O coaching de executivos como estratégia de aprendizagem para a gestão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/31676 |
Resumo: | Este estudo fenomenológico foi desenvolvido com o propósito de ampliar a pesquisa empírica sobre como a aprendizagem ocorre para clientes de coaching executivo. Embora o coaching tenha se popularizado nos Estados Unidos e na Europa na década de 1990, o uso dessa tecnologia no Brasil é ainda recente. Este estudo objetivou contribuir para o aumento da literatura ao explorar o coaching de executivos pela ótica da aprendizagem de adultos e verificar, a partir da perspectiva dos clientes, como ocorreu a vivência da aprendizagem. Na perspectiva de aprendizagem para a gestão, o arcabouço conceitual envolveu dois campos de conhecimento: o coaching executivo e a aprendizagem de adultos. A interseção desses constructos representa o enfoque central da investigação empreendida: como os clientes de coaching executivo descrevem suas experiências de aprendizagem. O resultado desse enlace teórico foi contrastado com as competências da gestão, resultantes do estudo de Mintzberg sobre o dia a dia da gestão. A coleta de dados foi orientada por metodologia qualitativa por meio de entrevistas presenciais e em profundidade com 19 participantes. Os registros das experiências pessoais de aprendizagem de cada cliente de coaching executivo foram transcritos e analisados. Os seguintes grupos de análise foram identificados: Motivadores do Engajamento, Conteúdo da Aprendizagem, Processo de Aprendizagem, Presença do Coach no Apoio à Aprendizagem e Impacto na Gestão. A partir dos achados, cinco conclusões são apresentadas, corroborando estudo anterior, e adicionam evidências sobre a aprendizagem oriunda do coaching executivo e seu impacto na gestão: 1) no processo de coaching, as motivações para a adoção da tecnologia requerem análise e critério; 2) a motivação para a aprendizagem vem do cliente, em vez do coach; sendo a experiência de aprendizagem dirigida pelo cliente; 3) por meio de reflexão e ação, os clientes de coaching criam significados para suas experiências e podem rever ou expandir suas perspectivas de mundo, de uma situação ou de si mesmos; 4) o relacionamento de coaching é profundo, baseado na confiança e no respeito mútuo, apoia o cliente para que ele reflita em segurança, crie sentido para suas experiências e aja; 5) os resultados de processos estruturados de coaching executivo impactam a gestão. São apresentadas recomendações com o intuito de contribuir para a expansão estruturada da tecnologia do coaching de executivos, a fim de beneficiar profissionais, organizações e a sociedade brasileira. |
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Abadia Júnior, Olinto Silveira daOliveira, Fátima Bayma deSauerbronn, Fernanda FilgueirasAraujo, Luis Cesar G. de2022-03-04T18:30:33Z2022-03-04T18:30:33Z2011-08-29https://hdl.handle.net/10438/31676Este estudo fenomenológico foi desenvolvido com o propósito de ampliar a pesquisa empírica sobre como a aprendizagem ocorre para clientes de coaching executivo. Embora o coaching tenha se popularizado nos Estados Unidos e na Europa na década de 1990, o uso dessa tecnologia no Brasil é ainda recente. Este estudo objetivou contribuir para o aumento da literatura ao explorar o coaching de executivos pela ótica da aprendizagem de adultos e verificar, a partir da perspectiva dos clientes, como ocorreu a vivência da aprendizagem. Na perspectiva de aprendizagem para a gestão, o arcabouço conceitual envolveu dois campos de conhecimento: o coaching executivo e a aprendizagem de adultos. A interseção desses constructos representa o enfoque central da investigação empreendida: como os clientes de coaching executivo descrevem suas experiências de aprendizagem. O resultado desse enlace teórico foi contrastado com as competências da gestão, resultantes do estudo de Mintzberg sobre o dia a dia da gestão. A coleta de dados foi orientada por metodologia qualitativa por meio de entrevistas presenciais e em profundidade com 19 participantes. Os registros das experiências pessoais de aprendizagem de cada cliente de coaching executivo foram transcritos e analisados. Os seguintes grupos de análise foram identificados: Motivadores do Engajamento, Conteúdo da Aprendizagem, Processo de Aprendizagem, Presença do Coach no Apoio à Aprendizagem e Impacto na Gestão. A partir dos achados, cinco conclusões são apresentadas, corroborando estudo anterior, e adicionam evidências sobre a aprendizagem oriunda do coaching executivo e seu impacto na gestão: 1) no processo de coaching, as motivações para a adoção da tecnologia requerem análise e critério; 2) a motivação para a aprendizagem vem do cliente, em vez do coach; sendo a experiência de aprendizagem dirigida pelo cliente; 3) por meio de reflexão e ação, os clientes de coaching criam significados para suas experiências e podem rever ou expandir suas perspectivas de mundo, de uma situação ou de si mesmos; 4) o relacionamento de coaching é profundo, baseado na confiança e no respeito mútuo, apoia o cliente para que ele reflita em segurança, crie sentido para suas experiências e aja; 5) os resultados de processos estruturados de coaching executivo impactam a gestão. São apresentadas recomendações com o intuito de contribuir para a expansão estruturada da tecnologia do coaching de executivos, a fim de beneficiar profissionais, organizações e a sociedade brasileira.This phenomenological study was developed for the purpose of expanding empirical research regarding how learning occurs for executive coaching clients. Although coaching became popular in the United States and Europe in the 1990s, the use of this technology in Brazil is relatively recent. This study aims to contribute to increase the body of literature by exploring executive coaching from the adult learning perspective and verify, from the executive perspective, how the learning experience was. From the management learning perspective, the conceptual framework involved two areas of knowledge: executive coaching and adult learning. The intersection of these constructs represents the central focus of the research undertaken: how executive coaching clients describe their learning experiences. The result of this theoretical link was contrasted against management skills, which were determined using Mintzberg's study on day to day management. Data collection was guided by qualitative methodology through in-depth personal interviews with 19 participants. The records of the personal learning experiences of each executive coaching client were transcribed and analyzed. The following groups of analysis were identified: Engagement Motivators, Learning Content, Learning Process, The Supporting Presence of the Coach in Learning and Impact on Management. From these findings, five conclusions are presented which corroborate prior study, and which add evidence regarding learning that comes as the result of executive coaching and its impact on management: 1) in the coaching process, the motivations to adopt technology require analysis and discernment; 2) the motivation to learn comes from the client, instead of the coach, and the learning experience being directed by the client; 3) through reflection and action, coaching clients give meaning to their experiences and may revise or expand their perspective of the world, of a situation or themselves; 4) the coaching relationship is deep and is based on trust and mutual respect, it supports the client so that they can securely reflect, give meaning to their experiences and take action; 5) the results of structured processes in executive coaching impact management. Recommendations are presented with the intent to contribute to the structured expansion of executive coaching technology so as to benefit professionals, organizations and Brazilian society.porCoachingAprendizagem de adultosCarreira executivaCompetências da gestãoAdult learningExecutive careerManagement skillsAdministração de empresasCoaching executivoAprendizagem organizacionalAprendizagem de adultosO coaching de executivos como estratégia de aprendizagem para a gestãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2011-08-29reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTO Coaching de Executivos como Estratégia de Aprendizagem para a Gestão.pdf.txtO Coaching de Executivos como Estratégia de Aprendizagem para a Gestão.pdf.txtExtracted 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Este estudo fenomenológico foi desenvolvido com o propósito de ampliar a pesquisa empírica sobre como a aprendizagem ocorre para clientes de coaching executivo. Embora o coaching tenha se popularizado nos Estados Unidos e na Europa na década de 1990, o uso dessa tecnologia no Brasil é ainda recente. Este estudo objetivou contribuir para o aumento da literatura ao explorar o coaching de executivos pela ótica da aprendizagem de adultos e verificar, a partir da perspectiva dos clientes, como ocorreu a vivência da aprendizagem. Na perspectiva de aprendizagem para a gestão, o arcabouço conceitual envolveu dois campos de conhecimento: o coaching executivo e a aprendizagem de adultos. A interseção desses constructos representa o enfoque central da investigação empreendida: como os clientes de coaching executivo descrevem suas experiências de aprendizagem. O resultado desse enlace teórico foi contrastado com as competências da gestão, resultantes do estudo de Mintzberg sobre o dia a dia da gestão. A coleta de dados foi orientada por metodologia qualitativa por meio de entrevistas presenciais e em profundidade com 19 participantes. Os registros das experiências pessoais de aprendizagem de cada cliente de coaching executivo foram transcritos e analisados. Os seguintes grupos de análise foram identificados: Motivadores do Engajamento, Conteúdo da Aprendizagem, Processo de Aprendizagem, Presença do Coach no Apoio à Aprendizagem e Impacto na Gestão. A partir dos achados, cinco conclusões são apresentadas, corroborando estudo anterior, e adicionam evidências sobre a aprendizagem oriunda do coaching executivo e seu impacto na gestão: 1) no processo de coaching, as motivações para a adoção da tecnologia requerem análise e critério; 2) a motivação para a aprendizagem vem do cliente, em vez do coach; sendo a experiência de aprendizagem dirigida pelo cliente; 3) por meio de reflexão e ação, os clientes de coaching criam significados para suas experiências e podem rever ou expandir suas perspectivas de mundo, de uma situação ou de si mesmos; 4) o relacionamento de coaching é profundo, baseado na confiança e no respeito mútuo, apoia o cliente para que ele reflita em segurança, crie sentido para suas experiências e aja; 5) os resultados de processos estruturados de coaching executivo impactam a gestão. São apresentadas recomendações com o intuito de contribuir para a expansão estruturada da tecnologia do coaching de executivos, a fim de beneficiar profissionais, organizações e a sociedade brasileira. |
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Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
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