Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/29047 |
Resumo: | A indústria de shopping center apresentou, desde o surgimento no mercado brasileiro forte crescimento. Esse segmento se desenvolveu a partir do modelo americano e ganhou relevância na preferência do consumidor de um modo geral. Por muitos anos, esses templos de consumo foram um dos locais mais importante para as pessoas, pois atendiam as necessidades de consumo e convivência. Entretanto, mudanças sociodemográficas e tecnológicas alteraram essa dinâmica, ao que parece, de forma definitiva, desafiando o segmento. Esse contexto se intensificou com o avanço da internet e a ascensão do mercado eletrônico. Em virtude de tantas incertezas no futuro dos shoppings no Brasil, esse trabalho se propõe a estudar as ameaças e oportunidades para 2040. Para tanto, busca, através da metodologia de cenários prospectivos, apresentar possibilidades ao setor para daqui a vinte anos. A elaboração desse estudo contou com colaboração de atores do mercado de todas as regiões do país, através de pesquisas quantitativas e entrevistas pessoais, o que proporcionou o aprofundamento de diversos temas que proporcionarão o desenvolvimento destes possíveis cenários. Sendo assim, apresentamos um breve histórico da indústria de shoppings centers no Brasil e no mundo, seus atributos, ameaças e oportunidades, dando ênfase para as mudanças de comportamento dos consumidores. Com a aplicação da metodologia de cenários prospectivos, identificou-se duas forças motrizes, denominadas canal de vendas e comportamento do consumidor. A partir delas foram desenvolvidos quatro cenários: 1) Connect Center, 2) Avatar Mall – a vida virtual, 3) Shopping Humanológico e 4) Living Center. A conclusão do trabalho apresentará que o segmento tem passado por profunda transformação que deixarão mudanças definitivas. Apesar de não ser possível determinar o que o futuro reserva aos shopping centers, é fato que o modelo atual não se manterá, pois fatores como a evolução tecnológica, mudança de comportamento do consumidor, alteração da pirâmide etária brasileira e a condição sócio econômica das pessoas poderão gerar um movimento disruptivo ao setor. |
id |
FGV_b9fd6aef45958396c670016013488c4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/29047 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Ferreira, Alexandre CoelhoEscolas::EAESPCarvalho, Daniel Estima deMorgado, Maurício GerbaudoSarfati, Gilberto2020-04-29T15:19:42Z2020-04-29T15:19:42Z2020-04-28https://hdl.handle.net/10438/29047A indústria de shopping center apresentou, desde o surgimento no mercado brasileiro forte crescimento. Esse segmento se desenvolveu a partir do modelo americano e ganhou relevância na preferência do consumidor de um modo geral. Por muitos anos, esses templos de consumo foram um dos locais mais importante para as pessoas, pois atendiam as necessidades de consumo e convivência. Entretanto, mudanças sociodemográficas e tecnológicas alteraram essa dinâmica, ao que parece, de forma definitiva, desafiando o segmento. Esse contexto se intensificou com o avanço da internet e a ascensão do mercado eletrônico. Em virtude de tantas incertezas no futuro dos shoppings no Brasil, esse trabalho se propõe a estudar as ameaças e oportunidades para 2040. Para tanto, busca, através da metodologia de cenários prospectivos, apresentar possibilidades ao setor para daqui a vinte anos. A elaboração desse estudo contou com colaboração de atores do mercado de todas as regiões do país, através de pesquisas quantitativas e entrevistas pessoais, o que proporcionou o aprofundamento de diversos temas que proporcionarão o desenvolvimento destes possíveis cenários. Sendo assim, apresentamos um breve histórico da indústria de shoppings centers no Brasil e no mundo, seus atributos, ameaças e oportunidades, dando ênfase para as mudanças de comportamento dos consumidores. Com a aplicação da metodologia de cenários prospectivos, identificou-se duas forças motrizes, denominadas canal de vendas e comportamento do consumidor. A partir delas foram desenvolvidos quatro cenários: 1) Connect Center, 2) Avatar Mall – a vida virtual, 3) Shopping Humanológico e 4) Living Center. A conclusão do trabalho apresentará que o segmento tem passado por profunda transformação que deixarão mudanças definitivas. Apesar de não ser possível determinar o que o futuro reserva aos shopping centers, é fato que o modelo atual não se manterá, pois fatores como a evolução tecnológica, mudança de comportamento do consumidor, alteração da pirâmide etária brasileira e a condição sócio econômica das pessoas poderão gerar um movimento disruptivo ao setor.The shopping center industry has shown strong growth since its emergence in the Brazilian market. This segment developed from the American model and gained relevance in consumer preference in general. For many years, these consumption temples were one of the most important places for people, as they met the needs of consumption and living together. However, sociodemographic and technological changes have changed this dynamic, it seems, definitely, challenging the segment. This context intensified with the advance of the internet and the rise of the electronic market. Due to so many uncertainties in the future of shopping malls in Brazil, this work aims to study the threats and opportunities for 2040. To do so, it seeks, through the methodology of prospective scenarios, to present possibilities to the sector in twenty years. The elaboration of this study counted on the collaboration of market players from all regions of the country, through quantitative research and personal interviews, which provided the deepening of several themes that will provide the development of these possible scenarios. Therefore, we present a brief history of the shopping center industry in Brazil and in the world, its attributes, threats and opportunities, emphasizing changes in consumer behavior. With the application of the prospective scenario methodology, two driving forces were identified, called the sales channel and consumer behavior. From these four scenarios were developed: 1) Connect Center, 2) Avatar Mall - virtual life, 3) Humanological Shopping and 4) Living Center. The conclusion of the work will show that the segment has undergone a profound transformation that will leave definitive changes. Although it is not possible to determine what the future holds for shopping centers, it is a fact that the current model will not be maintained, as factors such as technological evolution, changes in consumer behavior, changes in the Brazilian age pyramid and the socio-economic status of people could generate a disruptive movement to the sector.porShopping center segmentDisruptionNew consumer behaviorProspective scenariosSegmento shopping centerDisrupçãoNovo comportamento consumidorCenários prospectivosAdministração de empresasCentros comerciais - BrasilComportamento do consumidorPrevisãoCenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXT10 - Dissertação mestrado Alexandre 27.abril.20 - ACF.pdf.txt10 - Dissertação mestrado Alexandre 27.abril.20 - ACF.pdf.txtExtracted texttext/plain102783https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2e3e17bc-d4e5-4dea-9586-8af852f3137d/downloade6c42bccf115ccd3d836aca55c701596MD55THUMBNAIL10 - Dissertação mestrado Alexandre 27.abril.20 - ACF.pdf.jpg10 - Dissertação mestrado Alexandre 27.abril.20 - ACF.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2475https://repositorio.fgv.br/bitstreams/155ec7f1-47af-492c-ad85-860855e1e7cd/download017acc4a161c22a463c893e83af1aa10MD56ORIGINAL10 - Dissertação mestrado Alexandre 27.abril.20 - ACF.pdf10 - Dissertação mestrado Alexandre 27.abril.20 - ACF.pdfPDFapplication/pdf1345860https://repositorio.fgv.br/bitstreams/67604dc1-9158-459a-bad7-89e400fb9c22/download7dc99c54dbcd21660485a7392e9275c9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f1aa6c3c-1d13-4b1e-889c-151bd17cbc07/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD5210438/290472023-11-25 10:22:44.148open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/29047https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T10:22:44Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040 |
title |
Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040 |
spellingShingle |
Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040 Ferreira, Alexandre Coelho Shopping center segment Disruption New consumer behavior Prospective scenarios Segmento shopping center Disrupção Novo comportamento consumidor Cenários prospectivos Administração de empresas Centros comerciais - Brasil Comportamento do consumidor Previsão |
title_short |
Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040 |
title_full |
Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040 |
title_fullStr |
Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040 |
title_full_unstemmed |
Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040 |
title_sort |
Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040 |
author |
Ferreira, Alexandre Coelho |
author_facet |
Ferreira, Alexandre Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Carvalho, Daniel Estima de Morgado, Maurício Gerbaudo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Alexandre Coelho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sarfati, Gilberto |
contributor_str_mv |
Sarfati, Gilberto |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Shopping center segment Disruption New consumer behavior Prospective scenarios |
topic |
Shopping center segment Disruption New consumer behavior Prospective scenarios Segmento shopping center Disrupção Novo comportamento consumidor Cenários prospectivos Administração de empresas Centros comerciais - Brasil Comportamento do consumidor Previsão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segmento shopping center Disrupção Novo comportamento consumidor Cenários prospectivos |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Centros comerciais - Brasil Comportamento do consumidor Previsão |
description |
A indústria de shopping center apresentou, desde o surgimento no mercado brasileiro forte crescimento. Esse segmento se desenvolveu a partir do modelo americano e ganhou relevância na preferência do consumidor de um modo geral. Por muitos anos, esses templos de consumo foram um dos locais mais importante para as pessoas, pois atendiam as necessidades de consumo e convivência. Entretanto, mudanças sociodemográficas e tecnológicas alteraram essa dinâmica, ao que parece, de forma definitiva, desafiando o segmento. Esse contexto se intensificou com o avanço da internet e a ascensão do mercado eletrônico. Em virtude de tantas incertezas no futuro dos shoppings no Brasil, esse trabalho se propõe a estudar as ameaças e oportunidades para 2040. Para tanto, busca, através da metodologia de cenários prospectivos, apresentar possibilidades ao setor para daqui a vinte anos. A elaboração desse estudo contou com colaboração de atores do mercado de todas as regiões do país, através de pesquisas quantitativas e entrevistas pessoais, o que proporcionou o aprofundamento de diversos temas que proporcionarão o desenvolvimento destes possíveis cenários. Sendo assim, apresentamos um breve histórico da indústria de shoppings centers no Brasil e no mundo, seus atributos, ameaças e oportunidades, dando ênfase para as mudanças de comportamento dos consumidores. Com a aplicação da metodologia de cenários prospectivos, identificou-se duas forças motrizes, denominadas canal de vendas e comportamento do consumidor. A partir delas foram desenvolvidos quatro cenários: 1) Connect Center, 2) Avatar Mall – a vida virtual, 3) Shopping Humanológico e 4) Living Center. A conclusão do trabalho apresentará que o segmento tem passado por profunda transformação que deixarão mudanças definitivas. Apesar de não ser possível determinar o que o futuro reserva aos shopping centers, é fato que o modelo atual não se manterá, pois fatores como a evolução tecnológica, mudança de comportamento do consumidor, alteração da pirâmide etária brasileira e a condição sócio econômica das pessoas poderão gerar um movimento disruptivo ao setor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-29T15:19:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-29T15:19:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-04-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/29047 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/29047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2e3e17bc-d4e5-4dea-9586-8af852f3137d/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/155ec7f1-47af-492c-ad85-860855e1e7cd/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/67604dc1-9158-459a-bad7-89e400fb9c22/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f1aa6c3c-1d13-4b1e-889c-151bd17cbc07/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6c42bccf115ccd3d836aca55c701596 017acc4a161c22a463c893e83af1aa10 7dc99c54dbcd21660485a7392e9275c9 dfb340242cced38a6cca06c627998fa1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810023830431727616 |