A aplicação de um sistema de informações de marketing em uma revenda de informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bronger, Erik
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148937
Resumo: Este documento constitui uma dissertação de mestrado, requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Administração de Empresas pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O tema central deste trabalho é a concepção, desenvolvimento e utilização de um Sistema de Informações de Marketing (S.I.M.) para uma empresa do ramo de informática. A dissertação inicia com uma revisão bibliográfica, onde são abordados assuntos como Sistemas de Informações de Marketing, a compra organizacional e o serviço ao cliente. Após este estudo inicial, um S.I.M. foi desenvolvido e testado com o objetivo de suprir os tomadores de decisão com as informações necessárias para melhor identificar no mercado empresas com o perfil desejado para serem inseridas em seu programa de vendas. Através do uso de protótipos, o S.I.M. foi implantado e seu uso pelos funcionários da Empresa analisado. A partir deste uso contínuo, surgiram novas idéias e sugestões, sendo então o seu desenvolvimento e operacionalização evolutivamente melhorados. Estas constantes melhoras permitiram aos tomadores de decisão da Revenda as informações necessárias para que estes pudessem melhor monitorar e suprir as necessidades de seus clientes nas diversas etapas do relacionamento de uma atividade comercial.
id URGS_6f8f46ddae3f735bc7994f4ee5ddd556
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148937
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bronger, ErikSlongo, Luiz Antonio2016-10-08T02:15:36Z1997http://hdl.handle.net/10183/148937000191527Este documento constitui uma dissertação de mestrado, requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Administração de Empresas pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O tema central deste trabalho é a concepção, desenvolvimento e utilização de um Sistema de Informações de Marketing (S.I.M.) para uma empresa do ramo de informática. A dissertação inicia com uma revisão bibliográfica, onde são abordados assuntos como Sistemas de Informações de Marketing, a compra organizacional e o serviço ao cliente. Após este estudo inicial, um S.I.M. foi desenvolvido e testado com o objetivo de suprir os tomadores de decisão com as informações necessárias para melhor identificar no mercado empresas com o perfil desejado para serem inseridas em seu programa de vendas. Através do uso de protótipos, o S.I.M. foi implantado e seu uso pelos funcionários da Empresa analisado. A partir deste uso contínuo, surgiram novas idéias e sugestões, sendo então o seu desenvolvimento e operacionalização evolutivamente melhorados. Estas constantes melhoras permitiram aos tomadores de decisão da Revenda as informações necessárias para que estes pudessem melhor monitorar e suprir as necessidades de seus clientes nas diversas etapas do relacionamento de uma atividade comercial.This document consist of an essay, required to obtain a degree of Masters of Business Administration at the Federal University of Rio Grande do Sul. The central thesis is the understanding, development and utilization of a Marketing lnformation System (M.I.S) for a computer company. The essay begins by revising the bibliography, where M.I.S., organizational buying and consumer services are approached. After the initial study, a M.I.S. was developed and tested with the goal of supplying decision makers with the information necessary to better identify in the market companies with the desired characteristics. Using prototypes, the M.I.S. was installed and analyzed by the employees of the company. By continuous use, more ideas and suggestions arose which were further developed creating a better product to meet the needs of the company. These constant innovations made it possible for the decision makers to access the information necessary to better serve its clients during ali stages of commercial activity.application/pdfporMarketing : Sistemas de informação : Estratégia : Empresa : Informática : ServiçosA aplicação de um sistema de informações de marketing em uma revenda de informáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS1997mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000191527.pdf000191527.pdfTexto completoapplication/pdf16086781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148937/1/000191527.pdf120f0c6f735219444cc2dd2fc1dfed71MD51TEXT000191527.pdf.txt000191527.pdf.txtExtracted Texttext/plain243614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148937/2/000191527.pdf.txtba79c5cdb7d580da8a6d18f0addca943MD52THUMBNAIL000191527.pdf.jpg000191527.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148937/3/000191527.pdf.jpg0739452295fe795398519e61b02fdf30MD5310183/1489372018-10-29 09:09:49.878oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148937Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T12:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aplicação de um sistema de informações de marketing em uma revenda de informática
title A aplicação de um sistema de informações de marketing em uma revenda de informática
spellingShingle A aplicação de um sistema de informações de marketing em uma revenda de informática
Bronger, Erik
Marketing : Sistemas de informação : Estratégia : Empresa : Informática : Serviços
title_short A aplicação de um sistema de informações de marketing em uma revenda de informática
title_full A aplicação de um sistema de informações de marketing em uma revenda de informática
title_fullStr A aplicação de um sistema de informações de marketing em uma revenda de informática
title_full_unstemmed A aplicação de um sistema de informações de marketing em uma revenda de informática
title_sort A aplicação de um sistema de informações de marketing em uma revenda de informática
author Bronger, Erik
author_facet Bronger, Erik
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bronger, Erik
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing : Sistemas de informação : Estratégia : Empresa : Informática : Serviços
topic Marketing : Sistemas de informação : Estratégia : Empresa : Informática : Serviços
description Este documento constitui uma dissertação de mestrado, requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Administração de Empresas pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O tema central deste trabalho é a concepção, desenvolvimento e utilização de um Sistema de Informações de Marketing (S.I.M.) para uma empresa do ramo de informática. A dissertação inicia com uma revisão bibliográfica, onde são abordados assuntos como Sistemas de Informações de Marketing, a compra organizacional e o serviço ao cliente. Após este estudo inicial, um S.I.M. foi desenvolvido e testado com o objetivo de suprir os tomadores de decisão com as informações necessárias para melhor identificar no mercado empresas com o perfil desejado para serem inseridas em seu programa de vendas. Através do uso de protótipos, o S.I.M. foi implantado e seu uso pelos funcionários da Empresa analisado. A partir deste uso contínuo, surgiram novas idéias e sugestões, sendo então o seu desenvolvimento e operacionalização evolutivamente melhorados. Estas constantes melhoras permitiram aos tomadores de decisão da Revenda as informações necessárias para que estes pudessem melhor monitorar e suprir as necessidades de seus clientes nas diversas etapas do relacionamento de uma atividade comercial.
publishDate 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-08T02:15:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148937
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000191527
url http://hdl.handle.net/10183/148937
identifier_str_mv 000191527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148937/1/000191527.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148937/2/000191527.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148937/3/000191527.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 120f0c6f735219444cc2dd2fc1dfed71
ba79c5cdb7d580da8a6d18f0addca943
0739452295fe795398519e61b02fdf30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085381491654656