Comportamento de compra Hedônica de cosmético no comércio eletrônico: um estudo com consumidoras natalenses
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35390 |
Resumo: | O presente trabalho tratou sobre o comportamento de compra hedônica de cosméticos no comércio eletrônico e o estudo foi feito com consumidoras natalenses. A compra hedônica pode ser entendida como a compra movida por sentimentos, emoções e pela busca por prazeres momentâneos. Entender o comportamento deste consumidor, não apenas do ponto de vista racional, mas principalmente do ponto de vista hedônico, se faz essencial. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas em uma amostra por conveniência, com 13 mulheres com idades entre 16 e 32 anos, residentes da cidade de Natal e que possuem o hábito de comprar cosméticos no comércio eletrônico. Os dados coletados foram tratados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados da pesquisa apontaram que os sentimentos, emoções e os sentidos multissensoriais influenciam o público-alvo pesquisado. Sensações como ansiedade, prazer, expectativa e felicidade foram citadas pelas entrevistadas, e segundo elas estas sensações são frequentes durante a compra de cosmético na internet. Também foi possível concluir que os cosméticos são vistos, por estas consumidoras como itens necessários, entretanto a compra destes produtos não se dá apenas pela necessidade, mas também por outros fatores como a indicação por outras pessoas, a moda, as promoções, os lançamentos, as novidades, a influência da mídia e a apreciação pelo produto. Também se percebeu que durante a escolha e compra de cosméticos, elas são constantemente influenciadas por fatores hedônicos como beleza preço e a marca. Por fim, foi possível concluir que os fatores hedônicos, contribuem para a formação de contexto perfeito para a compra hedônica de cosméticos na internet. |
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Foram realizadas entrevistas semiestruturadas em uma amostra por conveniência, com 13 mulheres com idades entre 16 e 32 anos, residentes da cidade de Natal e que possuem o hábito de comprar cosméticos no comércio eletrônico. Os dados coletados foram tratados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados da pesquisa apontaram que os sentimentos, emoções e os sentidos multissensoriais influenciam o público-alvo pesquisado. Sensações como ansiedade, prazer, expectativa e felicidade foram citadas pelas entrevistadas, e segundo elas estas sensações são frequentes durante a compra de cosmético na internet. Também foi possível concluir que os cosméticos são vistos, por estas consumidoras como itens necessários, entretanto a compra destes produtos não se dá apenas pela necessidade, mas também por outros fatores como a indicação por outras pessoas, a moda, as promoções, os lançamentos, as novidades, a influência da mídia e a apreciação pelo produto. Também se percebeu que durante a escolha e compra de cosméticos, elas são constantemente influenciadas por fatores hedônicos como beleza preço e a marca. Por fim, foi possível concluir que os fatores hedônicos, contribuem para a formação de contexto perfeito para a compra hedônica de cosméticos na internet.AdministraçãoComportamento do ConsumidorConsumo HedônicoComércio EletrônicoCosméticosComportamento de compra Hedônica de cosmético no comércio eletrônico: um estudo com consumidoras natalensesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTFernandaMMS_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain79865https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35390/1/FernandaMMS_Monografia.pdf.txt9a860143905c96f67916f2f3b298b6eaMD51ComportamentoDeCompra_Silva_2014.txtExtracted texttext/plain79865https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35390/2/ComportamentoDeCompra_Silva_2014.txt9a860143905c96f67916f2f3b298b6eaMD52ORIGINALComportamentoDeCompra_Silva_2014Texto completoapplication/octet-stream599507https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35390/3/ComportamentoDeCompra_Silva_201498442deaec7f4220db838b146387944bMD53CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream49https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35390/4/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD54license_textapplication/octet-stream22762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35390/5/license_text321e754e6058db75d1137df814352636MD55license_rdfapplication/octet-stream22190https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35390/6/license_rdf19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97dMD56LICENSElicense.txttext/plain738https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35390/7/license.txt03a28225504cf2b1339be7182441bceeMD57123456789/353902022-10-05 08:54:58.173oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-05T11:54:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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