Ações de educação a distância em áreas de educação corporativa : um estudo nas instituições financeiras brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spironello, Daniela Gianne
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194990
Resumo: O cenário organizacional tem passado por rápidas transformações. Assim, as áreas de treinamento sofreram algumas modificações, pois se foi necessário pensar em um sistema educacional que atendesse as necessidades do mercado e estivesse alinhado com a estratégia da organização. Neste contexto, surgiu o conceito de “educação corporativa”, trazendo mudanças para as práticas de treinamento e desenvolvimento, buscando tornar as atividades de treinamento um processo contínuo e abrangente, mais estratégico e pautado no desenvolvimento de competências. A ferramenta da qual as áreas de educação corporativa se utilizam é a Universidade Corporativa. As empresas, não sendo atendidas por instituições de ensino tradicional, passaram a criar suas próprias instituições. As universidades corporativas mais bem sucedidas estão fundamentadas no ensino a distância, pois este gera flexibilidade de estudar, agilidade no aprendizado, gestão do conhecimento e autonomia do aluno. Um dos setores do mercado que mais vem passando por transformações e tem se tornado cada vez mais competitivo é o setor bancário. Tendo todos esses aspectos em vista, a presente pesquisa buscou compreender não apenas as ações de educação a distância em áreas de educação corporativa de instituições financeiras brasileiras, mas também identificar e analisar as ferramentas, políticas e práticas, assim como a organização de uma área de treinamentos para que o desenvolvimento organizacional seja possível. Para tal, o estudo baseou-se em uma pesquisa qualitativa realizada com quatro instituições financeiras, o roteiro foi semiestruturado e baseado nos sete princípios fundamentais de sucesso de um sistema de educação corporativa defendidos por Marisa Eboli. Ao final do estudo foi identificado que as UCs surgiram nas organizações para gerar competitividade. O EAD aparece como uma ferramenta essencial para gerar aprendizado, pois proporciona agilidade e ganho de eficiência. Entretanto, não existem projetos de treinamento exclusivamente a distância nessas instituições, pois o treinamento presencial ainda é muito necessário para mudanças de comportamento e mindset.
id UFRGS-2_4362470b919290c01573642565d3e876
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194990
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Spironello, Daniela GianneAntonello, Cláudia Simone2019-06-04T02:36:33Z2018http://hdl.handle.net/10183/194990001091491O cenário organizacional tem passado por rápidas transformações. Assim, as áreas de treinamento sofreram algumas modificações, pois se foi necessário pensar em um sistema educacional que atendesse as necessidades do mercado e estivesse alinhado com a estratégia da organização. Neste contexto, surgiu o conceito de “educação corporativa”, trazendo mudanças para as práticas de treinamento e desenvolvimento, buscando tornar as atividades de treinamento um processo contínuo e abrangente, mais estratégico e pautado no desenvolvimento de competências. A ferramenta da qual as áreas de educação corporativa se utilizam é a Universidade Corporativa. As empresas, não sendo atendidas por instituições de ensino tradicional, passaram a criar suas próprias instituições. As universidades corporativas mais bem sucedidas estão fundamentadas no ensino a distância, pois este gera flexibilidade de estudar, agilidade no aprendizado, gestão do conhecimento e autonomia do aluno. Um dos setores do mercado que mais vem passando por transformações e tem se tornado cada vez mais competitivo é o setor bancário. Tendo todos esses aspectos em vista, a presente pesquisa buscou compreender não apenas as ações de educação a distância em áreas de educação corporativa de instituições financeiras brasileiras, mas também identificar e analisar as ferramentas, políticas e práticas, assim como a organização de uma área de treinamentos para que o desenvolvimento organizacional seja possível. Para tal, o estudo baseou-se em uma pesquisa qualitativa realizada com quatro instituições financeiras, o roteiro foi semiestruturado e baseado nos sete princípios fundamentais de sucesso de um sistema de educação corporativa defendidos por Marisa Eboli. Ao final do estudo foi identificado que as UCs surgiram nas organizações para gerar competitividade. O EAD aparece como uma ferramenta essencial para gerar aprendizado, pois proporciona agilidade e ganho de eficiência. Entretanto, não existem projetos de treinamento exclusivamente a distância nessas instituições, pois o treinamento presencial ainda é muito necessário para mudanças de comportamento e mindset.The organizational landscape has been through fast transformations. Therefore, some training areas also felt this impact, because it was necessary to create an educational system that would fulfill market’s needs and be aligned with the strategy of the company. In this context, the concept of "corporate education" emerged, changing training and development practices, seeking to make training activities a continuous and in-depth process, more strategic and based on the development of competences. The tool used by corporate education areas is the Corporate University. The companies, unsatisfied by traditional learning institutions, began to create their own institutions. The most successful corporate universities are based on distance education, because it provides flexibility to study, agility in learning, knowledge management and student autonomy. One of the sectors of the market that has been through more transformations and has become increasingly competitive is the banking sector. Taking all these aspects into account, this research aimed to understand not only distance education actions in areas of corporate education of Brazilian financial institutions, but also to identify and analyze tools, policies and practices, as well as the organization of a training area so that company development is possible. For this, the study was based on a qualitative research carried out with four financial institutions, the script was semi-structured and based on the seven fundamental principles of success of a corporate education system defended by Marisa Eboli. At the end of the study it was possible to identify that the corporate universities were developed in companies to increase competitiveness. Distance education appears as an essential tool for learning because it provides agility and efficiency gains. However, there are no exclusively distance training projects, since face-to-face training is still very necessary for behavioral and mindset changes.application/pdfporEducação corporativaEducação a distânciaInstituições financeirasDistance educationFinancial institutionsCorporative educationCorporate universityTrainingDistance learningAções de educação a distância em áreas de educação corporativa : um estudo nas instituições financeiras brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091491.pdf.txt001091491.pdf.txtExtracted Texttext/plain132009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194990/2/001091491.pdf.txt9c884775cd34a98799f7e6e02dadd319MD52ORIGINAL001091491.pdfTexto completoapplication/pdf1028836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194990/1/001091491.pdf8d439912451a2924ff55c07f6562fdccMD5110183/1949902019-06-05 02:33:53.867602oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194990Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-05T05:33:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ações de educação a distância em áreas de educação corporativa : um estudo nas instituições financeiras brasileiras
title Ações de educação a distância em áreas de educação corporativa : um estudo nas instituições financeiras brasileiras
spellingShingle Ações de educação a distância em áreas de educação corporativa : um estudo nas instituições financeiras brasileiras
Spironello, Daniela Gianne
Educação corporativa
Educação a distância
Instituições financeiras
Distance education
Financial institutions
Corporative education
Corporate university
Training
Distance learning
title_short Ações de educação a distância em áreas de educação corporativa : um estudo nas instituições financeiras brasileiras
title_full Ações de educação a distância em áreas de educação corporativa : um estudo nas instituições financeiras brasileiras
title_fullStr Ações de educação a distância em áreas de educação corporativa : um estudo nas instituições financeiras brasileiras
title_full_unstemmed Ações de educação a distância em áreas de educação corporativa : um estudo nas instituições financeiras brasileiras
title_sort Ações de educação a distância em áreas de educação corporativa : um estudo nas instituições financeiras brasileiras
author Spironello, Daniela Gianne
author_facet Spironello, Daniela Gianne
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spironello, Daniela Gianne
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonello, Cláudia Simone
contributor_str_mv Antonello, Cláudia Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Educação corporativa
Educação a distância
Instituições financeiras
topic Educação corporativa
Educação a distância
Instituições financeiras
Distance education
Financial institutions
Corporative education
Corporate university
Training
Distance learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Financial institutions
Corporative education
Corporate university
Training
Distance learning
description O cenário organizacional tem passado por rápidas transformações. Assim, as áreas de treinamento sofreram algumas modificações, pois se foi necessário pensar em um sistema educacional que atendesse as necessidades do mercado e estivesse alinhado com a estratégia da organização. Neste contexto, surgiu o conceito de “educação corporativa”, trazendo mudanças para as práticas de treinamento e desenvolvimento, buscando tornar as atividades de treinamento um processo contínuo e abrangente, mais estratégico e pautado no desenvolvimento de competências. A ferramenta da qual as áreas de educação corporativa se utilizam é a Universidade Corporativa. As empresas, não sendo atendidas por instituições de ensino tradicional, passaram a criar suas próprias instituições. As universidades corporativas mais bem sucedidas estão fundamentadas no ensino a distância, pois este gera flexibilidade de estudar, agilidade no aprendizado, gestão do conhecimento e autonomia do aluno. Um dos setores do mercado que mais vem passando por transformações e tem se tornado cada vez mais competitivo é o setor bancário. Tendo todos esses aspectos em vista, a presente pesquisa buscou compreender não apenas as ações de educação a distância em áreas de educação corporativa de instituições financeiras brasileiras, mas também identificar e analisar as ferramentas, políticas e práticas, assim como a organização de uma área de treinamentos para que o desenvolvimento organizacional seja possível. Para tal, o estudo baseou-se em uma pesquisa qualitativa realizada com quatro instituições financeiras, o roteiro foi semiestruturado e baseado nos sete princípios fundamentais de sucesso de um sistema de educação corporativa defendidos por Marisa Eboli. Ao final do estudo foi identificado que as UCs surgiram nas organizações para gerar competitividade. O EAD aparece como uma ferramenta essencial para gerar aprendizado, pois proporciona agilidade e ganho de eficiência. Entretanto, não existem projetos de treinamento exclusivamente a distância nessas instituições, pois o treinamento presencial ainda é muito necessário para mudanças de comportamento e mindset.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-04T02:36:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194990
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091491
url http://hdl.handle.net/10183/194990
identifier_str_mv 001091491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194990/2/001091491.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194990/1/001091491.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c884775cd34a98799f7e6e02dadd319
8d439912451a2924ff55c07f6562fdcc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224574319198208