Valor percebido do cliente: um estudo sobre o relacionamento entre as instituições de ensino superior e seus alunos

Bibliographic Details
Main Author: Reichelt, Valesca Persch
Publication Date: 2007
Format: Doctoral thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Download full: http://hdl.handle.net/10438/4521
Summary: O propósito desta tese foi contribuir para os estudos sobre o tema Valor Percebido, sob a ótica do Marketing de Relacionamento, enfocando a pesquisa na relação entre as instituições de ensino superior privadas e seus alunos. A coleta de dados foi realizada com alunos de instituições de ensino superior privadas do Rio Grande do Sul matriculados em cursos de graduação em Administração, sendo dividida em três etapas. Na primeira etapa foi realizada consulta qualitativa e exploratória, com dez estudantes, através de entrevistas em profundidade. Em seguida foram coletados questionários quantitativos de 133 respondentes, para validação e purificação das escalas de mensuração. Na terceira etapa foram coletados 569 questionários, que permitiram o teste de modelos estruturais que relacionam os temas de interesse desta tese, a saber: Valor Percebido, Satisfação, Satisfação com o Relacionamento e Lealdade. A fundamentação teórica apresenta a discussão sobre estes temas, bem como um modelo conceitual de integração entre eles e treze hipóteses de pesquisa que verificam as relações causais entre os construtos. Através da técnica de Modelagem de Equações Estruturais, as hipóteses são testadas e um modelo estrutural, com índices de ajuste adequados, é proposto. As relações entre construtos estabelecidas no modelo proposto atestam que os preditores de Valor Percebido são a Qualidade Percebida, Preço Comportamental, Preço Monetário, Reputação e Resposta Emocional. Destes, o que apresentou maior influência no Valor Percebido foi o Preço Monetário, seguido da Reputação, indicando a importância da preocupação com a imagem e status da instituição de ensino superior. O Valor Percebido demonstrou grande influência sobre a Satisfação. Outro antecedente da Satisfação foi a Satisfação com o Relacionamento, ressaltando a efetividade das ações de Marketing de Relacionamento em empresas prestadoras de serviços de natureza contínua, em especial no setor educacional. Os antecedentes da Lealdade apontados no modelo são a Satisfação, o Valor Percebido e a Satisfação com o Relacionamento, os dois últimos com influência mais acentuada do que a Satisfação. Desta forma, destaca-se a relevância de gerar valor para os clientes, bem como estabelecer com eles vínculos relacionais satisfatórios. Por fim, são dadas sugestões de novas pesquisas.
id FGV_83c0e30bf278c8d9d2630fa1fd672117
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/4521
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Reichelt, Valesca PerschEscolas::EAESPLimeira, Tânia Maria VidigalCobra, Marcos2010-04-20T20:08:19Z2010-04-20T20:08:19Z2007-11-27REICHELT, Valesca Persch. Valor percebido do cliente: um estudo sobre o relacionamento entre as instituições de ensino superior e seus alunos. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2007.http://hdl.handle.net/10438/4521O propósito desta tese foi contribuir para os estudos sobre o tema Valor Percebido, sob a ótica do Marketing de Relacionamento, enfocando a pesquisa na relação entre as instituições de ensino superior privadas e seus alunos. A coleta de dados foi realizada com alunos de instituições de ensino superior privadas do Rio Grande do Sul matriculados em cursos de graduação em Administração, sendo dividida em três etapas. Na primeira etapa foi realizada consulta qualitativa e exploratória, com dez estudantes, através de entrevistas em profundidade. Em seguida foram coletados questionários quantitativos de 133 respondentes, para validação e purificação das escalas de mensuração. Na terceira etapa foram coletados 569 questionários, que permitiram o teste de modelos estruturais que relacionam os temas de interesse desta tese, a saber: Valor Percebido, Satisfação, Satisfação com o Relacionamento e Lealdade. A fundamentação teórica apresenta a discussão sobre estes temas, bem como um modelo conceitual de integração entre eles e treze hipóteses de pesquisa que verificam as relações causais entre os construtos. Através da técnica de Modelagem de Equações Estruturais, as hipóteses são testadas e um modelo estrutural, com índices de ajuste adequados, é proposto. As relações entre construtos estabelecidas no modelo proposto atestam que os preditores de Valor Percebido são a Qualidade Percebida, Preço Comportamental, Preço Monetário, Reputação e Resposta Emocional. Destes, o que apresentou maior influência no Valor Percebido foi o Preço Monetário, seguido da Reputação, indicando a importância da preocupação com a imagem e status da instituição de ensino superior. O Valor Percebido demonstrou grande influência sobre a Satisfação. Outro antecedente da Satisfação foi a Satisfação com o Relacionamento, ressaltando a efetividade das ações de Marketing de Relacionamento em empresas prestadoras de serviços de natureza contínua, em especial no setor educacional. Os antecedentes da Lealdade apontados no modelo são a Satisfação, o Valor Percebido e a Satisfação com o Relacionamento, os dois últimos com influência mais acentuada do que a Satisfação. Desta forma, destaca-se a relevância de gerar valor para os clientes, bem como estabelecer com eles vínculos relacionais satisfatórios. Por fim, são dadas sugestões de novas pesquisas.This thesis proposal is to give a contribution to Perceived Value studies, in the context of relationship marketing, focusing the research in the relation among higher education institutions and their students. Data were collected with Rio Grande do Sul higher education institutions’ students taking degree in Business Administration, in three phases. In the first phase, qualitative and exploratory research were conducted, with ten in depth interviews with students. Then a sample of 133 respondents was collected, for validation and purification of the measurement scales. In the third phase, 569 questionnaires were collected for the final sample, which allowed the structural models tests relating the following subjects: Perceived Value, Satisfaction, Relational Satisfaction and Loyalty. Discussions about these subjects are presented in the literature review, which also presents a conceptual model integrating them and thirteen hypotheses of causal relations among constructs. Using Structural Equations Modeling, the hypotheses are tested and a structural model is proposed, with adequate adjust indexes. The relations highlighted in the model show that the predictors of Perceived Value are Perceived Quality, Behavioral Price, Monetary Price, Reputation and Emotional Response. Monetary Price is the construct which more influenced the Perceived Value, followed by Reputation, indicating that higher education institutions should concern about image and status. Perceived Value demonstrated heavy influence on Satisfaction. Another Satisfaction predictor was Relational Satisfaction, showing that Relationship Marketing actions are important in continuous service companies, as such in the education sector. Loyalty antecedents in the model are Satisfaction, Perceived Value and Relational Satisfaction, being the last two more influent than Satisfaction. The conclusions highlight the importance of creating value to customers and establishing satisfactory relational ties with them. Last but not least, suggestions to following researches are given.porPerceived valueLoyaltySatisfactionRelational satisfactionRelationship marketingValor percebidoLealdadeSatisfaçãoSatisfação com o relacionamentoMarketing de relacionamentoAdministração de empresasValor (Economia)Marketing de relacionamentoClientes - FidelizaçãoLogística empresarialSatisfação do consumidorValor percebido do cliente: um estudo sobre o relacionamento entre as instituições de ensino superior e seus alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL74576.pdfapplication/pdf2656167http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/4521/1/74576.pdf61ba0ad7212e9a482efd0e829f9cf954MD51TEXT74576.pdf.txt74576.pdf.txtExtracted Texttext/plain649221http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/4521/2/74576.pdf.txt85d588b50bfdb6569de022a1123232afMD52THUMBNAIL74576.pdf.jpg74576.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1587http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/4521/3/74576.pdf.jpg3303a8546dde8257074edb53c8ec782bMD5310438/45212019-08-30 12:59:38.135oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/4521Repositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742019-08-30T15:59:38Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Valor percebido do cliente: um estudo sobre o relacionamento entre as instituições de ensino superior e seus alunos
title Valor percebido do cliente: um estudo sobre o relacionamento entre as instituições de ensino superior e seus alunos
spellingShingle Valor percebido do cliente: um estudo sobre o relacionamento entre as instituições de ensino superior e seus alunos
Reichelt, Valesca Persch
Perceived value
Loyalty
Satisfaction
Relational satisfaction
Relationship marketing
Valor percebido
Lealdade
Satisfação
Satisfação com o relacionamento
Marketing de relacionamento
Administração de empresas
Valor (Economia)
Marketing de relacionamento
Clientes - Fidelização
Logística empresarial
Satisfação do consumidor
title_short Valor percebido do cliente: um estudo sobre o relacionamento entre as instituições de ensino superior e seus alunos
title_full Valor percebido do cliente: um estudo sobre o relacionamento entre as instituições de ensino superior e seus alunos
title_fullStr Valor percebido do cliente: um estudo sobre o relacionamento entre as instituições de ensino superior e seus alunos
title_full_unstemmed Valor percebido do cliente: um estudo sobre o relacionamento entre as instituições de ensino superior e seus alunos
title_sort Valor percebido do cliente: um estudo sobre o relacionamento entre as instituições de ensino superior e seus alunos
author Reichelt, Valesca Persch
author_facet Reichelt, Valesca Persch
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Limeira, Tânia Maria Vidigal
dc.contributor.author.fl_str_mv Reichelt, Valesca Persch
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cobra, Marcos
contributor_str_mv Cobra, Marcos
dc.subject.eng.fl_str_mv Perceived value
Loyalty
Satisfaction
Relational satisfaction
Relationship marketing
topic Perceived value
Loyalty
Satisfaction
Relational satisfaction
Relationship marketing
Valor percebido
Lealdade
Satisfação
Satisfação com o relacionamento
Marketing de relacionamento
Administração de empresas
Valor (Economia)
Marketing de relacionamento
Clientes - Fidelização
Logística empresarial
Satisfação do consumidor
dc.subject.por.fl_str_mv Valor percebido
Lealdade
Satisfação
Satisfação com o relacionamento
Marketing de relacionamento
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Valor (Economia)
Marketing de relacionamento
Clientes - Fidelização
Logística empresarial
Satisfação do consumidor
description O propósito desta tese foi contribuir para os estudos sobre o tema Valor Percebido, sob a ótica do Marketing de Relacionamento, enfocando a pesquisa na relação entre as instituições de ensino superior privadas e seus alunos. A coleta de dados foi realizada com alunos de instituições de ensino superior privadas do Rio Grande do Sul matriculados em cursos de graduação em Administração, sendo dividida em três etapas. Na primeira etapa foi realizada consulta qualitativa e exploratória, com dez estudantes, através de entrevistas em profundidade. Em seguida foram coletados questionários quantitativos de 133 respondentes, para validação e purificação das escalas de mensuração. Na terceira etapa foram coletados 569 questionários, que permitiram o teste de modelos estruturais que relacionam os temas de interesse desta tese, a saber: Valor Percebido, Satisfação, Satisfação com o Relacionamento e Lealdade. A fundamentação teórica apresenta a discussão sobre estes temas, bem como um modelo conceitual de integração entre eles e treze hipóteses de pesquisa que verificam as relações causais entre os construtos. Através da técnica de Modelagem de Equações Estruturais, as hipóteses são testadas e um modelo estrutural, com índices de ajuste adequados, é proposto. As relações entre construtos estabelecidas no modelo proposto atestam que os preditores de Valor Percebido são a Qualidade Percebida, Preço Comportamental, Preço Monetário, Reputação e Resposta Emocional. Destes, o que apresentou maior influência no Valor Percebido foi o Preço Monetário, seguido da Reputação, indicando a importância da preocupação com a imagem e status da instituição de ensino superior. O Valor Percebido demonstrou grande influência sobre a Satisfação. Outro antecedente da Satisfação foi a Satisfação com o Relacionamento, ressaltando a efetividade das ações de Marketing de Relacionamento em empresas prestadoras de serviços de natureza contínua, em especial no setor educacional. Os antecedentes da Lealdade apontados no modelo são a Satisfação, o Valor Percebido e a Satisfação com o Relacionamento, os dois últimos com influência mais acentuada do que a Satisfação. Desta forma, destaca-se a relevância de gerar valor para os clientes, bem como estabelecer com eles vínculos relacionais satisfatórios. Por fim, são dadas sugestões de novas pesquisas.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:08:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:08:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REICHELT, Valesca Persch. Valor percebido do cliente: um estudo sobre o relacionamento entre as instituições de ensino superior e seus alunos. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/4521
identifier_str_mv REICHELT, Valesca Persch. Valor percebido do cliente: um estudo sobre o relacionamento entre as instituições de ensino superior e seus alunos. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2007.
url http://hdl.handle.net/10438/4521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/4521/1/74576.pdf
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/4521/2/74576.pdf.txt
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/4521/3/74576.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 61ba0ad7212e9a482efd0e829f9cf954
85d588b50bfdb6569de022a1123232af
3303a8546dde8257074edb53c8ec782b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748572327160840192