial os de tecnologia da informação também estão sujeitos a outros fenômenos ou características que os distinguem dos mercados maduros. Trabalhamos com alguns destes fenômenos como: a difusão tecnológica, a qual está ligada a fatores psicológicos que motivam ou inibem a adoção da tecnologia por parte do cliente; o aprisionamento; a externalidades de rede; a disputas por padrões e a concorrência entre cadeias de valor distintas. Estas características demandam serviços, orientação do cliente quanto ao uso da tecnologia e casos de sucesso exemplares para vencer os fatores inibidores e estimular os fatores motivadores do cliente no seu processo de adoção da tecnologia. A teoria explica que os canais de marketing podem oferecer vantagem competitiva às empresas que bem se utilizam deles, e as características de demanda por serviços e orientação de uso pelos clientes podem ser bem atendidas pelos canais de marketing. Esta pesquisa testa esta teoria através de um estudo de caso sobre a Microsoft, empresa do ramo de software que tem sua atividade fortemente baseada em canais de marketing. Verificamos a teoria, isto é, o canal sendo um elemento diferencial e gerador de vantagem competitiva para a empresa |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-07-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:20:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:20:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
KOREIVO JUNIOR, Carlos. Estratégia de canais de marketing na indústria de software: estudo de caso sobre a Microsoft no Brasil. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/5727 |
identifier_str_mv |
KOREIVO JUNIOR, Carlos. Estratégia de canais de marketing na indústria de software: estudo de caso sobre a Microsoft no Brasil. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/5727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/231052c9-44a8-4f14-a973-db98bf161eb4/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/aab59854-ccab-4708-92ee-be480d3204f8/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bead9f865db4e7ac966d763cf63e1f1c fbd82c7884f3c18196653cb2aa3f9768 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810023672608456704 |