Formação do bacharel em administração no Brasil face aos desafios da sociedade contemporânea da transformação digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Greicy Bainha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229082
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2021.
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spelling Formação do bacharel em administração no Brasil face aos desafios da sociedade contemporânea da transformação digitalAdministraçãoInovações tecnológicasCompetências essenciaisEducação digitalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2021.Em um contexto de grandes transformações globais, cada vez mais o surgimento de novas tecnologias tem gerado reflexos no modo de pensar, na forma de trabalhar, e no comportamento das pessoas. A adesão a essas novas tecnologias está proporcionando significativas mudanças econômicas, sociais, comportamentais, e impactando todos os setores da sociedade, inclusive a educação. Devido à grande escala e velocidade dessa revolução tecnológica, também conhecida como Transformação Digital, surge a necessidade de um novo perfil profissional capaz de acompanhar os avanços tecnológicos e com as competências adequadas para atuar nesse novo contexto. Dessa forma, a educação torna-se peça fundamental na formação dos profissionais para atuarem na sociedade contemporânea da Transformação Digital. Surge então a questão: ?Como formar um bacharel em administração com as competências exigidas para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea?? Desta forma, a presente tese tem como objetivo propor um modelo de competências para o administrador enfrentar os desafios da sociedade contemporânea provocados pela Transformação Digital. Para atingir este objetivo realizou-se uma pesquisa com abordagem mista, de modo que inicialmente, na parte quantitativa, foi feito um levantamento, por meio da aplicação de questionário com empresas associadas à ACATE, e depois, na parte qualitativa, foi feita uma pesquisa de campo com a realização de entrevistas com empresas de base tecnológica. Para análise dos dados quantitativos foi utilizada análise de estatística descritiva e para a análise dos dados qualitativos utilizou-se a análise de conteúdo. Discutiu-se sobre a importância, aspectos positivos/negativos, e os impactos da Transformação Digital; e também foram discutidos aspectos sobre a formação e área de atuação do administrador. Os principais resultados revelam que as competências que a sociedade contemporânea espera do profissional formado em administração são: Adaptabilidade; Inteligência Emocional; Resolução de Problemas; Comunicação; Trabalho em Equipe; Empatia; Criatividade; Liderança; Tomada de decisão; Inovação; Iniciativa; Empreendedorismo; Flexibilidade cognitiva; Gestão de pessoas; Pensamento analítico; Aprendizagem ao longo da vida; Gestão; e Língua Estrangeira. Já entre as barreiras e limitações do Curso de Graduação em Administração perante as necessidades da Transformação Digital destaca-se o fato de o profissional que está se formando hoje na universidade não ter as competências necessárias para atuar na sociedade contemporânea da Transformação Digital; o Distanciamento entre universidade e mercado de trabalho; e a Falta de equilíbrio entre teoria e prática. Com relação às competências que o acadêmico precisa adquirir durante o Curso de Graduação em Administração definiu-se: Adaptabilidade; Resolução de Problemas; Comunicação; Inteligência Emocional; Criatividade; Empatia; Trabalho em Equipe; Empreendedorismo; Liderança; Pensamento Analítico; Iniciativa; Flexibilidade Cognitiva; e Gestão de Pessoas. Foi possível observar também que as competências necessárias para o administrador atuar na sociedade contemporânea da Transformação Digital podem ser definidas como: Competências Cognitivas ? Resolução de problemas e Pensamento Analítico; Competências Intrapessoais ? Iniciativa e Inteligência Emocional; Competências Interpessoais ? Comunicação, Trabalho em Equipe, Empatia e Liderança; Competências Intuitivas ? Adaptabilidade, Criatividade, Empreendedorismo, e Flexibilidade Cognitiva. Por fim, concluiu-se que para o futuro administrador desenvolver essas competências, é preciso: Novas Tecnologias Digitais; Educação Digital; Metodologias Ativas de Aprendizagem; Equilíbrio entre Teoria e Prática; e Aprendizagem ao Longo da Vida.Abstract: In a context of great global transformations, increasingly the emergence of new technologies has reflected in the way of thinking, in the way of working, and in people's behavior. Adhering to these new technologies is providing significant economic, social and behavioral changes, and impacting all sectors of society, including education. Due to the large scale and speed of this technological revolution, also known as Digital Transformation, there is a need for a new professional profile capable of keeping up with technological advances and with the appropriate skills to work in this new context. In this way, education becomes a fundamental part in the training of professionals to work in the contemporary society of Digital Transformation. Then arises the research question: ?How to form a bachelor's degree in administration with the competences required to face the challenges of contemporary society?? Thus, this thesis aims to propose a model of competences for the administrator to face the challenges of contemporary society caused by Digital Transformation. To achieve this objective, a research with a mixed approach was carried out, so that initially, in the quantitative part, a survey was carried out, through the application of a questionnaire with companies associated with ACATE, and then, in the qualitative part, a field research was carried out by means of interviews with technology-based companies. For the analysis of quantitative data, descriptive statistical analysis was used and, for the analysis of qualitative data, content analysis was used. The importance, positive/negative aspects, and impacts of Digital Transformation were discussed; and aspects of the training and area of activity of the administrator were also discussed. The main results reveal that the competences that contemporary society expects from professionals graduated in administration are: Adaptability; Emotional intelligence; Problem solving; Communication; Team work; Empathy; Creativity; Leadership; Decision making; Innovation; Initiative; Entrepreneurship; Cognitive flexibility; People management; Analytical thinking; Lifelong learning; Management; and Foreign Language. Among the barriers and limitations of the Graduate Course in Administration in face of the needs of the Digital Transformation, stands out: The fact that the professional who is currently graduating at the university does not have the necessary skills to work in the contemporary society of Digital Transformation; the Distance between university and labor market; and the Lack of balance between theory and practice. Regarding the competences that the academic needs to acquire during the Undergraduate Course in Administration, it was defined: Adaptability; Problem solving; Communication; Emotional intelligence; Creativity; Empathy; Team work; Entrepreneurship; Leadership; Analytical Thinking; Initiative; Cognitive Flexibility; and People Management. It was also possible to observe that the competences necessary for the administrator to act in the contemporary society of Digital Transformation can be defined as: Cognitive competences ? Problem solving and Analytical Thinking; Intrapersonal competences ? Initiative and Emotional Intelligence; Interpersonal competences ? Communication, Teamwork, Empathy and Leadership; Intuitive competeces ? Adaptability, Creativity, Entrepreneurship, and Cognitive Flexibility. Finally, it was concluded that for the future administrator to develop these competences, it is necessary: New Digital Technologies; Digital Education; Active Learning Methodologies; Balance between Theory and Practice; and Lifelong Learning.Costa, Alexandre MarinoPacheco, Roberto Carlos dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaPacheco, Greicy Bainha2021-10-14T19:28:08Z2021-10-14T19:28:08Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis275 p.| il., gráfs. tabs.application/pdf373015https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229082porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:28:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229082Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:28:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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