Um estudo de caso do consumo e experiências hedônicas no domicílio em momentos distintos do ciclo de vida familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ricardo Cesar
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/2355
Resumo: O consumo de experiências hedônicas é uma das principais manifestações da contemporânea Sociedade de Consumo. Esta modalidade de consumo mostra-se peculiar principalmente em função de sua alta carga de motivação emocional e de sua natureza imaterial. O estudo acadêmico do fenômeno, apesar de ter evoluído significativamente nas últimas duas décadas, ainda carece de maiores conhecimentos no contexto domiciliar. O presente estudo procurou justamente contribuir para a teoria ao explorar o consumo de experiências hedônicas no domicílio, privilegiando uma abordagem que contemple momentos distintos do ciclo de vida familiar.
id FGV_c9b7614c1430624cfea7bad6462d8b02
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/2355
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Martins, Ricardo CesarEscolas::EAESPLimeira, Tânia Maria VidigalSantos, Dilson Gabriel dosCobra, Marcos2010-04-20T20:51:55Z2010-04-20T20:51:55Z2008-02-12MARTINS, Ricardo Cesar. Um estudo de caso do consumo e experiências hedônicas no domicílio em momentos distintos do ciclo de vida familiar. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.http://hdl.handle.net/10438/2355O consumo de experiências hedônicas é uma das principais manifestações da contemporânea Sociedade de Consumo. Esta modalidade de consumo mostra-se peculiar principalmente em função de sua alta carga de motivação emocional e de sua natureza imaterial. O estudo acadêmico do fenômeno, apesar de ter evoluído significativamente nas últimas duas décadas, ainda carece de maiores conhecimentos no contexto domiciliar. O presente estudo procurou justamente contribuir para a teoria ao explorar o consumo de experiências hedônicas no domicílio, privilegiando uma abordagem que contemple momentos distintos do ciclo de vida familiar.The consumption of hedonic experiences is one of the main characteristics of the Contemporary Consumption Society. This is a unique phenomenon due to its high emotional motivation and its immaterial nature. The academic theory of the phenomenon, despite its significant evolution in the past two decades, has a knowledge gap in one important context: the household. The purpose of this study is to give a contribution in this sense, exploring the consumption of hedonic experiences inside household and offering a better comprehension of its manifestation in different moments of the family life cycle.porConsumer behaviorHedonic experienceHouseholdFamily life cycleComportamento do consumidorExperiências hedônicasDomicílioCiclo de vida familiarAdministração de empresasComportamento do consumidorHedonismoFamília - CondutaSociedade de consumoConsumo (Economia)Um estudo de caso do consumo e experiências hedônicas no domicílio em momentos distintos do ciclo de vida familiarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL61060100582.pdf.jpg61060100582.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2631https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5cca6faf-3199-4657-93ab-062d1541c296/download867ae7d0fac1f377b5650c8531cd18b4MD58ORIGINAL61060100582.pdfPDFapplication/pdf2024054https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8598cf73-7540-4148-b3ce-068e356bd539/download39456e28e5d071fc28ae10af9d3c4a47MD52TEXT61060100582.pdf.txt61060100582.pdf.txtExtracted texttext/plain102910https://repositorio.fgv.br/bitstreams/46cb8719-e7ca-47c3-a02a-1e13060bdc03/download43442a163323f098d01e7b59d521c163MD5710438/23552023-11-08 13:23:35.611open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2355https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T13:23:35Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Um estudo de caso do consumo e experiências hedônicas no domicílio em momentos distintos do ciclo de vida familiar
title Um estudo de caso do consumo e experiências hedônicas no domicílio em momentos distintos do ciclo de vida familiar
spellingShingle Um estudo de caso do consumo e experiências hedônicas no domicílio em momentos distintos do ciclo de vida familiar
Martins, Ricardo Cesar
Consumer behavior
Hedonic experience
Household
Family life cycle
Comportamento do consumidor
Experiências hedônicas
Domicílio
Ciclo de vida familiar
Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Hedonismo
Família - Conduta
Sociedade de consumo
Consumo (Economia)
title_short Um estudo de caso do consumo e experiências hedônicas no domicílio em momentos distintos do ciclo de vida familiar
title_full Um estudo de caso do consumo e experiências hedônicas no domicílio em momentos distintos do ciclo de vida familiar
title_fullStr Um estudo de caso do consumo e experiências hedônicas no domicílio em momentos distintos do ciclo de vida familiar
title_full_unstemmed Um estudo de caso do consumo e experiências hedônicas no domicílio em momentos distintos do ciclo de vida familiar
title_sort Um estudo de caso do consumo e experiências hedônicas no domicílio em momentos distintos do ciclo de vida familiar
author Martins, Ricardo Cesar
author_facet Martins, Ricardo Cesar
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Limeira, Tânia Maria Vidigal
Santos, Dilson Gabriel dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ricardo Cesar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cobra, Marcos
contributor_str_mv Cobra, Marcos
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Hedonic experience
Household
Family life cycle
topic Consumer behavior
Hedonic experience
Household
Family life cycle
Comportamento do consumidor
Experiências hedônicas
Domicílio
Ciclo de vida familiar
Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Hedonismo
Família - Conduta
Sociedade de consumo
Consumo (Economia)
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Experiências hedônicas
Domicílio
Ciclo de vida familiar
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Hedonismo
Família - Conduta
Sociedade de consumo
Consumo (Economia)
description O consumo de experiências hedônicas é uma das principais manifestações da contemporânea Sociedade de Consumo. Esta modalidade de consumo mostra-se peculiar principalmente em função de sua alta carga de motivação emocional e de sua natureza imaterial. O estudo acadêmico do fenômeno, apesar de ter evoluído significativamente nas últimas duas décadas, ainda carece de maiores conhecimentos no contexto domiciliar. O presente estudo procurou justamente contribuir para a teoria ao explorar o consumo de experiências hedônicas no domicílio, privilegiando uma abordagem que contemple momentos distintos do ciclo de vida familiar.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:51:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:51:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Ricardo Cesar. Um estudo de caso do consumo e experiências hedônicas no domicílio em momentos distintos do ciclo de vida familiar. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/2355
identifier_str_mv MARTINS, Ricardo Cesar. Um estudo de caso do consumo e experiências hedônicas no domicílio em momentos distintos do ciclo de vida familiar. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.
url http://hdl.handle.net/10438/2355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5cca6faf-3199-4657-93ab-062d1541c296/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8598cf73-7540-4148-b3ce-068e356bd539/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/46cb8719-e7ca-47c3-a02a-1e13060bdc03/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 867ae7d0fac1f377b5650c8531cd18b4
39456e28e5d071fc28ae10af9d3c4a47
43442a163323f098d01e7b59d521c163
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797860182851584