Racionalidade dos investimentos em distribuição de gás natural no Brasil e o papel das agências reguladoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Mirella da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/31407
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo a análise da regulação econômica promovida pelas agências estaduais no segmento de distribuição de gás natural canalizado e avaliação da relação entre qualidade regulatória e impacto nas tarifas das distribuidoras de gás natural, por meio da análise dos investimentos em expansão de rede pelas concessionárias de distribuição, com foco naqueles (i) projetados e não realizados; e (ii) relacionados ao alcance de segmentos de usuários que pouco contribuem com os volumes distribuídos, causando aparente distorção em termos tarifários; e da análise da governança regulatória e do papel de mediação e fiscalização das agências reguladoras estaduais. O segmento de distribuição está sujeito a arcabouço legal que coloca sobre os estados o poder de regular a atividade – esta configuração trouxe à tona descompasso entre os entes federativos e diversos conflitos, como o fato de alguns estados atuarem como acionistas das concessionárias e reguladores. Há diferentes níveis de maturidade com relação aos serviços de distribuição de gás natural canalizado entre estados, sendo que, no que tange a metodologia de revisão tarifária, as concessionárias brasileiras seguem a metodologia de custo do serviço ou preço teto. Em algumas concessões com regulação incentivada, investimentos em expansão de rede têm sido projetados e não realizados. Com isso, há aumento na margem no início do ciclo e disputa posterior em torno da compensação dos usuários ao final deste devido ao descumprimento dos planos de negócios das distribuidoras aprovados pelos reguladores em revisões tarifárias. As análises realizadas verificaram que a maior parte dos investimentos, quando realizados, não se traduz no incremento de volumes distribuídos pelas concessionárias; ademais, por vezes realiza-se a inclusão de “outorgas” a título de compensação ao Concedente por investimentos não realizados ou mesmo pela contrapartida na manutenção da concessão, onerando indevidamente os usuários via tarifa. Conclui-se também que aliar a metodologia tarifária de preço teto à criação ou fortalecimento de agências reguladoras independentes, com requisitos mínimos de governança e transparência, é um dos caminhos potenciais para incentivar investimentos de forma racional no setor.
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O segmento de distribuição está sujeito a arcabouço legal que coloca sobre os estados o poder de regular a atividade – esta configuração trouxe à tona descompasso entre os entes federativos e diversos conflitos, como o fato de alguns estados atuarem como acionistas das concessionárias e reguladores. Há diferentes níveis de maturidade com relação aos serviços de distribuição de gás natural canalizado entre estados, sendo que, no que tange a metodologia de revisão tarifária, as concessionárias brasileiras seguem a metodologia de custo do serviço ou preço teto. Em algumas concessões com regulação incentivada, investimentos em expansão de rede têm sido projetados e não realizados. Com isso, há aumento na margem no início do ciclo e disputa posterior em torno da compensação dos usuários ao final deste devido ao descumprimento dos planos de negócios das distribuidoras aprovados pelos reguladores em revisões tarifárias. As análises realizadas verificaram que a maior parte dos investimentos, quando realizados, não se traduz no incremento de volumes distribuídos pelas concessionárias; ademais, por vezes realiza-se a inclusão de “outorgas” a título de compensação ao Concedente por investimentos não realizados ou mesmo pela contrapartida na manutenção da concessão, onerando indevidamente os usuários via tarifa. Conclui-se também que aliar a metodologia tarifária de preço teto à criação ou fortalecimento de agências reguladoras independentes, com requisitos mínimos de governança e transparência, é um dos caminhos potenciais para incentivar investimentos de forma racional no setor.The objective of this dissertation is to analyze the economic regulation promoted by brazilian state agencies in the natural gas distribution segment and to evaluate the relationship between regulatory quality and the impact on natural gas distributors' tariffs, through the analysis of investments in network expansion by distribution utilities, focusing on those (i) projected and not realized; and (ii) related to the outreach of user segments that contribute little to the volumes distributed, causing apparent distortion in terms of tariffs; and the analysis of regulatory governance and the mediation and oversight role of state regulatory agencies. The brazilian distribution segment is subject to a legal framework that places on the states the power to regulate the activity - this configuration has brought to light a mismatch between the federative entities and several conflicts, such as the fact that some states act as shareholders of the concessionaires and regulators. There are different levels of maturity with respect to natural gas distribution services among the states, and with respect to the tariff review methodology, Brazilian utilities follow the cost of service or price cap methodology. In some concessions with incentive regulation, investments in network expansion have been projected and not realized. As a result, there is an increase in the margin at the beginning of the cycle and a subsequent dispute over user compensation at the end of the cycle due to noncompliance with the distributors' business plans approved by regulators in tariff reviews. The analyses carried out verified that most of the investments, when made, do not translate into an increase in the volumes distributed by the concessionaires; moreover, sometimes "grants" are included as compensation to the Grantor for investments not made or even for the counterpart in the maintenance of the concession, unduly burdening users via their tariffs. It is also concluded that combining the price cap tariff methodology with the creation or strengthening of independent regulatory agencies, with minimum governance and transparency requirements, is one of the potential ways to encourage rational investments in the sector.porDistribuição de gás natural canalizadoRevisão tarifáriaRegulaçãoCusto do serviçoPreço tetoInvestimentosNatural gas distributionTariff reviewRegulationCost of servicePrice capInvestmentsEconomiaGás canalizado - Indústria - Investimentos - BrasilGás canalizado - Preços - BrasilAgências reguladoras de atividades privadasRacionalidade dos investimentos em distribuição de gás natural no Brasil e o papel das agências reguladorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2021-11-01info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTRacionalidade investimentos distribuição GN - Dissertação 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