Reputational loss: a negative effect of corporate social irresponsibility

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Accioly, Isabela Drummond Abdala
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/30102
Resumo: No ambiente corporativo extremamente globalizado e competitivo em que vivemos hoje em dia, a reputação de uma empresa tem um papel crucial na atração de clientes e parceiros. Responsabilidade social corporativa contribui para criar um impacto positivo na reputação das empresas. No entanto, quando há irresponsabilidade social corporativa sua reputação pode sofrer um impacto negativo. Tais fatores motivaram a realização deste estudo, por meio do qual busca-se alcançar dois objetivos: investigar de forma empírica como atos de irresponsabilidade social podem afetar a reputação da empresa, sob a perspectiva do funcionário, bem como explorar se a forma como as iniciativas são planejadas e implementadas (embedded / peripheral) produz um efeito de interação na relação entre irresponsabilidade social corporativa e reputação. Para tal, uma combinação de análise fatorial de irresponsabilidade social corporativa com um experimento de vinheta foi usada para validar o construto e viabilizar uma pesquisa com executivos em cenários hipotéticos. Resultados encontrados indicam que, independentemente da estratégia de implementação ou grau de irresponsabilidade, os funcionários punem igualmente as organizações quando percebem atos de irresponsabilidade social. Esta investigação busca acrescentar não somente ao debate qualitativo sobre a formação do construto na literatura, como também contribuir para a pesquisa quantitativa sobre o tema em questão. Na prática, organizações se beneficiam ao consultar seus funcionários e considerar suas críticas e sugestões mais cautelosamente a fim de reduzir ruídos de comunicação e perda de reputação.
id FGV_67d18ce20e436f80f8a6e865cd6ad82c
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/30102
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Accioly, Isabela Drummond AbdalaEscolas::EBAPEGoldszmidt, Rafael Guilherme BursteinVasconcellos, SílvioParente, Ronaldo Couto2021-02-05T16:44:29Z2021-02-05T16:44:29Z2020-12-16https://hdl.handle.net/10438/30102No ambiente corporativo extremamente globalizado e competitivo em que vivemos hoje em dia, a reputação de uma empresa tem um papel crucial na atração de clientes e parceiros. Responsabilidade social corporativa contribui para criar um impacto positivo na reputação das empresas. No entanto, quando há irresponsabilidade social corporativa sua reputação pode sofrer um impacto negativo. Tais fatores motivaram a realização deste estudo, por meio do qual busca-se alcançar dois objetivos: investigar de forma empírica como atos de irresponsabilidade social podem afetar a reputação da empresa, sob a perspectiva do funcionário, bem como explorar se a forma como as iniciativas são planejadas e implementadas (embedded / peripheral) produz um efeito de interação na relação entre irresponsabilidade social corporativa e reputação. Para tal, uma combinação de análise fatorial de irresponsabilidade social corporativa com um experimento de vinheta foi usada para validar o construto e viabilizar uma pesquisa com executivos em cenários hipotéticos. Resultados encontrados indicam que, independentemente da estratégia de implementação ou grau de irresponsabilidade, os funcionários punem igualmente as organizações quando percebem atos de irresponsabilidade social. Esta investigação busca acrescentar não somente ao debate qualitativo sobre a formação do construto na literatura, como também contribuir para a pesquisa quantitativa sobre o tema em questão. Na prática, organizações se beneficiam ao consultar seus funcionários e considerar suas críticas e sugestões mais cautelosamente a fim de reduzir ruídos de comunicação e perda de reputação.In today’s highly globalized and competitive market environment, a firm’s reputation may play a crucial role in attracting the attention of stakeholders and partners. Corporate social responsibility (CSR) is known to contribute for creating a positive impact on the reputation of the firm. On the other hand, corporate social irresponsibility (CSiR) may create a negative effect to their reputation. In this study, a combination of CFA and vignette experiment was used to empirically investigate to what extent CSiR may affect the firm’s reputation toward its internal stakeholders. Additionally, the design and implementation strategy of the initiatives was explored as a potential moderator of the relationship between CSiR and corporate reputation. Findings indicate that regardless of the implementation strategy or level of irresponsibility, employees punish organizations equally in the presence of irresponsible behavior. This investigation seeks to advance not only the qualitative debate of construct formation, but also contribute to quantitative research on the topic. As for managerial implications, evidence suggests that organizations may hear their employees and consider their inputs more accurately in order to mitigate noise and reputational loss.engIrresponsabilidade social corporativaReputaçãoRSCResponsabilidade social corporativaPerda de reputaçãoCorporate social irresponsibilityCorporate reputationCSRCSiRReputationCorporate social responsibilityReputational lossAdministração de empresasResponsabilidade social da empresaImagem corporativaCultura organizacionalEficiência organizacionalReputational loss: a negative effect of corporate social irresponsibilityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020-12-16reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertation - IA final version FGV EBAPE.pdfDissertation - IA final version FGV EBAPE.pdfPDFapplication/pdf1830176https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f8f78c3f-3368-4097-8f31-3bc51f0fa972/downloadf056793a038239e7cfe5db2bdafaef45MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bbf0320d-a806-473d-8e94-a1f9999c934d/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTDissertation - IA final version FGV EBAPE.pdf.txtDissertation - IA final version FGV EBAPE.pdf.txtExtracted texttext/plain95781https://repositorio.fgv.br/bitstreams/cd24185c-a8dd-4347-89f1-f2c4dad7432d/download7744354c39cc4480246adbc44c447f19MD55THUMBNAILDissertation - IA final version FGV EBAPE.pdf.jpgDissertation - IA final version FGV EBAPE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2655https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b2385565-31b8-4d30-b5ef-3e4e91f67eb1/download704e6892a1f8812c0a067a82d2689abdMD5610438/301022023-11-25 15:08:23.704open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/30102https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T15:08:23Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.eng.fl_str_mv Reputational loss: a negative effect of corporate social irresponsibility
title Reputational loss: a negative effect of corporate social irresponsibility
spellingShingle Reputational loss: a negative effect of corporate social irresponsibility
Accioly, Isabela Drummond Abdala
Irresponsabilidade social corporativa
Reputação
RSC
Responsabilidade social corporativa
Perda de reputação
Corporate social irresponsibility
Corporate reputation
CSR
CSiR
Reputation
Corporate social responsibility
Reputational loss
Administração de empresas
Responsabilidade social da empresa
Imagem corporativa
Cultura organizacional
Eficiência organizacional
title_short Reputational loss: a negative effect of corporate social irresponsibility
title_full Reputational loss: a negative effect of corporate social irresponsibility
title_fullStr Reputational loss: a negative effect of corporate social irresponsibility
title_full_unstemmed Reputational loss: a negative effect of corporate social irresponsibility
title_sort Reputational loss: a negative effect of corporate social irresponsibility
author Accioly, Isabela Drummond Abdala
author_facet Accioly, Isabela Drummond Abdala
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Goldszmidt, Rafael Guilherme Burstein
Vasconcellos, Sílvio
dc.contributor.author.fl_str_mv Accioly, Isabela Drummond Abdala
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Parente, Ronaldo Couto
contributor_str_mv Parente, Ronaldo Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Irresponsabilidade social corporativa
Reputação
RSC
Responsabilidade social corporativa
Perda de reputação
topic Irresponsabilidade social corporativa
Reputação
RSC
Responsabilidade social corporativa
Perda de reputação
Corporate social irresponsibility
Corporate reputation
CSR
CSiR
Reputation
Corporate social responsibility
Reputational loss
Administração de empresas
Responsabilidade social da empresa
Imagem corporativa
Cultura organizacional
Eficiência organizacional
dc.subject.eng.fl_str_mv Corporate social irresponsibility
Corporate reputation
CSR
CSiR
Reputation
Corporate social responsibility
Reputational loss
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Responsabilidade social da empresa
Imagem corporativa
Cultura organizacional
Eficiência organizacional
description No ambiente corporativo extremamente globalizado e competitivo em que vivemos hoje em dia, a reputação de uma empresa tem um papel crucial na atração de clientes e parceiros. Responsabilidade social corporativa contribui para criar um impacto positivo na reputação das empresas. No entanto, quando há irresponsabilidade social corporativa sua reputação pode sofrer um impacto negativo. Tais fatores motivaram a realização deste estudo, por meio do qual busca-se alcançar dois objetivos: investigar de forma empírica como atos de irresponsabilidade social podem afetar a reputação da empresa, sob a perspectiva do funcionário, bem como explorar se a forma como as iniciativas são planejadas e implementadas (embedded / peripheral) produz um efeito de interação na relação entre irresponsabilidade social corporativa e reputação. Para tal, uma combinação de análise fatorial de irresponsabilidade social corporativa com um experimento de vinheta foi usada para validar o construto e viabilizar uma pesquisa com executivos em cenários hipotéticos. Resultados encontrados indicam que, independentemente da estratégia de implementação ou grau de irresponsabilidade, os funcionários punem igualmente as organizações quando percebem atos de irresponsabilidade social. Esta investigação busca acrescentar não somente ao debate qualitativo sobre a formação do construto na literatura, como também contribuir para a pesquisa quantitativa sobre o tema em questão. Na prática, organizações se beneficiam ao consultar seus funcionários e considerar suas críticas e sugestões mais cautelosamente a fim de reduzir ruídos de comunicação e perda de reputação.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-05T16:44:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-05T16:44:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/30102
url https://hdl.handle.net/10438/30102
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f8f78c3f-3368-4097-8f31-3bc51f0fa972/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bbf0320d-a806-473d-8e94-a1f9999c934d/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/cd24185c-a8dd-4347-89f1-f2c4dad7432d/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b2385565-31b8-4d30-b5ef-3e4e91f67eb1/download
bitstream.checksum.fl_str_mv f056793a038239e7cfe5db2bdafaef45
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
7744354c39cc4480246adbc44c447f19
704e6892a1f8812c0a067a82d2689abd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023810753101824