Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Alexandre Coelho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/29047
Resumo: A indústria de shopping center apresentou, desde o surgimento no mercado brasileiro forte crescimento. Esse segmento se desenvolveu a partir do modelo americano e ganhou relevância na preferência do consumidor de um modo geral. Por muitos anos, esses templos de consumo foram um dos locais mais importante para as pessoas, pois atendiam as necessidades de consumo e convivência. Entretanto, mudanças sociodemográficas e tecnológicas alteraram essa dinâmica, ao que parece, de forma definitiva, desafiando o segmento. Esse contexto se intensificou com o avanço da internet e a ascensão do mercado eletrônico. Em virtude de tantas incertezas no futuro dos shoppings no Brasil, esse trabalho se propõe a estudar as ameaças e oportunidades para 2040. Para tanto, busca, através da metodologia de cenários prospectivos, apresentar possibilidades ao setor para daqui a vinte anos. A elaboração desse estudo contou com colaboração de atores do mercado de todas as regiões do país, através de pesquisas quantitativas e entrevistas pessoais, o que proporcionou o aprofundamento de diversos temas que proporcionarão o desenvolvimento destes possíveis cenários. Sendo assim, apresentamos um breve histórico da indústria de shoppings centers no Brasil e no mundo, seus atributos, ameaças e oportunidades, dando ênfase para as mudanças de comportamento dos consumidores. Com a aplicação da metodologia de cenários prospectivos, identificou-se duas forças motrizes, denominadas canal de vendas e comportamento do consumidor. A partir delas foram desenvolvidos quatro cenários: 1) Connect Center, 2) Avatar Mall – a vida virtual, 3) Shopping Humanológico e 4) Living Center. A conclusão do trabalho apresentará que o segmento tem passado por profunda transformação que deixarão mudanças definitivas. Apesar de não ser possível determinar o que o futuro reserva aos shopping centers, é fato que o modelo atual não se manterá, pois fatores como a evolução tecnológica, mudança de comportamento do consumidor, alteração da pirâmide etária brasileira e a condição sócio econômica das pessoas poderão gerar um movimento disruptivo ao setor.
id FGV_b9fd6aef45958396c670016013488c4e
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/29047
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Ferreira, Alexandre CoelhoEscolas::EAESPCarvalho, Daniel Estima deMorgado, Maurício GerbaudoSarfati, Gilberto2020-04-29T15:19:42Z2020-04-29T15:19:42Z2020-04-28https://hdl.handle.net/10438/29047A indústria de shopping center apresentou, desde o surgimento no mercado brasileiro forte crescimento. Esse segmento se desenvolveu a partir do modelo americano e ganhou relevância na preferência do consumidor de um modo geral. Por muitos anos, esses templos de consumo foram um dos locais mais importante para as pessoas, pois atendiam as necessidades de consumo e convivência. Entretanto, mudanças sociodemográficas e tecnológicas alteraram essa dinâmica, ao que parece, de forma definitiva, desafiando o segmento. Esse contexto se intensificou com o avanço da internet e a ascensão do mercado eletrônico. Em virtude de tantas incertezas no futuro dos shoppings no Brasil, esse trabalho se propõe a estudar as ameaças e oportunidades para 2040. Para tanto, busca, através da metodologia de cenários prospectivos, apresentar possibilidades ao setor para daqui a vinte anos. A elaboração desse estudo contou com colaboração de atores do mercado de todas as regiões do país, através de pesquisas quantitativas e entrevistas pessoais, o que proporcionou o aprofundamento de diversos temas que proporcionarão o desenvolvimento destes possíveis cenários. Sendo assim, apresentamos um breve histórico da indústria de shoppings centers no Brasil e no mundo, seus atributos, ameaças e oportunidades, dando ênfase para as mudanças de comportamento dos consumidores. Com a aplicação da metodologia de cenários prospectivos, identificou-se duas forças motrizes, denominadas canal de vendas e comportamento do consumidor. A partir delas foram desenvolvidos quatro cenários: 1) Connect Center, 2) Avatar Mall – a vida virtual, 3) Shopping Humanológico e 4) Living Center. A conclusão do trabalho apresentará que o segmento tem passado por profunda transformação que deixarão mudanças definitivas. Apesar de não ser possível determinar o que o futuro reserva aos shopping centers, é fato que o modelo atual não se manterá, pois fatores como a evolução tecnológica, mudança de comportamento do consumidor, alteração da pirâmide etária brasileira e a condição sócio econômica das pessoas poderão gerar um movimento disruptivo ao setor.The shopping center industry has shown strong growth since its emergence in the Brazilian market. This segment developed from the American model and gained relevance in consumer preference in general. For many years, these consumption temples were one of the most important places for people, as they met the needs of consumption and living together. However, sociodemographic and technological changes have changed this dynamic, it seems, definitely, challenging the segment. This context intensified with the advance of the internet and the rise of the electronic market. Due to so many uncertainties in the future of shopping malls in Brazil, this work aims to study the threats and opportunities for 2040. To do so, it seeks, through the methodology of prospective scenarios, to present possibilities to the sector in twenty years. The elaboration of this study counted on the collaboration of market players from all regions of the country, through quantitative research and personal interviews, which provided the deepening of several themes that will provide the development of these possible scenarios. Therefore, we present a brief history of the shopping center industry in Brazil and in the world, its attributes, threats and opportunities, emphasizing changes in consumer behavior. With the application of the prospective scenario methodology, two driving forces were identified, called the sales channel and consumer behavior. From these four scenarios were developed: 1) Connect Center, 2) Avatar Mall - virtual life, 3) Humanological Shopping and 4) Living Center. The conclusion of the work will show that the segment has undergone a profound transformation that will leave definitive changes. Although it is not possible to determine what the future holds for shopping centers, it is a fact that the current model will not be maintained, as factors such as technological evolution, changes in consumer behavior, changes in the Brazilian age pyramid and the socio-economic status of people could generate a disruptive movement to the sector.porShopping center segmentDisruptionNew consumer behaviorProspective scenariosSegmento shopping centerDisrupçãoNovo comportamento consumidorCenários prospectivosAdministração de empresasCentros comerciais - BrasilComportamento do consumidorPrevisãoCenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXT10 - Dissertação mestrado Alexandre 27.abril.20 - ACF.pdf.txt10 - Dissertação mestrado Alexandre 27.abril.20 - ACF.pdf.txtExtracted texttext/plain102783https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2e3e17bc-d4e5-4dea-9586-8af852f3137d/downloade6c42bccf115ccd3d836aca55c701596MD55THUMBNAIL10 - Dissertação mestrado Alexandre 27.abril.20 - ACF.pdf.jpg10 - Dissertação mestrado Alexandre 27.abril.20 - ACF.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2475https://repositorio.fgv.br/bitstreams/155ec7f1-47af-492c-ad85-860855e1e7cd/download017acc4a161c22a463c893e83af1aa10MD56ORIGINAL10 - Dissertação mestrado Alexandre 27.abril.20 - ACF.pdf10 - Dissertação mestrado Alexandre 27.abril.20 - ACF.pdfPDFapplication/pdf1345860https://repositorio.fgv.br/bitstreams/67604dc1-9158-459a-bad7-89e400fb9c22/download7dc99c54dbcd21660485a7392e9275c9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f1aa6c3c-1d13-4b1e-889c-151bd17cbc07/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD5210438/290472023-11-25 10:22:44.148open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/29047https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T10:22:44Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)falseVEVSTU9TIExJQ0VOQ0lBTUVOVE8gUEFSQSBBUlFVSVZBTUVOVE8sIFJFUFJPRFXDh8ODTyBFIERJVlVMR0HDh8ODTwpQw5pCTElDQSBERSBDT05URcOaRE8gw4AgQklCTElPVEVDQSBWSVJUVUFMIEZHViAodmVyc8OjbyAxLjIpCgoxLiBWb2PDqiwgdXN1w6FyaW8tZGVwb3NpdGFudGUgZGEgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgYXNzZWd1cmEsIG5vCnByZXNlbnRlIGF0bywgcXVlIMOpIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhdHJpbW9uaWFpcyBlL291CmRpcmVpdG9zIGNvbmV4b3MgcmVmZXJlbnRlcyDDoCB0b3RhbGlkYWRlIGRhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBiZW0gY29tbyBkZSBzZXVzIGNvbXBvbmVudGVzIG1lbm9yZXMsIGVtIHNlIHRyYXRhbmRvCmRlIG9icmEgY29sZXRpdmEsIGNvbmZvcm1lIG8gcHJlY2VpdHVhZG8gcGVsYSBMZWkgOS42MTAvOTggZS9vdSBMZWkKOS42MDkvOTguIE7Do28gc2VuZG8gZXN0ZSBvIGNhc28sIHZvY8OqIGFzc2VndXJhIHRlciBvYnRpZG8sIGRpcmV0YW1lbnRlCmRvcyBkZXZpZG9zIHRpdHVsYXJlcywgYXV0b3JpemHDp8OjbyBwcsOpdmlhIGUgZXhwcmVzc2EgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBPYnJhLCBhYnJhbmdlbmRvIHRvZG9zIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGUgY29uZXhvcwphZmV0YWRvcyBwZWxhIGFzc2luYXR1cmEgZG9zIHByZXNlbnRlcyB0ZXJtb3MgZGUgbGljZW5jaWFtZW50bywgZGUKbW9kbyBhIGVmZXRpdmFtZW50ZSBpc2VudGFyIGEgRnVuZGHDp8OjbyBHZXR1bGlvIFZhcmdhcyBlIHNldXMKZnVuY2lvbsOhcmlvcyBkZSBxdWFscXVlciByZXNwb25zYWJpbGlkYWRlIHBlbG8gdXNvIG7Do28tYXV0b3JpemFkbyBkbwptYXRlcmlhbCBkZXBvc2l0YWRvLCBzZWphIGVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLCBzZWphCmVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyBhIHF1YWlzcXVlciBzZXJ2acOnb3MgZGUgYnVzY2EgZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBkZSBjb250ZcO6ZG8KcXVlIGZhw6dhbSB1c28gZGFzIGludGVyZmFjZXMgZSBlc3Bhw6dvIGRlIGFybWF6ZW5hbWVudG8gcHJvdmlkZW5jaWFkb3MKcGVsYSBGdW5kYcOnw6NvIEdldHVsaW8gVmFyZ2FzIHBvciBtZWlvIGRlIHNldXMgc2lzdGVtYXMgaW5mb3JtYXRpemFkb3MuCgoyLiBBIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGEgbGljZW7Dp2EgdGVtIGNvbW8gY29uc2Vxw7zDqm5jaWEgYSB0cmFuc2ZlcsOqbmNpYSwgYQp0w610dWxvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGUgbsOjby1vbmVyb3NvLCBpc2VudGEgZG8gcGFnYW1lbnRvIGRlIHJveWFsdGllcwpvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBjb250cmFwcmVzdGHDp8OjbywgcGVjdW5pw6FyaWEgb3UgbsOjbywgw6AgRnVuZGHDp8OjbwpHZXR1bGlvIFZhcmdhcywgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGFybWF6ZW5hciBkaWdpdGFsbWVudGUsIHJlcHJvZHV6aXIgZQpkaXN0cmlidWlyIG5hY2lvbmFsIGUgaW50ZXJuYWNpb25hbG1lbnRlIGEgT2JyYSwgaW5jbHVpbmRvLXNlIG8gc2V1CnJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCwgcG9yIG1laW9zIGVsZXRyw7RuaWNvcywgbm8gc2l0ZSBkYSBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwKRkdWLCBhbyBww7pibGljbyBlbSBnZXJhbCwgZW0gcmVnaW1lIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCgozLiBBIHByZXNlbnRlIGxpY2Vuw6dhIHRhbWLDqW0gYWJyYW5nZSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcwpubyBpdGVtIDIsIHN1cHJhLCBxdWFscXVlciBkaXJlaXRvIGRlIGNvbXVuaWNhw6fDo28gYW8gcMO6YmxpY28gY2Fiw612ZWwKZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEsIGluY2x1aW5kby1zZSBvcyB1c29zIHJlZmVyZW50ZXMgw6AKcmVwcmVzZW50YcOnw6NvIHDDumJsaWNhIGUvb3UgZXhlY3XDp8OjbyBww7pibGljYSwgYmVtIGNvbW8gcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEKbW9kYWxpZGFkZSBkZSBjb211bmljYcOnw6NvIGFvIHDDumJsaWNvIHF1ZSBleGlzdGEgb3UgdmVuaGEgYSBleGlzdGlyLApub3MgdGVybW9zIGRvIGFydGlnbyA2OCBlIHNlZ3VpbnRlcyBkYSBMZWkgOS42MTAvOTgsIG5hIGV4dGVuc8OjbyBxdWUKZm9yIGFwbGljw6F2ZWwgYW9zIHNlcnZpw6dvcyBwcmVzdGFkb3MgYW8gcMO6YmxpY28gcGVsYSBCaWJsaW90ZWNhClZpcnR1YWwgRkdWLgoKNC4gRXN0YSBsaWNlbsOnYSBhYnJhbmdlLCBhaW5kYSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcyBubwppdGVtIDIsIHN1cHJhLCB0b2RvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb25leG9zIGRlIGFydGlzdGFzIGludMOpcnByZXRlcyBvdQpleGVjdXRhbnRlcywgcHJvZHV0b3JlcyBmb25vZ3LDoWZpY29zIG91IGVtcHJlc2FzIGRlIHJhZGlvZGlmdXPDo28gcXVlCmV2ZW50dWFsbWVudGUgc2VqYW0gYXBsaWPDoXZlaXMgZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIG9icmEgZGVwb3NpdGFkYSwgZW0KY29uZm9ybWlkYWRlIGNvbSBvIHJlZ2ltZSBmaXhhZG8gbm8gVMOtdHVsbyBWIGRhIExlaSA5LjYxMC85OC4KCjUuIFNlIGEgT2JyYSBkZXBvc2l0YWRhIGZvaSBvdSDDqSBvYmpldG8gZGUgZmluYW5jaWFtZW50byBwb3IKaW5zdGl0dWnDp8O1ZXMgZGUgZm9tZW50byDDoCBwZXNxdWlzYSBvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBzZW1lbGhhbnRlLCB2b2PDqgpvdSBvIHRpdHVsYXIgYXNzZWd1cmEgcXVlIGN1bXByaXUgdG9kYXMgYXMgb2JyaWdhw6fDtWVzIHF1ZSBsaGUgZm9yYW0KaW1wb3N0YXMgcGVsYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIGZpbmFuY2lhZG9yYSBlbSByYXrDo28gZG8gZmluYW5jaWFtZW50bywgZQpxdWUgbsOjbyBlc3TDoSBjb250cmFyaWFuZG8gcXVhbHF1ZXIgZGlzcG9zacOnw6NvIGNvbnRyYXR1YWwgcmVmZXJlbnRlIMOgCnB1YmxpY2HDp8OjbyBkbyBjb250ZcO6ZG8gb3JhIHN1Ym1ldGlkbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLgoKNi4gQ2FzbyBhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW5jb250cmUtc2UgbGljZW5jaWFkYSBzb2IgdW1hIGxpY2Vuw6dhCkNyZWF0aXZlIENvbW1vbnMgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBzb2IgYSBsaWNlbsOnYSBHTlUgRnJlZQpEb2N1bWVudGF0aW9uIExpY2Vuc2UgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBvdSBvdXRyYSBsaWNlbsOnYSBxdWFsaWZpY2FkYQpjb21vIGxpdnJlIHNlZ3VuZG8gb3MgY3JpdMOpcmlvcyBkYSBEZWZpbml0aW9uIG9mIEZyZWUgQ3VsdHVyYWwgV29ya3MKKGRpc3BvbsOtdmVsIGVtOiBodHRwOi8vZnJlZWRvbWRlZmluZWQub3JnL0RlZmluaXRpb24pIG91IEZyZWUgU29mdHdhcmUKRGVmaW5pdGlvbiAoZGlzcG9uw612ZWwgZW06IGh0dHA6Ly93d3cuZ251Lm9yZy9waGlsb3NvcGh5L2ZyZWUtc3cuaHRtbCksIApvIGFycXVpdm8gcmVmZXJlbnRlIMOgIE9icmEgZGV2ZSBpbmRpY2FyIGEgbGljZW7Dp2EgYXBsaWPDoXZlbCBlbQpjb250ZcO6ZG8gbGVnw612ZWwgcG9yIHNlcmVzIGh1bWFub3MgZSwgc2UgcG9zc8OtdmVsLCB0YW1iw6ltIGVtIG1ldGFkYWRvcwpsZWfDrXZlaXMgcG9yIG3DoXF1aW5hLiBBIGluZGljYcOnw6NvIGRhIGxpY2Vuw6dhIGFwbGljw6F2ZWwgZGV2ZSBzZXIKYWNvbXBhbmhhZGEgZGUgdW0gbGluayBwYXJhIG9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIG91IHN1YSBjw7NwaWEKaW50ZWdyYWwuCgoKQW8gY29uY2x1aXIgYSBwcmVzZW50ZSBldGFwYSBlIGFzIGV0YXBhcyBzdWJzZXHDvGVudGVzIGRvIHByb2Nlc3NvIGRlCnN1Ym1pc3PDo28gZGUgYXJxdWl2b3Mgw6AgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgdm9jw6ogYXRlc3RhIHF1ZSBsZXUgZQpjb25jb3JkYSBpbnRlZ3JhbG1lbnRlIGNvbSBvcyB0ZXJtb3MgYWNpbWEgZGVsaW1pdGFkb3MsIGFzc2luYW5kby1vcwpzZW0gZmF6ZXIgcXVhbHF1ZXIgcmVzZXJ2YSBlIG5vdmFtZW50ZSBjb25maXJtYW5kbyBxdWUgY3VtcHJlIG9zCnJlcXVpc2l0b3MgaW5kaWNhZG9zIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEuCgpIYXZlbmRvIHF1YWxxdWVyIGRpc2NvcmTDom5jaWEgZW0gcmVsYcOnw6NvIGFvcyBwcmVzZW50ZXMgdGVybW9zIG91IG7Do28Kc2UgdmVyaWZpY2FuZG8gbyBleGlnaWRvIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEsIHZvY8OqIGRldmUgaW50ZXJyb21wZXIKaW1lZGlhdGFtZW50ZSBvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3PDo28uIEEgY29udGludWlkYWRlIGRvIHByb2Nlc3NvCmVxdWl2YWxlIMOgIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGUgZG9jdW1lbnRvLCBjb20gdG9kYXMgYXMgY29uc2Vxw7zDqm5jaWFzIG5lbGUKcHJldmlzdGFzLCBzdWplaXRhbmRvLXNlIG8gc2lnbmF0w6FyaW8gYSBzYW7Dp8O1ZXMgY2l2aXMgZSBjcmltaW5haXMgY2Fzbwpuw6NvIHNlamEgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGF0cmltb25pYWlzIGUvb3UgY29uZXhvcwphcGxpY8OhdmVpcyDDoCBPYnJhIGRlcG9zaXRhZGEgZHVyYW50ZSBlc3RlIHByb2Nlc3NvLCBvdSBjYXNvIG7Do28gdGVuaGEKb2J0aWRvIHByw6l2aWEgZSBleHByZXNzYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIHRpdHVsYXIgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCnRvZG9zIG9zIHVzb3MgZGEgT2JyYSBlbnZvbHZpZG9zLgoKClBhcmEgYSBzb2x1w6fDo28gZGUgcXVhbHF1ZXIgZMO6dmlkYSBxdWFudG8gYW9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIGUKbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvLCBjbGlxdWUgbm8gbGluayAiRmFsZSBjb25vc2NvIi4K
dc.title.por.fl_str_mv Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040
title Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040
spellingShingle Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040
Ferreira, Alexandre Coelho
Shopping center segment
Disruption
New consumer behavior
Prospective scenarios
Segmento shopping center
Disrupção
Novo comportamento consumidor
Cenários prospectivos
Administração de empresas
Centros comerciais - Brasil
Comportamento do consumidor
Previsão
title_short Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040
title_full Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040
title_fullStr Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040
title_full_unstemmed Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040
title_sort Cenários prospectivos para shopping center no Brasil em 2040
author Ferreira, Alexandre Coelho
author_facet Ferreira, Alexandre Coelho
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Carvalho, Daniel Estima de
Morgado, Maurício Gerbaudo
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Alexandre Coelho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sarfati, Gilberto
contributor_str_mv Sarfati, Gilberto
dc.subject.eng.fl_str_mv Shopping center segment
Disruption
New consumer behavior
Prospective scenarios
topic Shopping center segment
Disruption
New consumer behavior
Prospective scenarios
Segmento shopping center
Disrupção
Novo comportamento consumidor
Cenários prospectivos
Administração de empresas
Centros comerciais - Brasil
Comportamento do consumidor
Previsão
dc.subject.por.fl_str_mv Segmento shopping center
Disrupção
Novo comportamento consumidor
Cenários prospectivos
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Centros comerciais - Brasil
Comportamento do consumidor
Previsão
description A indústria de shopping center apresentou, desde o surgimento no mercado brasileiro forte crescimento. Esse segmento se desenvolveu a partir do modelo americano e ganhou relevância na preferência do consumidor de um modo geral. Por muitos anos, esses templos de consumo foram um dos locais mais importante para as pessoas, pois atendiam as necessidades de consumo e convivência. Entretanto, mudanças sociodemográficas e tecnológicas alteraram essa dinâmica, ao que parece, de forma definitiva, desafiando o segmento. Esse contexto se intensificou com o avanço da internet e a ascensão do mercado eletrônico. Em virtude de tantas incertezas no futuro dos shoppings no Brasil, esse trabalho se propõe a estudar as ameaças e oportunidades para 2040. Para tanto, busca, através da metodologia de cenários prospectivos, apresentar possibilidades ao setor para daqui a vinte anos. A elaboração desse estudo contou com colaboração de atores do mercado de todas as regiões do país, através de pesquisas quantitativas e entrevistas pessoais, o que proporcionou o aprofundamento de diversos temas que proporcionarão o desenvolvimento destes possíveis cenários. Sendo assim, apresentamos um breve histórico da indústria de shoppings centers no Brasil e no mundo, seus atributos, ameaças e oportunidades, dando ênfase para as mudanças de comportamento dos consumidores. Com a aplicação da metodologia de cenários prospectivos, identificou-se duas forças motrizes, denominadas canal de vendas e comportamento do consumidor. A partir delas foram desenvolvidos quatro cenários: 1) Connect Center, 2) Avatar Mall – a vida virtual, 3) Shopping Humanológico e 4) Living Center. A conclusão do trabalho apresentará que o segmento tem passado por profunda transformação que deixarão mudanças definitivas. Apesar de não ser possível determinar o que o futuro reserva aos shopping centers, é fato que o modelo atual não se manterá, pois fatores como a evolução tecnológica, mudança de comportamento do consumidor, alteração da pirâmide etária brasileira e a condição sócio econômica das pessoas poderão gerar um movimento disruptivo ao setor.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-29T15:19:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-29T15:19:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/29047
url https://hdl.handle.net/10438/29047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2e3e17bc-d4e5-4dea-9586-8af852f3137d/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/155ec7f1-47af-492c-ad85-860855e1e7cd/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/67604dc1-9158-459a-bad7-89e400fb9c22/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f1aa6c3c-1d13-4b1e-889c-151bd17cbc07/download
bitstream.checksum.fl_str_mv e6c42bccf115ccd3d836aca55c701596
017acc4a161c22a463c893e83af1aa10
7dc99c54dbcd21660485a7392e9275c9
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023830431727616