Desenvolvimento de competências de líderes: a percepção dos servidores da Advocacia-Geral da União sobre o Programa de Mentoria de Lideranças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Fabiano Gomes Bastos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35893
Resumo: Objetivo - Este estudo foi realizado com o objetivo geral de avaliar a percepção dos participantes sobre o Programa de Mentoria de Lideranças da AGU relativamente ao desenvolvimento de competências de liderança desejados pela União. Como objetivo específico pretende apresentar proposta de melhorias no programa de mentoria de lideranças da AGU. Metodologia - Pesquisa qualitativa descritiva e exploratória. Resultados - O resultado da pesquisa demonstrou que houve percepção dos participantes do Programa de Mentoria de Lideranças da AGU de incremento em todas as competências comportamentais de liderança desejadas pela Instituição, principalmente naquelas competências ligadas a pessoas (individualmente consideradas). As competências ligadas à resultado institucional não foram percebidas como tendo sido as mais desenvolvidas no programa, mas também foram desenvolvidas satisfatoriamente. As competências ligadas a estratégia foram bem desenvolvidas e, com relação aos demais grupos foram desenvolvidas em nível intermediário. A partir dos resultados, podem-se observar várias sugestões de aprimoramento do Programa de Mentoria da AGU. Contribuições práticas - A partir dos resultados, podem-se observar várias sugestões de aprimoramento do Programa de Mentoria da AGU, atingindo-se, assim, o objetivo específico da pesquisa. Entre elas, destacam-se a ampliação do número de mentorados, atenção às competências cuja percepção de ganho foi menor na pesquisa, maior reconhecimento institucional aos participantes, e melhor treinamento dos mentores. Além disso, os resultados encontrados sugerem a necessidade de cursos de liderança associados ao programa, suporte contínuo aos mentorados durante e após o programa, e uma maior adequação do programa às peculiaridades do serviço público. Recomenda-se, por fim, o primoramento do sistema de seleção de líderes na instituição, utilizando-se também como base as competências e habilidades desenvolvidas no Programa de Mentoria. Todas as recomendações da presente pesquisa tem como objetivo fortalecer o impacto do Programa de mentoria de Lideranças da AGU e garantir que ele se aprimore para continuar a desenvolver estratégias de líderes para enfrentar os desafios complexos da administração pública, ao mesmo tempo que promova uma cultura de aprendizagem contínua e troca de experiências dentro da instituição, devidamente alinhado com os objetivos do PNDP.
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As competências ligadas à resultado institucional não foram percebidas como tendo sido as mais desenvolvidas no programa, mas também foram desenvolvidas satisfatoriamente. As competências ligadas a estratégia foram bem desenvolvidas e, com relação aos demais grupos foram desenvolvidas em nível intermediário. A partir dos resultados, podem-se observar várias sugestões de aprimoramento do Programa de Mentoria da AGU. Contribuições práticas - A partir dos resultados, podem-se observar várias sugestões de aprimoramento do Programa de Mentoria da AGU, atingindo-se, assim, o objetivo específico da pesquisa. Entre elas, destacam-se a ampliação do número de mentorados, atenção às competências cuja percepção de ganho foi menor na pesquisa, maior reconhecimento institucional aos participantes, e melhor treinamento dos mentores. Além disso, os resultados encontrados sugerem a necessidade de cursos de liderança associados ao programa, suporte contínuo aos mentorados durante e após o programa, e uma maior adequação do programa às peculiaridades do serviço público. Recomenda-se, por fim, o primoramento do sistema de seleção de líderes na instituição, utilizando-se também como base as competências e habilidades desenvolvidas no Programa de Mentoria. Todas as recomendações da presente pesquisa tem como objetivo fortalecer o impacto do Programa de mentoria de Lideranças da AGU e garantir que ele se aprimore para continuar a desenvolver estratégias de líderes para enfrentar os desafios complexos da administração pública, ao mesmo tempo que promova uma cultura de aprendizagem contínua e troca de experiências dentro da instituição, devidamente alinhado com os objetivos do PNDP.Objective - This study was conducted with the general objective of assessing the participants' perception of the AGU Leadership Mentoring Program regarding the development of leadership skills desired by the Union. The specific objective is to present a proposal for improvements to the AGU leadership mentoring program. Design/Methodology - Descriptive and exploratory qualitative research. Findings - The results of the research demonstrated that the participants in the AGU Leadership Mentoring Program perceived an increase in all the behavioral leadership skills desired by the Institution, especially those related to people (considered individually). The skills related to institutional results were not perceived as having been the most developed in the program, but they were also developed satisfactorily. The skills related to strategy were well developed and, in relation to the other groups, were developed at an intermediate level. Based on the results, several suggestions for improving the AGU Mentoring Program can be observed. Practical implications - Based on the results, several suggestions for improving the AGU Mentoring Program can be observed, thus achieving the specific objective of the research. Among them, the following stand out: increasing the number of mentees, paying attention to the skills whose perceived gain was lower in the research, greater institutional recognition of the participants, and better training of the mentors. In addition, the results found suggest the need for leadership courses associated with the program, ongoing support for the mentees during and after the program, and greater adaptation of the program to the peculiarities of the public service. Finally, it is recommended that the system for selecting leaders in the institution be improved, also using the skills and abilities developed in the Mentoring Program as a basis. All the recommendations of this research aim to strengthen the impact of the AGU Leadership Mentoring Program and ensure that it improves to continue developing leadership strategies to face the complex challenges of public administration, while promoting a culture of continuous learning and exchange of experiences within the institution, duly aligned with the objectives of the PNDP.porDesenvolvimento de competências de líderesPercepçãoServidoresAdvocacia-Geral da UniãoPrograma de Mentoria de LiderançasLeadership skills developmentPerceptionCivil servantsOffice of the Attorney GeneralLeadership Mentoring ProgramAdministração públicaComportamento organizacionalLiderançaServidores públicosAdvocacia-Geral da União (Brasil)Desenvolvimento de competências de líderes: a percepção dos servidores da Advocacia-Geral da União sobre o Programa de Mentoria de Liderançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório 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