A importância do sistema de metas e da avaliação de desempenho na motivação dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Marco Antonio de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35613
Resumo: O objetivo desse estudo é analisar a importância do sistema de metas e da avaliação de desempenho na motivação dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social. Os servidores que participam dos programas de gestão podem exercer suas atividades de maneira semipresencial ou em regime integral, desde que cumpridas as metas estabelecidas. Os servidores do Instituto também estão submetidos a avaliações semestrais de desempenho que podem ter impactos diretos na remuneração recebida. A relevância desse trabalho está na busca do entendimento sobre como os servidores avaliam essas questões e quanto isso impacta na motivação deles para o trabalho. A metodologia qualitativa foi adotada para a coleta e análise de dados, sendo realizada a descrição legal da avaliação de desempenho de uma autarquia federal, a descrição do programa dessa autarquia e analisados os dados da pesquisa de clima organizacional realizada por ela no ano de 2023, por esta possuir achados relevantes em temáticas afeitas a esse trabalho. A coleta de dados primária ocorreu por meio de entrevistas com 15 servidores do INSS, distribuídos nas seis superintendências regionais da Instituto, colhendo-se os dados através de gravação em áudio e vídeo e posteriormente transcritas em texto, de maneira a permitir a classificação dos dados e a análise do conteúdo das respostas relacionadas à motivação dos servidores. A análise dos dados permitiu inferir que o sistema de metas existente dentro do Programa de Gestão do INSS não atende de forma plena as expectativas dos servidores. A meta global é considerada adequada, mas as metas para os serviços tomadas individualmente não são proporcionais ao esforço empreendido para a execução das tarefas em relação a tempo e conhecimentos necessários. Tal percepção mostra um impacto relevante na motivação dos servidores. Por outro lado, os dados permitiram concluir que a avaliação de desempenho realizada semestralmente, da forma como ela é aplicada, não possui nenhum impacto relevante para a motivação dos servidores. As limitações desse estudo se relacionam ao fato dele se tratar de uma pesquisa específica com os servidores de uma autarquia federal. As entrevistas podem possuir algum grau de subjetividade por serem realizadas com os servidores dessa autarquia, de maneira que os resultados que foram obtidos podem não representar a realidade de outros ór-gãos públicos ou da Administração Pública em geral. Entendendo os aspectos que motivam e desmotivam os servidores, a administração pode adotar ações de aprimoramento dos seus processos, melhorando a qualidade de vida dos servidores, a produtividade e o aprimoramento do trabalho, o que é revertido em resultados para a sociedade. O tema abordado é relevante por analisar como as ações da administração pública podem afetar a motivação dos servidores no trabalho e como isso tem implicação direta na qualidade do serviço prestado à sociedade. Para os servidores, ela permite uma maior reflexão sobre os processos de trabalho. Para a autarquia pesquisada, os resultados podem ser revertidos em aprimoramentos nos processos de trabalho, gerando ganhos para a instituição, para os servidores e para a sociedade.
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A metodologia qualitativa foi adotada para a coleta e análise de dados, sendo realizada a descrição legal da avaliação de desempenho de uma autarquia federal, a descrição do programa dessa autarquia e analisados os dados da pesquisa de clima organizacional realizada por ela no ano de 2023, por esta possuir achados relevantes em temáticas afeitas a esse trabalho. A coleta de dados primária ocorreu por meio de entrevistas com 15 servidores do INSS, distribuídos nas seis superintendências regionais da Instituto, colhendo-se os dados através de gravação em áudio e vídeo e posteriormente transcritas em texto, de maneira a permitir a classificação dos dados e a análise do conteúdo das respostas relacionadas à motivação dos servidores. A análise dos dados permitiu inferir que o sistema de metas existente dentro do Programa de Gestão do INSS não atende de forma plena as expectativas dos servidores. A meta global é considerada adequada, mas as metas para os serviços tomadas individualmente não são proporcionais ao esforço empreendido para a execução das tarefas em relação a tempo e conhecimentos necessários. Tal percepção mostra um impacto relevante na motivação dos servidores. Por outro lado, os dados permitiram concluir que a avaliação de desempenho realizada semestralmente, da forma como ela é aplicada, não possui nenhum impacto relevante para a motivação dos servidores. As limitações desse estudo se relacionam ao fato dele se tratar de uma pesquisa específica com os servidores de uma autarquia federal. As entrevistas podem possuir algum grau de subjetividade por serem realizadas com os servidores dessa autarquia, de maneira que os resultados que foram obtidos podem não representar a realidade de outros ór-gãos públicos ou da Administração Pública em geral. 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The employees who take part in the management programs can carry out their activities on a semi- or full-time basis, as long as they meet the established targets. The Institute's employees are also subject to biannual performance evaluations, which can have a direct impact on the remuneration they receive. The relevance of this work lies in seeking to understand how civil servants evaluate these issues and how much this impacts on their motivation to work. DESIGN / METHODOLOGY / APPROACH The qualitative methodology was adopted for data collection and analysis, with a legal description of the performance evaluation of a federal agency, a description of the agency's program and analysis of data from the organizational climate survey carried out by the agency in 2023, as it had relevant findings on issues related to this work. The primary data collection took place through interviews with 15 INSS civil servants, distributed across the six regional superintendencies of the INSS. The data was collected through audio and video recording and later transcribed into texts, in order to allow the classification of the data and the analysis of the content of the answers related to the motivation of the civil servants. FINDINGS Analysis of the data showed that the system of targets within the INSS Management Program does not fully meet the expectations of the employees. The overall target is considered adequate, but the targets for individual services are not proportional to the effort made to carry out the tasks in terms of time and knowledge required. This perception has a significant impact on staff motivation. On the other hand, the data allowed us to conclude that the performance evaluation carried out every six months, in the way it is applied, has no relevant impact on the motivation of civil servants. RESEARCH LIMITATIONS / IMPLICATIONS The limitations of this study are related to the fact that it is a specific survey of civil servants from a federal authority. The interviews may have a certain degree of subjectivity as they were conducted with the employees of this authority, so the results obtained may not represent the reality of other public bodies or the Public Administration in general. PRATICAL IMPLICATIONS By understanding the aspects that motivate and demotivate civil servants, the administration can adopt actions to improve its processes, improving the quality of life of civil servants, productivity and the improvement of work, which translates into results for society. SOCIAL IMPLICATIONS This topic is relevant because it analyzes how the actions of the public administration can affect the motivation of civil servants at work and how this has a direct impact on the quality of the service provided to society. For civil servants, it allows for greater reflection on work processes. For the municipality surveyed, the results can be turned into improvements in work processes, generating gains for the institution, the civil servants and society.porMotivationPerformance EvaluationGoalsPublic AdministrationAdministração públicaServidores públicos - BrasilMotivação no trabalho - Estudo de casosAdministração de pessoalInstituto Nacional do Seguro Social (Brasil)MotivaçãoAvaliação de DesempenhoMetasAdministração PúblicaA importância do sistema de metas e da avaliação de desempenho na motivação dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação - Marco Antonio de Abreu - Versão Final Pós Banca.pdfDissertação - Marco Antonio de Abreu - Versão Final Pós 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Administração de pessoal
Instituto Nacional do Seguro Social (Brasil)
description O objetivo desse estudo é analisar a importância do sistema de metas e da avaliação de desempenho na motivação dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social. Os servidores que participam dos programas de gestão podem exercer suas atividades de maneira semipresencial ou em regime integral, desde que cumpridas as metas estabelecidas. Os servidores do Instituto também estão submetidos a avaliações semestrais de desempenho que podem ter impactos diretos na remuneração recebida. A relevância desse trabalho está na busca do entendimento sobre como os servidores avaliam essas questões e quanto isso impacta na motivação deles para o trabalho. A metodologia qualitativa foi adotada para a coleta e análise de dados, sendo realizada a descrição legal da avaliação de desempenho de uma autarquia federal, a descrição do programa dessa autarquia e analisados os dados da pesquisa de clima organizacional realizada por ela no ano de 2023, por esta possuir achados relevantes em temáticas afeitas a esse trabalho. A coleta de dados primária ocorreu por meio de entrevistas com 15 servidores do INSS, distribuídos nas seis superintendências regionais da Instituto, colhendo-se os dados através de gravação em áudio e vídeo e posteriormente transcritas em texto, de maneira a permitir a classificação dos dados e a análise do conteúdo das respostas relacionadas à motivação dos servidores. A análise dos dados permitiu inferir que o sistema de metas existente dentro do Programa de Gestão do INSS não atende de forma plena as expectativas dos servidores. A meta global é considerada adequada, mas as metas para os serviços tomadas individualmente não são proporcionais ao esforço empreendido para a execução das tarefas em relação a tempo e conhecimentos necessários. Tal percepção mostra um impacto relevante na motivação dos servidores. Por outro lado, os dados permitiram concluir que a avaliação de desempenho realizada semestralmente, da forma como ela é aplicada, não possui nenhum impacto relevante para a motivação dos servidores. As limitações desse estudo se relacionam ao fato dele se tratar de uma pesquisa específica com os servidores de uma autarquia federal. As entrevistas podem possuir algum grau de subjetividade por serem realizadas com os servidores dessa autarquia, de maneira que os resultados que foram obtidos podem não representar a realidade de outros ór-gãos públicos ou da Administração Pública em geral. Entendendo os aspectos que motivam e desmotivam os servidores, a administração pode adotar ações de aprimoramento dos seus processos, melhorando a qualidade de vida dos servidores, a produtividade e o aprimoramento do trabalho, o que é revertido em resultados para a sociedade. O tema abordado é relevante por analisar como as ações da administração pública podem afetar a motivação dos servidores no trabalho e como isso tem implicação direta na qualidade do serviço prestado à sociedade. Para os servidores, ela permite uma maior reflexão sobre os processos de trabalho. Para a autarquia pesquisada, os resultados podem ser revertidos em aprimoramentos nos processos de trabalho, gerando ganhos para a instituição, para os servidores e para a sociedade.
publishDate 2024
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