A importância da TI para os novos desafios de vendas e marketing da indústria automotiva
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/32272 |
Resumo: | Ao longo das últimas décadas, a indústria automotiva consolidou-se como um dos principais motores do desenvolvimento econômico e social brasileiro, também posicionando o Brasil, no cenário mundial, como um dos principais mercados produtores e consumidores. Entretanto, a indústria automotiva, assim como outros setores, também passou a sofrer com os impactos causados pela tecnologia, que começou a unir os mundos físico e digital, gerando grandes mudanças econômicas e socioculturais, transformando não apenas a forma como as pessoas se relacionam entre si, mas também como se relacionam com produtos, serviços e marcas. Nesse contexto, as áreas de Vendas e Marketing ainda possuem parte de suas operações apoiada em modelos de gestão comercial imprecisos, com informações “off-line”, muitas vezes baseados em opiniões de executivo. Ao mesmo tempo, notam-se importantes mudanças de comportamento dos consumidores, que passaram a fazer a jornada de pesquisa e decisão no ambiente digital. Partindo desse cenário, este estudo tem como objetivo explorar como o uso de tecnologia pode contribuir para a superação dos novos desafios das áreas de Vendas e Marketing da Indústria Automotiva. Para responder a essa pergunta, o trabalho apresenta o estudo de caso de cinco empresas automotivas atuantes no Brasil. As conclusões sinalizam pontos importantes, como a falta de alinhamento estratégico entre as áreas de Negócios e de TI, reduzindo a eficiência e o potencial propiciados pelo uso da tecnologia focado nas áreas de Vendas e Marketing e, também, pelo uso da tecnologia implementada estar abaixo da capacidade disponível. |
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Nesse contexto, as áreas de Vendas e Marketing ainda possuem parte de suas operações apoiada em modelos de gestão comercial imprecisos, com informações “off-line”, muitas vezes baseados em opiniões de executivo. Ao mesmo tempo, notam-se importantes mudanças de comportamento dos consumidores, que passaram a fazer a jornada de pesquisa e decisão no ambiente digital. Partindo desse cenário, este estudo tem como objetivo explorar como o uso de tecnologia pode contribuir para a superação dos novos desafios das áreas de Vendas e Marketing da Indústria Automotiva. Para responder a essa pergunta, o trabalho apresenta o estudo de caso de cinco empresas automotivas atuantes no Brasil. As conclusões sinalizam pontos importantes, como a falta de alinhamento estratégico entre as áreas de Negócios e de TI, reduzindo a eficiência e o potencial propiciados pelo uso da tecnologia focado nas áreas de Vendas e Marketing e, também, pelo uso da tecnologia implementada estar abaixo da capacidade disponível.Over the last few decades, the Automotive Industry has consolidated itself as one of the main drivers of Brazilian economic and social development, also positioning Brazil, on the world stage, as one of the main car markets. However, the Automotive Industry, as well as other sectors, also began to suffer from the impacts caused by the technology that began to unite the physical and digital worlds, generating great economic and sociocultural changes, driven by transforming not only the way people relate to each other themselves, but also how they relate to products, services, and brands. In this context, the Sales and Marketing areas still have part of their operations supported by imprecise commercial management models, with “offline” information, often based on executive opinions instead of data. At the same time, there are important changes in the behavior of consumers who started to make the research and decision journey in the digital environment. Based on this scenario, this study aims to explore how technology can contribute to the new challenges of the Sales and Marketing areas. To answer this question, the paper presents a case study of five automotive companies operating in Brazil. The conclusions point to important points such as, for example, the lack of strategic alignment between the business areas and the IT area, reducing the transformed efficiency and potential provided using technology focused on the areas of Sales and Marketing and, the use of the implemented technology is below available capacity.porInformation TechnologyAutomotive industrySales and marketingMarketing analyticsCustomer behaviorTecnologia da InformaçãoVendas e marketingIndustria automotivaComportamento do consumidorAdministração de empresasTecnologia da informaçãoIndústria automobilísticaMarketingComportamento do consumidorA importância da TI para os novos desafios de vendas e marketing da indústria automotivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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Ao longo das últimas décadas, a indústria automotiva consolidou-se como um dos principais motores do desenvolvimento econômico e social brasileiro, também posicionando o Brasil, no cenário mundial, como um dos principais mercados produtores e consumidores. Entretanto, a indústria automotiva, assim como outros setores, também passou a sofrer com os impactos causados pela tecnologia, que começou a unir os mundos físico e digital, gerando grandes mudanças econômicas e socioculturais, transformando não apenas a forma como as pessoas se relacionam entre si, mas também como se relacionam com produtos, serviços e marcas. Nesse contexto, as áreas de Vendas e Marketing ainda possuem parte de suas operações apoiada em modelos de gestão comercial imprecisos, com informações “off-line”, muitas vezes baseados em opiniões de executivo. Ao mesmo tempo, notam-se importantes mudanças de comportamento dos consumidores, que passaram a fazer a jornada de pesquisa e decisão no ambiente digital. Partindo desse cenário, este estudo tem como objetivo explorar como o uso de tecnologia pode contribuir para a superação dos novos desafios das áreas de Vendas e Marketing da Indústria Automotiva. Para responder a essa pergunta, o trabalho apresenta o estudo de caso de cinco empresas automotivas atuantes no Brasil. As conclusões sinalizam pontos importantes, como a falta de alinhamento estratégico entre as áreas de Negócios e de TI, reduzindo a eficiência e o potencial propiciados pelo uso da tecnologia focado nas áreas de Vendas e Marketing e, também, pelo uso da tecnologia implementada estar abaixo da capacidade disponível. |
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