Engajamento: um estudo de caso em empresa do setor de telecomunicações
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/33377 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar o engajamento no trabalho de técnicos de campo de banda larga da empresa BETA. Participaram do estudo 366 profissionais atuantes na região SP Interior. Os instrumentos utilizados foram a escala UWES 17, destinada a aferir o nível de engajamento, e a escala de demandas e recursos do trabalho (QDRT), voltada a mensurar fatores de comprometimento do engajamento. Os resultados obtidos por meio da escala UWES 17 indicam elevado nível de engajamento, com média de 4,97, o que representa 82,8% da pontuação máxima alcançável. Identifica-se, todavia, a existência de um subgrupo na população (GPD) que apresentou isoladamente um resultado de 3,52, o que é considerado um nível médio de motivação. Tal subgrupo apresenta uma proporção maior de técnicos com idade entre 20 e 29 anos, solteiros e sem filhos. Os achados também validam resultados de outras pesquisas, sugerindo que o nível de engajamento está relacionado com a idade, ou seja, pessoas mais velhas tendem a ter maior nível de engajamento, e que pessoas casadas, separadas ou viúvas têm um nível de engajamento maior que os solteiros. Quanto aos fatores que podem estar comprometendo o nível de engajamento dos participantes, identificaram-se três que afetam tanto a população total quanto o subgrupo mais jovem: comunicação, perspectiva de crescimento e justiça no trabalho. Sugere-se, portanto, que a empresa BETA promova a melhoria dos fatores identificados, o que tenderia a incrementar os resultados organizacionais. Seria importante, ainda, promover ações específicas para o grupo de técnicos, em sua maioria jovens e solteiros, cujo nível de engajamento está abaixo da média geral. |
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Martins, Sergio RonaldoEscolas::EAESPBraga, Beatriz MariaDiniz, Daniela MartinsSant’anna, Anderson de Souza2023-03-23T20:28:59Z2023-03-23T20:28:59Z2023-03-22https://hdl.handle.net/10438/33377Este estudo tem como objetivo investigar o engajamento no trabalho de técnicos de campo de banda larga da empresa BETA. Participaram do estudo 366 profissionais atuantes na região SP Interior. Os instrumentos utilizados foram a escala UWES 17, destinada a aferir o nível de engajamento, e a escala de demandas e recursos do trabalho (QDRT), voltada a mensurar fatores de comprometimento do engajamento. Os resultados obtidos por meio da escala UWES 17 indicam elevado nível de engajamento, com média de 4,97, o que representa 82,8% da pontuação máxima alcançável. Identifica-se, todavia, a existência de um subgrupo na população (GPD) que apresentou isoladamente um resultado de 3,52, o que é considerado um nível médio de motivação. Tal subgrupo apresenta uma proporção maior de técnicos com idade entre 20 e 29 anos, solteiros e sem filhos. Os achados também validam resultados de outras pesquisas, sugerindo que o nível de engajamento está relacionado com a idade, ou seja, pessoas mais velhas tendem a ter maior nível de engajamento, e que pessoas casadas, separadas ou viúvas têm um nível de engajamento maior que os solteiros. Quanto aos fatores que podem estar comprometendo o nível de engajamento dos participantes, identificaram-se três que afetam tanto a população total quanto o subgrupo mais jovem: comunicação, perspectiva de crescimento e justiça no trabalho. Sugere-se, portanto, que a empresa BETA promova a melhoria dos fatores identificados, o que tenderia a incrementar os resultados organizacionais. Seria importante, ainda, promover ações específicas para o grupo de técnicos, em sua maioria jovens e solteiros, cujo nível de engajamento está abaixo da média geral.This case study aimed to investigate work engagement of BETA's broadband field technicians. Participants were 366 professionals who worked in the SP Interior region, living in São Paulo. The instruments used were the UWES 17 scale, aiming to assess the level of engagement, and the QDRT work demands and resources questionnaire, aiming to identify factors that could be compromising the work engagement of these technicians. Results from the UWES 17 scale indicate a high level of engagement, with an average of 4.97, which represents 82.8% of the maximum score. It was identified, however, the existence of a subgroup in the population (GPD) that presented an isolated result of 3.52, which is considered an average level of motivation. This subgroup has a higher proportion of technicians aged between 20 and 29 years, single and without children. Findings also validate results of other studies, suggesting that the level of engagement is related to age, that is, older people tend to have a higher level of engagement, and that married, separated or widowed people have a higher level of engagement than single people do. As for the factors that may be compromising the participants' level of engagement, three were identified that affect both the total population and the younger subgroup: communication, growth prospects and fairness at work. We suggest, therefore, that BETA promotes the improvement of the identified factors, which would tend to increase organizational results. It would also be important to promote specific actions for the group of technicians, mostly young and single, whose level of engagement is below the general average.porMotivationWork engagementModel JDR, QDRTMotivaçãoEngajamentoEngajamento no trabalhoBurnoutModelo JDR, QDRTAdministração de empresasMotivação no trabalhoBurnout (Psicologia)Satisfação no trabalhoComportamento organizacionalTelecomunicaçõesEngajamento: um estudo de caso em empresa do setor de telecomunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/50cb3c80-16fb-4105-bbdb-553de519976f/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52ORIGINALTA Sergio Ronaldo Martins vfinal 23 03 2023.pdfTA Sergio Ronaldo Martins vfinal 23 03 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Este estudo tem como objetivo investigar o engajamento no trabalho de técnicos de campo de banda larga da empresa BETA. Participaram do estudo 366 profissionais atuantes na região SP Interior. Os instrumentos utilizados foram a escala UWES 17, destinada a aferir o nível de engajamento, e a escala de demandas e recursos do trabalho (QDRT), voltada a mensurar fatores de comprometimento do engajamento. Os resultados obtidos por meio da escala UWES 17 indicam elevado nível de engajamento, com média de 4,97, o que representa 82,8% da pontuação máxima alcançável. Identifica-se, todavia, a existência de um subgrupo na população (GPD) que apresentou isoladamente um resultado de 3,52, o que é considerado um nível médio de motivação. Tal subgrupo apresenta uma proporção maior de técnicos com idade entre 20 e 29 anos, solteiros e sem filhos. Os achados também validam resultados de outras pesquisas, sugerindo que o nível de engajamento está relacionado com a idade, ou seja, pessoas mais velhas tendem a ter maior nível de engajamento, e que pessoas casadas, separadas ou viúvas têm um nível de engajamento maior que os solteiros. Quanto aos fatores que podem estar comprometendo o nível de engajamento dos participantes, identificaram-se três que afetam tanto a população total quanto o subgrupo mais jovem: comunicação, perspectiva de crescimento e justiça no trabalho. Sugere-se, portanto, que a empresa BETA promova a melhoria dos fatores identificados, o que tenderia a incrementar os resultados organizacionais. Seria importante, ainda, promover ações específicas para o grupo de técnicos, em sua maioria jovens e solteiros, cujo nível de engajamento está abaixo da média geral. |
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