Comunicação gerencial em resposta à crise: o caso da pandemia do coronavírus em uma rede hoteleira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuperman, Izabella
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/30401
Resumo: Este estudo situa-se na linha de pesquisa em estratégia empresarial e tem como objetivo entender o papel dos meios de comunicação nas práticas gerenciais, bem como os impactos causados pela pandemia do coronavírus. O trabalho utiliza como lente teórica os conceitos da estratégia como prática, que agrega o conhecimento da virada da prática, do campo das teorias sociais, aos estudos da estratégia. A pergunta de pesquisa a ser endereçada é: como a crise causada pela pandemia do coronavírus (COVID-19) alterou as práticas de comunicação gerenciais? Para isso, será conduzido um estudo de caso em uma rede de hotéis composta por 5 unidades, sendo que o setor hoteleiro foi um dos mais impactados pela pandemia. Os dados foram coletados pelas seguintes fontes: entrevistas com os gerentes do topo executivo, diário de observações das atividades dos gerentes durante a crise e memória da pesquisadora referente ao período anterior à pandemia. O principal resultado foi a constatação de que as práticas de comunicação da empresa alteraram. O significado atribuído aos meios de comunicação utilizados também alterou, especialmente no tocante às ferramentas de reuniões à distância, pois existia uma certa resistência por essas tecnologias e os gerentes notaram que ela era causada por uma questão motivacional, pois eles preferiam a comunicação pela presença física. A maioria das mudanças foram entendidas como positivas à prática gerencial, pois os gerentes afirmam ter alcançado resultados mais eficientes em suas ações. As principais contribuições do estudo foram: para a literatura envolvendo as práticas de comunicação por meio da constatação da importância do uso apropriado e situacional de determinados meios de comunicação; para a literatura de crise organizacional ao demonstrar como os gerentes podem responder efetivamente à crise na forma como eles utilizam os meios de se comunicar; um entendimento na prática dos impactos gerados pela crise do coronavírus na forma como os gerentes de uma empresa se comunicam, sugerindo o uso adequado de cada meio de comunicação para que ele seja mais eficiente.
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Os dados foram coletados pelas seguintes fontes: entrevistas com os gerentes do topo executivo, diário de observações das atividades dos gerentes durante a crise e memória da pesquisadora referente ao período anterior à pandemia. O principal resultado foi a constatação de que as práticas de comunicação da empresa alteraram. O significado atribuído aos meios de comunicação utilizados também alterou, especialmente no tocante às ferramentas de reuniões à distância, pois existia uma certa resistência por essas tecnologias e os gerentes notaram que ela era causada por uma questão motivacional, pois eles preferiam a comunicação pela presença física. A maioria das mudanças foram entendidas como positivas à prática gerencial, pois os gerentes afirmam ter alcançado resultados mais eficientes em suas ações. As principais contribuições do estudo foram: para a literatura envolvendo as práticas de comunicação por meio da constatação da importância do uso apropriado e situacional de determinados meios de comunicação; para a literatura de crise organizacional ao demonstrar como os gerentes podem responder efetivamente à crise na forma como eles utilizam os meios de se comunicar; um entendimento na prática dos impactos gerados pela crise do coronavírus na forma como os gerentes de uma empresa se comunicam, sugerindo o uso adequado de cada meio de comunicação para que ele seja mais eficiente.This study is in the business strategy research line and aims to understand the role of communication tools in management practices, as well as the impacts caused by the coronavirus pandemic. The work uses strategy as practice theoretical lens, which adds knowledge on the practice turn from social theories, to studies of strategy. The research question to be addressed is: how has the crisis caused by the coronavirus pandemic (COVID-19) changed management communication practices? For this purpose, a case study was carried out in a hotel chain of 5 units, its sector was one of the most impacted by the pandemic. Data was collected on the following sources: interviews with top management team, observation diary of managers' activities during the crisis and researcher's memory on the time before the pandemic. The finding was that company's communication practices have changed. The meaning attributed to the means of communication used also changed, especially regarding to virtual communication tools, as there was a certain resistance to these technologies. The managers noted their reluctance was due to a motivational issue, as they preferred communication through physical presence. Most of the changes were understood to be positive for managerial practice, as managers claim to have achieved more efficient results in their actions. The main contributions of the study were: to literature involving communication practices through the inquiry of the importance of the appropriate and situational use of certain tools of communication; to organizational crisis literature by demonstrating how managers can effectively respond to crisis by how they use the means of communication; a practice understanding of coronavirus crisis impacts on how managers communicate, suggesting the appropriate use of each means of communication by situation.porStrategy as practiceCommunication practicesCrisis managementHospitalityTop executiveEstratégia como práticaPráticas de comunicaçãoGestão de criseCoronavírusHotelariaTopo executivoAdministração de empresasComunicação empresarialComunicação nas organizaçõesAdministração de crisesCOVID-19 (Doença)Indústria hoteleiraComunicação gerencial em resposta à crise: o caso da pandemia do coronavírus em uma rede hoteleirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/39ed8f27-8a95-4629-a855-919a6d709ca8/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52ORIGINALDissertação Izabella biblioteca com ficha catalografica.pdfDissertação Izabella biblioteca com ficha catalografica.pdfPDFapplication/pdf1557783https://repositorio.fgv.br/bitstreams/096b5217-de4a-4717-b5b3-0dae3ae1083f/download924aac06898343aad14ac4be1f5650e4MD51TEXTDissertação Izabella biblioteca com ficha catalografica.pdf.txtDissertação Izabella biblioteca com ficha catalografica.pdf.txtExtracted texttext/plain102896https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8c86de29-1f16-4b7c-8524-9d285d8a898a/download5db8fdcfe11255ae7bf6ffe1226a9cd5MD55THUMBNAILDissertação Izabella biblioteca 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