Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ambrosi, Matheus Alberto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197750
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.
id UFSC_fb49951f6621aadabd3dd8e0ca103943
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197750
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaAmbrosi, Matheus AlbertoRabelo, Ricardo José2019-07-16T17:42:55Z2019-07-16T17:42:55Z2018https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197750TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta para gestão do relacionamento com o cliente no pós-venda como prova de conceito. O problema a ser resolvido é a dificuldade de gerir e monitorar a jornada do cliente com a empresa de forma consistente e previsível. Por meio das metodologias de desenvolvimento ágil de software e de negócios como Design Science e Lean Startup, o projeto teve interações com possíveis clientes em suas etapas, como para a definição do problema, definição das funcionalidades e requisitos, implementação e como avaliação desses resultados. Dessa forma, esse sistema permite a empresa gerenciar as etapas do relacionamento com o cliente, suas interações e dessa forma avaliar o desempenho do processo com o objetivo de aumentar sua eficiência e escalabilidade. No projeto utiliza-se Unified Modeling Language (UML) para descrever o funcionamento e arquitetura da solução. Na implementação foi utilizado uma arquitetura Model-View-Controler (MVC) por meio do framework Laravel PHP no backend e Vue.js no frontend. O resultado foi o Minimum Viable Product (MVP) com uma avaliação de importância e potencial de resultados com um cliente.This work aims to develop a tool for customer relationship management for post-sale as proof of concept. The problem to be solved is the difficulty of managing and monitoring the client's journey with the company in a consistent and predictable way. Through agile software and business development methodologies such as Design Science and Lean Startup, the project had interactions with potential customers in its stages, such as problem definition, functional and requirements definition, implementation, and evaluation of these results. In this way, this system allows the company to manage the stages of the customer relationship, its interactions and thus evaluate the performance of the process in order to increase its efficiency and scalability. In the project, Unified Modeling Language (UML) is used to describe the operation and architecture of the solution. In the implementation, a Model-View- Controller (MVC) architecture was used through the Laravel PHP framework in backend and Vue.js in the frontend. The result was a Minimum Viable Product (MVP) with an assessment of the importance and potential of results with an actual client.Florianópolis, SC.Desenvolvimento ágil de software. Sucesso do cliente. Relacionamento com o cliente.Agile Software Development. Customer Success. Customer Relationship Management.Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-vendainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197750/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALPFC - Matheus Alberto Ambrosi - 2018_1.pdfPFC - Matheus Alberto Ambrosi - 2018_1.pdfapplication/pdf3880705https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197750/1/PFC%20-%20Matheus%20Alberto%20Ambrosi%20-%202018_1.pdfe6066a92505bb37b440e310903d71f47MD51123456789/1977502019-07-16 14:42:55.884oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-16T17:42:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda
title Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda
spellingShingle Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda
Ambrosi, Matheus Alberto
Desenvolvimento ágil de software. Sucesso do cliente. Relacionamento com o cliente.
Agile Software Development. Customer Success. Customer Relationship Management.
title_short Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda
title_full Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda
title_fullStr Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda
title_sort Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda
author Ambrosi, Matheus Alberto
author_facet Ambrosi, Matheus Alberto
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ambrosi, Matheus Alberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rabelo, Ricardo José
contributor_str_mv Rabelo, Ricardo José
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento ágil de software. Sucesso do cliente. Relacionamento com o cliente.
Agile Software Development. Customer Success. Customer Relationship Management.
topic Desenvolvimento ágil de software. Sucesso do cliente. Relacionamento com o cliente.
Agile Software Development. Customer Success. Customer Relationship Management.
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-16T17:42:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-16T17:42:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197750
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197750/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197750/1/PFC%20-%20Matheus%20Alberto%20Ambrosi%20-%202018_1.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
e6066a92505bb37b440e310903d71f47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805074213863424