A rede social corporativa como instrumento da gestão de riscos nas organizações públicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/29754 |
Resumo: | Objetivo – O presente trabalho busca compreender a influência da comunicação interna na implementação da gestão de riscos nas organizações públicas. Desse modo, o referencial teórico explora o conceito de risco e gestão de riscos, bem como procura investigar a comunicação organizacional como fator de engajamento e a rede social corporativa como ferramenta para que as mudanças de cultura sejam mais rapidamente incorporadas. Metodologia – A pesquisa utilizou a seguinte sistemática para a coleta de dados: um questionário online (survey), que foi aplicado aos procuradores da Fazenda Nacional, a fim de apurar dados quantitativos e qualitativos decorrentes da percepção dos respondentes em relação à maturidade da gestão de riscos na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional - PGFN. Considerando tratar-se de um estudo exploratório que objetiva investigar a influência da comunicação interna sobre a gestão de riscos nas organizações públicas, optou-se pelas seguintes técnicas de análise desses dados: (a) Análise Fatorial Exploratória (AFE), indicada para a apuração dos elementos quantitativos; e (b) Análise de Conteúdo (AC), adequada para a interpretação dos dados qualitativos. Foram ainda utilizados os métodos Kaiser-MeyerOlkin (KMO) e o Teste de Esfericidade de Bartlett para aferir a validade e confiabilidade das variáveis escolhidas. Resultados – Na Análise Fatorial Exploratória (AFE), após o agrupamento de questões com perfis de respostas semelhantes, o estudo foi reduzido a três fatores que atingiram, respectivamente, os seguintes índices de maturidade, com suporte no Referencial Básico de Gestão de Riscos do Tribunal de Contas da União: 1) Comunicação e capacitação - 14%; 2) Patrocínio da alta administração - 29%; e 3) Resultados do processo de gestão de riscos - 35%. Já o índice total de maturidade obteve o equivalente a 24%, revelando que a PGFN se encontra classificada no nível básico de maturidade. A Análise de Conteúdo (AC), por seu turno, desdobrou-se também em três fatores, alinhados aos constructos destacados na AFE, os quais seguem a seguinte ordem: 1) Ausência de comunicação e capacitação para o gerenciamento de riscos; 2) Necessidade de diretriz para assegurar a gestão de riscos; e 3) Patrocínio da alta administração. Contribuições práticas – A utilização de um canal apropriado de comunicação viabiliza aos procuradores, que, em sua maioria, encontram-se em unidades descentralizadas, a interação necessária para que demonstrem a relevância do exercício de suas atividades na identificação dos riscos que possam afetar de alguma forma a organização, bem como possibilita que as carências e dificuldades enfrentadas diuturnamente ou mesmo os pleitos exitosos sejam compartilhados com todos os membros da carreira, dando, assim, voz e projeção a todos de forma indistinta, pois muitas potencialidades adormecidas poderão emergir a partir desse reconhecimento merecido e tão necessário para alavancar a empatia, que certamente passará a vicejar com a quebra de paradigma respaldado pelo intercâmbio de informações. Contribuições sociais – Pesquisas demonstram os efeitos positivos proporcionados às organizações que possuem redes sociais corporativas, as quais tem o condão de fomentar o capital social, conduzindo ao engajamento e ao resgate do senso de pertencimento necessários para o êxito das políticas e projetos já implementados ou que se pretenda implantar. |
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Braido, Aldo César MartinsEscolas::EBAPECunha, ArmandoFontes, AdrianaMotta, Paulo Roberto2020-10-19T20:46:05Z2020-10-19T20:46:05Z2020-09-29https://hdl.handle.net/10438/29754Objetivo – O presente trabalho busca compreender a influência da comunicação interna na implementação da gestão de riscos nas organizações públicas. Desse modo, o referencial teórico explora o conceito de risco e gestão de riscos, bem como procura investigar a comunicação organizacional como fator de engajamento e a rede social corporativa como ferramenta para que as mudanças de cultura sejam mais rapidamente incorporadas. Metodologia – A pesquisa utilizou a seguinte sistemática para a coleta de dados: um questionário online (survey), que foi aplicado aos procuradores da Fazenda Nacional, a fim de apurar dados quantitativos e qualitativos decorrentes da percepção dos respondentes em relação à maturidade da gestão de riscos na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional - PGFN. Considerando tratar-se de um estudo exploratório que objetiva investigar a influência da comunicação interna sobre a gestão de riscos nas organizações públicas, optou-se pelas seguintes técnicas de análise desses dados: (a) Análise Fatorial Exploratória (AFE), indicada para a apuração dos elementos quantitativos; e (b) Análise de Conteúdo (AC), adequada para a interpretação dos dados qualitativos. Foram ainda utilizados os métodos Kaiser-MeyerOlkin (KMO) e o Teste de Esfericidade de Bartlett para aferir a validade e confiabilidade das variáveis escolhidas. Resultados – Na Análise Fatorial Exploratória (AFE), após o agrupamento de questões com perfis de respostas semelhantes, o estudo foi reduzido a três fatores que atingiram, respectivamente, os seguintes índices de maturidade, com suporte no Referencial Básico de Gestão de Riscos do Tribunal de Contas da União: 1) Comunicação e capacitação - 14%; 2) Patrocínio da alta administração - 29%; e 3) Resultados do processo de gestão de riscos - 35%. Já o índice total de maturidade obteve o equivalente a 24%, revelando que a PGFN se encontra classificada no nível básico de maturidade. A Análise de Conteúdo (AC), por seu turno, desdobrou-se também em três fatores, alinhados aos constructos destacados na AFE, os quais seguem a seguinte ordem: 1) Ausência de comunicação e capacitação para o gerenciamento de riscos; 2) Necessidade de diretriz para assegurar a gestão de riscos; e 3) Patrocínio da alta administração. Contribuições práticas – A utilização de um canal apropriado de comunicação viabiliza aos procuradores, que, em sua maioria, encontram-se em unidades descentralizadas, a interação necessária para que demonstrem a relevância do exercício de suas atividades na identificação dos riscos que possam afetar de alguma forma a organização, bem como possibilita que as carências e dificuldades enfrentadas diuturnamente ou mesmo os pleitos exitosos sejam compartilhados com todos os membros da carreira, dando, assim, voz e projeção a todos de forma indistinta, pois muitas potencialidades adormecidas poderão emergir a partir desse reconhecimento merecido e tão necessário para alavancar a empatia, que certamente passará a vicejar com a quebra de paradigma respaldado pelo intercâmbio de informações. Contribuições sociais – Pesquisas demonstram os efeitos positivos proporcionados às organizações que possuem redes sociais corporativas, as quais tem o condão de fomentar o capital social, conduzindo ao engajamento e ao resgate do senso de pertencimento necessários para o êxito das políticas e projetos já implementados ou que se pretenda implantar.Purpose – The present work seeks to understand the influence of organizational communication in the implementation of risk management in public organizations. In this way, the theoretical framework explores the concept of risk and risk management, as well as seeks to investigate organizational communication as an engagement factor and the corporate social network as a tool so that culture changes are more quickly incorporated. Design/Methodology – The research used the following systematic for data collection: an online questionnaire (survey), which was applied to attorney for the National Treasury, in order to ascertain quantitative and qualitative data resulting from the respondents' perception regarding the maturity of risk management in Attorney General’s Office for the National Treasury - PGFN. Considering that this is an exploratory study that aims to investigate the influence of internal communication on risk management in public organizations, the following techniques for analyzing these data were chosen: (a) Exploratory Factor Analysis (AFE), indicated for the calculation quantitative elements; and (b) Content Analysis (AC), suitable for the interpretation of qualitative data. The Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) methods and Bartlett's Sphericity Test were also used to assess the validity and reliability of the chosen variables. Findings – In the Exploratory Factor Analysis (AFE), after grouping questions with similar response profiles, the study was reduced to three factors that reached, respectively, the following maturity indices, supported by the Basic Risk Management Framework of the Federal Court of Auditors: 1) Communication and training - 14%; 2) Top management sponsorship - 29%; and 3) Results of the risk management process - 35%. The total maturity index was equivalent to 24%, revealing that the PGFN is classified at the basic level of maturity. Content Analysis (CA), in turn, was also divided into three factors, aligned with the constructs highlighted in the AFE, which follow the following order: 1) Lack of communication and training for risk management; 2) The need for guidelines to ensure risk management; and 3) ponsorship from senior management. Practical implications – The use of an appropriate communication channel makes it possible for attorneys, who, for the most part, are in decentralized units, the necessary interaction to demonstrate the relevance of the exercise of their activities in the identification of risks that may affect in some way the organization, as well as allowing the shortcomings and difficulties faced daily or even the successful claims to be shared with all members of the career, thus giving voice and projection to all indistinctly, as many dormant potentials may emerge from this deserved recognition and so necessary to leverage empathy, that it will surely thrive with the paradigm break supported by the exchange of information. Social implications – Research demonstrates the positive effects provided to organizations that have corporate social networks, which have the ability to foster social capital, leading to the engagement and the recovery of the sense of belonging necessary for the success of policies and projects already implemented or intended to be implemented.porGestão de riscosImplementaçãoComunicação organizacionalRede social corporativaRisk managementImplementationOrganizational communicationCorporate social networkAdministração de empresasComunicação nas organizaçõesAdministração de riscoPolíticas públicas - BrasilRedes sociais on-lineA rede social corporativa como instrumento da gestão de riscos nas organizações públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020-09-29reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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Comunicação nas organizações Administração de risco Políticas públicas - Brasil Redes sociais on-line |
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Objetivo – O presente trabalho busca compreender a influência da comunicação interna na implementação da gestão de riscos nas organizações públicas. Desse modo, o referencial teórico explora o conceito de risco e gestão de riscos, bem como procura investigar a comunicação organizacional como fator de engajamento e a rede social corporativa como ferramenta para que as mudanças de cultura sejam mais rapidamente incorporadas. Metodologia – A pesquisa utilizou a seguinte sistemática para a coleta de dados: um questionário online (survey), que foi aplicado aos procuradores da Fazenda Nacional, a fim de apurar dados quantitativos e qualitativos decorrentes da percepção dos respondentes em relação à maturidade da gestão de riscos na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional - PGFN. Considerando tratar-se de um estudo exploratório que objetiva investigar a influência da comunicação interna sobre a gestão de riscos nas organizações públicas, optou-se pelas seguintes técnicas de análise desses dados: (a) Análise Fatorial Exploratória (AFE), indicada para a apuração dos elementos quantitativos; e (b) Análise de Conteúdo (AC), adequada para a interpretação dos dados qualitativos. Foram ainda utilizados os métodos Kaiser-MeyerOlkin (KMO) e o Teste de Esfericidade de Bartlett para aferir a validade e confiabilidade das variáveis escolhidas. Resultados – Na Análise Fatorial Exploratória (AFE), após o agrupamento de questões com perfis de respostas semelhantes, o estudo foi reduzido a três fatores que atingiram, respectivamente, os seguintes índices de maturidade, com suporte no Referencial Básico de Gestão de Riscos do Tribunal de Contas da União: 1) Comunicação e capacitação - 14%; 2) Patrocínio da alta administração - 29%; e 3) Resultados do processo de gestão de riscos - 35%. Já o índice total de maturidade obteve o equivalente a 24%, revelando que a PGFN se encontra classificada no nível básico de maturidade. A Análise de Conteúdo (AC), por seu turno, desdobrou-se também em três fatores, alinhados aos constructos destacados na AFE, os quais seguem a seguinte ordem: 1) Ausência de comunicação e capacitação para o gerenciamento de riscos; 2) Necessidade de diretriz para assegurar a gestão de riscos; e 3) Patrocínio da alta administração. Contribuições práticas – A utilização de um canal apropriado de comunicação viabiliza aos procuradores, que, em sua maioria, encontram-se em unidades descentralizadas, a interação necessária para que demonstrem a relevância do exercício de suas atividades na identificação dos riscos que possam afetar de alguma forma a organização, bem como possibilita que as carências e dificuldades enfrentadas diuturnamente ou mesmo os pleitos exitosos sejam compartilhados com todos os membros da carreira, dando, assim, voz e projeção a todos de forma indistinta, pois muitas potencialidades adormecidas poderão emergir a partir desse reconhecimento merecido e tão necessário para alavancar a empatia, que certamente passará a vicejar com a quebra de paradigma respaldado pelo intercâmbio de informações. Contribuições sociais – Pesquisas demonstram os efeitos positivos proporcionados às organizações que possuem redes sociais corporativas, as quais tem o condão de fomentar o capital social, conduzindo ao engajamento e ao resgate do senso de pertencimento necessários para o êxito das políticas e projetos já implementados ou que se pretenda implantar. |
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2020 |
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