Os caminhos do patrocínio cultural: uma contribuição para a pratica do marketing cultural no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/4895 |
Resumo: | Realiza um levantamento de diversos elementos relacionados às atividades de patrocínio cultural e apresenta um esquema de processo de decisão de investimento em projetos culturais de acordo com os objetivos, expectativas e estratégias envolvidas nas decisões. Diversos fatores contribuem para o fato de que o Marketing Cultural venha ganhando espaço e chamando a atenção das empresas, e para que o patrocínio de eventos culturais passe a representar ferramenta cada vez mais importante em suas estratégias de comunicação. Nota-se, porém, que o produto cultural cumpre diferentes papéis em cada organização, o que se reflete no processo de decisão empresarial com relação ao investimento em projetos culturais. Acreditamos que a falta de esclarecimento relativa a esse cenário seja um inibidor do desenvolvimento das atividades de patrocínio, tanto pelo lado das empresas, cujo desconhecimento da potencialidade da ferramenta acarreta a perda de oportunidades, quanto pelo lado de artistas e produtores culturais, que têm no patrocínio empresarial uma das mais importantes fontes de recursos para a viabilização de seus projetos. Este trabalho foi idealizado e realizado com o objetivo de contribuir para o esclarecimento das questões referentes às diferentes formas com que as empresas encaram suas decisões de investimentos em projetos culturais. Ele tem como finalidade · orientar artistas no ajuste e adequação de seus projetos às necessidades e expectativas da empresa, e empresas na busca e implementação de um projeto cultural e na maximização dos resultados desse investimento; ao mesmo tempo, visa esclarecer e divulgar as atividades dos intermediários culturais como agentes facilitadores desse processo. |
id |
FGV_797866e3b4405baba4349eb761777d1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/4895 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Becker, Ivani de ArrudaEscolas::EAESPSantos, Rubens da Costa2010-04-20T20:15:05Z2010-04-20T20:15:05Z1997-12-11BECKER, Ivani de Arruda. Os caminhos do patrocínio cultural: uma contribuição para a pratica do marketing cultural no Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1997.http://hdl.handle.net/10438/4895Realiza um levantamento de diversos elementos relacionados às atividades de patrocínio cultural e apresenta um esquema de processo de decisão de investimento em projetos culturais de acordo com os objetivos, expectativas e estratégias envolvidas nas decisões. Diversos fatores contribuem para o fato de que o Marketing Cultural venha ganhando espaço e chamando a atenção das empresas, e para que o patrocínio de eventos culturais passe a representar ferramenta cada vez mais importante em suas estratégias de comunicação. Nota-se, porém, que o produto cultural cumpre diferentes papéis em cada organização, o que se reflete no processo de decisão empresarial com relação ao investimento em projetos culturais. Acreditamos que a falta de esclarecimento relativa a esse cenário seja um inibidor do desenvolvimento das atividades de patrocínio, tanto pelo lado das empresas, cujo desconhecimento da potencialidade da ferramenta acarreta a perda de oportunidades, quanto pelo lado de artistas e produtores culturais, que têm no patrocínio empresarial uma das mais importantes fontes de recursos para a viabilização de seus projetos. Este trabalho foi idealizado e realizado com o objetivo de contribuir para o esclarecimento das questões referentes às diferentes formas com que as empresas encaram suas decisões de investimentos em projetos culturais. Ele tem como finalidade · orientar artistas no ajuste e adequação de seus projetos às necessidades e expectativas da empresa, e empresas na busca e implementação de um projeto cultural e na maximização dos resultados desse investimento; ao mesmo tempo, visa esclarecer e divulgar as atividades dos intermediários culturais como agentes facilitadores desse processo.A number of reasons contribute towards increasing company awareness of Cultural Marketing, and towards cultural events' sponsorship gradually becoming a more important tool in corporate communication strategies. We can see, however, that the cultural product plays different roles in each organization, which is reflected in the decision-making process relating to investments in cultural projects. We believe that the lack of information about. this trend inhibits the development of sponsorship activities, not only since companies are unfamiliar with the tool's potential-which leads to the loss of opportunities - but also because artists and cultural producers, to whom corporate sponsorship represents one of the most important sources of funding, do not :fully understand its mechanisms. This paper intends to make more clear the different ways in which companies consider and decide on their investments in the Arts. It aims to guide artists in formating their projects in accordance with companies' needs and expectations and to guide companies in their search for cultural projects and in maximizing their results in this field. At the same time, this paper seeks to promote the cultural producer as an important mediator in the sponsorship negotiation.porPatrocínioPatrocínio culturalMarketing culturalMarketing de eventosComunicaçãoAdministração de empresasMarketing culturalArte e EstadoInvestimentos - Processo decisórioOs caminhos do patrocínio cultural: uma contribuição para a pratica do marketing cultural no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL1199800649.pdf1199800649.pdfPDFapplication/pdf7316771https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f2ed971b-6a4c-4e5c-b80a-c8953063f4e4/downloadcfd39dbf9f16b1e9975c0f7044a10bb1MD51TEXT1199800649.pdf.txt1199800649.pdf.txtExtracted texttext/plain103085https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5b3bbe65-a204-45bb-b2b2-1bff8e6c811c/download3a108f9d5cbd5b4e82ec257a13f0c266MD56THUMBNAIL1199800649.pdf.jpg1199800649.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3851https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e06f9ece-51a4-4622-92f1-0140536f0188/downloadf34780613dfab75435e791bd85824949MD5710438/48952023-11-08 18:12:42.097open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/4895https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T18:12:42Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Os caminhos do patrocínio cultural: uma contribuição para a pratica do marketing cultural no Brasil |
title |
Os caminhos do patrocínio cultural: uma contribuição para a pratica do marketing cultural no Brasil |
spellingShingle |
Os caminhos do patrocínio cultural: uma contribuição para a pratica do marketing cultural no Brasil Becker, Ivani de Arruda Patrocínio Patrocínio cultural Marketing cultural Marketing de eventos Comunicação Administração de empresas Marketing cultural Arte e Estado Investimentos - Processo decisório |
title_short |
Os caminhos do patrocínio cultural: uma contribuição para a pratica do marketing cultural no Brasil |
title_full |
Os caminhos do patrocínio cultural: uma contribuição para a pratica do marketing cultural no Brasil |
title_fullStr |
Os caminhos do patrocínio cultural: uma contribuição para a pratica do marketing cultural no Brasil |
title_full_unstemmed |
Os caminhos do patrocínio cultural: uma contribuição para a pratica do marketing cultural no Brasil |
title_sort |
Os caminhos do patrocínio cultural: uma contribuição para a pratica do marketing cultural no Brasil |
author |
Becker, Ivani de Arruda |
author_facet |
Becker, Ivani de Arruda |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becker, Ivani de Arruda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Rubens da Costa |
contributor_str_mv |
Santos, Rubens da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrocínio Patrocínio cultural Marketing cultural Marketing de eventos Comunicação |
topic |
Patrocínio Patrocínio cultural Marketing cultural Marketing de eventos Comunicação Administração de empresas Marketing cultural Arte e Estado Investimentos - Processo decisório |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Marketing cultural Arte e Estado Investimentos - Processo decisório |
description |
Realiza um levantamento de diversos elementos relacionados às atividades de patrocínio cultural e apresenta um esquema de processo de decisão de investimento em projetos culturais de acordo com os objetivos, expectativas e estratégias envolvidas nas decisões. Diversos fatores contribuem para o fato de que o Marketing Cultural venha ganhando espaço e chamando a atenção das empresas, e para que o patrocínio de eventos culturais passe a representar ferramenta cada vez mais importante em suas estratégias de comunicação. Nota-se, porém, que o produto cultural cumpre diferentes papéis em cada organização, o que se reflete no processo de decisão empresarial com relação ao investimento em projetos culturais. Acreditamos que a falta de esclarecimento relativa a esse cenário seja um inibidor do desenvolvimento das atividades de patrocínio, tanto pelo lado das empresas, cujo desconhecimento da potencialidade da ferramenta acarreta a perda de oportunidades, quanto pelo lado de artistas e produtores culturais, que têm no patrocínio empresarial uma das mais importantes fontes de recursos para a viabilização de seus projetos. Este trabalho foi idealizado e realizado com o objetivo de contribuir para o esclarecimento das questões referentes às diferentes formas com que as empresas encaram suas decisões de investimentos em projetos culturais. Ele tem como finalidade · orientar artistas no ajuste e adequação de seus projetos às necessidades e expectativas da empresa, e empresas na busca e implementação de um projeto cultural e na maximização dos resultados desse investimento; ao mesmo tempo, visa esclarecer e divulgar as atividades dos intermediários culturais como agentes facilitadores desse processo. |
publishDate |
1997 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1997-12-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:15:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:15:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BECKER, Ivani de Arruda. Os caminhos do patrocínio cultural: uma contribuição para a pratica do marketing cultural no Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1997. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/4895 |
identifier_str_mv |
BECKER, Ivani de Arruda. Os caminhos do patrocínio cultural: uma contribuição para a pratica do marketing cultural no Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1997. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/4895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f2ed971b-6a4c-4e5c-b80a-c8953063f4e4/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5b3bbe65-a204-45bb-b2b2-1bff8e6c811c/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e06f9ece-51a4-4622-92f1-0140536f0188/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfd39dbf9f16b1e9975c0f7044a10bb1 3a108f9d5cbd5b4e82ec257a13f0c266 f34780613dfab75435e791bd85824949 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810024115572047872 |