Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/2418 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar as ações do governo federal (MEC) em um contexto de descentralização das políticas sociais. O argumento central é que um novo papel o de coordenador foi desenvolvido pelo ente federal com o estabelecimento do diálogo com os estados e municípios. Para verificar esta questão, temos como objeto de estudo os programas de formação de professores em exercício desenvolvido pelo MEC, com foco no processo de formulação e implementação dos mesmos. São discutidos o desenho dos programas, a sua dinâmica interna e a forma como operaram. Para compreender as ações deste período, contextualizamos o setor educacional dentro das questões federativas, uma vez que envolve o relacionamento do MEC com os governos subnacionais. E também porque o ensino fundamental brasileiro constituiu-se, tradicionalmente, como um serviço de responsabilidade tanto dos estados quanto dos municípios. A estrutura federativa e a forma de interação de seus componentes influenciam diretamente no desenvolvimento de políticas sociais. Este trabalho verifica de que forma a estratégia do governo central em atuar na coordenação, indução, controle e avaliação dos programas descentralizados influenciou no desenho dos programas de formação de professores. Analisa o duplo desafio que se apresenta ao governo federal: o de formular programas de alcance nacional e que, ao mesmo tempo, tenham flexibilidade para se adaptar às diferentes realidades dos estados e municípios que compõem o pacto federativo brasileiro. |
id |
FGV_94571514fbff94a4ae44601b778db0de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/2418 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Sumiya, Lilia AsucaEscolas::EAESPPacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro2010-04-20T20:53:09Z2010-04-20T20:53:09Z2006-02-02SUMIYA, Lilia Asuca. Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002). Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.http://hdl.handle.net/10438/2418Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar as ações do governo federal (MEC) em um contexto de descentralização das políticas sociais. O argumento central é que um novo papel o de coordenador foi desenvolvido pelo ente federal com o estabelecimento do diálogo com os estados e municípios. Para verificar esta questão, temos como objeto de estudo os programas de formação de professores em exercício desenvolvido pelo MEC, com foco no processo de formulação e implementação dos mesmos. São discutidos o desenho dos programas, a sua dinâmica interna e a forma como operaram. Para compreender as ações deste período, contextualizamos o setor educacional dentro das questões federativas, uma vez que envolve o relacionamento do MEC com os governos subnacionais. E também porque o ensino fundamental brasileiro constituiu-se, tradicionalmente, como um serviço de responsabilidade tanto dos estados quanto dos municípios. A estrutura federativa e a forma de interação de seus componentes influenciam diretamente no desenvolvimento de políticas sociais. Este trabalho verifica de que forma a estratégia do governo central em atuar na coordenação, indução, controle e avaliação dos programas descentralizados influenciou no desenho dos programas de formação de professores. Analisa o duplo desafio que se apresenta ao governo federal: o de formular programas de alcance nacional e que, ao mesmo tempo, tenham flexibilidade para se adaptar às diferentes realidades dos estados e municípios que compõem o pacto federativo brasileiro.porPolíticas públicasFederalismoFormação de professoresRelações intergovernamentaisEducaçãoAdministração públicaEducação - BrasilPolíticas públicas - BrasilProfessores - Formação - BrasilFederalismo - BrasilRelações intergovernamentais - BrasilBrasil. Ministério da Educação e do DesportoBrasil - Política socialGoverno federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL142218.pdf.jpg142218.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2567https://repositorio.fgv.br/bitstreams/063f986a-e483-4b24-932c-54a9f3700907/download0e5cbb93eb02796abfa87dca20f2f3d9MD58ORIGINAL142218.pdfapplication/pdf664156https://repositorio.fgv.br/bitstreams/68d4dc3f-4fef-4c29-a4c7-a7d72a0954c1/downloadef954a67a72127fbcbecf902bfd40aafMD52TEXT142218.pdf.txt142218.pdf.txtExtracted texttext/plain103404https://repositorio.fgv.br/bitstreams/591905a0-4b82-4e7a-bec2-05b7367f5b41/downloadb6d3c4ad3c575affbac83314db4b5b94MD5710438/24182023-11-09 09:14:44.118open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2418https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T09:14:44Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002) |
title |
Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002) |
spellingShingle |
Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002) Sumiya, Lilia Asuca Políticas públicas Federalismo Formação de professores Relações intergovernamentais Educação Administração pública Educação - Brasil Políticas públicas - Brasil Professores - Formação - Brasil Federalismo - Brasil Relações intergovernamentais - Brasil Brasil. Ministério da Educação e do Desporto Brasil - Política social |
title_short |
Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002) |
title_full |
Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002) |
title_fullStr |
Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002) |
title_full_unstemmed |
Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002) |
title_sort |
Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002) |
author |
Sumiya, Lilia Asuca |
author_facet |
Sumiya, Lilia Asuca |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sumiya, Lilia Asuca |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro |
contributor_str_mv |
Pacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas Federalismo Formação de professores Relações intergovernamentais Educação |
topic |
Políticas públicas Federalismo Formação de professores Relações intergovernamentais Educação Administração pública Educação - Brasil Políticas públicas - Brasil Professores - Formação - Brasil Federalismo - Brasil Relações intergovernamentais - Brasil Brasil. Ministério da Educação e do Desporto Brasil - Política social |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração pública |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Educação - Brasil Políticas públicas - Brasil Professores - Formação - Brasil Federalismo - Brasil Relações intergovernamentais - Brasil Brasil. Ministério da Educação e do Desporto Brasil - Política social |
description |
Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar as ações do governo federal (MEC) em um contexto de descentralização das políticas sociais. O argumento central é que um novo papel o de coordenador foi desenvolvido pelo ente federal com o estabelecimento do diálogo com os estados e municípios. Para verificar esta questão, temos como objeto de estudo os programas de formação de professores em exercício desenvolvido pelo MEC, com foco no processo de formulação e implementação dos mesmos. São discutidos o desenho dos programas, a sua dinâmica interna e a forma como operaram. Para compreender as ações deste período, contextualizamos o setor educacional dentro das questões federativas, uma vez que envolve o relacionamento do MEC com os governos subnacionais. E também porque o ensino fundamental brasileiro constituiu-se, tradicionalmente, como um serviço de responsabilidade tanto dos estados quanto dos municípios. A estrutura federativa e a forma de interação de seus componentes influenciam diretamente no desenvolvimento de políticas sociais. Este trabalho verifica de que forma a estratégia do governo central em atuar na coordenação, indução, controle e avaliação dos programas descentralizados influenciou no desenho dos programas de formação de professores. Analisa o duplo desafio que se apresenta ao governo federal: o de formular programas de alcance nacional e que, ao mesmo tempo, tenham flexibilidade para se adaptar às diferentes realidades dos estados e municípios que compõem o pacto federativo brasileiro. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-02-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:53:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:53:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SUMIYA, Lilia Asuca. Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002). Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/2418 |
identifier_str_mv |
SUMIYA, Lilia Asuca. Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002). Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/2418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/063f986a-e483-4b24-932c-54a9f3700907/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/68d4dc3f-4fef-4c29-a4c7-a7d72a0954c1/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/591905a0-4b82-4e7a-bec2-05b7367f5b41/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e5cbb93eb02796abfa87dca20f2f3d9 ef954a67a72127fbcbecf902bfd40aaf b6d3c4ad3c575affbac83314db4b5b94 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797646886764544 |