Resistência à educação a distância na educação corporativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brauer, Marcus
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/2526
Resumo: Embora a resistência às tecnologias seja um problema freqüente nas empresas, as pesquisas nessa área são fragmentadas, não-cumulativas e raras na literatura. Atualmente, a resistência à Educação a Distância [EAD] é um problema significativo, embora tal tecnologia de ensino tenha elevados índices de crescimento em vários países. O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as principais dimensões de resistência à EAD na Educação Corporativa [EC]. Após revisão bibliográfica de temas como EC a Distância, Resistência às Tecnologias e Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologias [UTAUT], foi desenvolvida e testada uma estrutura teórica que visou explicar a Resistência à EAD na EC. As hipóteses iniciais desta pesquisa defenderam que tal resistência é causada por oito fatores: Auto-Eficácia, Competência em TI, Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço, Influência Social, Condições Facilitadoras, Interatividade e Comunicação Interna. A partir da técnica de Modelagem de Equações Estruturais, as hipóteses iniciais foram testadas e os resultados mostraram que, na amostra pesquisada, as dimensões Auto-Eficácia e Expectativa de Desempenho influenciam direta e positivamente a Resistência à EAD na EC, e as dimensões Expectativa de Esforço, Condições Facilitadoras e Interatividade são construtos antecedentes à Expectativa de Desempenho. Tais resultados podem servir de subsídio na tomada de decisões gerenciais sobre implementação e manutenção de cursos à distância. Do ponto de vista teórico, foi criada e validada uma escala de Resistência à EAD, bem como elaborada uma estrutura teórica de Resistência à EAD na EC – a estrutura READEC. Por fim, são apresentadas sugestões para futuras pesquisas.
id FGV_873a32d7ae6ae8578230c486b50999d2
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/2526
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Brauer, MarcusEscolas::EAESPSanchez, Otávio PrósperoLeite, Jaci CorrêaZwicker, RonaldoMarcondes, Reynaldo CavalheiroAlbertin, Alberto Luiz2010-04-20T20:48:45Z2010-04-20T20:48:45Z2008-12-09BRAUER, Marcus. Resistência à educação a distância na educação corporativa. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.http://hdl.handle.net/10438/2526Embora a resistência às tecnologias seja um problema freqüente nas empresas, as pesquisas nessa área são fragmentadas, não-cumulativas e raras na literatura. Atualmente, a resistência à Educação a Distância [EAD] é um problema significativo, embora tal tecnologia de ensino tenha elevados índices de crescimento em vários países. O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as principais dimensões de resistência à EAD na Educação Corporativa [EC]. Após revisão bibliográfica de temas como EC a Distância, Resistência às Tecnologias e Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologias [UTAUT], foi desenvolvida e testada uma estrutura teórica que visou explicar a Resistência à EAD na EC. As hipóteses iniciais desta pesquisa defenderam que tal resistência é causada por oito fatores: Auto-Eficácia, Competência em TI, Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço, Influência Social, Condições Facilitadoras, Interatividade e Comunicação Interna. A partir da técnica de Modelagem de Equações Estruturais, as hipóteses iniciais foram testadas e os resultados mostraram que, na amostra pesquisada, as dimensões Auto-Eficácia e Expectativa de Desempenho influenciam direta e positivamente a Resistência à EAD na EC, e as dimensões Expectativa de Esforço, Condições Facilitadoras e Interatividade são construtos antecedentes à Expectativa de Desempenho. Tais resultados podem servir de subsídio na tomada de decisões gerenciais sobre implementação e manutenção de cursos à distância. Do ponto de vista teórico, foi criada e validada uma escala de Resistência à EAD, bem como elaborada uma estrutura teórica de Resistência à EAD na EC – a estrutura READEC. Por fim, são apresentadas sugestões para futuras pesquisas.Although the technologies resistance is indeed an usual problem within the companies, researches in this area are fragmental, non-cumulative and rare in literature. Nowadays, the resistance to Distance Education [DE] is a significant problem, although this type of learning technology has a high level of growing in many countries. The aim of this research was to identify and analyze the main dimensions of resistance to the DE in Corporative Education [CE]. After bibliography revision of themes like Distance CE, Technologies Resistance, and Unified Theory of Acceptance and Use of Technologies [UTAUT], a theoretical structure was developed and tested which aimed to explain the Resistance to DE in CE. The initial hypotheses of this research has defended that such resistance is caused by eight factors: Self-efficacy, IT Competence, Performance Expectations, Effort Expectation, Social Influence, Facilitating Conditions, Interactivity and Internal Communication. From the Structural Equation Modeling Technique, the initial hypotheses were tested and the results have shown that, in the researched sample, the dimensions Self-efficacy and Performance Expectations has a direct and positive influence regarding DE Resistance in CE, and Effort Expectation, Facilitating Conditions and Interactivity dimensions are constructs previous to Performance Expectations. Such results can be an allowance in management decisions regarding implementation and maintenance of distance courses. By theoretical point of view a DE Resistance scale was created and validated, and also a theoretical DE resistance structure in CE elaborated – The READEC Structure. Finally, future researches suggestions are presented here.porUTAUTTechnologies resistanceDistance educationE-learningCorporative educationResistência às tecnologiasEducação a distânciaBarreiras à educação a distânciaAdministração de empresasEnsino à distância - Aspectos psicológicosEnsino auxiliado por computador - Aspectos psicológicosEducação corporativa - Aspectos psicológicosTecnologia educacional - Aspectos psicológicosResistência à educação a distância na educação corporativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL71050100639.pdf.jpg71050100639.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2446https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4aaf0279-4502-4c8f-8583-dc621e32690b/download70f39fd819fe2b02d76289bbc73a011aMD56ORIGINAL71050100639.pdfapplication/pdf1887160https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f78d1deb-76fa-4914-b85e-73b3d315e0c4/downloadc0ab23c0d77614a2a26f9ad11f471552MD52TEXT71050100639.pdf.txt71050100639.pdf.txtExtracted texttext/plain103400https://repositorio.fgv.br/bitstreams/89ee98e3-5735-4d6d-a7cb-f569461adf09/downloadbc4140df0e78ebc23c60d03bda6c37d5MD5510438/25262023-11-26 23:00:34.405open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2526https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-26T23:00:34Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Resistência à educação a distância na educação corporativa
title Resistência à educação a distância na educação corporativa
spellingShingle Resistência à educação a distância na educação corporativa
Brauer, Marcus
UTAUT
Technologies resistance
Distance education
E-learning
Corporative education
Resistência às tecnologias
Educação a distância
Barreiras à educação a distância
Administração de empresas
Ensino à distância - Aspectos psicológicos
Ensino auxiliado por computador - Aspectos psicológicos
Educação corporativa - Aspectos psicológicos
Tecnologia educacional - Aspectos psicológicos
title_short Resistência à educação a distância na educação corporativa
title_full Resistência à educação a distância na educação corporativa
title_fullStr Resistência à educação a distância na educação corporativa
title_full_unstemmed Resistência à educação a distância na educação corporativa
title_sort Resistência à educação a distância na educação corporativa
author Brauer, Marcus
author_facet Brauer, Marcus
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Sanchez, Otávio Próspero
Leite, Jaci Corrêa
Zwicker, Ronaldo
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Brauer, Marcus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albertin, Alberto Luiz
contributor_str_mv Albertin, Alberto Luiz
dc.subject.eng.fl_str_mv UTAUT
Technologies resistance
Distance education
E-learning
Corporative education
topic UTAUT
Technologies resistance
Distance education
E-learning
Corporative education
Resistência às tecnologias
Educação a distância
Barreiras à educação a distância
Administração de empresas
Ensino à distância - Aspectos psicológicos
Ensino auxiliado por computador - Aspectos psicológicos
Educação corporativa - Aspectos psicológicos
Tecnologia educacional - Aspectos psicológicos
dc.subject.por.fl_str_mv Resistência às tecnologias
Educação a distância
Barreiras à educação a distância
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Ensino à distância - Aspectos psicológicos
Ensino auxiliado por computador - Aspectos psicológicos
Educação corporativa - Aspectos psicológicos
Tecnologia educacional - Aspectos psicológicos
description Embora a resistência às tecnologias seja um problema freqüente nas empresas, as pesquisas nessa área são fragmentadas, não-cumulativas e raras na literatura. Atualmente, a resistência à Educação a Distância [EAD] é um problema significativo, embora tal tecnologia de ensino tenha elevados índices de crescimento em vários países. O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as principais dimensões de resistência à EAD na Educação Corporativa [EC]. Após revisão bibliográfica de temas como EC a Distância, Resistência às Tecnologias e Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologias [UTAUT], foi desenvolvida e testada uma estrutura teórica que visou explicar a Resistência à EAD na EC. As hipóteses iniciais desta pesquisa defenderam que tal resistência é causada por oito fatores: Auto-Eficácia, Competência em TI, Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço, Influência Social, Condições Facilitadoras, Interatividade e Comunicação Interna. A partir da técnica de Modelagem de Equações Estruturais, as hipóteses iniciais foram testadas e os resultados mostraram que, na amostra pesquisada, as dimensões Auto-Eficácia e Expectativa de Desempenho influenciam direta e positivamente a Resistência à EAD na EC, e as dimensões Expectativa de Esforço, Condições Facilitadoras e Interatividade são construtos antecedentes à Expectativa de Desempenho. Tais resultados podem servir de subsídio na tomada de decisões gerenciais sobre implementação e manutenção de cursos à distância. Do ponto de vista teórico, foi criada e validada uma escala de Resistência à EAD, bem como elaborada uma estrutura teórica de Resistência à EAD na EC – a estrutura READEC. Por fim, são apresentadas sugestões para futuras pesquisas.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:48:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:48:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRAUER, Marcus. Resistência à educação a distância na educação corporativa. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/2526
identifier_str_mv BRAUER, Marcus. Resistência à educação a distância na educação corporativa. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.
url http://hdl.handle.net/10438/2526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4aaf0279-4502-4c8f-8583-dc621e32690b/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f78d1deb-76fa-4914-b85e-73b3d315e0c4/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/89ee98e3-5735-4d6d-a7cb-f569461adf09/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 70f39fd819fe2b02d76289bbc73a011a
c0ab23c0d77614a2a26f9ad11f471552
bc4140df0e78ebc23c60d03bda6c37d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749812655783936