Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197750 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação. |
id |
UFSC_fb49951f6621aadabd3dd8e0ca103943 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197750 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaAmbrosi, Matheus AlbertoRabelo, Ricardo José2019-07-16T17:42:55Z2019-07-16T17:42:55Z2018https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197750TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta para gestão do relacionamento com o cliente no pós-venda como prova de conceito. O problema a ser resolvido é a dificuldade de gerir e monitorar a jornada do cliente com a empresa de forma consistente e previsível. Por meio das metodologias de desenvolvimento ágil de software e de negócios como Design Science e Lean Startup, o projeto teve interações com possíveis clientes em suas etapas, como para a definição do problema, definição das funcionalidades e requisitos, implementação e como avaliação desses resultados. Dessa forma, esse sistema permite a empresa gerenciar as etapas do relacionamento com o cliente, suas interações e dessa forma avaliar o desempenho do processo com o objetivo de aumentar sua eficiência e escalabilidade. No projeto utiliza-se Unified Modeling Language (UML) para descrever o funcionamento e arquitetura da solução. Na implementação foi utilizado uma arquitetura Model-View-Controler (MVC) por meio do framework Laravel PHP no backend e Vue.js no frontend. O resultado foi o Minimum Viable Product (MVP) com uma avaliação de importância e potencial de resultados com um cliente.This work aims to develop a tool for customer relationship management for post-sale as proof of concept. The problem to be solved is the difficulty of managing and monitoring the client's journey with the company in a consistent and predictable way. Through agile software and business development methodologies such as Design Science and Lean Startup, the project had interactions with potential customers in its stages, such as problem definition, functional and requirements definition, implementation, and evaluation of these results. In this way, this system allows the company to manage the stages of the customer relationship, its interactions and thus evaluate the performance of the process in order to increase its efficiency and scalability. In the project, Unified Modeling Language (UML) is used to describe the operation and architecture of the solution. In the implementation, a Model-View- Controller (MVC) architecture was used through the Laravel PHP framework in backend and Vue.js in the frontend. The result was a Minimum Viable Product (MVP) with an assessment of the importance and potential of results with an actual client.Florianópolis, SC.Desenvolvimento ágil de software. Sucesso do cliente. Relacionamento com o cliente.Agile Software Development. Customer Success. Customer Relationship Management.Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-vendainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197750/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALPFC - Matheus Alberto Ambrosi - 2018_1.pdfPFC - Matheus Alberto Ambrosi - 2018_1.pdfapplication/pdf3880705https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197750/1/PFC%20-%20Matheus%20Alberto%20Ambrosi%20-%202018_1.pdfe6066a92505bb37b440e310903d71f47MD51123456789/1977502019-07-16 14:42:55.884oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-16T17:42:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda |
title |
Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda |
spellingShingle |
Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda Ambrosi, Matheus Alberto Desenvolvimento ágil de software. Sucesso do cliente. Relacionamento com o cliente. Agile Software Development. Customer Success. Customer Relationship Management. |
title_short |
Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda |
title_full |
Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda |
title_fullStr |
Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda |
title_sort |
Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente para o pós-venda |
author |
Ambrosi, Matheus Alberto |
author_facet |
Ambrosi, Matheus Alberto |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ambrosi, Matheus Alberto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rabelo, Ricardo José |
contributor_str_mv |
Rabelo, Ricardo José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento ágil de software. Sucesso do cliente. Relacionamento com o cliente. Agile Software Development. Customer Success. Customer Relationship Management. |
topic |
Desenvolvimento ágil de software. Sucesso do cliente. Relacionamento com o cliente. Agile Software Development. Customer Success. Customer Relationship Management. |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-16T17:42:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-16T17:42:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197750 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197750/2/license.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197750/1/PFC%20-%20Matheus%20Alberto%20Ambrosi%20-%202018_1.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 e6066a92505bb37b440e310903d71f47 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805074213863424 |