Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sumiya, Lilia Asuca
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/2418
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar as ações do governo federal (MEC) em um contexto de descentralização das políticas sociais. O argumento central é que um novo papel o de coordenador foi desenvolvido pelo ente federal com o estabelecimento do diálogo com os estados e municípios. Para verificar esta questão, temos como objeto de estudo os programas de formação de professores em exercício desenvolvido pelo MEC, com foco no processo de formulação e implementação dos mesmos. São discutidos o desenho dos programas, a sua dinâmica interna e a forma como operaram. Para compreender as ações deste período, contextualizamos o setor educacional dentro das questões federativas, uma vez que envolve o relacionamento do MEC com os governos subnacionais. E também porque o ensino fundamental brasileiro constituiu-se, tradicionalmente, como um serviço de responsabilidade tanto dos estados quanto dos municípios. A estrutura federativa e a forma de interação de seus componentes influenciam diretamente no desenvolvimento de políticas sociais. Este trabalho verifica de que forma a estratégia do governo central em atuar na coordenação, indução, controle e avaliação dos programas descentralizados influenciou no desenho dos programas de formação de professores. Analisa o duplo desafio que se apresenta ao governo federal: o de formular programas de alcance nacional e que, ao mesmo tempo, tenham flexibilidade para se adaptar às diferentes realidades dos estados e municípios que compõem o pacto federativo brasileiro.
id FGV_94571514fbff94a4ae44601b778db0de
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/2418
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Sumiya, Lilia AsucaEscolas::EAESPPacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro2010-04-20T20:53:09Z2010-04-20T20:53:09Z2006-02-02SUMIYA, Lilia Asuca. Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002). Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.http://hdl.handle.net/10438/2418Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar as ações do governo federal (MEC) em um contexto de descentralização das políticas sociais. O argumento central é que um novo papel o de coordenador foi desenvolvido pelo ente federal com o estabelecimento do diálogo com os estados e municípios. Para verificar esta questão, temos como objeto de estudo os programas de formação de professores em exercício desenvolvido pelo MEC, com foco no processo de formulação e implementação dos mesmos. São discutidos o desenho dos programas, a sua dinâmica interna e a forma como operaram. Para compreender as ações deste período, contextualizamos o setor educacional dentro das questões federativas, uma vez que envolve o relacionamento do MEC com os governos subnacionais. E também porque o ensino fundamental brasileiro constituiu-se, tradicionalmente, como um serviço de responsabilidade tanto dos estados quanto dos municípios. A estrutura federativa e a forma de interação de seus componentes influenciam diretamente no desenvolvimento de políticas sociais. Este trabalho verifica de que forma a estratégia do governo central em atuar na coordenação, indução, controle e avaliação dos programas descentralizados influenciou no desenho dos programas de formação de professores. Analisa o duplo desafio que se apresenta ao governo federal: o de formular programas de alcance nacional e que, ao mesmo tempo, tenham flexibilidade para se adaptar às diferentes realidades dos estados e municípios que compõem o pacto federativo brasileiro.porPolíticas públicasFederalismoFormação de professoresRelações intergovernamentaisEducaçãoAdministração públicaEducação - BrasilPolíticas públicas - BrasilProfessores - Formação - BrasilFederalismo - BrasilRelações intergovernamentais - BrasilBrasil. Ministério da Educação e do DesportoBrasil - Política socialGoverno federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL142218.pdf.jpg142218.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2567https://repositorio.fgv.br/bitstreams/063f986a-e483-4b24-932c-54a9f3700907/download0e5cbb93eb02796abfa87dca20f2f3d9MD58ORIGINAL142218.pdfapplication/pdf664156https://repositorio.fgv.br/bitstreams/68d4dc3f-4fef-4c29-a4c7-a7d72a0954c1/downloadef954a67a72127fbcbecf902bfd40aafMD52TEXT142218.pdf.txt142218.pdf.txtExtracted texttext/plain103404https://repositorio.fgv.br/bitstreams/591905a0-4b82-4e7a-bec2-05b7367f5b41/downloadb6d3c4ad3c575affbac83314db4b5b94MD5710438/24182023-11-09 09:14:44.118open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2418https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T09:14:44Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002)
title Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002)
spellingShingle Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002)
Sumiya, Lilia Asuca
Políticas públicas
Federalismo
Formação de professores
Relações intergovernamentais
Educação
Administração pública
Educação - Brasil
Políticas públicas - Brasil
Professores - Formação - Brasil
Federalismo - Brasil
Relações intergovernamentais - Brasil
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto
Brasil - Política social
title_short Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002)
title_full Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002)
title_fullStr Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002)
title_full_unstemmed Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002)
title_sort Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002)
author Sumiya, Lilia Asuca
author_facet Sumiya, Lilia Asuca
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Sumiya, Lilia Asuca
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro
contributor_str_mv Pacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Federalismo
Formação de professores
Relações intergovernamentais
Educação
topic Políticas públicas
Federalismo
Formação de professores
Relações intergovernamentais
Educação
Administração pública
Educação - Brasil
Políticas públicas - Brasil
Professores - Formação - Brasil
Federalismo - Brasil
Relações intergovernamentais - Brasil
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto
Brasil - Política social
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração pública
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Educação - Brasil
Políticas públicas - Brasil
Professores - Formação - Brasil
Federalismo - Brasil
Relações intergovernamentais - Brasil
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto
Brasil - Política social
description Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar as ações do governo federal (MEC) em um contexto de descentralização das políticas sociais. O argumento central é que um novo papel o de coordenador foi desenvolvido pelo ente federal com o estabelecimento do diálogo com os estados e municípios. Para verificar esta questão, temos como objeto de estudo os programas de formação de professores em exercício desenvolvido pelo MEC, com foco no processo de formulação e implementação dos mesmos. São discutidos o desenho dos programas, a sua dinâmica interna e a forma como operaram. Para compreender as ações deste período, contextualizamos o setor educacional dentro das questões federativas, uma vez que envolve o relacionamento do MEC com os governos subnacionais. E também porque o ensino fundamental brasileiro constituiu-se, tradicionalmente, como um serviço de responsabilidade tanto dos estados quanto dos municípios. A estrutura federativa e a forma de interação de seus componentes influenciam diretamente no desenvolvimento de políticas sociais. Este trabalho verifica de que forma a estratégia do governo central em atuar na coordenação, indução, controle e avaliação dos programas descentralizados influenciou no desenho dos programas de formação de professores. Analisa o duplo desafio que se apresenta ao governo federal: o de formular programas de alcance nacional e que, ao mesmo tempo, tenham flexibilidade para se adaptar às diferentes realidades dos estados e municípios que compõem o pacto federativo brasileiro.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-02-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:53:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:53:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SUMIYA, Lilia Asuca. Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002). Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/2418
identifier_str_mv SUMIYA, Lilia Asuca. Governo federal em contexto de descentralização: os programas de formação de professores do ensino fundamental (1995-2002). Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.
url http://hdl.handle.net/10438/2418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/063f986a-e483-4b24-932c-54a9f3700907/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/68d4dc3f-4fef-4c29-a4c7-a7d72a0954c1/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/591905a0-4b82-4e7a-bec2-05b7367f5b41/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e5cbb93eb02796abfa87dca20f2f3d9
ef954a67a72127fbcbecf902bfd40aaf
b6d3c4ad3c575affbac83314db4b5b94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797646886764544