Contribuições dos modelos de acreditação ONA e JCI para a segurança do paciente: estudo de caso do Centro de Combate ao Câncer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Grasiele dos Reis Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/27494
Resumo: A segurança do paciente é um tema de alta relevância e preocupação no mundo atual. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prioriza esse assunto em sua agenda. Neste contexto, o número de instituições de saúde no Brasil que buscam implantar programas de acreditação é crescente, porém a cultura de qualidade e segurança no país ainda é embrionária. Este estudo teve como objetivo avaliar as contribuições dos programas de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e Joint Comission International (JCI) na segurança do paciente, especificamente no Centro de Combate ao Câncer (CCC). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Conformidade Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos – CEPH/FGV (Parecer 80/2018). Foram realizadas revisão da literatura, entrevistas semiestruturadas com base na revisão da literatura e análise dos documentos e indicadores institucionais. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso único, por meio da análise qualitativa e triangulação das três fontes de evidências: (1) entrevistas com pacientes e profissionais da saúde, (2) documentos e (3) indicadores institucionais. Os resultados demonstraram que a percepção do paciente é a de que o CCC oferece um excelente atendimento e destacaram os seguintes pontos: o cuidado humanizado (não serem tratados como um número), carinho, atenção e empatia com suas dores e medos. A percepção geral dos profissionais foi a de que os programas de acreditação contribuem para a segurança do paciente e a qualidade do serviço prestado. Adicionalmente, houve uma constante em afirmar essa contribuição por meio da estruturação e detalhamento dos processos e indicadores da instituição. Os pacientes utilizaram exemplos para descrever a existência de protocolos de segurança no seu atendimento. Foi evidenciado a existência de documentos que detalham os protocolos de segurança, assim como os indicadores que mensuram essa segurança. Também foi possível verificar que, devido aos ciclos de melhoria contínua, houve melhoria nos indicadores ao longo do período de acreditação. Constatou-se que, para a grande maioria dos pacientes entrevistados a escolha o CCC como local de tratamento não teve influência dos selos de acreditação. Todos os pacientes chegaram ao CCC porque seguiram alguma indicação, alguns não sabiam que a instituição é acreditada e investe recursos na manutenção. Os profissionais percebem que existe a cultura de segurança na instituição, além do comprometimento da alta direção para novos ciclos de melhorias buscando aprimorar o cuidado ao paciente.
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O estudo foi aprovado pelo Comitê de Conformidade Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos – CEPH/FGV (Parecer 80/2018). Foram realizadas revisão da literatura, entrevistas semiestruturadas com base na revisão da literatura e análise dos documentos e indicadores institucionais. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso único, por meio da análise qualitativa e triangulação das três fontes de evidências: (1) entrevistas com pacientes e profissionais da saúde, (2) documentos e (3) indicadores institucionais. Os resultados demonstraram que a percepção do paciente é a de que o CCC oferece um excelente atendimento e destacaram os seguintes pontos: o cuidado humanizado (não serem tratados como um número), carinho, atenção e empatia com suas dores e medos. A percepção geral dos profissionais foi a de que os programas de acreditação contribuem para a segurança do paciente e a qualidade do serviço prestado. Adicionalmente, houve uma constante em afirmar essa contribuição por meio da estruturação e detalhamento dos processos e indicadores da instituição. Os pacientes utilizaram exemplos para descrever a existência de protocolos de segurança no seu atendimento. Foi evidenciado a existência de documentos que detalham os protocolos de segurança, assim como os indicadores que mensuram essa segurança. Também foi possível verificar que, devido aos ciclos de melhoria contínua, houve melhoria nos indicadores ao longo do período de acreditação. Constatou-se que, para a grande maioria dos pacientes entrevistados a escolha o CCC como local de tratamento não teve influência dos selos de acreditação. Todos os pacientes chegaram ao CCC porque seguiram alguma indicação, alguns não sabiam que a instituição é acreditada e investe recursos na manutenção. Os profissionais percebem que existe a cultura de segurança na instituição, além do comprometimento da alta direção para novos ciclos de melhorias buscando aprimorar o cuidado ao paciente.Patient safety is a topic of high relevance and concern in today's world. The World Health Organization (WHO) prioritizes this issue on its agenda. In this context, there is a growing number of health institutions in Brazil that are looking forward to implementing accreditation programs, but the culture of quality and safety in the country is at the beginning. This study aimed to evaluate the contributions of the National Accreditation Organization (ONA) and Joint Commission International (JCI) accreditation programs to patient safety, specifically at the Cancer Control Center (CCC). The study was approved by the Committee on Ethical Conformity in Research Involving Human Beings - CEPH / FGV (Opinion 80/2018). We performed the literature review, semi-structured interviews, and analyses on institutional documents and indicators. The methodology used was that of a single case study, through the qualitative analysis and triangulation of the three sources of evidence: interviews with patients and health professionals, documents and institutional indicators. The results showed that the patient's perception is that CCC is a differentiated place in care and the most prominent points were humanized care, caring, attention, not being treated as a number and empathy with their pains and fears. The general perception of the professionals was that the accreditation programs contribute to patient safety and the quality of the service provided, and there was a constant affirmation of this contribution through the structuring and detailing of the Institution's processes and indicators. The patients used examples to describe the existence of protocols and security in their care. It was evidenced the existence of documents that detail the security protocols, as well as the indicators that measure this security. There was an improvement in the indicators during the accreditation period due to continuous improvement cycles. It was evidenced that the vast majority of the patients interviewed did not choose the CCC as a place of treatment because they had accreditation stamps, 100% of the patients arrived at the CCC for some indication, some patients were unaware that the institution was accredited and invested resources in maintenance. The employee’s perception is that a safety culture exists in the Institution, as well as the commitment of the senior personnel to new cycles of improvements seeking to improve patient care.porPatient safetyQuality of health careAccreditation of health institutionsHealth evaluationSegurança do pacienteQualidade dos cuidados de saúdeAcreditação de instituições de saúdeGestão de riscosAvaliação em saúdeAdministração de empresasPacientes - Medidas de segurançaGarantia de qualidade dos cuidados de saúdeServiços de saúde - Controle de qualidadeServiços de saúde - AvaliaçãoInstituições de saúdeContribuições dos modelos de acreditação ONA e JCI para a segurança do paciente: estudo de caso do Centro de Combate ao Câncerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL05. 21 TA - Estudo de Caso CCC - Grasiele 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