A importância da TI para os novos desafios de vendas e marketing da indústria automotiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Tiago Alves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/32272
Resumo: Ao longo das últimas décadas, a indústria automotiva consolidou-se como um dos principais motores do desenvolvimento econômico e social brasileiro, também posicionando o Brasil, no cenário mundial, como um dos principais mercados produtores e consumidores. Entretanto, a indústria automotiva, assim como outros setores, também passou a sofrer com os impactos causados pela tecnologia, que começou a unir os mundos físico e digital, gerando grandes mudanças econômicas e socioculturais, transformando não apenas a forma como as pessoas se relacionam entre si, mas também como se relacionam com produtos, serviços e marcas. Nesse contexto, as áreas de Vendas e Marketing ainda possuem parte de suas operações apoiada em modelos de gestão comercial imprecisos, com informações “off-line”, muitas vezes baseados em opiniões de executivo. Ao mesmo tempo, notam-se importantes mudanças de comportamento dos consumidores, que passaram a fazer a jornada de pesquisa e decisão no ambiente digital. Partindo desse cenário, este estudo tem como objetivo explorar como o uso de tecnologia pode contribuir para a superação dos novos desafios das áreas de Vendas e Marketing da Indústria Automotiva. Para responder a essa pergunta, o trabalho apresenta o estudo de caso de cinco empresas automotivas atuantes no Brasil. As conclusões sinalizam pontos importantes, como a falta de alinhamento estratégico entre as áreas de Negócios e de TI, reduzindo a eficiência e o potencial propiciados pelo uso da tecnologia focado nas áreas de Vendas e Marketing e, também, pelo uso da tecnologia implementada estar abaixo da capacidade disponível.
id FGV_b8988c2cbc3ca467832b3b5d66b89797
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/32272
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Lara, Tiago Alves deEscolas::EAESPFernando de Souza MeirellesAlbertin, Rosa Maria de MouraMaia, Marta de Campos2022-07-25T13:00:16Z2022-07-25T13:00:16Z2022-06https://hdl.handle.net/10438/32272Ao longo das últimas décadas, a indústria automotiva consolidou-se como um dos principais motores do desenvolvimento econômico e social brasileiro, também posicionando o Brasil, no cenário mundial, como um dos principais mercados produtores e consumidores. Entretanto, a indústria automotiva, assim como outros setores, também passou a sofrer com os impactos causados pela tecnologia, que começou a unir os mundos físico e digital, gerando grandes mudanças econômicas e socioculturais, transformando não apenas a forma como as pessoas se relacionam entre si, mas também como se relacionam com produtos, serviços e marcas. Nesse contexto, as áreas de Vendas e Marketing ainda possuem parte de suas operações apoiada em modelos de gestão comercial imprecisos, com informações “off-line”, muitas vezes baseados em opiniões de executivo. Ao mesmo tempo, notam-se importantes mudanças de comportamento dos consumidores, que passaram a fazer a jornada de pesquisa e decisão no ambiente digital. Partindo desse cenário, este estudo tem como objetivo explorar como o uso de tecnologia pode contribuir para a superação dos novos desafios das áreas de Vendas e Marketing da Indústria Automotiva. Para responder a essa pergunta, o trabalho apresenta o estudo de caso de cinco empresas automotivas atuantes no Brasil. As conclusões sinalizam pontos importantes, como a falta de alinhamento estratégico entre as áreas de Negócios e de TI, reduzindo a eficiência e o potencial propiciados pelo uso da tecnologia focado nas áreas de Vendas e Marketing e, também, pelo uso da tecnologia implementada estar abaixo da capacidade disponível.Over the last few decades, the Automotive Industry has consolidated itself as one of the main drivers of Brazilian economic and social development, also positioning Brazil, on the world stage, as one of the main car markets. However, the Automotive Industry, as well as other sectors, also began to suffer from the impacts caused by the technology that began to unite the physical and digital worlds, generating great economic and sociocultural changes, driven by transforming not only the way people relate to each other themselves, but also how they relate to products, services, and brands. In this context, the Sales and Marketing areas still have part of their operations supported by imprecise commercial management models, with “offline” information, often based on executive opinions instead of data. At the same time, there are important changes in the behavior of consumers who started to make the research and decision journey in the digital environment. Based on this scenario, this study aims to explore how technology can contribute to the new challenges of the Sales and Marketing areas. To answer this question, the paper presents a case study of five automotive companies operating in Brazil. The conclusions point to important points such as, for example, the lack of strategic alignment between the business areas and the IT area, reducing the transformed efficiency and potential provided using technology focused on the areas of Sales and Marketing and, the use of the implemented technology is below available capacity.porInformation TechnologyAutomotive industrySales and marketingMarketing analyticsCustomer behaviorTecnologia da InformaçãoVendas e marketingIndustria automotivaComportamento do consumidorAdministração de empresasTecnologia da informaçãoIndústria automobilísticaMarketingComportamento do consumidorA importância da TI para os novos desafios de vendas e marketing da indústria automotivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a0e7a530-508f-4833-aaf6-ee9505aaac26/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTTIAGO_LARA_FINAL (2).pdf.txtTIAGO_LARA_FINAL (2).pdf.txtExtracted texttext/plain97734https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4c2de4d8-df48-4d6f-966b-40859ce1c3c7/download89d74e0e8bba0fa152ac7cf0e5ecbcb3MD55THUMBNAILTIAGO_LARA_FINAL (2).pdf.jpgTIAGO_LARA_FINAL (2).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2400https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d4aa355e-4d05-4d3f-8d90-bfd2dc6b2e85/downloade91835cf1a36476cd94d1130eebf20e6MD56ORIGINALTIAGO_LARA_FINAL (2).pdfTIAGO_LARA_FINAL (2).pdfPDFapplication/pdf1371971https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a47a39a3-c2cb-48fe-a6b6-5236aab95319/download73ce6dbdb4f43208146cc5a12c125064MD5110438/322722023-11-26 04:12:01.592open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/32272https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-26T04:12:01Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv A importância da TI para os novos desafios de vendas e marketing da indústria automotiva
title A importância da TI para os novos desafios de vendas e marketing da indústria automotiva
spellingShingle A importância da TI para os novos desafios de vendas e marketing da indústria automotiva
Lara, Tiago Alves de
Information Technology
Automotive industry
Sales and marketing
Marketing analytics
Customer behavior
Tecnologia da Informação
Vendas e marketing
Industria automotiva
Comportamento do consumidor
Administração de empresas
Tecnologia da informação
Indústria automobilística
Marketing
Comportamento do consumidor
title_short A importância da TI para os novos desafios de vendas e marketing da indústria automotiva
title_full A importância da TI para os novos desafios de vendas e marketing da indústria automotiva
title_fullStr A importância da TI para os novos desafios de vendas e marketing da indústria automotiva
title_full_unstemmed A importância da TI para os novos desafios de vendas e marketing da indústria automotiva
title_sort A importância da TI para os novos desafios de vendas e marketing da indústria automotiva
author Lara, Tiago Alves de
author_facet Lara, Tiago Alves de
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Fernando de Souza Meirelles
Albertin, Rosa Maria de Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Tiago Alves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maia, Marta de Campos
contributor_str_mv Maia, Marta de Campos
dc.subject.eng.fl_str_mv Information Technology
Automotive industry
Sales and marketing
Marketing analytics
Customer behavior
topic Information Technology
Automotive industry
Sales and marketing
Marketing analytics
Customer behavior
Tecnologia da Informação
Vendas e marketing
Industria automotiva
Comportamento do consumidor
Administração de empresas
Tecnologia da informação
Indústria automobilística
Marketing
Comportamento do consumidor
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da Informação
Vendas e marketing
Industria automotiva
Comportamento do consumidor
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Indústria automobilística
Marketing
Comportamento do consumidor
description Ao longo das últimas décadas, a indústria automotiva consolidou-se como um dos principais motores do desenvolvimento econômico e social brasileiro, também posicionando o Brasil, no cenário mundial, como um dos principais mercados produtores e consumidores. Entretanto, a indústria automotiva, assim como outros setores, também passou a sofrer com os impactos causados pela tecnologia, que começou a unir os mundos físico e digital, gerando grandes mudanças econômicas e socioculturais, transformando não apenas a forma como as pessoas se relacionam entre si, mas também como se relacionam com produtos, serviços e marcas. Nesse contexto, as áreas de Vendas e Marketing ainda possuem parte de suas operações apoiada em modelos de gestão comercial imprecisos, com informações “off-line”, muitas vezes baseados em opiniões de executivo. Ao mesmo tempo, notam-se importantes mudanças de comportamento dos consumidores, que passaram a fazer a jornada de pesquisa e decisão no ambiente digital. Partindo desse cenário, este estudo tem como objetivo explorar como o uso de tecnologia pode contribuir para a superação dos novos desafios das áreas de Vendas e Marketing da Indústria Automotiva. Para responder a essa pergunta, o trabalho apresenta o estudo de caso de cinco empresas automotivas atuantes no Brasil. As conclusões sinalizam pontos importantes, como a falta de alinhamento estratégico entre as áreas de Negócios e de TI, reduzindo a eficiência e o potencial propiciados pelo uso da tecnologia focado nas áreas de Vendas e Marketing e, também, pelo uso da tecnologia implementada estar abaixo da capacidade disponível.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-25T13:00:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-25T13:00:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/32272
url https://hdl.handle.net/10438/32272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a0e7a530-508f-4833-aaf6-ee9505aaac26/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4c2de4d8-df48-4d6f-966b-40859ce1c3c7/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d4aa355e-4d05-4d3f-8d90-bfd2dc6b2e85/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a47a39a3-c2cb-48fe-a6b6-5236aab95319/download
bitstream.checksum.fl_str_mv dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
89d74e0e8bba0fa152ac7cf0e5ecbcb3
e91835cf1a36476cd94d1130eebf20e6
73ce6dbdb4f43208146cc5a12c125064
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023674110017536