Engajamento de marca nas redes sociais: uma investigação do caso Decathlon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spíndola, Henrique Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/30734
Resumo: Cada vez mais, empresas estão dando maior importância para o relacionamento e o engajamento do cliente com a marca no meio digital. A internet, os e-commerces e as redes sociais permitiram um aumento exponencial das relações entre os atores e uma maior proximidade ao potencializar as funções estratégicas de marketing. Esta dissertação tem como objetivo identificar, a partir de estratégias de conteúdo utilizadas nas postagens em redes sociais, os tipos de engajamento que uma empresa pode ter e como ocorre a interação para cada caso. Para cumprir com este objetivo, primeiramente houve uma etapa quantitativa utilizando a análise dos dados, por meio da ferramenta Scup, das interações na página da Decathlon Brasil no Instagram. Foram levadas em consideração as curtidas e comentários que a empresa teve em todo o ano de 2019 e as publicações foram divididas em grupos de acordo com a estratégia de conteúdo utilizada. A segunda etapa foi estruturada a partir do conteúdo dos comentários nas mesmas publicações. Ao buscar por palavras chaves, elas foram divididas entre neutras, positivas e negativas, para a identificação do que de fato os clientes estão dizendo para a empresa. O resultado mostrou que a empresa tem um engajamento médio maior a partir do marketing de fidelização e que os clientes estão mais propícios a interagirem em publicações com a forma de vídeo. Publicações sobre promoções e sorteios têm um grande impacto no nível de interação entre os seus seguidores e as postagens que instigam o engajamento, trazem um maior número de impressões.
id FGV_a1246e582b7e1c92cbb6c7b19d10ae6a
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/30734
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Spíndola, Henrique LimaEscolas::EAESPPrado, Lucas Sciencia doAbdalla, Carla CairesRosenthal, Benjamin2021-06-16T22:17:45Z2021-06-16T22:17:45Z2021-05-03https://hdl.handle.net/10438/30734Cada vez mais, empresas estão dando maior importância para o relacionamento e o engajamento do cliente com a marca no meio digital. A internet, os e-commerces e as redes sociais permitiram um aumento exponencial das relações entre os atores e uma maior proximidade ao potencializar as funções estratégicas de marketing. Esta dissertação tem como objetivo identificar, a partir de estratégias de conteúdo utilizadas nas postagens em redes sociais, os tipos de engajamento que uma empresa pode ter e como ocorre a interação para cada caso. Para cumprir com este objetivo, primeiramente houve uma etapa quantitativa utilizando a análise dos dados, por meio da ferramenta Scup, das interações na página da Decathlon Brasil no Instagram. Foram levadas em consideração as curtidas e comentários que a empresa teve em todo o ano de 2019 e as publicações foram divididas em grupos de acordo com a estratégia de conteúdo utilizada. A segunda etapa foi estruturada a partir do conteúdo dos comentários nas mesmas publicações. Ao buscar por palavras chaves, elas foram divididas entre neutras, positivas e negativas, para a identificação do que de fato os clientes estão dizendo para a empresa. O resultado mostrou que a empresa tem um engajamento médio maior a partir do marketing de fidelização e que os clientes estão mais propícios a interagirem em publicações com a forma de vídeo. Publicações sobre promoções e sorteios têm um grande impacto no nível de interação entre os seus seguidores e as postagens que instigam o engajamento, trazem um maior número de impressões.Companies are giving greater importance to the relationship and customer engagement with the brand in the digital environment. The internet, e-commerces and social network have allowed an exponential growth in the relationship among the actors and a greater proximity to them by enhancing the strategic functions of marketing. This dissertation aims to identify, based on content strategies used in social media posts, the types of engagement that a company can have and how the interaction occurs for each case. To fulfill this objective, there was a quantitative step using data analysis, through the Scup tool, of the interactions on the Decathlon Brazil Instagram page. The likes and comments that the company had throughout in 2019 were taken into account and the publications were divided into groups according to the content strategies used. The second stage was structured based on the content of the comments in the same publications. When searching for keywords, they were divided into neutral, positive and negative to identify what customers are actually saying to the company. The result showed that the company has a higher average engagement from loyalty marketing and customers are more likely to interact in publications in the form of video. Publications about promotions and sweepstakes have a great impact on the level of interaction between your followers and those that instigate engagement, bringing a greater number of impressions.porSocial networksCustomer engagementDigital marketingContent marketingDigital contentRedes sociaisEngajamento do clienteEngajamentoMarketing digitalMarketing de conteúdoConteúdo digitalAdministração de empresasRedes sociais on-lineMídia digitalClientes - ContatosComportamento do consumidorMarketing na internetEngajamento de marca nas redes sociais: uma investigação do caso Decathloninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTrabalho Henrique.pdfTrabalho Henrique.pdfPDFapplication/pdf952337https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2212d264-418f-46ec-bb6a-f5a43522823f/download9e77b61e3de4ef80762bcf784ad172c1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/61c2df6d-0e6a-490a-bc40-6153cb78b786/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTTrabalho Henrique.pdf.txtTrabalho Henrique.pdf.txtExtracted texttext/plain94580https://repositorio.fgv.br/bitstreams/656ff4a3-7631-44aa-be76-b700b2868762/downloadf93eb49991af1af62efb766702bffe15MD55THUMBNAILTrabalho Henrique.pdf.jpgTrabalho Henrique.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2389https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9b2220e7-0094-4150-8691-2a8fd9bc59b5/downloadf6aff9a42d47ad3324297dcf6fb1e248MD5610438/307342023-11-25 18:35:56.794open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/30734https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T18:35:56Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Engajamento de marca nas redes sociais: uma investigação do caso Decathlon
title Engajamento de marca nas redes sociais: uma investigação do caso Decathlon
spellingShingle Engajamento de marca nas redes sociais: uma investigação do caso Decathlon
Spíndola, Henrique Lima
Social networks
Customer engagement
Digital marketing
Content marketing
Digital content
Redes sociais
Engajamento do cliente
Engajamento
Marketing digital
Marketing de conteúdo
Conteúdo digital
Administração de empresas
Redes sociais on-line
Mídia digital
Clientes - Contatos
Comportamento do consumidor
Marketing na internet
title_short Engajamento de marca nas redes sociais: uma investigação do caso Decathlon
title_full Engajamento de marca nas redes sociais: uma investigação do caso Decathlon
title_fullStr Engajamento de marca nas redes sociais: uma investigação do caso Decathlon
title_full_unstemmed Engajamento de marca nas redes sociais: uma investigação do caso Decathlon
title_sort Engajamento de marca nas redes sociais: uma investigação do caso Decathlon
author Spíndola, Henrique Lima
author_facet Spíndola, Henrique Lima
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Prado, Lucas Sciencia do
Abdalla, Carla Caires
dc.contributor.author.fl_str_mv Spíndola, Henrique Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosenthal, Benjamin
contributor_str_mv Rosenthal, Benjamin
dc.subject.eng.fl_str_mv Social networks
Customer engagement
Digital marketing
Content marketing
Digital content
topic Social networks
Customer engagement
Digital marketing
Content marketing
Digital content
Redes sociais
Engajamento do cliente
Engajamento
Marketing digital
Marketing de conteúdo
Conteúdo digital
Administração de empresas
Redes sociais on-line
Mídia digital
Clientes - Contatos
Comportamento do consumidor
Marketing na internet
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Engajamento do cliente
Engajamento
Marketing digital
Marketing de conteúdo
Conteúdo digital
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Redes sociais on-line
Mídia digital
Clientes - Contatos
Comportamento do consumidor
Marketing na internet
description Cada vez mais, empresas estão dando maior importância para o relacionamento e o engajamento do cliente com a marca no meio digital. A internet, os e-commerces e as redes sociais permitiram um aumento exponencial das relações entre os atores e uma maior proximidade ao potencializar as funções estratégicas de marketing. Esta dissertação tem como objetivo identificar, a partir de estratégias de conteúdo utilizadas nas postagens em redes sociais, os tipos de engajamento que uma empresa pode ter e como ocorre a interação para cada caso. Para cumprir com este objetivo, primeiramente houve uma etapa quantitativa utilizando a análise dos dados, por meio da ferramenta Scup, das interações na página da Decathlon Brasil no Instagram. Foram levadas em consideração as curtidas e comentários que a empresa teve em todo o ano de 2019 e as publicações foram divididas em grupos de acordo com a estratégia de conteúdo utilizada. A segunda etapa foi estruturada a partir do conteúdo dos comentários nas mesmas publicações. Ao buscar por palavras chaves, elas foram divididas entre neutras, positivas e negativas, para a identificação do que de fato os clientes estão dizendo para a empresa. O resultado mostrou que a empresa tem um engajamento médio maior a partir do marketing de fidelização e que os clientes estão mais propícios a interagirem em publicações com a forma de vídeo. Publicações sobre promoções e sorteios têm um grande impacto no nível de interação entre os seus seguidores e as postagens que instigam o engajamento, trazem um maior número de impressões.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-16T22:17:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-16T22:17:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/30734
url https://hdl.handle.net/10438/30734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2212d264-418f-46ec-bb6a-f5a43522823f/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/61c2df6d-0e6a-490a-bc40-6153cb78b786/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/656ff4a3-7631-44aa-be76-b700b2868762/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9b2220e7-0094-4150-8691-2a8fd9bc59b5/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e77b61e3de4ef80762bcf784ad172c1
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
f93eb49991af1af62efb766702bffe15
f6aff9a42d47ad3324297dcf6fb1e248
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799582737830510592