Competências digitais na era da transformação digital: a percepção dos procuradores da Fazenda Nacional para o exercício de sua atividade-fim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosso, Andrea Vicentini Ramos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/32067
Resumo: Objetivo: Este estudo pretende investigar a percepção dos procuradores da Fazenda Nacional (PFNs) sobre a importância de competências digitais (CDs) para o exercício de suas atividadesfim, com base em instrumento de avaliação de competências digitais europeu (DigComp) adaptado por Portugal (QDRCD), considerando o contexto de transformação digital e modelos de gestão da administração pública brasileira. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, composta de entrevistas submetidas à análise de conteúdo semi-aberta. Resultados: A investigação permitiu mapear, dentro das principais áreas de atuação da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, as atividades que demandam intensivo uso e conhecimentos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), expressas nas categorias de “operar sistemas”, “obter conhecimentos por meio de dados”, “comunicação” e “interação com profissionais de Tecnologia da Informação (TI) para soluções tecnológicas” e revelou o elevado grau de dependência do desempenho profissional ao domínio crescente de ferramentas digitais em razão do processo de transformação digital pelo qual passa a PGFN e o Poder Judiciário. Emergiram da pesquisa desafios institucionais relacionados à necessidade de articulação estratégica de capacidades organizacionais, em especial, de liderança, gestão de pessoas (GP) e trabalho colaborativo e em redes para o alcance de um estágio de maturidade digital. Limitações: O estudo não aborda competências comportamentais e não alcança todas as áreas da instituição voltadas à atividade-meio como gestão, suporte e logística. Considerando o enfoque em atividades específicas do cargo de procurador da Fazenda Nacional (PFN), pode haver limitações para replicação em organizações congêneres. Contribuições práticas: A pesquisa contribuiu para lançar luz sobre o tema atual e prioritário na agenda do governo, com potencial de trazer avanços na solução de muitos desafios institucionais pelo uso estratégico da tecnologia, aliado ao desenvolvimento de competências funcionais. Contribuições sociais: A consciência acerca da importância e do desenvolvimento de competências digitais pode servir de subsídio para criação de políticas públicas e/ou orientar ações de capacitação dessa instituição que lhe assegurem um processo de transformação digital bem-sucedido. Pode ainda fornecer elementos para repensar o uso e a criação de sistemas e/ou outras ferramentas tecnológicas para melhoria de seus processos internos de trabalho, necessidade de eventual carreira de apoio, de maior fomento à inovação entre os próprios profissionais e fortalecimento de posições institucionais acerca de matérias importantes que demandam a presença de uma diretriz oficial para orientar os ocupantes de cargos de gestão. Originalidade: O tema relativo às competências digitais ainda é pouco explorado no setor público. O trabalho provoca a carreira a pensar sobre o futuro da sua própria atividade-fim inserida no mundo digital, na medida em que seu desempenho depende cada vez mais do domínio de ferramentas tecnológicas.
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Resultados: A investigação permitiu mapear, dentro das principais áreas de atuação da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, as atividades que demandam intensivo uso e conhecimentos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), expressas nas categorias de “operar sistemas”, “obter conhecimentos por meio de dados”, “comunicação” e “interação com profissionais de Tecnologia da Informação (TI) para soluções tecnológicas” e revelou o elevado grau de dependência do desempenho profissional ao domínio crescente de ferramentas digitais em razão do processo de transformação digital pelo qual passa a PGFN e o Poder Judiciário. Emergiram da pesquisa desafios institucionais relacionados à necessidade de articulação estratégica de capacidades organizacionais, em especial, de liderança, gestão de pessoas (GP) e trabalho colaborativo e em redes para o alcance de um estágio de maturidade digital. Limitações: O estudo não aborda competências comportamentais e não alcança todas as áreas da instituição voltadas à atividade-meio como gestão, suporte e logística. Considerando o enfoque em atividades específicas do cargo de procurador da Fazenda Nacional (PFN), pode haver limitações para replicação em organizações congêneres. Contribuições práticas: A pesquisa contribuiu para lançar luz sobre o tema atual e prioritário na agenda do governo, com potencial de trazer avanços na solução de muitos desafios institucionais pelo uso estratégico da tecnologia, aliado ao desenvolvimento de competências funcionais. Contribuições sociais: A consciência acerca da importância e do desenvolvimento de competências digitais pode servir de subsídio para criação de políticas públicas e/ou orientar ações de capacitação dessa instituição que lhe assegurem um processo de transformação digital bem-sucedido. Pode ainda fornecer elementos para repensar o uso e a criação de sistemas e/ou outras ferramentas tecnológicas para melhoria de seus processos internos de trabalho, necessidade de eventual carreira de apoio, de maior fomento à inovação entre os próprios profissionais e fortalecimento de posições institucionais acerca de matérias importantes que demandam a presença de uma diretriz oficial para orientar os ocupantes de cargos de gestão. Originalidade: O tema relativo às competências digitais ainda é pouco explorado no setor público. O trabalho provoca a carreira a pensar sobre o futuro da sua própria atividade-fim inserida no mundo digital, na medida em que seu desempenho depende cada vez mais do domínio de ferramentas tecnológicas.Purpose: This study aims to investigate the Attorney´s from The National Treasury Attorney's Office perception on the importance of the digital competences for their main activities, based on a european digital skills assessment instrument (DigComp) adapted by Portugal (QDRCD), considering the context of digital transformation and brazilian public administration management models. Methodology: The qualitative approach research was composed by semistructured interviews to do the content analysis. Results: The investigation have mapped within the National Treasury Attorney's Office (PGFN) main areas the activities which demand intensive use of information and communication technology (ICT). They were recognized in the categories of “operating systems”, “obtaining knowledge through data”, “communication” and “interaction with IT for technological solutions” and they revealed the high dependence on the professional performance and on the growing digital tools domain due to the digital transformation process through which the PGFN and the Judiciary organizations are going though. Institutional challenges emerged from the research related to the need for strategic articulation of organizational capabilities, especially on leadership, people management with collaborative work and networks to reach a stage of digital maturity. Research limitations: This study have not considered behavioral skills and have not reached all sectors of the Institution, which have been focused on the activities such as management, support and logistics. Taking the focus on specific activities of attorneys into consideration, there may be limitations for replication in similar organizations. Practical implications: The research has contributed to shed a light on a current and priority topic on the government's agenda, with the potential to bring many advances in the solution on the many institutional challenges through the technology strategic use combined with the functional competences’ development. Social implications: Awareness on digital skills importance and development can serve as a subsidy for public policies creation and/or guide the Institution's training actions which ensures a successful digital transformation process. It can also provide elements to rethink the systems and/or other technological tools use and creation, which may improve their internal work processes, the need for an eventual support career, so it may foster the greater innovation among the professionals themselves. Thus it may strength the institutional positions about the important matters that demand the presence of an official guideline to guide workers on management positions. Originality: the topic related to digital skills is still barely explored in the public sector. The work provokes this field to rethink about the its own core activity future inserted in the digital world, insofar as its performance increasingly depends on the mastery of technological tools.porCompetências digitaisTransformação digitalGestão por competênciasAdministração Pública FederalDigital competenceDigital transformationCompetency managementFederal Public AdministrationAdministração públicaAdministração pública - Brasil - Inovações tecnológicasTecnologia da informaçãoCompetências essenciaisDesenvolvimento organizacionalCompetências digitais na era da transformação digital: a percepção dos procuradores da Fazenda Nacional para o exercício de sua atividade-fiminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2022-05-20reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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